Controle de temperatura com TIC 17

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tiefensee

Well-Known Member
Joined
Oct 13, 2014
Messages
882
Reaction score
312
Boa noite pessoal,

Minha geladeira "oficial" (1 porta, degelo manual, a mais comunzinha) já deu o que tinha que dar e chegou a hora de trocá-la. O que significa controle de temperatura para a produção de cerveja :rockin:
dei uma boa pesquisada pelo fórum, pela internet e até mesmo com instaladores de câmaras frias, e acredito que a melhor opção para o controle de temperatura seja o TIC 17 (inclusive o pessoal que presta manutenção para as câmaras fria e congelada de um hotel que conheço falou que controlador "tem que ser full gauge, os outros não prestam")

Já estou vendo para comprá-lo, mercado livre ou alguma loja aqui de Porto Alegre.
Quanto ao funcionamento, vi que fazendo ligação NA ou NF consigo ajustar para aquecimento (será necessário no inverno, provavelmente com lâmpada) ou resfriamento, certo? com ele é possível fazer os 2 juntos, ou tem que mudar a conexão lá atrás de acordo com o que se quer? Pelo que vi aqui no fórum, daria para utilizar uma chave (interruptor) e ligar o interruptor fechado no NA e o aberto no NF, ou vice-versa... é possível?

Obrigado!
 
Normalmente se liga a geladeira no NA....... isso quer dizer que se tu ligar uma lampada no NF, a lampada vai ligar quando a geladeira desligar, e vice-versa.
 
então, se eu for fazer uma ligação com interruptor, eu ligo ambas no NA, e no verão deixo o interruptor "ligado" - geladeira, e no inverno desligo ele - vai ativar a lâmpada, seria isso?
 
Amigo, assista este video que você vai saber tudo sobre o Tic 17.

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=b4WW1zleaKY[/ame]

Baratovysk
 
Bom dia, amigo

Desculpa discordar, mas acho que a discussão é justamente o objetivo de um fórum.
Essa história de que controlador tem que ser full gauge acho que é balela. Há uns meses atrás eu mesmo pesquisei essa questão (foi por isso que encontrei o fórum) e aqui mesmo tirei minhas dúvidas. Fiquei em dúvida entre full gauge, coel e ageon. Pesquisei bastante, inclusive essa mesma questão no NA/NF e optei pelo ageon g105. Um dos motivos que me fez escolher ele foi justamente não precisar de nenhuma gambiarra pra acionar a lâmpada, é só configurar os parâmetros mesmo. Sem falar que, pelo que entendi, o tic17 deixa sempre alguma coisa ligada (ou a geladeira ou a lâmpada) e o ageon g105 só liga quando a temperatura está muito baixa ou muito alta. Eu, pelo menos, estou contente com o produto.

Bom, não quero causar polêmica, só discordo dessa coisa coisa de que "produto tal tem que ser marca tal". Às vezes isso é mais questão de marketing das empresas mesmo.
 
Francisco,

Claro que no nosso caso, onde temos uma automação bem simples e uma falha no termostato vai fazer no máximo perdermos uma leva de cerveja, provavelmente qualquer controlador vai dar conta. Não posso atestar a informação do técnico que falou isso, mas eles trabalham todos os dias em manutenção de câmaras frigoríficas (no caso, estou falando de 2 câmararas com 24 m3 cada uma e com milhares de dilmas em mercadorias). A base da automação é a mesma, mas se tem quadros um pouco mais complexos. Neste caso, a confiabilidade do termostato é muito importante. Volto a dizer, não sei se sim ou se não, mas se a Full Gauge é referência de qualidade tanto para nós quanto para empresas especializadas.

Na verdade, conforme o Guenther falou, só aconteceria de sempre ter um ligado (geladeira ou lâmpada) se fizesse a ligação errada, da forma que eu propus inicialmente.

Sobre precisar ou não de "gambiarra" para ligar a lâmpada, isso vai do modelo do controlador. O tic 17 é só 1 estágio (seria utilizado por exemplo em câmara fria, onde tu não teria interesse em aquecer nunca), mas a Full Gauge também tem de 2 estágios, para ligar o compressor para esfriar e a lâmpada para aquecer, então a comparação teria que ser feita com o MT518RI...
 
Você deve escolher o modelo de acordo com suas necessidades e investimentos.

Eu comecei com um TIC17. É excelente! Mas é de 1 estágio. Uma das saídas estará sempre ligada.

Eu queria evoluir para um sistema com duas saídas e preferencialmente monitoradas e configuradas por um PC e até mesmo pela Internet.
Evoluí para o MT543. Possui 3 estágios de controle.

Eu faço o investimento de controle remoto porque não faço a ceva na minha casa.
O controle a distância me poupa gasolina e tempo.
Me mantive na linha FullGauge pois conheço alguns caras lá do P&D e tenho confiança na qualidade.
 
No TIC 17 um dos contato sempre estará acionado, mas não necessariamente ligada em alguma coisa... é só deixar o NF livre...
tô pensando em ir direto para um de 2 estágios, porque minha ideia é ficar nas ales e aqui em POA é bem comum os dias começarem com menos de 17ºC e chegarem nos 25 durante a tarde...
 
Comparando o MT518RI com o AGEON G-105 escolhi o segundo pelo preço, pois a especificação e funcionalidades são idênticas. Além disso o fabricante me atendeu muito bem, enquanto o outro nem me atendeu.

Agora, se é mais confiável é difícil alguém afirmar. O mais justo seria encontrar um caso onde o "pior" deu problema, não acho suficiente dizer "sempre usei o mais caro e nunca tive problema".
 
Eu uso o MT-518, mas de fato, ele é mais caro do que usar dois TIC-17.
 
EDIT: Achei um tic-17 com preço bom na dufrio, vou ficar com ele... no inverno deixo ele ligado só para aquecimento, creio não ter necessidade de 2 estágios no meu sistema (por enquanto).
 
Acabei comprando o de 2 estágios da Ageon. O atendimento direto de fábrica foi muito bom, e me recomendaram representantes que vendiam mais barato que comprado da fábrica.
Paguei R$ 122,60 com o frete....

Sobre um estágio ou 2 estágios.
1 estágio - vai poder regular apenas para resfriar OU aquecer. Só vai atuar com um limite (por exemplo, se a temperatura SUBIR de 18 ºC, se usar NA, fecha o contato e liga a geladeira)...
2 estágios - pode regular para resfriar E aquecer. Por exemplo, se BAIXAR de 18ºC - margem ele liga um sistema de aquecimento dentro da geladeira (resistência, lâmpada). Se subir de 18ºC + margem, liga a geladeira...
 
Bom dia Galera,

Estou enfrentando um problema que talvez a solução seja o controlador de 2 estágios, na minha cidade, Vicosa - Mg, com a porta da geladeira fechada não estou conseguindo chegar a mais que 22, e preciso alcançar 25 para iniciar o dry hop, acontece que acabei de comprar um Tic 17.

Então pergunto: existe alguma outra forma de elevar a temperatura ou a solução é perder o Tic 17 e comprar um de 2 estágios?

Tiefensee, passa o contato deste que você comprou.
 
Bom dia Galera,

Estou enfrentando um problema que talvez a solução seja o controlador de 2 estágios, na minha cidade, Vicosa - Mg, com a porta da geladeira fechada não estou conseguindo chegar a mais que 22, e preciso alcançar 25 para iniciar o dry hop, acontece que acabei de comprar um Tic 17.

Então pergunto: existe alguma outra forma de elevar a temperatura ou a solução é perder o Tic 17 e comprar um de 2 estágios?

Tiefensee, passa o contato deste que você comprou.

Você pode usar o TIC para aquecimento também.

Desligue a geladeira da tomada.

Ligue uma lâmpada no TIC e coloque ela dentro do refrigerador.

Selecione a opção de aquecimento no TIC.

Configure o TIC para 25ºC (embora eu ache meio alta essa temperatura).

Assim, quando a temperatura baixar de 25ºC, a lâmpada vai acender e aquecer o ambiente interno da geladeira (que agora virou uma "aquecedeira") até a cerveja atingir a temperatura desejada e desligar assim que esta temperatura for atingida.

O TIC pode ser usado tanto para resfriar (ligado do refrigerador) quanto para aquecer (ligado à lâmpada), só não faz os dois ao mesmo tempo.

E cuidado com choques elétricos.
 
Boa dica, vou fazer isto até comprar um de 2 estágios, o que fiz por enquanto foi colocar a lâmpada direto dentro da geladeira, acessa o tempo todo, quando chegar a 24 o Tic 17 vai ligar.

Valeu.
 
Olá,

Apenas uma ideia, será que acender uma pequena vela, bem protegida dentro de um copo ou vidro de palmito não conseguiria elevar a temperatura em 2ºC?

Ela vai apagar sozinha (acabando a parafina ou O2) e caso exceda os 25ºC o TIC liga. Penso que teria que ser bem pequena/dimensionada para que não ficasse "brigando" com o TIC e gastando energia.

Muito absurda/perigosa a ideia?

Abraços!
 
Então é muito melhor um de dois estágios, pra temperatura não oscilar tanto?
 
Então é muito melhor um de dois estágios, pra temperatura não oscilar tanto?

depende. cada caso é um caso. Vejo poucos lugares no brasil onde seria necessário o de 2 estágios, pois com o de um estágio você pode escolher entre refrigeração OU aquecimento.

O de 2 estágios só é necessário em lugares onde a oscilação de temperatura durante o período que você não está acompanhando pode variar de temperatura abaixo e acima do seu setup, e permanecer por tempo relativamente grande. Aqui em porto alegre, é normal os dias começarem com 12 ~15 ºC e fazer próximo a 30ºC de tarde. Neste caso, fica complicado pra quem passa o dia inteiro fora de casa (meu caso) depender de um de estágio único.

Agora, em lugares que não costuma ter estas oscilações, o de 1 estágio serve bem...
 
Galera, NÃO envolvam a lâmpada com papel alumínio, fiz isto aqui e queimou tudo, quase colocou fogo na geladeira, estou com medo inclusive de ter contaminado a leva, o cheiro de queimado esta por toda casa, mas como o balde fermentado esta lacrado acho que não vai comprometer, vou dar andamento no processo, colocar uma nova lampada dentro de uma caixa de papelão e ver no que da.

Baratovysk
 
O perigo do papel alumínio é ele encostar no soquete da lâmpada, da curto..
Em papelão também não te recomendo..

Deixa a lampada solta.. apenas ela... não há problema nisso.
 
Galera, NÃO envolvam a lâmpada com papel alumínio
@Baratovysk a menos que seu fermentador seja transparente não tem problema nenhum deixar o fermentador pegar luz, os baldes plásticos brancos não deixam passar os raios ultravioleta. Mesmo sendo transparente não sei se teria muito problema, pois a lâmpada incandescente quase não emite radiação ultravioleta, então em tese não teria problema também. A luz visível não afeta a cerveja.

O de 2 estágios só é necessário em lugares onde a oscilação de temperatura
Não concordo totalmente, pois a geladeira é um lugar onde há grande oscilação de temperatura ;)

Acho que depende a geladeira e o tamanho da leva, mas tem que levar em consideração que vários litros de cerveja vão demorar bastante pra esfriar, enquanto isso a geladeira vai estar ligada e o interior vai chegar a uma temperatura bem inferior da que você quer. Por exemplo, líquido a 18.1C, liga a geladeira pra chegar a 18C, quando conseguir baixar a temperatura do líquido pra 18C o interior da geladeira já pode estar a 10C por exemplo, então a cerveja vai continuar esfriando. No meu caso estava chegando a quase 17C, aí liguei uma lâmpada no segundo estágio configurada pra 17.8 e ficou perfeito.

Também tem que levar em consideração que a medição com o sensor colado no balde não vai ser tão precisa, então essa oscilação que eu percebi poderia ser erro na minha medida. O ideal seria fazer o teste com poço termométrico.
 
Galera, NÃO envolvam a lâmpada com papel alumínio, fiz isto aqui e queimou tudo, quase colocou fogo na geladeira, estou com medo inclusive de ter contaminado a leva, o cheiro de queimado esta por toda casa, mas como o balde fermentado esta lacrado acho que não vai comprometer, vou dar andamento no processo, colocar uma nova lampada dentro de uma caixa de papelão e ver no que da.

Baratovysk

Foi bom avisar.

Editei meu post e removi essa parte.

Valeu.
 
@Baratovysk a menos que seu fermentador seja transparente não tem problema nenhum deixar o fermentador pegar luz, os baldes plásticos brancos não deixam passar os raios ultravioleta. Mesmo sendo transparente não sei se teria muito problema, pois a lâmpada incandescente quase não emite radiação ultravioleta, então em tese não teria problema também. A luz visível não afeta a cerveja.


Não concordo totalmente, pois a geladeira é um lugar onde há grande oscilação de temperatura ;)

Acho que depende a geladeira e o tamanho da leva, mas tem que levar em consideração que vários litros de cerveja vão demorar bastante pra esfriar, enquanto isso a geladeira vai estar ligada e o interior vai chegar a uma temperatura bem inferior da que você quer. Por exemplo, líquido a 18.1C, liga a geladeira pra chegar a 18C, quando conseguir baixar a temperatura do líquido pra 18C o interior da geladeira já pode estar a 10C por exemplo, então a cerveja vai continuar esfriando. No meu caso estava chegando a quase 17C, aí liguei uma lâmpada no segundo estágio configurada pra 17.8 e ficou perfeito.

Também tem que levar em consideração que a medição com o sensor colado no balde não vai ser tão precisa, então essa oscilação que eu percebi poderia ser erro na minha medida. O ideal seria fazer o teste com poço termométrico.

Realmente, está alta variação de temperatura inicial é um motivo para ter a lâmpada.
Mas, para contornar, se o mosto for levado para a geladeira próximo à temperatura inicial de fermentação (o que é o ideal, tipo, inocular já a (16 ~18ºC), talvez não caia tanto a temperatura da geladeira. Depois, o trabalho vai ser só de manutenção (quando o mosto subir de temperatura pra 18,2 por exemplo). Daí fica mais rápido para voltar a gelar
 
Nesse tópico mais antigo (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403732) tem o esquema de ligação do tic 17 numa lâmpada e na geladeira ao mesmo tempo. Não é necessário um controlador de 2 estágios para aquecer o interior da geladeira.
Eu só faço a ligação da lâmpada quando a temperatura está abaixo da que eu setei no controlador. Quando o clima começa a melhorar (esquentar novamente) eu deixo de usar a lâmpada para que a geladeira não fique ligando e desligando frequentemente.
Minha rede é 110 mas uso uma lâmpada incandescente de 220 para gerar mais calor e um pouco menos de luz. E envolvo a lâmpada em um "cilindro" de papel alumínio deixando a parte de baixo aberta.
 
Nesse tópico mais antigo (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403732) tem o esquema de ligação do tic 17 numa lâmpada e na geladeira ao mesmo tempo. Não é necessário um controlador de 2 estágios para aquecer o interior da geladeira.
Eu só faço a ligação da lâmpada quando a temperatura está abaixo da que eu setei no controlador. Quando o clima começa a melhorar (esquentar novamente) eu deixo de usar a lâmpada para que a geladeira não fique ligando e desligando frequentemente.
Minha rede é 110 mas uso uma lâmpada incandescente de 220 para gerar mais calor e um pouco menos de luz. E envolvo a lâmpada em um "cilindro" de papel alumínio deixando a parte de baixo aberta.

O problema de fazer esta ligação é justamente o que o Guenther falou neste mesmo tópico. Se ligar um no NA e outro no NF, um dos dois SEMPRE estará ligado. A solução de tirar a lâmpada "quando voltar a esquentar" é válida conforme já falei antes, quando se trata de locais onde é ou quente ou frio.

Porto Alegre, por exemplo, tem dias que começam com temperaturas próximas a 10 (até umas 9 ~10 da manhã) e de tarde faz perto de 30. Nestes dias, não teria alternativa. Se tu não consegue passar o dia do lado da geladeira, teria que deixar os 2 contatos ligados, e ficaria num liga / desliga eterno. Esfria, liga lâmpada. A Lâmpada aquece, liga a geladeira, e... looping eterno!
 
Pessoal, é possivel utilizar o TIC-17 no modo aquecimento para controlar uma resistencia 4500W na brassagem alterando manualmente as temperaturas do set point para realizar as rampas e a fervura?
 
Pessoal, é possivel utilizar o TIC-17 no modo aquecimento para controlar uma resistencia 4500W na brassagem alterando manualmente as temperaturas do set point para realizar as rampas e a fervura?
Amigo. Não sei se estou correto mas espero ajudar.
Creio que tem que consultar a amperagem que seu tic suporta pois tem modelos que suportam 10 outros 16A não lembro de ter visto mais que isso. Se for em 220v sua amperagem será 4500/220 =20... Portanto creio que necessite um aparelho especifico.
Corrijam se estiver falando bobagem.

Enviado de meu SM-G3812B usando Tapatalk
 
Pessoal, é possivel utilizar o TIC-17 no modo aquecimento para controlar uma resistencia 4500W na brassagem alterando manualmente as temperaturas do set point para realizar as rampas e a fervura?
Amigo. Não sei se estou correto mas espero ajudar.
Creio que tem que consultar a amperagem que seu tic suporta pois tem modelos que suportam 10 outros 16A não lembro de ter visto mais que isso. Se for em 220v sua amperagem será 4500/220 =20... Portanto creio que necessite um aparelho especifico.
Corrijam se estiver falando bobagem.
 
Amigo. Não sei se estou correto mas espero ajudar.
Creio que tem que consultar a amperagem que seu tic suporta pois tem modelos que suportam 10 outros 16A não lembro de ter visto mais que isso. Se for em 220v sua amperagem será 4500/220 =20... Portanto creio que necessite um aparelho especifico.
Corrijam se estiver falando bobagem.

Enviado de meu SM-G3812B usando Tapatalk

Obrigado parceiro.. vou dar uma procurada!!
 
Boa tarde, o relay do controlador não está acionando a geladeira


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Ja fiz e refiz a instalação 2 vezes e o problema persiste, sugestões?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Só não sei em que tipo de loja poderia levar para tentar consertar


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Back
Top