Controle com Arduíno e/ou Raspberry PI

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Vejam ai as minhas medições. Nesse caso, 2 sensores onewire imersos num copo com algumas pedras de gelo.

Uma vez que eu identifique o que está medindo certo, como corrigir o offset do outro?

Sds,

Fabiano da Mata
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1417091253519.jpg
    uploadfromtaptalk1417091253519.jpg
    245.2 KB · Views: 160
Pessoal aproveitando o assunto do tópico, como não manjo nada de eletronica, sabem me dizer onde posso comprar um controlador de temperatura para gás, ja pronto ?

djfelipe2004 e jalexandre

também estava procurando algo parecido para fazer com gás mesmo e não resistência...porém, é um pouco perigoso ligar gás de forma automática....então encontrei o seguinte produto, deem uma olhada nos outros produtos da empresa também....me parece atender uma integração com arduino (qualquer microcontrolador).....depois vou estudar mais sobre isso..

http://www.egoproducts.com/pt/produ.../sistema-e-gas/dsi-ignicao-direta-por-faisca/


Abs,
 
Vejam ai as minhas medições. Nesse caso, 2 sensores onewire imersos num copo com algumas pedras de gelo.

Uma vez que eu identifique o que está medindo certo, como corrigir o offset do outro?

Sds,

Fabiano da Mata

Olá Fabiano,

Você já tentou inverter os dois sensores para tentar isolar o problema? hardware ou software..
 
Inverter como? A ligação é a mesmo e se não me engano o onewire envia um protocolo e não uma medição para o Arduíno.
 
Inverter como? A ligação é a mesmo e se não me engano o onewire envia um protocolo e não uma medição para o Arduíno.

Olá Fabiano,

Esquece o que eu disse, se você está usando onewire não faz sentido mesmo, é que na primeira máquina que fiz eu usei Arduino com um termômetro em cada porta (sem o protocolo onewire) e a variação de temperatura gerava uma resistência conhecida que era convertida via software pra graus célsius. Neste caso usei alguns resistores (pull down se não me engano) e a solda com um deles estava bem mal feita e deu variações.

Você quer postar o código do Arduino para ver se eu consigo ajustar?
 
Eu estou usando o codigo do brewpi. A outra duvida que esta surgindo é porque o colega do HBT americano sugere usar a porta analogica se o onewire é digital?

Ta certo isso?
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1417111110957.gif
    uploadfromtaptalk1417111110957.gif
    79.2 KB · Views: 170
Eu estou usando o codigo do brewpi. A outra duvida que esta surgindo é porque o colega do HBT americano sugere usar a porta analogica se o onewire é digital?

Ta certo isso?

Sim, pode funcionar normalmente. Só vai depender do endereçamento que ele fez das portas.

Todas as portas analógicas do Arduino podem ser convertidas/usadas como digitais. No seu caso a porta A4 = 18.
 
E a quantidade de bits pode fazer essa diferença de temperatura?
 
Alguem saberia dizer em qual modulo/arquivo do brewpi estaria o endereçamento da porta e a quantidade de bites utilizada para os sensores onewire?
 
Fabiano,

Você tem o código do Arduino separado?

Entrei nos links que foram publicados no início do post e só encontrei lá os códigos HEX para subir na instalação manual, nada deles abertos e comentados para analisar. Mas também olhei rápido.

Abraços,
 
@jalexandre, o meu sistema está rodando, porém apenas aquisitando dados sem controlar nada (a proposito testei os relés ontem e estão prontos a operar). A minha duvida é em relação aos parametro do PID. Basta eu ligar na geladeira e por para controlar ou preciso fazer alguma calibração dele antes? Como ele saber se o parâmetros estão adequados para o meu sistema? Pelo que entendi o sistema auto aprende, mas para ele auto aprender e retroalimentar os parâmetros eu previso pedir a ele para fazer isso?

Sds,

Fabiano da Mata
 
Apenas deixe o sistema rodando e configure os parametros para a cerveja. Após algumas horas, o algoritmo fará as previsões de quando ligar / desligar as coisas, mantendo a temperatura da sua fermentação conforme programado.
 
Alguem implementou LCD I2C no seu Brewpi?

Outra coisa, o meu Brewpi só mostra a página se estiver conectado por alguma rede. Como fazer para abrir a pagina web estando desconectado de rede?
 
Não chequei. Meu equipamento está fermentando uma cerva no interior. No final de semana eu posto.
 
Em relação ao LCD, quem já implementou? O que é necessário?
 
Pessoal, alguém implementou o LCD 20x4 no Brewpi?
 
Bom pessoal eu fiz um controlador pra temperatura da Geladeira usando o ardino, um termômetro ds18b20 e um relé.
coloquei nele uma telinha de LCD bem simples e uns botão pra ajustar a temperatura de ligar/desligar a geladeira.
Próximos passos agora vou mudar o relé pra um relé de estado solido bem simples feito usando um triac(da pra fazer uns relé bem forte usando triacs e custo bem baixo).

Sobre o raspberry ate pensei em usar ele com o termometro e o relé ligado direto nele, dai ou fazer em shell algo pra controlar a temperatura ou usar um sistema tipo o zabbix(que é usado pra monitorar redes, e o legal dele é que ja gera graficos e bla bla bla).
Ja usei o zabbix pra monitorar a temperatura de um defumador que fiz aqui em casa mas com o preço do arduino acho que acaba sendo disperdicio.

Chegando em casa vou postar fotos deles e se alguem quiser posto o codigo fonte do arduino e o esquema de como montar, é bem simples.


A proposito se alguem de SP tiver afim de fazer um esquema pra automatizar a brassagem toda eu topo quebrar a cabeça junto...
 
Bom pessoal eu fiz um controlador pra temperatura da Geladeira usando o ardino, um termômetro ds18b20 e um relé.
coloquei nele uma telinha de LCD bem simples e uns botão pra ajustar a temperatura de ligar/desligar a geladeira.
Próximos passos agora vou mudar o relé pra um relé de estado solido bem simples feito usando um triac(da pra fazer uns relé bem forte usando triacs e custo bem baixo).

Sobre o raspberry ate pensei em usar ele com o termometro e o relé ligado direto nele, dai ou fazer em shell algo pra controlar a temperatura ou usar um sistema tipo o zabbix(que é usado pra monitorar redes, e o legal dele é que ja gera graficos e bla bla bla).
Ja usei o zabbix pra monitorar a temperatura de um defumador que fiz aqui em casa mas com o preço do arduino acho que acaba sendo disperdicio.

Chegando em casa vou postar fotos deles e se alguem quiser posto o codigo fonte do arduino e o esquema de como montar, é bem simples.


A proposito se alguem de SP tiver afim de fazer um esquema pra automatizar a brassagem toda eu topo quebrar a cabeça junto...
Fiquei interessado no seu projeto de controlador de temperatura pra geladeira com arduino. A possibilidade de compartilhar.
 
Pessoal, eu montei o Brewpi e está funcionando perfeitamente, porém fiz um upgrade e instalei tbm o lcd, que funciona bem por um tempo, mas na sequência perde a correta impressão dos caracteres e mostra uns caracteres estranhos no lcd. Algum ja passou por isso usando Arduino e/ou Brewpi? Alguma luz?
 
@valtert, desculpe nao ter retornado antes. O localhost funcionou.
 
Legal, que bom @Fdamata

Eu tinha feito um controlador pra temperatura de fermentação com Arduino e também tinha esse problema com o LCD. Nunca descobri com certeza o motivo, mas depois de um tempo percebi que o regulador de tensão do Arduino estava fritando, muito quente mesmo. Resolvi isso cuidando pra não alimentar os relés usando a saída regulada do Arduino, deixando de usar o backlight do LCD (que puxava muita corrente da fonte) e baixando a tensão de alimentação.

Você está alimentando o Arduino com que tensão? Se conseguir ficar perto dos 7V vai ser bem melhor que 12V, vai ter uma queda de tensão menor em cima do regulador, ele vai aquecer menos, e assim vai conseguir fornecer mais corrente sem superaquecer. Usar 5V pela USB também não funcionou muito bem pra mim.
 
Eu alimentei com a usb do raspberry pi e para teste coloquei uma bateria (Duracell) de 9V. Mas mesmo com a bateria, nada.
 
Deixei em teste por 30 min com os reles ativados e a temperatura ficou baixa. Quando ligue tava em 29 graus e depois baixou.
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1420991289286.jpg
    uploadfromtaptalk1420991289286.jpg
    123.7 KB · Views: 353
Usei o próprio sensor de temperatura pra medir, mesmo colocando a mao no dissipador ele estava frio. Ja que o cooler de baixo puxa o ar pra dentro da caixa e da lateral joga pra fora.
 
A temperatura ficou baixa entorno de 27,5º. E dissipador fica frio. O ar circula bem na caixa.
 
Boa tarde pessoal,

Atualmente faço o controle da fermentação usando um TIC17 (na brassagem uso arduino (projeto ARDBIR) para controle da temperatura, recirculação, etc...).

Li o tópico e tb. li um tópico similar no HBT americano. Além do fato de ter arquivado como foi a variação de temperatura para análise posterior e de poder acompanhar a distancia a fermentação, quais outras vantagens teriam brewpi sobre o o TIC17 ??

Fiquei tentado a fazer um teste com o brewpi.....

Abraços !!!
 
@monsterbash, fora o que você mencionou, nenhuma vantagem, a não ser alterar o algoritmo do pid e impressionar os amigos. Ambos desnecessários, porém divertidos.

Abraços.
 
@jalexandre, obrigado pela info !!!!
Convenhamos que estas duas vantagens já são bem significativas....
No TIC17, tive um problema uma vez com o freezer (pifou o motor) e só fiquei sabendo no final da tarde quando cheguei em casa. Por sorte a variação não foi tão expressiva......

Tenho arduino e sensores por aqui. Acho que vou testar esse brewpi..... O principal é a cerveja, mas eu tb. me divirto com estes projetos..... rsrsrs

Saberia me dizer onde baixar esta versão do debian (wheezy)... imagino que seja uma mais antiga para rodar em maquinas mais velhinhas....

Abraços
Silvio Finotti
 
Pior que não. O wheezy é a última versão estável do debian linux. Tu acha em debian.org. Instala numa vm/pc velho, roda o script do brewpi e tá pronto.

Abraços.
 
Estou iniciando um projeto usando o raspberry. Atualmente estou desenvolvendo o software. abaixo algumas das funções já implementadas.
- Criação da receita, onde é possível indicar temperatura x tempo das rampas.
- Controle da Rampa.
- Armazenagem da rampa em banco de dados.

A implementar
- Controle da bomba d'água.
- Medidor de fluxo de mostro (que a bomba circula).

O hardware ainda estou aguardando algumas peças chegarem da china, mas já estou fazendo teste com o que tinha em mãos. Algumas delas na imagem.

rveyz8.jpg
 
Estou iniciando um projeto usando o raspberry. Atualmente estou desenvolvendo o software. abaixo algumas das funções já implementadas.
- Criação da receita, onde é possível indicar temperatura x tempo das rampas.
- Controle da Rampa.
- Armazenagem da rampa em banco de dados.

A implementar
- Controle da bomba d'água.
- Medidor de fluxo de mostro (que a bomba circula).

O hardware ainda estou aguardando algumas peças chegarem da china, mas já estou fazendo teste com o que tinha em mãos. Algumas delas na imagem.

rveyz8.jpg

algum avanço ? estou estudando para montar algo do gênero
 
Fala pessoal. Desenterrando o post, uso brewpi a quase um ano. O controle é perfeito. Cheguei até a desenvolver uma placa pra facilitar as coisas.
IMG_1728.JPG

IMG_3796.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
algum avanço ? estou estudando para montar algo do gênero

Iniciei um projeto similar. Vou fazer o processo automatizado, similar ao Guenther. Depois, pretendo implementar a correção de PH em linha (já adquiri um sensor com rosca 3/4, específico pra isso.
Comprei uma válvula esfera motorizada para realizar os primeiros testes. Se ficar beleza, importo as demais válvulas com o mesmo fornecedor (os china são muito bons de jogo).
 
Iniciei um projeto similar. Vou fazer o processo automatizado, similar ao Guenther. Depois, pretendo implementar a correção de PH em linha (já adquiri um sensor com rosca 3/4, específico pra isso.

Comprei uma válvula esfera motorizada para realizar os primeiros testes. Se ficar beleza, importo as demais válvulas com o mesmo fornecedor (os china são muito bons de jogo).



passa o link desse vendedor


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
Back
Top