Controle com Arduíno e/ou Raspberry PI

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fdamata

Well-Known Member
Joined
Dec 16, 2013
Messages
520
Reaction score
53
Pessoal, gostaria de saber se alguém chegou a desenvolver algum sistema de controle de brassagem baseado em Arduíno e/ou Raspberry PI. Pergunto isso, pois certamente temos técnicos da área de eletroeletrônica que poderiam já ter usado seus dotes para isso. Tenho interesse em incrementar o meu sistema de controle do meu HERMS.

Sds,

Fabiano da Mata
 
Eu estou pensando em fazer isso, já tenho o arduino e raspberry pi, só falta aprender a usar o arduino e a parte de eletronica, vou tentar começar programando o front-end e conforme aprender fazer a parte do arduino, imagino que vou demorar um pouco, mas vai ser divertido.

att
 
Estamos na mesma situação. Estou com o Arduíno Mega, alguns acessórios e o Raspberry.
 
Estou fazendo meu TCC de eng. eletronica sobre isso, estou usando um arduino Mega e um raspberry para fazer um protótipo do controlador, ele vai realizar o controle da brassagem, fervura, fermentação e maturação, isso sem precisar reprogramar ele nenhuma vez, só adicionar os ingredientes e fazer a transferência de recipientes =), já está tudo em faze de testes.

http://www.homebrewtalk.com.br/f51/controle-de-fermentador-e-brassagem-403786/
 
Pizutti,

Olhei teu tópico, bem legal o projeto, em que estado ele está?
Tem ideia se vai fazer ele open-source ou vai tentar transformar em um produto?
Se puder dar umas dicas sobre os sensores e os relês.

Att
 
Pizutti,

Olhei teu tópico, bem legal o projeto, em que estado ele está?
Tem ideia se vai fazer ele open-source ou vai tentar transformar em um produto?
Se puder dar umas dicas sobre os sensores e os relês.

Att

viu eu vou liberar o prototipo pro pessoal sim, sõ não vou liberar depois quando eu tiver um microcontrolador embutido em uma placa dedicada, ambos irão ter as mesmas funções, o dedicado só vai ser mais bonito, uma caixinha fechada e talz.

o que tu precisa saber sobre sensores e relés???
em questão de sensores existem varios modelos que atendem as necessidades, desd termopares, existem alguns CI's dedicades como o LM35, NTC, PTC, cada um com suas vantagens e desvantagens, no meu caso eu to usando um NTC que tem um range de operação exatamente dentro do que precisa, entre -20 e 120 °C, se tu começar a extrapolar esses limites tu acaba perdendo resolução se não usar amplificadores, qualquer microcontrolador consegue usar qualquer um desses sensores, claro que precisa alterar o código e o acoplamento, mas não é complicado. e relé não tem mistério só respeitar a capacidade de corrente deles, relé de estado sólido muito melhor e mais capacidade que mecanico, porém muito mais caro, deixa eles pra fazer controles que exigem maior qualidade como abrassagem, de resto coloca os eletromecanico, to pagando R$ 1,80, cada um, suporta até 10 A.
 
Pizutti,

Era mais qual sensor tu indicava para utilizar tanto para controlar brassagem como fermentação e caso for difícil fazer a ligação (parte elétrica) com o arduino, dar uma dica, mas se for simples descubro. E por ultimo onde poderia comprar esse sensor e os relés?


Minha ideia inicial era pegar os sensores e os ssr iguais do brewpi, ver como eles ligam e depois o código eu me virava. Vou dar uma olhada nesses links que você passou hades.

obrigado
 
Pizutti,

Era mais qual sensor tu indicava para utilizar tanto para controlar brassagem como fermentação e caso for difícil fazer a ligação (parte elétrica) com o arduino, dar uma dica, mas se for simples descubro. E por ultimo onde poderia comprar esse sensor e os relés?


Minha ideia inicial era pegar os sensores e os ssr iguais do brewpi, ver como eles ligam e depois o código eu me virava. Vou dar uma olhada nesses links que você passou hades.

obrigado

pois é eu to usando os sensores NTC e os relés como falei, um SSR pra brassagem e eletromecanico pro resto (geladeira, bomba de recirculação, bomba de refrigeração do mosto, ventilador pra circulação do ar dentro da geladeira, aquecedor para dias frios), quanto a onde comprar tem que pesquisar bem em lojas de componentes eletronicos, agora se tu não tiver pressa ou se planejar com bastante antecedencia pode fazer como eu que comprei tudo da china, esperei até 90 dias pra chegar alguns componentes, mas tudo 8 vezes mais barato, sensores de temperatura por $0,50 de dólar, já encapsulado e com fio de PVC, display lcd por $2,50, aqui no brasil tu paga de R$15,00 a R$30,00, tudo comprado pelo aliexpress.com, quanto a ligação com o aduino é bem simples, os NTC é barbada, só um divisor de tensão e tah pronto, os SSR dependendo da corrente de acionamento pode ligar direto (varia de modelo pra modelo), agora os eletromecanico tem que fazer um esquema com transistor ou optoacoplador, tem um zilhão de exemplos no google, só procurar por relé arduino.
 
Boa noite
Vc esta usando o arduino para controlar, vi no site o projeto barduino baixei os arquivo do arduino, mas la nao mostra por completo montagem da parte eletonica. Vc tem fotos do painel que vc montou.
 
Eu baixei ja este arquivo, mas optei por fazer a placa do open ardbird a minha duvida é no sketup do arduino. Sao vários arquivos de placa diferente e painel. La tem 3 arquivos Pcb_*.H Qual deles usar?
 
O Luis Balbinot e eu desenvolvemos um projeto de RIMS usando um Arduino UNO e um shield que nós mesmos projetamos, com interface pra LCD, encoder, botões, sensores de temperatura 1-wire, LEDs, SSR e relés eletromecânicos.

Apesar de ter sido feito pro RIMS, esse shield ficou bem flexível e pode ser usado em praticamente qualquer tipo de automação cervejeira (esquemático em anexo).

O projeto é aberto. Ainda estamos nos organizando pra publicar tudo em detalhes, mas se alguém tiver interesse é só entrar em contato. A informação ainda não está mastigada, portanto é necessário algum conhecimento básico de eletrônica e programação pra conseguir entender o projeto no estágio atual.
 

Attachments

  • RIMS_Shield.pdf
    347.7 KB · Views: 273
  • rims_pcb.png
    rims_pcb.png
    130.2 KB · Views: 217
Ola pessoal ! sou novo aqui, mais faço minha cerveja a algum tempo, depois de muito garimpar consegui automatizar meu hems com software grátis do nosso amigo thomas karpens . Deu um pouco de trabalho pois não conseguia referencias, mais fui procurando e hoje ele funciona via portas serial com1 para o sensor de temperatura e lpt1 para os reles, eu mesmo montei pois conheço pouco de eletrônica, esta controlando as resistências de 6000 w com contactores e as bombas.
 
Demais!

Onde vc baixou o app? tentei o link no site mas esta com erro.

abs
 
Demais!

Onde vc baixou o app? tentei o link no site mas esta com erro.

abs

Deu muito trabalho pois no site esta com erro mesmo, mais vou disponibilizar em meu servidor, o pacote com as dll que tem que registrar em system32, arquivo zip, outra coisa só funciona no winxp no windows7 ele instala mais não controla nada !!!!

Pacote de instalação
 
Deu muito trabalho pois no site esta com erro mesmo, mais vou disponibilizar em meu servidor, o pacote com as dll que tem que registrar em system32, arquivo zip, outra coisa só funciona no winxp no windows7 ele instala mais não controla nada !!!!

Pacote de instalação

Boa!!! valeu mesmo!!
Vou arriscar depois num pc velho que tenho em casa. Vamos ver no que dá.
 
Dando um update no tópico:

O Brewpi funciona sem a shield comercializada por eles. Acabei de testar o meu aqui e está vivo (Reciclei a maioria das coisas de um projeto que estava aqui em casa empoeirando, só precisei comprar os DS18b20. )

Usei este esquema, do HBT norte americano:

http://www.homebrewtalk.com/f51/howto-make-brewpi-fermentation-controller-cheap-466106/


Creio que seja possível usar esse arduino em um PC/Notebook/Netbook aposentado, já que no Brasil, o componente mais caro seria justamente o Raspberry pi.


Meus 2 centavos.

Abraços,
 
@jalexandre, não resisti e parti para criar o meu Brewpi com o netbook que estava encostado. Eu tbm tenho um Raspberry que está subutilizado, mas se der certo no netbook ai terei de negociar com a patroa.

Já instalei o Debian e parece estar funcionado. O componentes chegam ainda essa semana. Depois que eu montar e testar eu volto para postar o resultado.

Dúvidas:

1- Você montou o seu sistema em que?
2- Está usando PC?
3- Vc consegue acessar os dados quando não está em casa?
4- Por um acaso montou mais um Arduino no mesmo PC?

Sds,

Fabiano
 
1- Você montou o seu sistema em que?
2- Está usando PC?
3- Vc consegue acessar os dados quando não está em casa?
4- Por um acaso montou mais um Arduino no mesmo PC?

@fdamata

1 - Rapberry Pi com raspbian (debian wheezy) + Arduino Genérico (UNO) + Brewpi

2 - Estou esperando um netbook velho que me prometeram. Quando chegar (se chegar) eu testo com Debian Wheezy.

3 - Sim, basta fazer um NAT no roteador e usar DDNS. A interface não tem senha, mas creio que um dá para colocar, já que o brewpi usa apache.

4 - Não entendi porque eu deveria usar mais de um arduino. :D
Se quiser monitorar varios fermentadores / geladeiras, basta comprar mais sensores DS18b20. Não importa quantos sensores vc use, as conexões no arduino, para os sensores são apenas 3: Data, +5v e aterramento.


Como estou em processo de mudança para o paraná (sou de sp), não testei efetivamente com fermentação de cervejas, mas em todos os testes que eu fiz usando água em um balde e um termostato de aquário para simular o heater, o processo ficou estável em 30º por 24 horas, que foi o que programei no bichinho.

Se você já tem os componentes, vale a pena montar, principalmente por poder salvar e replicar os perfis de temperatura e programação via interface web.

Se precisar de ajuda, só perguntar.
 
@fdamata

1 - Rapberry Pi com raspbian (debian wheezy) + Arduino Genérico (UNO) + Brewpi

2 - Estou esperando um netbook velho que me prometeram. Quando chegar (se chegar) eu testo com Debian Wheezy.

3 - Sim, basta fazer um NAT no roteador e usar DDNS. A interface não tem senha, mas creio que um dá para colocar, já que o brewpi usa apache.

4 - Não entendi porque eu deveria usar mais de um arduino. :D
Se quiser monitorar varios fermentadores / geladeiras, basta comprar mais sensores DS18b20. Não importa quantos sensores vc use, as conexões no arduino, para os sensores são apenas 3: Data, +5v e aterramento.


Como estou em processo de mudança para o paraná (sou de sp), não testei efetivamente com fermentação de cervejas, mas em todos os testes que eu fiz usando água em um balde e um termostato de aquário para simular o heater, o processo ficou estável em 30º por 24 horas, que foi o que programei no bichinho.

Se você já tem os componentes, vale a pena montar, principalmente por poder salvar e replicar os perfis de temperatura e programação via interface web.

Se precisar de ajuda, só perguntar.
@jalexandre, sobre os itens 3 e 4, queria avançar na discussão:

3) vc teria um tutorial ou passo a passo de como fazer esse NAT com ddns?

4) o objetivo da minha pergunta é por ter duas geladeiras e gostaria de utilizar um unico servidor (pc ou raspberry) para 2 arduinos para controlar as duas ao mesmo tempo e com sets distintos. Seria possivel isso? O que me intriga é saber se isso é possivel.

Sds,

Fabiano da Mata
 
@jalexandre, sobre os itens 3 e 4, queria avançar na discussão:

3) vc teria um tutorial ou passo a passo de como fazer esse NAT com ddns?

4) o objetivo da minha pergunta é por ter duas geladeiras e gostaria de utilizar um unico servidor (pc ou raspberry) para 2 arduinos para controlar as duas ao mesmo tempo e com sets distintos. Seria possivel isso? O que me intriga é saber se isso é possivel.

Sds,

Fabiano da Mata
 
@fdamata Sobre o item 3, depende do tipo de roteador que você tem, então, tem que pesquisar. Não há um tutorial específico. :D

Sobre os arduinos, por hora, o brewpi permite controlar apenas uma camera de fermentação. A próxima versão vai permitir a expansão, mas não tem data ainda.

Já vi tutoriais de instalação do brewpi em máquinas virtuais, o que permitiria controlar mais de um arduino, criando uma VM por camera de fermentação.

Essa semana estou bem enrolado com meu TCC e mudança, mas posso te ajudar se vc quiser fazer esses testes com as máquinas virtuais.

Se funcionar, podemos sumarizar e disponibilizar este conhecimento para todos aqui no fórum. :tank:
 
@jalexandre, nao consegui acessar externamente o Brewpi. Ate consegui usar o ddns mas dentro da mesma rede, mas mesmo assim direcionando para a pagina inicial do router que eh um D-link.

Ou seja, estou com dois problemas:

1) nao estou conseguindo direcionar para a pagina do brewpi que estah com ip fixo (192.168.1.200)

2) nao estou conseguindo fora da minha rede, acessar sequer a pagina inicial do roteador.

Tentei fazer port forwarding, mas nao obtive sucesso, provavelmente estou fazer alguma caca.

Tem como ajuda?

- No meu roteador tem a opcao de DDNS, mas apenas para o dyndns.org e fiz o meu no WINCO. Qual DDNS utilizou?
- o port forwardind estou entendendo ser na parte do NAT/Virtual Server. Qual porta utilizou? Como voce acessa de fora? SEU-LINK.ddns.com.br:<porta>?

Sds,

Fabiano da Mata

PS: responda quando tiver tempo para tal.
 
@fdamata

Porta externa: 8080
Porta interna: 80

meudnsexterno.dyndns:8080 vai jogar para 192.168.1.2:80 (raspberry)
 
@jalexandre, vc fez apenas port forwarding no roteador? Ou precisou configurar tambem DDNS no roteador?
 
Pessoal, os harwares chegaram e consegui fazer funcionar. Foram os seguintes passos:

1) instalacao do Debian Wheezy em um netbook como usuario super eu mesmo "fabiano"
2) depois de instalado, logar como usuario super e adicionar o usuario "brewpi":
sudo useradd brewpi
3) adicionar senha ao usuario brewpi
sudo passwd brewpi
4) Inclui o usuario "brewpi" como sudo
sudo addgroup brewpi sudo
5) logar como brewpi

6) Usar o procedimento automatico: http://docs.brewpi.com/automated-brewpi-install/automated-brewpi-install.html
git clone https://github.com/BrewPi/brewpi-tools.git ~/brewpi-tools

7) editar o arquivo ~/brewpi-tools/install.sh com o comando
sudo nano ~/brewpi-tools/install.sh
procurar a linha:

sudo apt-get install -y rpi-update apache2 libapache2-mod-php5 php5-cli php5-co$

remover o texto "rpi-update" - isso porque estamos fazendo no netbook. Se estiver usando o Raspberry PI, deve funcionar sem edicao.

Salvar: CTRL+O
Sair: CTRL+X

8) executar a instalacao: sudo ~/brewpi-tools/install.sh

Dai por diante, so seguir o resto do post original desse thread.

Sds,

Fabiano da Mata
 
Uma duvida adicional: instalei os 2 sensores de temperatura, que estao medindo a temperatura ambiente, um ao lado do outro, porem estao acusando uma diferenca de mais de um grau (nesse momento estah em 1,2 graus C). Existe algum meio de calibra-los, reseta-los?

Sds,

Fabiano da Mata
 
Não sou expert em eletrônica, mas até onde sei, os DS18b20 não precisam ser calibrados, e a leitura deles pode variar em até 0.5ºC pra mais ou para menos, de acordo com o datasheet.
(http://datasheets.maximintegrated.com/en/ds/DS18B20.pdf)

Para calibrá-los, seria necessário conhecer a temperatura ambiente com precisão e descontar na temperatura de fermentação ou fazer o desconto via software, porém, obter essa temperatura **precisa** com termometros domésticos é impossível, já que esses termomêtros também tem uma taxa de erro de aproximadamente 1ºC até onde sei.

Meus 2 centavos.

PS - Adorei a notícia sobre o brewpi funcionar em um debian convencional. Isso facilita a adoção do software. :D
 
Pessoal,

Gostei do post! Trabalho com projeto de hardware e desenvolvimento de firmware! Confesso que arduino me bate no ouvido e nunca trabalhei com ele. Tenho RPi e BeagleBone, mas ainda não aprendi a mexer com essas moças!
Estou acompanhando. Estou de olho num Arduino pra brincar, já já!

Abraços
 
Pessoal aproveitando o assunto do tópico, como não manjo nada de eletronica, sabem me dizer onde posso comprar um controlador de temperatura para gás, ja pronto ?
 
Pessoal aproveitando o assunto do tópico, como não manjo nada de eletronica, sabem me dizer onde posso comprar um controlador de temperatura para gás, ja pronto ?

Também não sei onde encontrar esse controlador (e se encontrar, provavelmende deve ser caro).

Se está pensando em automação da mosturização/fervura, talvez seja mais fácil adaptar uma valvula solenóide a um micro controlador arduino (pretendo estudar isso assim que sobrar tempo e $$) e pedir ajuda aqui no fórum, ou partir para algo usando resistências elétricas. Tem muita gente que fez isso aqui no fórum.

A valvula: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-604319163-valvula-solenoide-110v-gua-ar-gas-_JM
 
Back
Top