Controlador de temperatura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

robocop89

Well-Known Member
Joined
Aug 15, 2013
Messages
250
Reaction score
21
Pessoal,

Sou novo por aqui e gostaria de parabenizar este fórum, realmente estou aprendendo muito aqui.

Moro em Curitiba e aqui a oscilação de temperatura esta muito grande, então estou pensando em comprar um TIC17 e comprar uma geladeira usada para fazer o controle de temperatura na fermentação e na maturação.

Para fazer a maturação 2°C, achei o diagrama abaixo para usar na geladeira.

termostato.jpg


Este diagrama esta correto?

Mas para a fermentação, irei precisar usar uma lampada para aquecer a geladeira e aí que esta minha dúvida. O que preciso inverter em relação ao diagrama acima para o controlador ligar quando a temperatura estiver abaixo da setada?



Muito obrigado pela ajuda.
 
Cara sobre a ligação eu não posso te ajudar porque não uso o tic17. Agora se tua energia for 110 v não tem porque estar errado o esquema. Aparentemente tem coerência. Sobre a lâmpada tu não precisa inverter nada em termos de ligação. Apenas mudar a programação do tic para hot. E ao invés de ligar a geladeira, ligue a lâmpada. A geladeira neste caso serve apenas para isolante térmico.
 
Não precisa inverter nada, é só ligar a lâmpada ao invés de ligar a geladeira, e precisa mudar para a função aquecimento, para isso tem que pressionar a tecla SET até aparece CD espera dai aparecer 000 e pressiona a tecla SET até o 023, espera uns segundos pressiona set de novo até aparecer SP pressiona o SET de novo e vai aparecer OP dai espera aparecer "0" pressiona o SET uma vez e aparecerá 1 que é a função aquecimento, dai depois é só escolher a temperatura deseja que ele vai ligar e desligar a lâmpada.

Lembrando que o esquema acima é para 110V
 
Não precisa inverter nada, é só ligar a lâmpada ao invés de ligar a geladeira, e precisa mudar para a função aquecimento, para isso tem que pressionar a tecla SET até aparece CD espera dai aparecer 000 e pressiona a tecla SET até o 023, espera uns segundos pressiona set de novo até aparecer SP pressiona o SET de novo e vai aparecer OP dai espera aparecer "0" pressiona o SET uma vez e aparecerá 1 que é a função aquecimento, dai depois é só escolher a temperatura deseja que ele vai ligar e desligar a lâmpada.

Lembrando que o esquema acima é para 110V

e para retornar para resfriar?
 
A ligação desses controladores de temperatura é bem fácil mesmo para quem não tá acostumado. Comprei um mas não foi o TIC17. Comprei um Full Gauge também mas foi modelo um pouco melhor. Agora não lembro da especificação dele. Ele tem mais botões no painel que o TIC17.

Quanto à voltagem 110 ou 220, ele já vem de fábrica com um pino de segurança que te impede de ligar na voltagem errada. Se tu comprar um 220, ele já vem com o slot de 110 fechado com um pino plástico.

Tenho uma dúvida quanto ao funcionamento dele. Liguei numa vitrine vertical da marca Esmaltec aqui de Fortaleza. Essa vitrine é daquelas usadas em lojas de conveniência, com porta de vidro. Meu objetivo foi transformar a vitrine em uma adega com temperatura controlada. Fiz todas as ligações e funcionou muito bem. Como foi a primeira vez que usei um controlador de temperatura, só achei estranho que a geladeira liga a cada 10 a 15 minutos para manter a temperatura que programei, uns 10 graus com 2 de variação, ou seja, entre 10 e 12 graus. Tá certo isso ou vai acabar forçando muito o compressor? Lembrando que quando liguei a geladeira (na realidade é mais um freezer, pois trabalha normalmente entre -5 e +5) sem o controlador, o compressor ficava funcionando quase que ininterruptamente.
 
e para retornar para resfriar?

Para retornar para resfriar o processo é o mesmo só que dai quando você acessar o OP e vai colocar o "0"

1 para função aquecimento

0 para função resfriamento
 
A ligação desses controladores de temperatura é bem fácil mesmo para quem não tá acostumado. Comprei um mas não foi o TIC17. Comprei um Full Gauge também mas foi modelo um pouco melhor. Agora não lembro da especificação dele. Ele tem mais botões no painel que o TIC17.

Quanto à voltagem 110 ou 220, ele já vem de fábrica com um pino de segurança que te impede de ligar na voltagem errada. Se tu comprar um 220, ele já vem com o slot de 110 fechado com um pino plástico.

Tenho uma dúvida quanto ao funcionamento dele. Liguei numa vitrine vertical da marca Esmaltec aqui de Fortaleza. Essa vitrine é daquelas usadas em lojas de conveniência, com porta de vidro. Meu objetivo foi transformar a vitrine em uma adega com temperatura controlada. Fiz todas as ligações e funcionou muito bem. Como foi a primeira vez que usei um controlador de temperatura, só achei estranho que a geladeira liga a cada 10 a 15 minutos para manter a temperatura que programei, uns 10 graus com 2 de variação, ou seja, entre 10 e 12 graus. Tá certo isso ou vai acabar forçando muito o compressor? Lembrando que quando liguei a geladeira (na realidade é mais um freezer, pois trabalha normalmente entre -5 e +5) sem o controlador, o compressor ficava funcionando quase que ininterruptamente.

Não vai forçar o compressor, o que pode acontecer e a vida útil do teu controlador diminuir por causa dessa DF ("variação") de 2 ºC, eu enho um refrigerador que trabalha nessa diferença de 2 ºC e a vida útil do meu tic é mais ou menos um ano e já faz uns 3 anos que tenho o refrigerado e nunca deu problema no motor só tive que trocar o tic umas 3 vezes já
 
Dá uma ligada na Bodebrown, se eles tiverem os TIC-17 por lá, eles já vendem prontos para usar e a um preço MUITO acessível!
 
existe algum problema ligar o tic17 invertido na energia elétrica?
 
a porta 7 deve ser ligada no neutro. Existe algum problema de ligar na fase?
 
a porta 7 deve ser ligada no neutro. Existe algum problema de ligar na fase?

Problema, propriamente dito, não tem. Vai funcionar igual.
No entanto, por questões de segurança, é sempre recomendável que o termostato interrompa o condutor de fase, porque assim não fica nenhum fio "vivo" quando o circuito está aberto (ou seja, reduz os riscos de choque).
 
Eu sempre sei se está ligado fase-fase, porque se não está a panela fica dando choque.. hehe
 
Olá pessoal,

Aproveitando este post, tenho tentado entender o funcionamento do tic17 RGTi, porém em minhas pesquisas, inclusive no video tecnico da full gauge eu não compreendi muito bem quais os reais funcionamentos de todas aquelas siglas, alguem poderia em um português simples e claro dizer os reais comandos de cada sigla daquelas??

Abraços
Marcos de Moraes
 

Latest posts

Back
Top