Controlador Craftbeerpi

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
alguém utiliza o RaspberryPints?

Eu uso mas não consegui colocar no mesmo cartão do CBPi por conta da versão do Raspbian. E eu não quis trocar a versão pq meu CBPi tá funcionando redondo. Deu um P... trabalho pra fazer funcionar... acho q umas 3 semanas tentando. Mas consegui... ;)
 
Eu uso mas não consegui colocar no mesmo cartão do CBPi por conta da versão do Raspbian. E eu não quis trocar a versão pq meu CBPi tá funcionando redondo. Deu um P... trabalho pra fazer funcionar... acho q umas 3 semanas tentando. Mas consegui... ;)
Manda umas fotos para ver como ficou o sistema.
 
Eu entendo um pouco de php, que é uma das linguagens usadas no RaspberryPints... então, mudei alguma coisa... tipo, qdo zera a contagem do barril, no original começa e ficar um valor negativo. Eu mudei para "Vazio".
De resto, praticamente tudo igual. Não consegui fazer funcionar a temperatura mas pra mim não é importante pq já tenho um TIC no kegerator. Eu ainda não coloquei o sensor de fluxo (fisicamente) no barril pq meu barril tá praticamente vazio. Vou fazer uma brassagem nesse feriado. Então, não tenho fotos de tudo montado. Mas a cara ficou assim:

 
Eu entendo um pouco de php, que é uma das linguagens usadas no RaspberryPints... então, mudei alguma coisa... tipo, qdo zera a contagem do barril, no original começa e ficar um valor negativo. Eu mudei para "Vazio".
De resto, praticamente tudo igual. Não consegui fazer funcionar a temperatura mas pra mim não é importante pq já tenho um TIC no kegerator. Eu ainda não coloquei o sensor de fluxo (fisicamente) no barril pq meu barril tá praticamente vazio. Vou fazer uma brassagem nesse feriado. Então, não tenho fotos de tudo montado. Mas a cara ficou assim:


Muito bom, mas como está sendo feita a leitura dos litros bebidos?
 
A leitura é feita por um sensor de fluxo (sensor hall)... aqui tem uns pra vc ver como é...

https://www.google.com.br/search?bi....0....0...1c.1.64.img..0.0.0....0.sB1omi-TdCA

No ML tá uns 30,00. No RaspberryPints eles indicam um outro mas é meio salgado (SF800 - Low Pressure Flow Meter). Custa 80 dólares com o frete. A diferença é a margem de erro. Nesse é bem pequena (+/- 1%) enquanto que no outro, dependendo do que vc comprar, chega a 10%. Eu consegui um no Aliexpress que diz ter entre 2% e 5%. Vai depender do teu uso. Se vc quer precisão, tem um custo.
 
A leitura é feita por um sensor de fluxo (sensor hall)... aqui tem uns pra vc ver como é...

https://www.google.com.br/search?bi....0....0...1c.1.64.img..0.0.0....0.sB1omi-TdCA

No ML tá uns 30,00. No RaspberryPints eles indicam um outro mas é meio salgado (SF800 - Low Pressure Flow Meter). Custa 80 dólares com o frete. A diferença é a margem de erro. Nesse é bem pequena (+/- 1%) enquanto que no outro, dependendo do que vc comprar, chega a 10%. Eu consegui um no Aliexpress que diz ter entre 2% e 5%. Vai depender do teu uso. Se vc quer precisão, tem um custo.

Blz, vou te chamar no privado.
 
Boa tarde galera,
Estou estudando sobre o assunto, sou iniciante nessa área de "automação cervejeira" (acho que podemos chamar assim né? kkkkk) e vendo pela página do Craftbeerpi, no link Hardware Wiring , identifiquei que ele tem a possibilidade de controlar até 8 dispositivos (SSR, bomba agitador, etc).
Isso está certo, ou é somente a limitação da placa "CraftBeer Pi Extension Board" que está no site? Se há a possibilidade de controlar mais dispositivos através da GPIO, até quantos mais poderíamos controlar?
Pergunto isso, pois no sistema que estou planejando tenho no total 9 dispositivos a serem controlados, que são eles 1 bomba, 3 resistências, 4 válvulas solenóides e 1 agitador.

Grato

Rodrigo Dracxler
 
Last edited:
Boa tarde galera,
Estou estudando sobre o assunto, sou iniciante nessa área de "automação cervejeira" (acho que podemos chamar assim né? kkkkk) e vendo pela página do Craftbeerpi, no link Hardware Wiring , identifiquei que ele tem a possibilidade de controlar até 8 dispositivos (SSR, bomba agitador, etc).
Isso está certo, ou é somente a limitação da placa "CraftBeer Pi Extension Board" que está no site? Se há a possibilidade de controlar mais dispositivos através da GPIO, até quantos mais poderíamos controlar?
Pergunto isso, pois no sistema que estou planejando tenho no total 9 dispositivos a serem controlados, que são eles 1 bomba, 3 resistências, 4 válvulas solenóides e 1 agitador.

Grato

Rodrigo Dracxler
O Raspberry tem uma limitação de corrente entrono de 16mA conforme pesquisas ai tem que se utilizar de optoacopladores para maximizar o uso da GPIO. No meu caso não uso a "CraftBeer Pi Extension Board"
 
O Raspberry tem uma limitação de corrente entrono de 16mA conforme pesquisas ai tem que se utilizar de optoacopladores para maximizar o uso da GPIO. No meu caso não uso a "CraftBeer Pi Extension Board"

Mais um assunto a estudar kkkkkkk. Obrigado Miguel
Mas é possível termos mais de 8 saídas? Você poderia publicar umas fotos do seu projeto?
 
Pessoal, eu e um grupo de amigos fizemos algumas placas de interface para o CraftbeerPI. Como somos em 5 e o pedido mínimo era de 10 placas estou com 5 sobrando.
Se alguém tiver interesse, estou vendendo essas 5 a preço de custo. O link do mercado livre está ai abaixo ou se preferir me chama do WhatsApp (27) 98118-2255.

https://produto.mercadolivre.com.br...tbeerpi-para-raspberry-pi-cerveja-caseira-_JM

Características da interface:
- 1 Entrada para alimentação 12V (recomendado 3A);
- 1 Entradas para sensores de temperatura (utilize a mesma entrada para mais sensores);
- 1 Entradas para sensores de fluxo;
- 6 Saídas para acionamento de carga (controle resistências, válvulas solenoide, bombas, agitadores, fermentadores entre outros dispositivos);
- 3 Saídas GPIO (Adicione sensores ou controle outros dispositivos);
- 1 Saída para buzzer ou sinaleiros sonoros;
- Regulador de tensão 5V para alimentação do Raspberry PI.

interface-craftbeerpi-para-raspberry-pi-cerveja-caseira-D_NQ_NP_947534-MLB29137715171_012019-F.jpg
 

Attachments

  • interface-craftbeerpi-para-raspberry-pi-cerveja-caseira-D_NQ_NP_947534-MLB29137715171_012019-F.jpg
    interface-craftbeerpi-para-raspberry-pi-cerveja-caseira-D_NQ_NP_947534-MLB29137715171_012019-F.jpg
    58 KB · Views: 131
  • PHOTO-2018-12-20-11-27-54.jpg
    PHOTO-2018-12-20-11-27-54.jpg
    79 KB · Views: 128
  • PHOTO-2018-12-20-11-27-54-1.jpg
    PHOTO-2018-12-20-11-27-54-1.jpg
    52 KB · Views: 129
  • PHOTO-2018-12-20-11-27-55.jpg
    PHOTO-2018-12-20-11-27-55.jpg
    56.4 KB · Views: 129
  • Sem título.png
    Sem título.png
    80.7 KB · Views: 118
Bom dia galera, sou leigo no assunto mais gostaria de montar um sistema para controlar a temperatura de 3 geladeiras, com controle através da minha rede... teria algum projeto desse aqui com passo a passo
 
Alguém pode me ajudar ? Instalei o craftbeerpi 3.0 e estou com dificuldade pra configurar. Na verdade não sei como vi uns videos mas é td muito rápido não consegui pegar. Preciso configurar uma panela de mostura e uma de fervura por enquanto. O sensores entendi mas a parte da bomba e das resistências me perdi. Se alguém puder passar um passo a passo agradeço.
 
Eu estou usando ...porém não está controlando certo o fermentador
Qual o problema?
Não é alguma configuração errada que vc fez?

Por exemplo escolheu um método de controle PID para controlar geladeira que tem delay longo para ligar e desligar o compressor.
Nesse caso teria que ser um controle por histerese.
 
FermentWifi em fase de testes!!!

É um sistema Wifi para controle da temperatura de fermentação de forma remota.

Pode ser controlado pelo app ou pelo craftbeerpi.

Nenhum endereço ip precisa ser configurado. Todo o sistema reconhece os outros dispositivos envolvidos.

Sensor de temperatura e controle de resfriador e aquecedor controlados por um só sistema wireless.

O plugin já está disponível na pagina de addons do craftbeerpi 3.

Pra mais infos, entra no grupo e me procura:

https://chat.whatsapp.com/GlMaYMtci4nEVsaNhiDgOx


Video do app
 

Attachments

  • Screenshot_2019-04-08-16-15-29-571_com.whatsapp.png
    Screenshot_2019-04-08-16-15-29-571_com.whatsapp.png
    253 KB · Views: 64
FermentWifi em fase de testes!!!

É um sistema Wifi para controle da temperatura de fermentação de forma remota.

Pode ser controlado pelo app ou pelo craftbeerpi.

Nenhum endereço ip precisa ser configurado. Todo o sistema reconhece os outros dispositivos envolvidos.

Sensor de temperatura e controle de resfriador e aquecedor controlados por um só sistema wireless.

O plugin já está disponível na pagina de addons do craftbeerpi 3.

Pra mais infos, entra no grupo e me procura:

https://chat.whatsapp.com/GlMaYMtci4nEVsaNhiDgOx


Video do app


Sensacional, é exatamente isso que eu preciso.... Meu fermentador fica em outro andar... E como já utilizo o craftbeerPi gostaria de aproveitar toda a automação por ele....... Parabéns!
 
FermentWifi em fase de testes!!!

É um sistema Wifi para controle da temperatura de fermentação de forma remota.

Pode ser controlado pelo app ou pelo craftbeerpi.

Nenhum endereço ip precisa ser configurado. Todo o sistema reconhece os outros dispositivos envolvidos.

Sensor de temperatura e controle de resfriador e aquecedor controlados por um só sistema wireless.

O plugin já está disponível na pagina de addons do craftbeerpi 3.

Pra mais infos, entra no grupo e me procura:

https://chat.whatsapp.com/GlMaYMtci4nEVsaNhiDgOx


Video do app


Uou!!! Top, oq eu estava esperando. srsrrsrs

Qual hardware vc utilizou para se comunicar com o CraftBeer, ESP8266?
Se for, tenho uma hardware legal pra aplicar ele, junto com a Central Cervejeira CraftBeer, vai ficar foda!! srsrrsrsrs
 
Uou!!! Top, oq eu estava esperando. srsrrsrs

Qual hardware vc utilizou para se comunicar com o CraftBeer, ESP8266?
Se for, tenho uma hardware legal pra aplicar ele, junto com a Central Cervejeira CraftBeer, vai ficar foda!! srsrrsrsrs


Esp8266!

O grande problema é colisão entre recebimento e envio de informações. Por http fica lento demais. Acho que vou tentar implementar mqtt.
 
Rapaz...vc tá no lucro....eu fiquei mais de 15 dias direto....e quem me ajudou foi o Diego Costa que tem uns vídeos no YouTube e fala sobre rasperrypi
Veja com ele... o meu problema foi um maldito serviço que não subia nem a pau...aí ele me ajudou a configurar manualmente...
Se me passar o email...eu mando toda conversa pra vc....
Boa sorte..
Amigo, boa noite, consegue me passar esses emails?? Estou tendo o mesmo problema, j tentei conectar se todo jeito é nada da certo, aparece a msg ERR_CONNECTION_REFUSED, se puder me ajudar agradeceria.
 
Eu entendo um pouco de php, que é uma das linguagens usadas no RaspberryPints... então, mudei alguma coisa... tipo, qdo zera a contagem do barril, no original começa e ficar um valor negativo. Eu mudei para "Vazio".
De resto, praticamente tudo igual. Não consegui fazer funcionar a temperatura mas pra mim não é importante pq já tenho um TIC no kegerator. Eu ainda não coloquei o sensor de fluxo (fisicamente) no barril pq meu barril tá praticamente vazio. Vou fazer uma brassagem nesse feriado. Então, não tenho fotos de tudo montado. Mas a cara ficou assim:

Olá,

Amigo, eu baixei esse projeto original do Git, porém o mesmo contém erros de conexão. Você fez algumas correções pra que ele se conecta-se ao banco?
 
Olá JadsonSL,

Na primeira vez que vc abre, vc tem q informar alguns dados para a conexão. O usuário e a senha que vc informou quando estava instalando. Na vdd eu abandonei o projeto pq meu sensor de fluxo não tava lendo quando eu tirava a cerveja. Só lia qdo eu assoprava com mais força na mangueira. Eu acho q tem q mexer nas configurações de leitura mas fiquei com preguiça...rs
 
Olá JadsonSL,

Na primeira vez que vc abre, vc tem q informar alguns dados para a conexão. O usuário e a senha que vc informou quando estava instalando. Na vdd eu abandonei o projeto pq meu sensor de fluxo não tava lendo quando eu tirava a cerveja. Só lia qdo eu assoprava com mais força na mangueira. Eu acho q tem q mexer nas configurações de leitura mas fiquei com preguiça...rs

Hmm, eu tô tentando inserir os dados de conexão, mas sempre me retorna um erro de acesso negado.

Já tentei alterar usuário, senha de root, senha de mysql, nada resolveu!! Achei que devido ao projeto ser antigo, seria necessário atualizar algumas informações no fonte.

Mas vou tentar uma última vez.
 
Acho q não é isso não... eu também tive um pouco de dificuldade na primeira vez. Então, eu instalei de novo e coloquei todas as senhas como "root". Usuario admin e senha root. Ou escolhe algum nome "padrão". Diferente da primeira vez q cada senha coloquei uma diferente. Assim, não tem como errar...rs... Em relação ao projeto ser antigo, a única coisa q eu sei q mudou foi o mysql, que agora é mais usado o mysqli. Mas isso não seria motivo para esse erro. Tenta aí e qq coisa coloca o erro aqui q eu dou uma olhada.. ou manda msg pq entro bem pouco aqui.
 
Bom dia, eu tinha um craftbeerpi V2.2 funcionando perfeitamente. Fiz a besteira de tentar atualizar para a V3 e não funciona mais. Já formatei o cartão SD umas 5 vezes. Toda vez que tento acessar o localhost:5000 o navegador informa que o acesso foi negado. Alguém já teve esse tipo de problema? Teriam alguma solução?
 
Bom dia, eu tinha um craftbeerpi V2.2 funcionando perfeitamente. Fiz a besteira de tentar atualizar para a V3 e não funciona mais. Já formatei o cartão SD umas 5 vezes. Toda vez que tento acessar o localhost:5000 o navegador informa que o acesso foi negado. Alguém já teve esse tipo de problema? Teriam alguma solução?
Verificou o endereço de IP?
 
Bom dia, eu tinha um craftbeerpi V2.2 funcionando perfeitamente. Fiz a besteira de tentar atualizar para a V3 e não funciona mais. Já formatei o cartão SD umas 5 vezes. Toda vez que tento acessar o localhost:5000 o navegador informa que o acesso foi negado. Alguém já teve esse tipo de problema? Teriam alguma solução?

A instalação do Craftbeerpi 3 está com um problema para importar algumas dependências, para resolver o problema execute os comandos abaixo:

cd craftbeerpi3
sudo pip install -r requirements.txt

2196m8k.jpg
 
Bom dia, eu tinha um craftbeerpi V2.2 funcionando perfeitamente. Fiz a besteira de tentar atualizar para a V3 e não funciona mais. Já formatei o cartão SD umas 5 vezes. Toda vez que tento acessar o localhost:5000 o navegador informa que o acesso foi negado. Alguém já teve esse tipo de problema? Teriam alguma solução?
Quando instalei o meu CBPI3, tentei fazer via wifi e sempre tive esse mesmo problema. Caso esteja fazendo via wifi, tenta fazer via cabo de rede.
 
Quando instalei o meu CBPI3, tentei fazer via wifi e sempre tive esse mesmo problema. Caso esteja fazendo via wifi, tenta fazer via cabo de rede.
Agradeço as dicas, na realidade tentei várias vezes, tanto via wifi como via cabo de rede. Ainda não obtive sucesso até agora.

Existe um site que o instalador vai buscar alguma informação que está fora do ar.

O site é git.drogon.net
Aparece a seguinte mensagem: git.drogon.net is temporarily unavailable. Please look for alternatives for wiringPi, etc. -Gordon

Minha expectativa é que em breve seja possível acessar esse site e concluir a instalação.
 
Agradeço as dicas, na realidade tentei várias vezes, tanto via wifi como via cabo de rede. Ainda não obtive sucesso até agora.

Existe um site que o instalador vai buscar alguma informação que está fora do ar.

O site é git.drogon.net
Aparece a seguinte mensagem: git.drogon.net is temporarily unavailable. Please look for alternatives for wiringPi, etc. -Gordon

Minha expectativa é que em breve seja possível acessar esse site e concluir a instalação.


Realmente, o projeto wiringPi está sendo descontinuado, veja:

I will make a final release of wiringPi available soon – with the sources, but that’s that. No more public releases. I’ll still be maintaining it for my own uses and clients, but for everyone else, please look at for alternative GPIO library for on-going projects.

-Gordon, August, 2019.

Link: http://wiringpi.com/wiringpi-deprecated/
 
Sendo assim, acredito que nos próximos dias o software craftbeerpi será atualizado de forma a voltar a ser possível a instalação.

Enquanto isso só me resta aguardar e fazer cerveja no fogão.
 
Sendo assim, acredito que nos próximos dias o software craftbeerpi será atualizado de forma a voltar a ser possível a instalação.

Enquanto isso só me resta aguardar e fazer cerveja no fogão.

Você pode responder não a pergunta sobre o wiringPi, segundo o próprio autor do projeto :)
 
Back
Top