Controlador Craftbeerpi

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Qual painel você está usando ? Marca, modelo e dimensões ?

Não sei a marca, mas é dos mais simples que vc encontra em loja de material elétrico.

Eu mesmo montei o painel. A placa controladora eu adquiri da Controlbeer (www.controlbeer.com.br) e as peças internas adquiri no Mercado livre.

Os SSR eu adquiri da marca NOVUS pois me informaram que era de melhor qualidade e um amigo estava usando outro que queimava com frequência.

O tamanho do painel é 40 x 50 x 20 cm (LxAxP). Se eu fosse montar outro painel eu ia adquirir um menor, acho que um de 40 x 30 estava ótimo.

Eu gostei da placa controladora pois junto com ela foi fornecido um manual de instalação e configuração. Isso foi bom pois não sou da área de elétrica nem da computação.

Era mais barato adquirir um controlador pronto no mercado livre mas o prazer de montar o seu controlador não tem preço.

Na tampa do painel já tem o furo para o display, falta apenas um cabo para instalar. painel 1.jpg painel 2.jpg painel 3.jpg painel 4.jpg painel 6.jpg painel 7.jpg painel 8.jpg
 
Não sei a marca, mas é dos mais simples que vc encontra em loja de material elétrico.

Eu mesmo montei o painel. A placa controladora eu adquiri da Controlbeer (www.controlbeer.com.br) e as peças internas adquiri no Mercado livre.

Os SSR eu adquiri da marca NOVUS pois me informaram que era de melhor qualidade e um amigo estava usando outro que queimava com frequência.

O tamanho do painel é 40 x 50 x 20 cm (LxAxP). Se eu fosse montar outro painel eu ia adquirir um menor, acho que um de 40 x 30 estava ótimo.

Eu gostei da placa controladora pois junto com ela foi fornecido um manual de instalação e configuração. Isso foi bom pois não sou da área de elétrica nem da computação.

Era mais barato adquirir um controlador pronto no mercado livre mas o prazer de montar o seu controlador não tem preço.

Na tampa do painel já tem o furo para o display, falta apenas um cabo para instalar.View attachment 122389 View attachment 122390 View attachment 122391 View attachment 122392 View attachment 122393 View attachment 122394 View attachment 122395
Obrigado pela rápida resposta....

Funcionou a instalação certo?

Já chegou a testar os sensores nesta nova versão ?
 
Quanto ao raspberry 4, já é possível instalar o craftbeerpi 4 nele ou ainda está em fase de desenvolvimento?

O craftbeerpi3 roda no raspberrypi4?
 
CBPI 4 está em desenvolvimento.
CBPI 3 pode instalar no RaspberryPI 4.
Saberia em o formar oque preciso fazer para utilizar o craftbeer no sistema a gás ??
Estou tendo problema após atingir a temperatura desejada a a solenoide do gás liga e desliga muito rápido para manter a temperatura quero ajustar essa histerese para demorar mais, sabe me informa ?
 
Saberia em o formar oque preciso fazer para utilizar o craftbeer no sistema a gás ??
Estou tendo problema após atingir a temperatura desejada a a solenoide do gás liga e desliga muito rápido para manter a temperatura quero ajustar essa histerese para demorar mais, sabe me informa ?

Pra uso com gás vc tem que usar a lógica Histerese e não a PID.
Vc ajusta por exemplo 2° de histerese e então a solenoide será acionada somente quando a temperatura atingir 2° a menos que a de setpoint.
 
Instalei recentemente o Craftbeerpi3, uso ele com um SSR e resistência.

Vi que a potência da resistência pode ser alterada via software.

Para isso o SSR deverá estar ligado a uma porta PWM do raspberry ou uma GPIO comum dá conta do recado?
 
Isso mesmo, o craftbeer controla a porcentagem de potencia que quer usar.
Vc pode usar qualquer GPIO, se não me engano todas podem ser emuladas com PWM, então oq vc tem que fazer é informar pro craftbeerpi quais serão as saídas que vc vai usar o PWM.
 
Novo plugin de proteção.
Ele foi feito pra controlar um relé que vai desativar o SSR se acaso ele queimar durante o processo de mostura.
Ex: Vc configura uma temperatura alvo, se acaso a temperatura de mostura passar da de setpoint e chegar nessa temperatura configurada, esse novo plugin vai acionar o relé desacoplando a resistência. Como relés mecânicos raramente encontra-se acima de 30A, então oq pode-se fazer é adicionar uma contatora após o relé mecânico e ou adicionar um disjuntor em que ao acionar a proteção o relé fecha um curto no disjuntor desarmando ele.

https://github.com/exoticatom/ModMa...zW9kQoqL5TuYM6IZ3qQ_HUye2ajpBmjiW8bQfiB8rGn6Y
 
Isso mesmo, o craftbeer controla a porcentagem de potencia que quer usar.
Vc pode usar qualquer GPIO, se não me engano todas podem ser emuladas com PWM, então oq vc tem que fazer é informar pro craftbeerpi quais serão as saídas que vc vai usar o PWM.

Boa tarde,

Quando seleciono no craftbeerpi3 que a porta é GPIOPWM o sistema manda informar qual a frequência em hertz.
Essa é a frequencia padrão no Brasil (60Hz)?
 
Uma dúvida que tenho... eu utilizei na configuração do SSR: GPIOSimple. Tevo usar o GPIOPWM ?
 
Vc tem que designar a GPIO pra PWM se for usar com SSR.
Provavelmente isso é pra evitar de ter várias GPIOs em modo PWM puxando mais memória de processamento.
 
Pode colocar direto no raspberry, mas saiba oq está fazendo pq senão vc vai queimar ele.
 
É necessário ter a interface ou podemos colocar tudo apenas no Raspberry?
A importância da interface é poder alterar a voltagem e corrente do comando de acionamento de SSRs... a voltagem dos GPIO é de 3,3V e padrão de 8 mA por pin. Normalmente, os SSRs que você encontra no mercado são acionados com voltagem mínima de 4,0-5,0V. Aqueles FOTEK podem ser acionado por ate 3,0 Volts, mas quando exigidos, a pin do RPi não possui corrente pra segurar o SSR acionado... Daí, uma interface cai bem por oferecer voltagem acima de 5V, a depender do projeto.
 
É necessário ter a interface ou podemos colocar tudo apenas no Raspberry?

Leandro, montei meu sistema usando a interface, realmente funciona muito bem.

Estou montando outro sistema sem a interface, estou usando um "optoisolador" que paguei 18 reais no Mercado Livre e um módulo de relê com "optoacopladores" para evitar danos na raspberrypi.

O módulo de relês será usado para acionar a bomba de recirculação e geladeiras na fermentação, já o optoisolador será usado para acionar o SSR da resistência.

Estou em fase de testes e está funcionando bem (apenas não instalei o optoisolador pois chegou ontem).

Segue a foto do optoacoplador e do módulo de relês.
 

Attachments

  • módulo de relês.jpg
    módulo de relês.jpg
    47 KB · Views: 24
  • Optoacoplador.JPG
    Optoacoplador.JPG
    38.8 KB · Views: 24
Last edited:
Eu peguei um SSR de 100A que a entrada é de 3 a 32v. Então posso ligar normalmente sem precisar da Interface, não é isso?

Obrigado pelo ajuda pessoal.

Optoisolado - Vou ter que pesquisar como isso funciona.

Eu ia colocar apenas um Dimmer de 6000w para 110v na minha panela.
Eu já tenho o Dimmer.
Igual esse que vende no mercadolivre.

dimmer-dimer-65a-12000w-220v6000w-110v-D_NQ_NP_786882-MLB31183766952_062019-O.webp

Mas acabei resolvendo pegar um sistema automático.
Mas não estava querendo comprar placa de interface.
Vi um sistema bastante simples que um repaz postou no Youtube.
O BrewUno. Segue o link:

Estou em dúvida entreo BrewUno e o Craftbeer.
Alguem sabe mais um outro sistema que não precise de placa de interface?
 
Last edited:
Gostei demais do craftbeer, por enquanto não troco por outro sistema.

100A? dá para acionar uma resistência monstruosa com isso.

Nesse final de semana te mando um vídeo do optoisolador (se funcionar).
 
Sim, peguei esse porque aí irei trabalhar com uma folga grande.
Pelo que vi o Craftbeer dá pra usar sem a placa de interface, igual ao BrewUno.
Acabou que vendi o Raspberry. Mas vou pegar mais pra testar também.
Mas posta as fotos aí pra gente.
 
Olá pessoal, possuo o sistema Cbp a um bom tempo e sempre tive problemas com minha panela de fervura ( que sempre resolvi com um ebulidor), meu problema é que não consigo uma fervura vigorosa e intensa, meus sensores estão perfeitamente calibrados, rodei o Pid Auto Tune duas vezes e coloquei os parâmetros que retornou no Pid boil segue foto em anexo, não sei oq estou fazendo de errado mas gostaria de uma ajudinha, resistência de 6k em uma panela de 85l, será que devo usar um plugin diferente ou estou configurando errado, valeu.
 

Attachments

  • FA64306A-1899-4792-BEFB-09E23891DB6E.jpeg
    FA64306A-1899-4792-BEFB-09E23891DB6E.jpeg
    47.2 KB · Views: 43
Acho que vc teria que elevar a potência da sua resistência.
Obrigado pela dica, mas já testei a resistência ligando ela direto na energia sem passar pelo Cbpi e ela dá conta de uma fervura vigorosa, então por este motivo que acredito estar configurando algo de errado, os condutores usados são 10mm.
 
Obrigado pela dica, mas já testei a resistência ligando ela direto na energia sem passar pelo Cbpi e ela dá conta de uma fervura vigorosa, então por este motivo que acredito estar configurando algo de errado, os condutores usados são 10mm.

Está correto amigo, pois nenhum sistema semi condutor consegue conduzir 100% da energia sem ao menos consumi-la um pouco, por isso que o SSR esquenta e isso quer dizer que ele está consumindo um pouco da potência que comuta.
Se vc quer utilizar um controlador e com uma potência suficiente pra uma fervura vigorosa, então eleve a potência da sua resistência.
 
Olá pessoal, possuo o sistema Cbp a um bom tempo e sempre tive problemas com minha panela de fervura ( que sempre resolvi com um ebulidor), meu problema é que não consigo uma fervura vigorosa e intensa, meus sensores estão perfeitamente calibrados, rodei o Pid Auto Tune duas vezes e coloquei os parâmetros que retornou no Pid boil segue foto em anexo, não sei oq estou fazendo de errado mas gostaria de uma ajudinha, resistência de 6k em uma panela de 85l, será que devo usar um plugin diferente ou estou configurando errado, valeu.

Eu já li em algum lugar e por experiência própria a resistência tem que ter 1000W para cada 10 Litros de agua para uma fervura vigorosa. No seu caso 85 Litros acho que uma de 8500W resolveria seu problema.
 
Vários fatores influenciam, a altura do nível do mar é um dos fatores que tem que ser considerado, por exemplo aqui onde estou (apóx. 550m) ferve a 96 - 97°C, no nível do mar é 99°C e esses 2°C fazem uma bela diferença quanto a capacidade de aquecimento do seu equipamento.
Vc tem que observar tbm que uma panela maior tem maior área de contato com o ar e isso ajuda a resfriar ela, então pode ser que uma manta em volta dela ajude a chegar na t° de fervura mais rápido ou só chegar. srrsrsrsrs

Eu estou utilizando uma de 3000W e faço fervuras de 35L a 97ºC tranquilo, minha panela é de 40L.
 
Fala pessoal blz, estou acompanhando o tópico que por sinal está sendo muito esclarecedor de fato, também acompanhando o canal no youtube do nosso amigo
BullBrewing que está sendo muito esclarecedor. Estou montando minha interface ainda na protoboard, porem já bem funcional. Estou querendo colocar na face da caixa junto ao monitor dois botoes iluminados que indicam quando a bomba está ligada e quando a resistência está ligada. No caso da resistência eu consegui fazer funcionar ligando o led no polo positivo e negativo do impult do SSR porem a bomba que no caso estarei usando um relé, ela trabalha ao contrario, quando ligo o led na gpio usado para acionar a bomba já aparece acesa e quando aciono o relé ela desliga, alguém tem a solução de onde eu ligo o led. Valeu!
 
Last edited:
Bom dia pessoal, lendo este forum me animei de construir meu controlador com o CraftbeerPi. Vou usar um monitor antigo conectado ao HDMI do rasp comprei na china uma tela touch capacitiva para facilitar o uso direto na interface do controlador. A medida que for progredindo aqui vou postando as fotos para a galera que deseja fazer o seu. Sugestões são bem vindas.

Mandei produzir a PCB para interface com o rasp, penso que conectar direto pode ser arriscado. Como o custo na Micropress para fazer uma ou dez placas era o mesmo, fiz dez claro, tenho outras nove sobrando (R$92,00). Se alguem tiver interesse me dá um toque que crio um anuncio no ML. Estimo que os custos totais dos componentes da placa é algo em torno de 50,00 fora os SSRs.

 
Estou montando minha interface ainda na protoboard, porem já está bem funcional. Estou querendo colocar na face da caixa junto ao monitor dois sinaleiros iluminados que indicam quando a bomba está ligada e quando a resistência está ligada. No caso da resistência eu consegui fazer funcionar ligando o led no polo positivo e negativo do impult do SSR porem a bomba que no caso estarei usando um relé, ela trabalha ao contrario, quando ligo o led na gpio usado para acionar a bomba já aparece acesa e quando aciono o relé ela desliga, alguém tem a solução de onde eu ligo o led. Valeu![/QUOTE]
Sinaleira.PNG

Gostaria de agradecer nosso amigo aqui do fórum ( BullBrewing ) que me enviou um esquema de ligação de um sinaleiro 220v, caso alguém tenha a mesma duvida segue o print do esquema. Abç
 
Last edited:
Estou montando minha interface ainda na protoboard, porem já está bem funcional. Estou querendo colocar na face da caixa junto ao monitor dois sinaleiros iluminados que indicam quando a bomba está ligada e quando a resistência está ligada. No caso da resistência eu consegui fazer funcionar ligando o led no polo positivo e negativo do impult do SSR porem a bomba que no caso estarei usando um relé, ela trabalha ao contrario, quando ligo o led na gpio usado para acionar a bomba já aparece acesa e quando aciono o relé ela desliga, alguém tem a solução de onde eu ligo o led. Valeu!
View attachment 122740

Gostaria de agradecer nosso amigo aqui do fórum ( BullBrewing ) que me enviou um esquema de ligação de um sinaleiro 220v, caso alguém tenha a mesma duvida segue o print do esquema. Abç

Vc pode inverter a lógica do acionamento da bomba e ai tem que inverter os pinos do Relé se ele for NA/NF, então irá casar com o acionamento da bomba e liga-led.
Ou vc pode adicionar mais um relé em paralelo com o relé da bomba, dessa forma vc usa os contatos com lógica inversa ao que vc usou para o relé.
 
Alguém sabe dizer se o no craftbeerpi, eu consigo fazer a minha resistência (3500W) trabalhar à 2000W ?
 
Back
Top