"Controlador" de temperatura improvisado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sepesaraiva

Well-Known Member
Joined
Aug 2, 2017
Messages
334
Reaction score
81
Fala galera,

Estou pra testar uma técnica de "controle" de temperatura de pobre que eu vi em alguns blogs, queria a opinião de vcs.
Vou fazer minha primeira brassagem esse domingo e não tenho uma geladeira pra fazer a fermentação controlada, e pra minha surpresa, essa semana aqui em BH começou a fazer até 30ºC durante o dia, por isso resolvi testar essa alternativa.

A idéia é simples, e não é nada de controle da temperatura, apenas uma tentativa de abaixa-la durante a fermentação:
Colocarei o balde fermentador dentro de um cooler, e junto a ele 2 garrafas PET com agua congeladas (como a que ta na foto), e manter o cooler fechado. A intenção é conseguir abaixar a temperatura interna do cooler a aproximadamente 17ºC...

Vou fazer um teste amanhã deixando só uma garrafa dentro dele, sem o fermentador, e ver a que temperatura fica o cooler.
Alguém já fez isso? funciona?
Captura de Tela 2017-08-11 às 16.48.50.png
Valeu!
 
Boa noite vc não vai conseguir controlar a temperatura dessa forma, pois durante o dia/noite vais ter variações e nesse momento o mais importante é manter a temperatura constante. Talvez será melhor do que deixar diretamente sem um resfriamento mas não acredito q vais conseguir controle... Sem contar o tira e coloca de garrafa de água durante o dia/semana.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Boa noite vc não vai conseguir controlar a temperatura dessa forma, pois durante o dia/noite vais ter variações e nesse momento o mais importante é manter a temperatura constante. Talvez será melhor do que deixar diretamente sem um resfriamento mas não acredito q vais conseguir controle... Sem contar o tira e coloca de garrafa de água durante o dia/semana.

To ligado que nao vai ter controle, foi o que eu falei. é uma tentativa de diminuir a temperatura e a variação dela. Fiz um teste aqui, e com uma garrafa congelada, o cooler ficou a 13ºC sem o fermentador dentro. Com ele acredito que fique por volta dos 18º.

Eu sei que nao é um cenário ideal, como o de uma geladeira, mas eu tinha três opções: Essa que eu falei, fermentar na temperatura ambiente ou não fazer cerveja. Das 3, a opção do cooler me pareceu a melhor, hehehe... Vou fazer a brassagem amanha, depois eu relato como foi o processo e como ficou a cerva!
Veleeu!!
 
Sim sim... manda vê neste caso esse é o melhor cenário possivel


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Leandro, já te disse isso em outro tópico. É tranquilo fazer cerveja assim, utilizando um cooler e refrigerando desse jeito. Não é o mundo perfeito, mas da pra fazer boas cervejas tranquilo. Além desse desse vídeo que eu enviei aí em cima, tem tópicos aqui no fórum relatando experiências sobre isso.
 
Uso uma técnica semelhante, a unica diferença é que coloco água dentro do cooler ( o fermentador fica "boiando").
Depois de colocar a água uso gelo para chegar em uma temperatura legal para a fermentação, uma ou duas vezes por dia confiro a temperatura da água para saber se precisa de gelo.
O que pude reparar empiricamente é que a água ajuda a dissipar melhor a temperatura do fermentador e não deixa acontecer grande variação na temperatura de dia e de noite, deixando mais constante a temperatura de fermentação.
 
Fala galera,

Estou pra testar uma técnica de "controle" de temperatura de pobre que eu vi em alguns blogs, queria a opinião de vcs.
Vou fazer minha primeira brassagem esse domingo e não tenho uma geladeira pra fazer a fermentação controlada, e pra minha surpresa, essa semana aqui em BH começou a fazer até 30ºC durante o dia, por isso resolvi testar essa alternativa.

A idéia é simples, e não é nada de controle da temperatura, apenas uma tentativa de abaixa-la durante a fermentação:
Colocarei o balde fermentador dentro de um cooler, e junto a ele 2 garrafas PET com agua congeladas (como a que ta na foto), e manter o cooler fechado. A intenção é conseguir abaixar a temperatura interna do cooler a aproximadamente 17ºC...

Vou fazer um teste amanhã deixando só uma garrafa dentro dele, sem o fermentador, e ver a que temperatura fica o cooler.
Alguém já fez isso? funciona?
View attachment 119218
Valeu!
Fiz minhas primeiras 3 cervejas "controlando" temperatura com garrafa pet de 1,5L congelada dentro da caixa térmica de isopor. Deu breja e ficou boa. Não é aquela cerveja de ganhar campeonato, mas com certeza fica boa. Pelo que me lembro, conseguia variar entre 17 e 20 graus. Vai sem medo!

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
Fala galera,

Estou pra testar uma técnica de "controle" de temperatura de pobre que eu vi em alguns blogs, queria a opinião de vcs.
Vou fazer minha primeira brassagem esse domingo e não tenho uma geladeira pra fazer a fermentação controlada, e pra minha surpresa, essa semana aqui em BH começou a fazer até 30ºC durante o dia, por isso resolvi testar essa alternativa.

A idéia é simples, e não é nada de controle da temperatura, apenas uma tentativa de abaixa-la durante a fermentação:
Colocarei o balde fermentador dentro de um cooler, e junto a ele 2 garrafas PET com agua congeladas (como a que ta na foto), e manter o cooler fechado. A intenção é conseguir abaixar a temperatura interna do cooler a aproximadamente 17ºC...

Vou fazer um teste amanhã deixando só uma garrafa dentro dele, sem o fermentador, e ver a que temperatura fica o cooler.
Alguém já fez isso? funciona?
View attachment 119218
Valeu!
Fiz minhas primeiras 3 cervejas "controlando" temperatura com garrafa pet de 1,5L congelada dentro da caixa térmica de isopor. Deu breja e ficou boa. Não é aquela cerveja de ganhar campeonato, mas com certeza fica boa. Pelo que me lembro, conseguia variar entre 17 e 20 graus. Vai sem medo!
448ce0b741d24d47e8b7c52ed2377e94.jpg
744b3302c4a21143618ff08ad244cad3.jpg


Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
Fiz minhas primeiras 3 cervejas "controlando" temperatura com garrafa pet de 1,5L congelada dentro da caixa térmica de isopor. Deu breja e ficou boa. Não é aquela cerveja de ganhar campeonato, mas com certeza fica boa. Pelo que me lembro, conseguia variar entre 17 e 20 graus. Vai sem medo!

Seu improviso ai ficou massa mim!!
to fazendo desse jeito.. uma garrafa de 1,5L congelada dentro o cooler.. fiz a brassagem hj...
A unica coisa q eu to meio receoso é que o termômetro ta medindo uns 14, 15 graus dentro do cooler... assim ta tranquilo? o liquido dentro do fermentador vai estar mais quente, ou pode dar algum problema com fermentação em temperatura muito baixa?

Inclusive, quais as consequências de uma temperatura de 15 graus na fermentação (estou fazendo uma APA).

Veleeu
 
Leandro, já te disse isso em outro tópico. É tranquilo fazer cerveja assim, utilizando um cooler e refrigerando desse jeito. Não é o mundo perfeito, mas da pra fazer boas cervejas tranquilo. Além desse desse vídeo que eu enviei aí em cima, tem tópicos aqui no fórum relatando experiências sobre isso.

Siim, falou, e me deu um animo a mais pra continuar hahaha... valeu!!

Esse lance que eu falei ai em cima, do cooler ficar a uns 14 graus, acha que ta de boa, deixa assim? ou melhor eu colocar uma garrafa menor, tipo de 1L, 600ml?

Abraços
 
Seu improviso ai ficou massa mim!!
to fazendo desse jeito.. uma garrafa de 1,5L congelada dentro o cooler.. fiz a brassagem hj...
A unica coisa q eu to meio receoso é que o termômetro ta medindo uns 14, 15 graus dentro do cooler... assim ta tranquilo? o liquido dentro do fermentador vai estar mais quente, ou pode dar algum problema com fermentação em temperatura muito baixa?

Inclusive, quais as consequências de uma temperatura de 15 graus na fermentação (estou fazendo uma APA).

Veleeu
Logo no começo ficava a uns 15 mesmo. Com o passar do tempo essa temperatura sobe. Vale lembrar que essa é a temperatura dentro do cooler, o líquido no balde, provavelmente estará a uma temperatura maior. Se não tiver subido tanto a temperatura, aumente o tempo da troca das garrafas. Eu trocava sempre uma vez por dia, até onde lembro.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
Logo no começo ficava a uns 15 mesmo. Com o passar do tempo essa temperatura sobe. Vale lembrar que essa é a temperatura dentro do cooler, o líquido no balde, provavelmente estará a uma temperatura maior. Se não tiver subido tanto a temperatura, aumente o tempo da troca das garrafas. Eu trocava sempre uma vez por dia, até onde lembro.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
Logo no começo ficava a uns 15 mesmo. Com o passar do tempo essa temperatura sobe. Vale lembrar que essa é a temperatura dentro do cooler, o líquido no balde, provavelmente estará a uma temperatura maior. Se não tiver subido tanto a temperatura, aumente o tempo da troca das garrafas. Eu trocava sempre uma vez por dia, até onde lembro.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
Logo no começo ficava a uns 15 mesmo. Com o passar do tempo essa temperatura sobe. Vale lembrar que essa é a temperatura dentro do cooler, o líquido no balde, provavelmente estará a uma temperatura maior. Se não tiver subido tanto a temperatura, aumente o tempo da troca das garrafas. Eu trocava sempre uma vez por dia, até onde lembro.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

Logo no começo ficava a uns 15 mesmo. Com o passar do tempo essa temperatura sobe. Vale lembrar que essa é a temperatura dentro do cooler, o líquido no balde, provavelmente estará a uma temperatura maior. Se não tiver subido tanto a temperatura, aumente o tempo da troca das garrafas. Eu trocava sempre uma vez por dia, até onde lembro.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
Boa tarde, como está aferindo a temperatura do liquido do seu fermentador? Há uma diferença entre aferir a temperatura do ambiente la dentro e do liquido q está la dentro do balde.
 
Fala galera,

Estou pra testar uma técnica de "controle" de temperatura de pobre que eu vi em alguns blogs, queria a opinião de vcs.
Vou fazer minha primeira brassagem esse domingo e não tenho uma geladeira pra fazer a fermentação controlada, e pra minha surpresa, essa semana aqui em BH começou a fazer até 30ºC durante o dia, por isso resolvi testar essa alternativa.

A idéia é simples, e não é nada de controle da temperatura, apenas uma tentativa de abaixa-la durante a fermentação:
Colocarei o balde fermentador dentro de um cooler, e junto a ele 2 garrafas PET com agua congeladas (como a que ta na foto), e manter o cooler fechado. A intenção é conseguir abaixar a temperatura interna do cooler a aproximadamente 17ºC...

Vou fazer um teste amanhã deixando só uma garrafa dentro dele, sem o fermentador, e ver a que temperatura fica o cooler.
Alguém já fez isso? funciona?
View attachment 119218
Valeu!
Boa tarde,

Sofri em Goiânia quando comecei as brassagens. Mesmo problema seu. Aqui 30º é temperatura corriqueira, então praticamente inviável não controlar a temperatura. Quebrando a cara, aprendi que algum controle da temperatura é melhor que nenhum. Essa técnica (que já usei bastante) não vai te dar bons resultados em manter a temperatura constante, mas vai ajudar o seu mosto a não passar dos vinte e poucos graus. Dica: meça a temperatura dentro de uma garrafa com água, ao invés do ar do cooler, a temperatura do ar varia em poucos segundos, a da água demanda mais tempo, fica uma medição "menos errada".

Um tempo depois fiz uma gambiarra com uma pastilha peltier e um controladorzinho de temperatura xingling, já melhorou minha vida, mas ainda só conseguia manter a caixa fresca, acabava colocando uma garrafa com gelo para ajudar. Depois que a coisa toda derreteu e quase incendiou tudo (sério mesmo)... Então, resolvi comprar uma geladeira e um controlador. Meu apartamento é minúsculo, então optei pelo frigobar. Sério cara, depois do susto, vi que economizar nesse caso não vale tanto a pena. Ainda dá pra achar um TIC 17 por uns 100 reais e uma geladeira velha (sem as grades e a carcaça detonada) por um pouco mais que isso.

Dá pra fazer cerveja só na caixa térmica sim, é assim que a gente começa (com pouquíssima grana rsrsrs) e vai tomando gosto e melhorando o equipamento aos poucos, mas pode ter certeza que uma câmara refrigerada pro fermentador vai fazer uma diferença perceptível na sua qualidade final.

Um abraço, boas cervejas.

Roberto.
 

Attachments

  • 1.jpg
    1.jpg
    97.2 KB · Views: 48
  • 2.jpg
    2.jpg
    64.2 KB · Views: 42
Boa tarde,

Sofri em Goiânia quando comecei as brassagens. Mesmo problema seu. Aqui 30º é temperatura corriqueira, então praticamente inviável não controlar a temperatura. Quebrando a cara, aprendi que algum controle da temperatura é melhor que nenhum. Essa técnica (que já usei bastante) não vai te dar bons resultados em manter a temperatura constante, mas vai ajudar o seu mosto a não passar dos vinte e poucos graus. Dica: meça a temperatura dentro de uma garrafa com água, ao invés do ar do cooler, a temperatura do ar varia em poucos segundos, a da água demanda mais tempo, fica uma medição "menos errada".

Um tempo depois fiz uma gambiarra com uma pastilha peltier e um controladorzinho de temperatura xingling, já melhorou minha vida, mas ainda só conseguia manter a caixa fresca, acabava colocando uma garrafa com gelo para ajudar. Depois que a coisa toda derreteu e quase incendiou tudo (sério mesmo)... Então, resolvi comprar uma geladeira e um controlador. Meu apartamento é minúsculo, então optei pelo frigobar. Sério cara, depois do susto, vi que economizar nesse caso não vale tanto a pena. Ainda dá pra achar um TIC 17 por uns 100 reais e uma geladeira velha (sem as grades e a carcaça detonada) por um pouco mais que isso.

Dá pra fazer cerveja só na caixa térmica sim, é assim que a gente começa (com pouquíssima grana rsrsrs) e vai tomando gosto e melhorando o equipamento aos poucos, mas pode ter certeza que uma câmara refrigerada pro fermentador vai fazer uma diferença perceptível na sua qualidade final.

Um abraço, boas cervejas.

Roberto.

Hahaha!! Boa, Roberto!
Também acho que as vezes tentando economizar fazemos umas economias porcas... mas no momento é inviável a compra de geladeira+controlador (por preço e espaço).
Cara, o termometro solto ali no cooler, ja tem umas 20h que está parado nos 14-15º... Apesar de tudo, estou confiante em ter uma temperatura de fermentação baixa e nem taaao variável...
Esse frigobar consul aí, você pagou pouco mais de 100 reais nela?? Parece novinha!! E outra, nela cabe o balde de 22L?

Abraços!
 
A temperatura externa vai Passar longe da temperatura da breja. Relaxe! A ideia de usar água é valida, devido às capacitância térmica da mesma.
Uma coisa simples e fácil de fazer é um armengue que um colega fez: ele copiou uma câmara com isopor do YouTube (busque por son's of fernentation, acho que é esse o nome) e colocou uma ventoinha acionada por um timer de camelô.

https://www.google.com.br/url?sa=t&...CCEwAQ&usg=AFQjCNF1sHlk2z9QIx28jtvfnGP_UlkifA

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Só pra dar um feedback do que está rolando agora. Estou deixando o cooler sempre com uma garrafa congelada dentro, e pra minha surpresa, a temperatura interna do cooler está se mantendo estável em 15º (não to vendo variação nem de +-1º).
A cerveja dentro do balde imagino estar em uma temperatura dentro do desejado (18-19º), não tenho como medir ela, pois só tenho aquele termômetro que uso na mosturação. O blowoff tá metralhando borbulhas igual louco!! hehehe
Depois dou mais feedback!
Abraços
 
Só pra dar um feedback do que está rolando agora. Estou deixando o cooler sempre com uma garrafa congelada dentro, e pra minha surpresa, a temperatura interna do cooler está se mantendo estável em 15º (não to vendo variação nem de +-1º).
A cerveja dentro do balde imagino estar em uma temperatura dentro do desejado (18-19º), não tenho como medir ela, pois só tenho aquele termômetro que uso na mosturação. O blowoff tá metralhando borbulhas igual louco!! hehehe
Depois dou mais feedback!
Abraços
Vai dar tudo certo. Eu me lembro do cheiro da breja que ficava dentro do cooler, muito bom. A primeira cerveja que fiz foi com o lúpulo Galaxy e o cheiro era muito intenso.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
Ah, pessoal, eu tenho uma outra duvida..
depois que a cerveja parar de atenuar (terminar a fermentação primaria) eu vou fazer a fermentação secundaria por uns 5 dias a 20-22º.
Após a fermentação secundaria, posso fazer a maturação na geladeira de casa a 4ºC por uns 10 dias?
Essa temperatura de maturação tá de boa, ou tem alguma outra faixa indicada?

Valeu!
 
Hahaha!! Boa, Roberto!
Também acho que as vezes tentando economizar fazemos umas economias porcas... mas no momento é inviável a compra de geladeira+controlador (por preço e espaço).
Cara, o termometro solto ali no cooler, ja tem umas 20h que está parado nos 14-15º... Apesar de tudo, estou confiante em ter uma temperatura de fermentação baixa e nem taaao variável...
Esse frigobar consul aí, você pagou pouco mais de 100 reais nela?? Parece novinha!! E outra, nela cabe o balde de 22L?

Abraços!


Olá Leandro, sei como é essa inviabilidade. Já passei por isso. rsrsrs

Sobre o frigobar, esse comprei novo mesmo. Peguei numa promoção do walmart um tempo atrás e saiu por 500 e poucos reais (com frete). Na época eu tinha achado uma geladeira relativamente antiga com meu vizinho por 120 reais (mas estava oca, sem nenhuma das prateleiras.
O que não é problema pro nosso caso). Acabei optando pelo frigobar, unicamente pela questão do espaço mesmo.

As medidas internas são 40 largura, 40 profundidade, 47 altura (até o congelador). O balde de 22 L tem em média uns 40 cm (já vi com 38 até 43) então cabe sim, entretanto, se for usar um airlock tradicional, você aumenta muito a altura e não vai caber. Eu uso um borbulhador bem simples de mangueirinha dentro de uma garrafa, apoiado do lado do balde. Usei um airlock uma única vez, mas não vi vantagem prática nenhuma.

Se resolver comprar um e ficar na dúvida sobre as medidas, faça como eu fiz. Procure numa loja física, meça com a trena antes e compare as medidas do seu fermentador.

Sucesso no novo hobby.

:mug:

Roberto
 
Só pra dar um fechamento pra esse tópico que eu abri:

Fiz a cerveja fermentando do jeito que eu citei, e depois deixei uns 5 dias fazendo fermentação secundaria a temperatura ambiente (20 a 22 graus), maturei por uma semana e envasei....
Ela ficou pronta ha uma semana e o resultado, na minha opinião, foi excelente!! Sinceramente, essa APA ficou muito boa e no meu paladar e de outros amigos (leigos que nem eu) não senti off flavours, todo mundo gostou bastante.
Ou seja, pode nao ser o ideal, mas dá certo!!

Valeu!
 
No começo eu também tinha esse controle improvisado.

Na minha experiência só funcionou bem com cervejas que levavam US-05 como fermento. Este é um fermento que perdoa um controle improvisado.

Já com o S-04.... Uma bagunça total. Qualquer elevação de temperatura joga um monte de gosto esquisito na cerveja.

Se for continuar com teu controle, se mantenha nos estilos americanos.

Valeu!
 
Só pra dar um fechamento pra esse tópico que eu abri:

Fiz a cerveja fermentando do jeito que eu citei, e depois deixei uns 5 dias fazendo fermentação secundaria a temperatura ambiente (20 a 22 graus), maturei por uma semana e envasei....
Ela ficou pronta ha uma semana e o resultado, na minha opinião, foi excelente!! Sinceramente, essa APA ficou muito boa e no meu paladar e de outros amigos (leigos que nem eu) não senti off flavours, todo mundo gostou bastante.
Ou seja, pode nao ser o ideal, mas dá certo!!

Valeu!

APA e IPA perdoa muito esse tipo de coisa. No primeiro ano no hobby, fiquei preso nesse estilo porque não tinha grana e espaço pra comprar um freezer.
Quaquer coisa mais elaborada simplesmente não ficava legal. Ficava bebível, mas entre o bebível e o excelente, há um precipício de distância.

Com o advento do freezer, o que era excelente passou a não satisfazer.

"Raise the bar", sempre!
 
APA e IPA perdoa muito esse tipo de coisa. No primeiro ano no hobby, fiquei preso nesse estilo porque não tinha grana e espaço pra comprar um freezer.
Quaquer coisa mais elaborada simplesmente não ficava legal. Ficava bebível, mas entre o bebível e o excelente, há um precipício de distância.

Com o advento do freezer, o que era excelente passou a não satisfazer.

"Raise the bar", sempre!

Concordo com o Raise the bar! meu irmão ganhou uma cervejeira, que por sorte cabe um galão de 20L nela hahaha.. Ou seja, ontem fizemos uma American IPA e estamos fermentando nela... Quero ver se noto alguma diferença na qualidade das duas cervas...

Com o controle no freezer, qual a variação de temperatura recomendável? Colei o sensor na parede do galão, com um isopor isolando em volta, e setei o termostato para variar entre 18,8˚ e 19,3˚ (0,5˚ de variação)

Abraço!
 
Concordo com o Raise the bar! meu irmão ganhou uma cervejeira, que por sorte cabe um galão de 20L nela hahaha.. Ou seja, ontem fizemos uma American IPA e estamos fermentando nela... Quero ver se noto alguma diferença na qualidade das duas cervas...

Com o controle no freezer, qual a variação de temperatura recomendável? Colei o sensor na parede do galão, com um isopor isolando em volta, e setei o termostato para variar entre 18,8˚ e 19,3˚ (0,5˚ de variação)

Abraço!
Boa tarde Leandro,

Eu fico com histerese de 0,5ºC como você, tenho conseguido manter a temperatura desejada e sem muitos acionamentos da geladeira. Lembre-se só de programar o retardo do seu termostato para não acontecerem acionamentos muito próximos do compressor do seu refrigerador. Principalmente em localidades muito quentes é um aspecto importante a se considerar, afinal nosso desejo é que a geladeira/freezer dure bastante. Me recomendaram pelo menos 6 minutos (240 segundos), o meu está com um pouco mais de tempo.
 
Concordo com o Raise the bar! meu irmão ganhou uma cervejeira, que por sorte cabe um galão de 20L nela hahaha.. Ou seja, ontem fizemos uma American IPA e estamos fermentando nela... Quero ver se noto alguma diferença na qualidade das duas cervas...

Com o controle no freezer, qual a variação de temperatura recomendável? Colei o sensor na parede do galão, com um isopor isolando em volta, e setei o termostato para variar entre 18,8˚ e 19,3˚ (0,5˚ de variação)

Abraço!

Cara, 0,5ºC é um valor bem aceito pela maioria dos cervejeiros, inclusive é o que eu uso aqui em casa. :)

Sobre a fermentação, provavelmente tu vai perceber um sabor mais limpo nessa cerveja que você está fazendo.

É gostoso perceber esse tipo de evolução.

Abraço.
 
Back
Top