Controle de temperatura (aquecimento)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gspolaor

Member
Joined
Dec 29, 2015
Messages
8
Reaction score
0
Pessoal o inverno vem chegando e aqui no RS esfria mesmo!
Queria saber como vocês fazem para manter a temperatura de fermentação, uma vez que as médias diárias no inverno ficam tranquilamente em 15°? Eu possuo um termostato modelo MT512E da FullGauge. Valeu pessoal
 
Pessoal o inverno vem chegando e aqui no RS esfria mesmo!
Queria saber como vocês fazem para manter a temperatura de fermentação, uma vez que as médias diárias no inverno ficam tranquilamente em 15°? Eu possuo um termostato modelo MT512E da FullGauge. Valeu pessoal

Tem quente que usa uma lâmpada incandescente dentro do freezer, no modo aquecimento do TIC.
 
Tem quente que usa uma lâmpada incandescente dentro do freezer, no modo aquecimento do TIC.

importante, uma incandescente muito fraca, algo como 15w, se não pode esquentar rápido demais ou até derreter. Tem que testar a que melhor atender. Já usei 25W das lampâdas eletrônicas também, esquentam bem menos.
 
Conheço quem use secador de cabelo. Eu já usei lâmpada fluorescente de 16W e manteve legal. Mas demorou 5 dias pra chegar dos 18 aos 25 graus
 
Com termostato de duas vias tu pode ligar uma lampada incandescente fraca na via de aquecimento e deixar dentro da geladeira/camara de ferementação.Como meu termostato é de uma via só, deixo ligado direto na tomada e tampo a luz com uma panela e o resfriamento se encarrega de manter a temp.

Uma alternativa à lampada é esse do link


http://pt.aliexpress.com/item/220v-..._9&btsid=9d227f67-d51c-428f-86f2-0ea62314e532
 
Melhor opçao no meu gosto é comprar resistencia eletrica aletada de uns 200w e colocar presa dentro da geladeira. Muito pratico de usar, paguei 40 reais na JCS Resistencias. Na WE consultoria tbm vendia.:mug:
 
Melhor opçao no meu gosto é comprar resistencia eletrica aletada de uns 200w e colocar presa dentro da geladeira. Muito pratico de usar, paguei 40 reais na JCS Resistencias. Na WE consultoria tbm vendia.:mug:

Ta louco, isso vira um forno dentro da geladeira, esquenta super rápido, vai aumentar vários graus em poucos minutos, isso é péssimo pra fermentação, tem que ser extremamente suave essas mudanças.
 
Ta louco, isso vira um forno dentro da geladeira, esquenta super rápido, vai aumentar vários graus em poucos minutos, isso é péssimo pra fermentação, tem que ser extremamente suave essas mudanças.

Cara no meu caso, que nao tenho problema com baixas temperaturas, uso resistencias eletricas para fazer o ajuste fino de minha fermentaçao. Por inercia termica minha geladeira costuma baixar mais de 0.5 graus do valor setado.

A resistencia fica ligada muito pouco tempo, somente o necessario para elevar esses decimos de grau, que na minha opiniao não é nada extremo ao ponto de prejudicar a fermentação. Coloco a resistencia para ligar sempre que a temperatura abaixar 0.3 graus do set point. Funciona mto mto bem!
 
Cara no meu caso, que nao tenho problema com baixas temperaturas, uso resistencias eletricas para fazer o ajuste fino de minha fermentaçao. Por inercia termica minha geladeira costuma baixar mais de 0.5 graus do valor setado.

A resistencia fica ligada muito pouco tempo, somente o necessario para elevar esses decimos de grau, que na minha opiniao não é nada extremo ao ponto de prejudicar a fermentação. Coloco a resistencia para ligar sempre que a temperatura abaixar 0.3 graus do set point. Funciona mto mto bem!
Controlador de duplo estagio ou pid?

Geralmente o pessoal usa lâmpada com controlador simples, por isso o susto. Eu uso pid com uma lâmpada incandescente de 60W, e pretendo instalar uma resistência de 200W ainda esse ano. Lampadas queimam. :)
 
Aproveitando o tópico.

Estou pensando em comprar um TIC desses mais simples de 100 reais e gostaria de saber a respeito da instalação dele num freezer que vai até uns 14ºC. Pretendo fermentar em temperaturas acima disso, algo em torno de 17º-25º, não sei como proceder, quais aparatos devo comprar?

Não entendo quase nada sobre o funcionamento desses controladores de temperatura, se eu ligar somente o TIC nesse meu freezer e setar pra 20ºC será o suficiente?
 
Aproveitando o tópico.

Estou pensando em comprar um TIC desses mais simples de 100 reais e gostaria de saber a respeito da instalação dele num freezer que vai até uns 14ºC. Pretendo fermentar em temperaturas acima disso, algo em torno de 17º-25º, não sei como proceder, quais aparatos devo comprar?

Não entendo quase nada sobre o funcionamento desses controladores de temperatura, se eu ligar somente o TIC nesse meu freezer e setar pra 20ºC será o suficiente?

Sim, a ligação é idêntica.

Procure no fórum, tem tópicos mais antigos explicando a ligação do tic17. No restante da internet vc acha fácil tambem.
 
Controlador de duplo estagio ou pid?

Geralmente o pessoal usa lâmpada com controlador simples, por isso o susto. Eu uso pid com uma lâmpada incandescente de 60W, e pretendo instalar uma resistência de 200W ainda esse ano. Lampadas queimam. :)

Eu uso o controlador R38 coel de 2 saidas ( um aquecimento e outro resfriamento), ele é PID, pois era o unico que aceitava pt100 ( fiz uma adaptaçao no meu fermentador para ela). Mas nao ha a menor necessidade de ser pid, desconheço alguem q controle processo de resfriamento por pid, pois seu funcionamento seria ligar e desligar o compressor continuadamente, o que é impraticavel para nos!

Busque pelo mais simples com duas saidas.
 
@gspoalor, tenho o mesmo problema que tu, faço minhas brassagens em Gramado...
Estou usando uma lampada incandescente de 60W ligada num 512 full gauge tb. Mas grudei o sensor na parede do balde fermentador, e prendi o rabicho da lampada por baixo da grade. O balde está apoiado em cima da grade. Regulei o dF do tic em 0.3 e está funcionando perfeito. Leva em torno de 10 min para cair os 0.3 e ligar a lampada, e depois uns 3 minutos para subir e desligar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pessoal estou com uma duvida, utilizar uma lampada concordo que vai funcionar, mas a claridade gerada por ela não pode interferir na fermentação? se sim qual o melhor método de evitar isso?

Estou fermentando minha primeira cerveja no Paraná, uma IRA estou mantendo a fermentação dela entre 17 e 19 graus, minha geladeira nem liga porem estou usando uma resistência de churrasqueira elétrica para fazer o aquecimento e achei ela brutal de mais para o processo, pretendo maturar ela em 22 e preciso melhorar essa questão do aquecimento para isso.
 
Se estiver usando um balde branco fosco como fermentador, a luz nao é problema, o material do balde bloqueia a luz. Mas se estiver usando alguma garrafa transparente, aí realmente nao pode usar lampada.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pessoal estou com uma duvida, utilizar uma lampada concordo que vai funcionar, mas a claridade gerada por ela não pode interferir na fermentação? se sim qual o melhor método de evitar isso?

Estou fermentando minha primeira cerveja no Paraná, uma IRA estou mantendo a fermentação dela entre 17 e 19 graus, minha geladeira nem liga porem estou usando uma resistência de churrasqueira elétrica para fazer o aquecimento e achei ela brutal de mais para o processo, pretendo maturar ela em 22 e preciso melhorar essa questão do aquecimento para isso.
Lâmpada + papel alumínio

Enviado de meu SM-G3812B usando Tapatalk
 
Papel aluminio em volta da lampada vai pegar fogo na lampada, nao façam isso.
Melhor entao usar uma resistencia para aquecimento.
Dá uma olhada no site da WE.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pessoal estou com uma duvida, utilizar uma lampada concordo que vai funcionar, mas a claridade gerada por ela não pode interferir na fermentação? se sim qual o melhor método de evitar isso?

Estou fermentando minha primeira cerveja no Paraná, uma IRA estou mantendo a fermentação dela entre 17 e 19 graus, minha geladeira nem liga porem estou usando uma resistência de churrasqueira elétrica para fazer o aquecimento e achei ela brutal de mais para o processo, pretendo maturar ela em 22 e preciso melhorar essa questão do aquecimento para isso.
Lâmpada + papel alumínio
Papel aluminio em volta da lampada vai pegar fogo na lampada, nao façam isso.
Melhor entao usar uma resistencia para aquecimento.
Dá uma olhada no site da WE.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Ok. Achei que dissipava rapido o calor. Não pegaria fogo. Ma minha geladeira deixo sem nada mesno. So a lâmpada embaixo da bombona.

Enviado de meu SM-G3812B usando Tapatalk
 
Back
Top