Controlador Craftbeerpi

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Estou tentando usar o plugin abaixo mas não estou conseguindo:

https://github.com/nanab/Flowmeter

Minha placa de interface usa a GPIO 4 para todos os sensores. Como os sensores tem endereço, não faz diferença usar a mesma. Nessa GPIO, a placa de interface tem várias conexões e cada uma tem 3 conectores. GND, 3V e data. Nas demais GPIOS, a placa só tem dois. O GND e o 3V. Eu liguei o sensor de efeito hall na conexão da GPIO 4 e setei, no raspberry, o sensor para essa GPIO mas o sensor não acusou leitura. Imagino que seja porque já uso dois outros sensores nessa GPIO. Alguém já tentou usar esse plugin? Tem ideia de como ligá-lo?

O GPIO 4 na sua placa de interface deve ser apenas utilizada para a leitura dos sensores de temperatura DS18B20. Essa conexão utiliza um resistor de 4,7K ohm necessária para os sensores, porém dispensável para o sensor hall, logo não vai funcionar. Ademais, seu sensor hall deve utilizar a corrente de 5V.
Utilize uma outra porta GPIO e forneça a corrente de 5V ao seu sensor que vai ser sucesso..
Att...
 
O GPIO 4 na sua placa de interface deve ser apenas utilizada para a leitura dos sensores de temperatura DS18B20. Essa conexão utiliza um resistor de 4,7K ohm necessária para os sensores, porém dispensável para o sensor hall, logo não vai funcionar. Ademais, seu sensor hall deve utilizar a corrente de 5V.
Utilize uma outra porta GPIO e forneça a corrente de 5V ao seu sensor que vai ser sucesso..
Att...

Mas como faço a ligação? Na placa de interface, as outras GPIOS só tem conector para GND e 3V. Não tem um conector para o data. Eu consigo corrente de 5V em outro conector que a placa tem mas e o data?
 
Mas como faço a ligação? Na placa de interface, as outras GPIOS só tem conector para GND e 3V. Não tem um conector para o data. Eu consigo corrente de 5V em outro conector que a placa tem mas e o data?

Não sei qual placa de interface tu esta usando, mas normalmente essas placas (Henao, terragady...) possuem apenas conectores para os sensores de temperatura (como aquela do gpio 4), para o acionamento de reles, que são protegidos por transístores e periféricos i2C. Não há possibilidade de conectar outros sensores com facilidade. Então, talvez seja melhor ir se acostumando com o ferro de solda. Com um pouco de habilidade dá pra resolver essa limitação.
Att.
 
Não sei qual placa de interface tu esta usando, mas normalmente essas placas (Henao, terragady...) possuem apenas conectores para os sensores de temperatura (como aquela do gpio 4), para o acionamento de reles, que são protegidos por transístores e periféricos i2C. Não há possibilidade de conectar outros sensores com facilidade. Então, talvez seja melhor ir se acostumando com o ferro de solda. Com um pouco de habilidade dá pra resolver essa limitação.
Att.

hum... complicado... usar o ferro de solda nem tanto mas saber como conectar é que pega...rs...
 
Mas como faço a ligação? Na placa de interface, as outras GPIOS só tem conector para GND e 3V. Não tem um conector para o data. Eu consigo corrente de 5V em outro conector que a placa tem mas e o data?


se for terragady tem ... so escolher....

so cuidado que ela eh retificada, vai sair 12v de la... se o flowmeter for 5v sola um fio direto no pe da GPIO da placa.... eh sussa!

ps: pega da I2C que nao é retificada, as outras tem diodo nao sei se vai deixar o sinal passar no sentido contrario.... agora na placa do henao tambem tem slots pra conexoes IC2 vc pode pegar a gpio do flowmeter de la...
 

Attachments

  • terragady.png
    terragady.png
    160.5 KB · Views: 165
  • cbp-shield.jpg
    cbp-shield.jpg
    99.2 KB · Views: 133
se for terragady tem ... so escolher....

so cuidado que ela eh retificada, vai sair 12v de la... se o flowmeter for 5v sola um fio direto no pe da GPIO da placa.... eh sussa!

ps: pega da I2C que nao é retificada, as outras tem diodo nao sei se vai deixar o sinal passar no sentido contrario.... agora na placa do henao tambem tem slots pra conexoes IC2 vc pode pegar a gpio do flowmeter de la...

Agora que vi...na placa do Henao tem algumas gpios livres, por isso da pra usá-las...
Já na placa terragady, todas as portas ali presentes são protegidas por transístores, que ativam a passagem do neutro. Talvez apenas as gpios 02 e 03 de pra usar... ainda não testei. De qq forma, no terragady da pra arrancar um transístor e disponibilizar uma gpios ali..
 
A que tenho não é da terragady nem do Henao mas tem esses conectores SDA e SCL (I2C). Pesquisei e vi que SDA quer dizer serial data. Isso quer dizer que posso usar essa? Nessa área também tem um slot de 5V e um da GND. Seria ideal pois posso pegar tudo dali.
 
...


ps: pega da I2C que nao é retificada, as outras tem diodo nao sei se vai deixar o sinal passar no sentido contrario....

Acho que agora entendi... isso responde minha pergunta!!!!
Tanto faz SDA ou SCL?
 
O meu é da Haneo, mas não sei como ligar.

Conecto no 5V, GND e SDA?

Na configuração, qual GPIO ficaria?
 
Bom dia, estou trabalhando num projeto de controlador baseado em craftbeer pi, estou com um protótipo pronto, o relé/sensor de temperatura está numa caixa separada conectada a caixa principal contendo o raspberry por cabo de rede, na bancada esta funcionando tudo ok.
Descobri esse tópico no fórum ontem e comecei a pesquisar aqui e acabei descobrindo a interface da Henao, já comprei uma e vou adicionar ao projeto pois minhas ligações estão direto no GPIO.
Enfim, algo que não achei aqui é a questão da queda de energia, como quero usar o craftbeer para controlar as geladeiras de fermentação é extremamente importante que após uma queda de energia o sistema retorne ao último estado anterior a queda para monitorar a temperatura da geladeira e armar o relé, nós meus testes vi que pelo menos na versão 3.0 ele não retona, então a pessoa é obrigada a ligar manualmente, como vcs contornaram esse problema?

Obrigado!!
 
Bom dia, estou trabalhando num projeto de controlador baseado em craftbeer pi, estou com um protótipo pronto, o relé/sensor de temperatura está numa caixa separada conectada a caixa principal contendo o raspberry por cabo de rede, na bancada esta funcionando tudo ok.
Descobri esse tópico no fórum ontem e comecei a pesquisar aqui e acabei descobrindo a interface da Henao, já comprei uma e vou adicionar ao projeto pois minhas ligações estão direto no GPIO.
Enfim, algo que não achei aqui é a questão da queda de energia, como quero usar o craftbeer para controlar as geladeiras de fermentação é extremamente importante que após uma queda de energia o sistema retorne ao último estado anterior a queda para monitorar a temperatura da geladeira e armar o relé, nós meus testes vi que pelo menos na versão 3.0 ele não retona, então a pessoa é obrigada a ligar manualmente, como vcs contornaram esse problema?

Obrigado!!

Por enquanto estou "verificando" via VCU (acesso remoto) com uma "certa frequencia. A sugestão seria entrar no Github e sugerir a alteração pelo Manuel.
https://github.com/Manuel83/craftbeerpi

basta logar e sugerir a melhoria...

Acabei de fazer!
https://github.com/Manuel83/craftbeerpi/issues/208
 
Por enquanto estou "verificando" via VCU (acesso remoto) com uma "certa frequencia. A sugestão seria entrar no Github e sugerir a alteração pelo Manuel.
https://github.com/Manuel83/craftbeerpi

basta logar e sugerir a melhoria...

Acabei de fazer!
https://github.com/Manuel83/craftbeerpi/issues/208

Pensei em sugerir essa mudança também, de qualquer forma vou comprar um UPS desse que postei acima... evita até de corromper o SD card por desligamento inesperado...
 
Bom dia, estou trabalhando num projeto de controlador baseado em craftbeer pi, estou com um protótipo pronto, o relé/sensor de temperatura está numa caixa separada conectada a caixa principal contendo o raspberry por cabo de rede, na bancada esta funcionando tudo ok.
Descobri esse tópico no fórum ontem e comecei a pesquisar aqui e acabei descobrindo a interface da Henao, já comprei uma e vou adicionar ao projeto pois minhas ligações estão direto no GPIO.
Enfim, algo que não achei aqui é a questão da queda de energia, como quero usar o craftbeer para controlar as geladeiras de fermentação é extremamente importante que após uma queda de energia o sistema retorne ao último estado anterior a queda para monitorar a temperatura da geladeira e armar o relé, nós meus testes vi que pelo menos na versão 3.0 ele não retona, então a pessoa é obrigada a ligar manualmente, como vcs contornaram esse problema?

Obrigado!!

Se precisar de interfaces, eu tenho aqui.
 

Attachments

  • DSC04585.jpg
    DSC04585.jpg
    132.2 KB · Views: 539
  • Sem título-2.jpg
    Sem título-2.jpg
    208.4 KB · Views: 554
  • Sem título-3.jpg
    Sem título-3.jpg
    182.8 KB · Views: 538
Meus caros,

Sou novato tanto no fazer cerveja, como na automação. Mas gosto muito de ocupar a cabeça nos tempos livres com esses dois assuntos e já li o tópico todo.

Fiquei com uma duvida, esse sistema substitui o PID?

(https://pt.aliexpress.com/premium/p...60803&filterCat=201000879,201000720,201001317)

Ou é usado em paralelo?

Pois logo quando descobri o www.theelectricbrewery.com (sistema acho bem bacana, embora não automatizado) fui ler a respeito do PID, inclusive aqui no fórum, e vi que ele é cheio do algoritmos para calcular a real temperatura e programar o controle do da fonte de energia, o que o torna bem mais preciso, por exemplo se comparado ao TIC.

Na verdade, tenho muitas dúvidas, mas como, por enquanto, estou apenas querendo aprender e não vou colocar em prática a montagem, se alguém puder me explicar isso, agradeço.
 
Meus caros,

Sou novato tanto no fazer cerveja, como na automação. Mas gosto muito de ocupar a cabeça nos tempos livres com esses dois assuntos e já li o tópico todo.

Fiquei com uma duvida, esse sistema substitui o PID?

(https://pt.aliexpress.com/premium/p...60803&filterCat=201000879,201000720,201001317)

Ou é usado em paralelo?

Pois logo quando descobri o www.theelectricbrewery.com (sistema acho bem bacana, embora não automatizado) fui ler a respeito do PID, inclusive aqui no fórum, e vi que ele é cheio do algoritmos para calcular a real temperatura e programar o controle do da fonte de energia, o que o torna bem mais preciso, por exemplo se comparado ao TIC.

Na verdade, tenho muitas dúvidas, mas como, por enquanto, estou apenas querendo aprender e não vou colocar em prática a montagem, se alguém puder me explicar isso, agradeço.


Sim, com a vantagem de ser mais automatizado, com controle de rampas e opções de ligar varias panelas nele pra controle.
 
Meus caros,

Sou novato tanto no fazer cerveja, como na automação. Mas gosto muito de ocupar a cabeça nos tempos livres com esses dois assuntos e já li o tópico todo.

Fiquei com uma duvida, esse sistema substitui o PID?

(https://pt.aliexpress.com/premium/p...60803&filterCat=201000879,201000720,201001317)

Ou é usado em paralelo?

Pois logo quando descobri o www.theelectricbrewery.com (sistema acho bem bacana, embora não automatizado) fui ler a respeito do PID, inclusive aqui no fórum, e vi que ele é cheio do algoritmos para calcular a real temperatura e programar o controle do da fonte de energia, o que o torna bem mais preciso, por exemplo se comparado ao TIC.

Na verdade, tenho muitas dúvidas, mas como, por enquanto, estou apenas querendo aprender e não vou colocar em prática a montagem, se alguém puder me explicar isso, agradeço.

aquilesvitorino,

Apenas complementando a resposta do colega caju. O que é feito em geral por módulos de PID por hardware para controlar um atuador (relé, válvula solenóide, motor, etc) no Craftbeerpi é controlado por software. Ou seja, em geral você não precisa comprar um PID desses que você mandou o link (muito raro, mas pode ser usado em paralelo, a ideia é que ele substitui!). Isso tem uma série de vantagens e algumas desvantangens.

Dentre as principais vantagens estão você poder ter acesso e controle via internet de panelas/fermentadores e também de ter um controle mais preciso do que módulos simples de PID, podendo, por exemplo, fazer rampas, salvar programas de brassagem, fazer agendamentos. Além disso, existe maior flexibilidade para centralizar ou distribuir o controle da sua produção, por exemplo, se quiser centralizar todas as panelas e fermentadores em um controlador é possível, como também é possível separar. Outra possibilidade é a de controlar a quantidade de água no enchimento das panelas e diversas outras coisas através dos plugins do Craftbeerpi.

Vale dizer que a principal desvantagem na minha opinião é a complexidade, mas não tenha medo, você pode ir incorporando cada vez mais coisas no Craftbeerpi a medida que vai aprendendo. Outras são o custo que pode ser mais alto do que um sistema simples de PIDs, e a necessidade de sensores e controladores específicos (Raspberry Pi).
 
Meus caros,

...fui ler a respeito do PID, inclusive aqui no fórum, e vi que ele é cheio do algoritmos para calcular a real temperatura e programar o controle do da fonte de energia, o que o torna bem mais preciso, por exemplo se comparado ao TIC.

Só pra acrescentar... existe inclusive um plugin que calcula os parâmetros do PID, bastando usar os valores que ele calculou, sem nenhuma dificuldade.
 
aquilesvitorino,

Apenas complementando a resposta do colega caju. O que é feito em geral por módulos de PID por hardware para controlar um atuador (relé, válvula solenóide, motor, etc) no Craftbeerpi é controlado por software. Ou seja, em geral você não precisa comprar um PID desses que você mandou o link (muito raro, mas pode ser usado em paralelo, a ideia é que ele substitui!). Isso tem uma série de vantagens e algumas desvantangens.

Dentre as principais vantagens estão você poder ter acesso e controle via internet de panelas/fermentadores e também de ter um controle mais preciso do que módulos simples de PID, podendo, por exemplo, fazer rampas, salvar programas de brassagem, fazer agendamentos. Além disso, existe maior flexibilidade para centralizar ou distribuir o controle da sua produção, por exemplo, se quiser centralizar todas as panelas e fermentadores em um controlador é possível, como também é possível separar. Outra possibilidade é a de controlar a quantidade de água no enchimento das panelas e diversas outras coisas através dos plugins do Craftbeerpi.

Vale dizer que a principal desvantagem na minha opinião é a complexidade, mas não tenha medo, você pode ir incorporando cada vez mais coisas no Craftbeerpi a medida que vai aprendendo. Outras são o custo que pode ser mais alto do que um sistema simples de PIDs, e a necessidade de sensores e controladores específicos (Raspberry Pi).

Muito obrigado amigo, foi realmente bem esclarecedor! Me assusta um pouco toda essa questão de placas, módulos, linguagem, etc, mas como, por enquanto, estou apenas de curioso, vou ir lendo com calma e uma hora esse medo passa...hahaha

Vou acompanhar a discussão aqui! Mais uma vez obrigado a você e ao @caju!

Abraço!
 
Tem algum grupo de WhatsApp somente para se falar de Craftbeerpi?

Estou criando um grupo no Whatsapp pra trocar informação mais rápido sobre instalação, configuração, placas, etc. Quem quiser manda MP que eu adiciono!
 
Boa tarde galera.

Um pessoal me pediu as placas da interface.
Já tenho disponível a pronta entrega.

Só me contatar para negociarmos. ;)
 
Realizei a instalação do craftbeerpi no meu raspberry, porém não sei como faço para acessar o programa. Alguém consegui me ajudar?
 
Galera, boa noite.
Alguem poderia me ensinar como conecto a interface do Mazza num rele de estado seco?
Ja virei um monte lugar e nao entedi, pq a que ele vende sao 2 conectores e as que tem no mercado sao tres, não sei como ligar esse 3 que seria o 0 pelo que vi.
 

Attachments

  • Screen Shot 2018-05-08 at 18.56.07.png
    Screen Shot 2018-05-08 at 18.56.07.png
    336.2 KB · Views: 78
  • MANUAL CRAFTBEER MAZA.jpg
    MANUAL CRAFTBEER MAZA.jpg
    69.3 KB · Views: 84
Boa tarde, alguem usa tela touch em alguma interface? É preciso usar as saidas SPI das raspberry certo? pelo que vi a placa original tem essas saidas, eu uso a do Mazza, alguem conseguiu instalar a tela touch nessa placa? Vlw,

Poderia me colocar nesse grupo de troca de informações? Obrigado.
 
Olá amigo.
O LCD touch é ligada diretamente no Raspberry.
Tanto a minha interface como a "original", ambas tem apenas saídas para comunicação i²C em que vc utiliza de outros recursos de hardware para expandir as I/Os e assim ligar mais periféricos. Displays LCD 16x2, 20x4, Displyas Oled, RTC, sensores..... entre outros eletrônicos , já contam com o recurso de hardware para comunicação i2C, basta procurar o modelo correto.

Aqui um exemplo de como ligar um LCD touch por i²C.
https://www.filipeflop.com/blog/conectar-display-touchscreen-7-raspberry-pi/
 
Last edited:
Estou criando um grupo no Whatsapp pra trocar informação mais rápido sobre instalação, configuração, placas, etc. Quem quiser manda MP que eu adiciono!
Poderia me add 33 984509927

Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk
 
Boa tarde, alguem usa tela touch em alguma interface? É preciso usar as saidas SPI das raspberry certo? pelo que vi a placa original tem essas saidas, eu uso a do Mazza, alguem conseguiu instalar a tela touch nessa placa? Vlw,

Poderia me colocar nesse grupo de troca de informações? Obrigado.

Adicionados.
 
Oi amigos, podem me adicionar ao grupo? Vai me ajudar muito no meu projeto quase finalizado.

(12) 99745-2962 - Guilherme

Muito obrigado!
 
Aqui uma foto da gambiarra que to fazendo com a ajuda de um amigo. Queremos fazer nosso próprio software até o fim do ano, mas isso vai levar mto tempo e vou começar a me adaptar com o craftbeerpi.
Agora tá 95% montado, mas não consigo fazer as gpio armarem os reles ou lerem os sensores. Tá difícil!
 

Attachments

  • EF64B86E-733B-474C-AEBF-1C56BCA4E934.jpeg
    EF64B86E-733B-474C-AEBF-1C56BCA4E934.jpeg
    68.3 KB · Views: 135
aquilesvitorino,

Apenas complementando a resposta do colega caju. O que é feito em geral por módulos de PID por hardware para controlar um atuador (relé, válvula solenóide, motor, etc) no Craftbeerpi é controlado por software. Ou seja, em geral você não precisa comprar um PID desses que você mandou o link (muito raro, mas pode ser usado em paralelo, a ideia é que ele substitui!). Isso tem uma série de vantagens e algumas desvantangens.

Dentre as principais vantagens estão você poder ter acesso e controle via internet de panelas/fermentadores e também de ter um controle mais preciso do que módulos simples de PID, podendo, por exemplo, fazer rampas, salvar programas de brassagem, fazer agendamentos. Além disso, existe maior flexibilidade para centralizar ou distribuir o controle da sua produção, por exemplo, se quiser centralizar todas as panelas e fermentadores em um controlador é possível, como também é possível separar. Outra possibilidade é a de controlar a quantidade de água no enchimento das panelas e diversas outras coisas através dos plugins do Craftbeerpi.

Vale dizer que a principal desvantagem na minha opinião é a complexidade, mas não tenha medo, você pode ir incorporando cada vez mais coisas no Craftbeerpi a medida que vai aprendendo. Outras são o custo que pode ser mais alto do que um sistema simples de PIDs, e a necessidade de sensores e controladores específicos (Raspberry Pi).
e, resumo, com o CraftBeerPi voce tem um sistema avançado para fazer o controle do processo, com baixíssimo custo (se avaliar os recursos que ele oferece) em comparação com um sistema industrial.
 

Latest posts

Back
Top