Controladores de temperatura que geram rampas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

wallterlluiz

Active Member
Joined
Jun 17, 2013
Messages
33
Reaction score
8
Bom dia colegas!

alguém pode me indicar modelos de controladores de temperatura que gerem rampas?
 
Não é só porque ele é PID que ele faz rampa e patamar. Tem que ler as caracteríscas para ver se ele realmente faz. Antes de comprar o meu eu olhei esses chineses de 20 e poucos dollares e pelo o que eu tinha visto, eles não faziam.
 
Concordo! Sempre é necessário ler as especificações pra saber se o que vc está comprando vai atender o que vc precisa. Tudo depende muito de qual é a tua necessidade, como é o teu set-up etc.

Minha intenção foi mostrar que é possível pagar BEM MENOS, metade, até menos, do valor do mesmo equipamento aqui no Brasil e nem falo dos xing-ling. Por exemplo, por cerca de US$70-80 é possível comprar o mesmo PID usado no theelectricbrewery (SYL-2352) e o timer (Omega PTC-21) ;)

Abraço.
 
Uso o Coel K49. http://www.coel.com.br/produto/k49p/
Paguei R$240, fora o sensor.
Comprei pelo ML, mas os dados da vendedora são:

ANGELINA CAPONE PRANDO ME Prando
[email protected]
(11) 41138377
São Paulo, São Paulo

Vendedora bem prestativa.

Vinícius, também comprei o K49, e estou tentando configurá-lo. Estou com algumas dificuldades pois são muitos parâmetros, se não for muito incômmodo você poderia me ajudar, se tiver alguma sequência de configuração pronta e puder me mandar ficarei agradecido. abraço
 
Mas pra que exatamente tu queres um controlador desse? O que ele faz que um TIC-17 não varia?

Abraço!
 
O tic 17 é ideal para controle de refrigeração. no meu caso o controlador k49 fornece rampas e patamares automáticos no processo de mostura.
 
O tic 17 é ideal para controle de refrigeração. no meu caso o controlador k49 fornece rampas e patamares automáticos no processo de mostura.
Marcos, eu sei disso.

Minha pergunta é, pra que isso?

Exemplo... eu sempre usei HERMS, com TIC17.

Quando começo a mosturação, vou lá, coloco em 67 graus, por exemplo, e pronto.. aguardo o término da mosturação. Quero fazer mash-out? Vou lá, e troco pra 76 graus no TIC. Pronto.

Ou seja, qual é a necessidade de um controlador com rampas e patamares?

Se for simplesmente para programar de uma única vez para deixar 1h30 em 67 e depois trocar sozinho pra 76.... eu não consigo ver vantagem em relação ao custo adicional. Aliás, esse é o motivo pelo qual eu nunca usei outro controlador.

Abraço,
 
Legal Guenter, e bem prático mesmo, mas agora eu te pergunto: você utiliza sempre a mesma temperatura e tempo para todas as suas receitas, faz parada protéica, alfa amilase, beta amilase, consegue fazer outros estilos usando rampa única sempre? tenho me preocupado em controlar a mostura principalmente na faixa entre a beta e a alfa amilase,isso faz a diferença. Pelo amor de Deus, não estou dizendo que está fazendo errado, é uma técnica que eu já fazia também. Esse controlador usa quatro tipos de rampas e patamares onde você consegue controlar todas as fases da mostura para obter a efeciência desejada. Lembrando que a eficiÊncia não é só isso. Você deve conhecer essa tabelinha:
 

Attachments

  • enzimas.gif
    enzimas.gif
    23 KB · Views: 1,124
É aí que tá. Essa tabelinha aí é justamente do How to Brew, e justamente o Palmer que defende a infusão simples em uma temperatura onde a Beta e a Alfa trabalhem juntas (por isso a área chamada Mash Target).

É importante lembrar que aqueles ranges de temperatura para Beta e Alfa mostram as faixas "ótimas" das enzimas, mas não que elas não estejam ativas um pouco abaixo, e um pouco mais alto.

Uma das coisas mais interessantes que eu acho, citado justamente pelo Palmer no How to Brew, é que se usar uma temperatura muito baixa de mosturação, a Beta não consegue se ligar em algumas cadeias de amido muito grandes, como a amilopectina, já a Alfa, consegue, então se tu usa uma temperatura onde as duas estejam ativas, a Alfa vai lá, quebra essas cadeias grandes em menores, e então a Beta consegue se ligar nelas e terminar o serviço, gerando maltose.

Se tu trabalhar numa temperatura inicial muito baixa, a Alfa não vai conseguir fazer isso, e depois se fizer a rampa lá para os 70, ideal pra Alfa, a Beta vai se desnaturar absurdamente rápido, não conseguindo terminar o serviço nas cadeias de amido que a Alfa vai quebrar.

Respondendo à pergunta inicial, sim, eu faço 99% das minhas cervejas com uma temperatura só, variando entre 65 e 68, tal qual o Palmer recomenda. Os maltes de hoje já são suficientemente modificados, sem a necessidade de fazer as paradas proteicas, ácidas, etc. Digo 99% porque para as Weiss é interessante fazer o descanso para ácido ferúlico, e no caso da aveia também, pelas proteínas... mas eu praticamente nunca uso aveia.

Outro motivo pelo qual eu nunca baixo de 65 é que, além dos motivos que falei antes, a gelatinização completa dos amidos acontece justamente nessa temperatura.

Resumindo, muitas vezes essas rampas, ou mosturar numa temperatura muito baixa, acaba resultando numa mosturação incompleta, e até num mosto menos fermentável. Por isso que eu, que sempre tive equipamentos super automatizados e tal, nunca vi motivo para instalar um controlador com rampas, etc, pois eu não iria usar.

Abraço!
 
Pois é, um controlador simples faz o mesmo trabalho, a única diferença é ter que ir lá e mudar o set point. Eu também uso muitas vezes uma rampa só. Neste caso a única vantagem é ele fazer o mash out automaticamente.

Marcos, eu posso te ajudar sim. Estou sem meu equipamento agora, pq mudei de cidade, pra Belém-PA, então a logística é complicada. Mas vou trazê-lo em umas 3 semanas. A maioria da programação eu acho que ainda lembro de cabeça, então qualquer dúvida, pode perguntar. Toda a programação é muita coisa... A maioria uso no padrão de fábrica mesmo. E o PID eu não estou usando, fico no on/off mesmo que já faz o desejado.
 
Boa tarde a todos.
Eu usei o Metaltex MC 2438 que é capaz de receber programação de rampas e patamares.
Da para ver funcionando em
[ame]http://www.youtube.com/watch?v=jqDpkszUtIE[/ame]

Um abraço a todos.

Alexandre
 
Eu comprei uma resistência de 3000W e um controlador Coel K49P, vou energizar com 127v.
A minha duvida é com relação ao rele/contator. Alguem pode me passar o esquema de instalação dos equipamentos. Eu gostaria de que passassem por um disjuntor para ligar/desligar o equipamento.
Grato
 
Eu também tenho interesse no controlador rampas. seria para fermentação com rampas, ou seja não precisaria ser muito potente ou com ssr.

Alexandre, quanto você pagou por este controlador metaltex?
 
Eu também tenho interesse no controlador rampas. seria para fermentação com rampas, ou seja não precisaria ser muito potente ou com ssr.

Alexandre, quanto você pagou por este controlador metaltex?

Olá.
Eu paguei R$ 255,00 por esse controlador.
Não sei se vale a pena para controlar fermentação, já que é um processo lento e da para você agendar a troca em um celular e no dia que precisar vai lá e troca a temperatura.
Também tem outro problema que é o máximo de tempo que ele controla. Acho que são 100 horas no máximo. Não sei se isso é suficiente para o que você quer.

Um abraço,

Alexandre
 
Alexandre, você tem o esquema de ligação deste Metaltex? Peguei um 2438, estou com o manual em mãos, para configurá-lo, mas quero ver um instalado pra ver como fica.

Valeu
 
Tenho sim, mas precisa me mandar um email, porque por aqui não tenho como como colocar o esquema.

Alexandre, você tem o esquema de ligação deste Metaltex? Peguei um 2438, estou com o manual em mãos, para configurá-lo, mas quero ver um instalado pra ver como fica.

Valeu
 
Opa, agora assustei, comprei o mesmo, mas não sabia se tinha saída para SSR, mas vi que é padrão deste modelo. Tô estudando elétrica na raça, pra poder explicar pro eletricista.
 
É aí que tá. Essa tabelinha aí é justamente do How to Brew, e justamente o Palmer que defende a infusão simples em uma temperatura onde a Beta e a Alfa trabalhem juntas (por isso a área chamada Mash Target).

É importante lembrar que aqueles ranges de temperatura para Beta e Alfa mostram as faixas "ótimas" das enzimas, mas não que elas não estejam ativas um pouco abaixo, e um pouco mais alto.

Uma das coisas mais interessantes que eu acho, citado justamente pelo Palmer no How to Brew, é que se usar uma temperatura muito baixa de mosturação, a Beta não consegue se ligar em algumas cadeias de amido muito grandes, como a amilopectina, já a Alfa, consegue, então se tu usa uma temperatura onde as duas estejam ativas, a Alfa vai lá, quebra essas cadeias grandes em menores, e então a Beta consegue se ligar nelas e terminar o serviço, gerando maltose.

Se tu trabalhar numa temperatura inicial muito baixa, a Alfa não vai conseguir fazer isso, e depois se fizer a rampa lá para os 70, ideal pra Alfa, a Beta vai se desnaturar absurdamente rápido, não conseguindo terminar o serviço nas cadeias de amido que a Alfa vai quebrar.

Respondendo à pergunta inicial, sim, eu faço 99% das minhas cervejas com uma temperatura só, variando entre 65 e 68, tal qual o Palmer recomenda. Os maltes de hoje já são suficientemente modificados, sem a necessidade de fazer as paradas proteicas, ácidas, etc. Digo 99% porque para as Weiss é interessante fazer o descanso para ácido ferúlico, e no caso da aveia também, pelas proteínas... mas eu praticamente nunca uso aveia.

Outro motivo pelo qual eu nunca baixo de 65 é que, além dos motivos que falei antes, a gelatinização completa dos amidos acontece justamente nessa temperatura.

Resumindo, muitas vezes essas rampas, ou mosturar numa temperatura muito baixa, acaba resultando numa mosturação incompleta, e até num mosto menos fermentável. Por isso que eu, que sempre tive equipamentos super automatizados e tal, nunca vi motivo para instalar um controlador com rampas, etc, pois eu não iria usar.

Abraço!

Guenther,

Aproveitando sua explicação, te pergunto se nesse "range" de temperatura de 65-68°C eu consigo também controlar o que quero para minha cerveja, no sentido de deixá-la mais seca ou encorpada? Pois no próprio livro do John Palmer ele fala:

"...A variação dos tempos nos descansos de 60º e 70º C permite ajustar os perfis de açúcares fermentáveis. Por exemplo, um descanso de 20 minutos a 60ºC, combinado com um de 40 minutos a 70ºC, produz uma cerveja doce, pesada e dextrinosa; enquanto que mudando-se os tempos a essas temperaturas se obteria uma cerveja mais seca, com menos corpo e mais alcoólica."

Isso gerou uma dúvida sobre a necessidade ou não de fazer rampas de temperatura, e sempre tendo uma mosturação completa.

Obrigado.
 
Guenther, apesar de estar um pouco fora do propósito do post, vejo que a questão das rampas é bem recorrente. Fazer ou não rampas? Fazer a parada ferrulica, proteica, .... é sempre discutido. Gostaria de lhe sugerir que fizesse um tópico fixo com essa questão. Quando teremos beneficio, malefícios, vantagens, desvantagens, que tipo de malte é adequado/necessário fazer uma dada parada. De repente a sua experiência em fazer paradas em função do estilo????

Fica a minha sugestão, que na verdade é mais um pedido. :)

Sds,

Fabiano da Mata
 
já conseguiram ligação do k48 e k49? tenho o esquema para que for usar!!! para ligar com contatora segue legação para uma das saídas
alarme: 7=X1 / 9 janpeia no 11 / 10=X1
lembrando que X1X2 = alarme tipo buzzer
 
Back
Top