Controlador Craftbeerpi

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Cara, vai no System, settings que vc altera pra 25...
Nao estou em casa, mas ao chegar posto os atalhos
 
Cara, vai no System, settings que vc altera pra 25...
Nao estou em casa, mas ao chegar posto os atalhos



Algumas versões do 3.0 não permitem a escolha de outras gpios além da 16...20. Aconteceu comigo. Atualizei e abriu para escolher qualquer gpio. Hj uso na 22.

IMG_7642.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Olá pessoal, sou programador e novato em automação.

Estou pensando em usar um RaspberryPI 2 que tenho com o Craftbeerpi para controlar 2 freezers apenas (atualmente usando um stc1000). Neste caso eu preciso de SSRs? O que eu preciso saber para determinar o modelo do SSR?
 
Olá pessoal, sou programador e novato em automação.

Estou pensando em usar um RaspberryPI 2 que tenho com o Craftbeerpi para controlar 2 freezers apenas (atualmente usando um stc1000). Neste caso eu preciso de SSRs? O que eu preciso saber para determinar o modelo do SSR?



Para os freezers vc pode usar relê simples 10A/220V


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Espero que esse manual possa esclarecer melhor como usar e oq utilizar no Craftbeer PI.
 

Attachments

  • MANUAL CRAFTBEER.jpg
    MANUAL CRAFTBEER.jpg
    266.6 KB · Views: 160
Espero que esse manual possa esclarecer melhor como usar e oq utilizar no Craftbeer PI.
Muito banana o manual, mas li aqui no post que pra freezers mais velhos pode não dar conta. Os meus são. Como faço pra saber?

Sent from my Moto G (4) using Tapatalk
 
Espero que esse manual possa esclarecer melhor como usar e oq utilizar no Craftbeer PI.
Muito banana o manual, mas li aqui no post que pra freezers mais velhos pode não dar conta. Os meus são. Como faço pra saber?

Sent from my Moto G (4) using Tapatalk
 
Espero que esse manual possa esclarecer melhor como usar e oq utilizar no Craftbeer PI.
Muito banana o manual, mas li aqui no post que pra freezers mais velhos pode não dar conta. Os meus são velhos. Como faço pra saber?

Sent from my Moto G (4) using Tapatalk
 
Espero que esse manual possa esclarecer melhor como usar e oq utilizar no Craftbeer PI.
Muito banana o manual, mas li aqui no post que pra freezers mais velhos pode não dar conta. Os meus são velhos. Como faço pra saber?

Sent from my Moto G (4) using Tapatalk
 
Pessoal, qual marca de rele SSR vocês têm usado?

O meu não está armando com a corrente do raspberry, acende o LED mas não faz o barulho característico e não passa corrente.... Vi que um pessoal estava reclamando disso com alguns piratas da Fotek, o meu é de outra marca, mas agora quero comprar um que tenha certeza que funcione. Se tiverem link do mercado livre ou outra loja vai ser ótimo.
 
Se o led tá acendendo ele deve estar funcionando. O SSR não faz barulho como o de contato. Tem certeza de que ligou tudo certo?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Muito banana o manual, mas li aqui no post que pra freezers mais velhos pode não dar conta. Os meus são velhos. Como faço pra saber?

Sent from my Moto G (4) using Tapatalk

Todo motor ou compressor (que é um motor) tem uma corrente de partida bem alta (6x a corrente nominal) e relés comuns tendem a colar os contatos internos após um certo tempo de uso, pois devido a essa alta corrente de partida há um faiscamento nos contatos que vai estragando eles.
Existem relés com banho especial de prata nos contatos que é justamente para evitar que eles colem com acionamento de motores. O relé que eu vendo tem esse banho especial, é adequado para motores.
SSRs não sofrem com esse faiscamento, pois eles não tem contatos mecânicos, a condução é feita por um semi-condutor.

Sobre freezers antigos, provavelmente eles devem consumir mais energia que os freezers mais novos e por isso é aconselhado a colocar relés que suportam maior corrente, como por exemplo esses que eu vendo que suportam 20A, contra 10A dos relés mais comuns.
 
Galera só queria postar minha experiencia até o momento, comprei a placa do Gu_MAZZA e só tenho elogios a fazer.
Atendimento impecável e o produto é muito bom, acabamento e funcionalidades 100%, recomendo para quem estiver afim de comprar.
Estou esperando alguns sensores chegarem, assim que terminar o projeto postos as fotos.
 
Galera só queria postar minha experiencia até o momento, comprei a placa do Gu_MAZZA e só tenho elogios a fazer.
Atendimento impecável e o produto é muito bom, acabamento e funcionalidades 100%, recomendo para quem estiver afim de comprar.
Estou esperando alguns sensores chegarem, assim que terminar o projeto postos as fotos.

Obrigado Gabriel.

Apenas atente para o que o Alan relatou. A serigrafia das IOs 26 e 19 estão invertidas. ;)
 
Instalei o craftberry e estou brincando com ele numa protoboard com leds. A versao 2.2 deu tudo certo. Agora 3.0 nao consigo colocar as opçoes de rampa, quando clico nao acontece nada. O menu principal ficou do lado direito, nos videos que eu vi sempre fica em cima. Estou querendo usar a 3.0 pq vi a opçao de usar o pt100, e eu ja comprei varios na china que ja vem integrado o poço de 1/2.

1. Alguem tem esses problemas na versao 3.0?

2. Tem opção de ligar a resistencia e a bomba juntos pelo craft automatico? Nao quero ligar os 2 juntos no ssr, quero por uma gpio pra cada um, porem na hora que a resistencia ligar quero q a bomba ligue tb. O motivo todos devem saber neh.

3. Quando eu coloco pra iniciar automatico, ele nao inicia, aparece a imagem do lupulo mais depois vai pro sistema raspian, tem que apertar alguma tecla nessa hora ou to com problema aqui?
 
Corrigindo, menu ficou do lado esquerdo. Nao vejo problema nenhum, soh acjo que pode sido algum erro na instalaçao.
 

Attachments

  • IMG-20180203-WA0029.jpg
    IMG-20180203-WA0029.jpg
    39.6 KB · Views: 91
Corrigindo, menu ficou do lado esquerdo. Nao vejo problema nenhum, soh acjo que pode sido algum erro na instalaçao.
Ola, aumenta a resolução de sua tela, o craftbeerpi é responsivo então ele vai tentar adaptar o layout a sua resolução, pelo seu print me parece que sua resolução está bem menor do que o CBPI precisa originalmente para ficar no padrao de layout.

se voce esta usando uma tela muito pequena e não gostaria de mudar a resolução, tente diminuir o zoom até ficar no layout correto.
 
Ola, aumenta a resolução de sua tela, o craftbeerpi é responsivo então ele vai tentar adaptar o layout a sua resolução, pelo seu print me parece que sua resolução está bem menor do que o CBPI precisa originalmente para ficar no padrao de layout.

se voce esta usando uma tela muito pequena e não gostaria de mudar a resolução, tente diminuir o zoom até ficar no layout correto.

Opa, vlw, era isso msm. Consegui arrumar a tela e pude acessar a opçao de rampas, soh quero aprender agora ligar a bomba junto com a resistencia , sera que eh possivel?
 
Eu acho que é possível sim... basta você colocar a bomba no mesmo relê da resistência. De qualquer forma, entendo muito pouco de eletricidade/eletrônica, então, melhor esperar os colegas que tem mais experiência. Só não acho que é vantagem. Se você precisar usar só a bomba pra alguma transferência, circulação e até para a clarificação do mosto, não vai conseguir pois a resistência vai ligar junto.
 
Existe um plugin pra isso, Actor eu acho.. vou verificar

Opa, vlw, era isso msm. Consegui arrumar a tela e pude acessar a opçao de rampas, soh quero aprender agora ligar a bomba junto com a resistencia , sera que eh possivel?
 
Opa, vlw, era isso msm. Consegui arrumar a tela e pude acessar a opçao de rampas, soh quero aprender agora ligar a bomba junto com a resistencia , sera que eh possivel?
Ola, tem sim.. existe um plugin chamado Groups (https://github.com/IndyJoeA/cbpi_Groups.git) voce instala ele pelo menu addons

para usar ele voce cria os atores, um para a resistencia e outro para a bomba ai vc cria um ator do tipo group e seleciona os dois atores (resistencia e bomba) na hora de configurar o step seleciona o grupo... ele vai acionar a resistencia e a bomba...

so que voce tera um grande problema... a regra do PID irá desacionar a bomba sempre que piscar a resistencia... vc pode queimar sua bomba ou seu rele...


uma forma de fazer isso fácil sem estragar sua bomba é instalar o plugin ToggleStep e acionar a bomba em um Step antes da rampa... ele vai acionar a bomba e vai continuar o PID com a resistencia.. terminando a rampa voce adiciona outro ToggleStep desacionando a bomba...
 
Ola, tem sim.. existe um plugin chamado Groups (https://github.com/IndyJoeA/cbpi_Groups.git) voce instala ele pelo menu addons

para usar ele voce cria os atores, um para a resistencia e outro para a bomba ai vc cria um ator do tipo group e seleciona os dois atores (resistencia e bomba) na hora de configurar o step seleciona o grupo... ele vai acionar a resistencia e a bomba...

so que voce tera um grande problema... a regra do PID irá desacionar a bomba sempre que piscar a resistencia... vc pode queimar sua bomba ou seu rele...


uma forma de fazer isso fácil sem estragar sua bomba é instalar o plugin ToggleStep e acionar a bomba em um Step antes da rampa... ele vai acionar a bomba e vai continuar o PID com a resistencia.. terminando a rampa voce adiciona outro ToggleStep desacionando a bomba...


Muito bom, era isso msm que eu queria, realmente o problema do pid na bomba vai dar dor de cabeça. agora essa outra opçao, ToggleStep, nao vi muito utilidade, seria a msm coisa de ligar a bomba e deixar ela ligada o tempo todo, vamos supor que eu atingi a temperatura de 67 graus, a bomba vai desligar, se a temperatura cair, a resistencia vai armar e a bomba nao vai, se eu for partir pra outra temperatura, o mash out por exemplo, ai sim o Toggle seria util, ele iria ligar junto com a resistencia e ficar ligado ate acabar a rampa.

Aproveitando o topico, tem algum video ou manual em portugues que explica todos esse add da versao 3.0???

no momento soh conheço o do pid e esses 2 que vc me falou agora, gostaria de conhecer todos para quando eu precisar fazer alguma coisa eu ja saber qual vou usar.

desde ja obrigado.
 
Muito bom, era isso msm que eu queria, realmente o problema do pid na bomba vai dar dor de cabeça. agora essa outra opçao, ToggleStep, nao vi muito utilidade, seria a msm coisa de ligar a bomba e deixar ela ligada o tempo todo, vamos supor que eu atingi a temperatura de 67 graus, a bomba vai desligar, se a temperatura cair, a resistencia vai armar e a bomba nao vai, se eu for partir pra outra temperatura, o mash out por exemplo, ai sim o Toggle seria util, ele iria ligar junto com a resistencia e ficar ligado ate acabar a rampa.

Aproveitando o topico, tem algum video ou manual em portugues que explica todos esse add da versao 3.0???

no momento soh conheço o do pid e esses 2 que vc me falou agora, gostaria de conhecer todos para quando eu precisar fazer alguma coisa eu ja saber qual vou usar.

desde ja obrigado.
Na realidade você usa dois gpios. Um pra bomba em on/off e outro para resistência em pid. Quando o grupo acionar ele aciona os dois. Cada um de um jeito.

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
 
Na realidade você usa dois gpios. Um pra bomba em on/off e outro para resistência em pid. Quando o grupo acionar ele aciona os dois. Cada um de um jeito.

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk

Eu tentei aqui e nao consegui desse jeito, quando eu crio o grupo eu coloco a bomba e a resistencia, mas quem decide a forma de acionamento eh na opçao da panela, la eu coloquei pid e acionou as duas em pid. Se tem outra forma de configurar eu nao sei como faz.

Pode explicar o seu jeito com mais detalhes?
 
Qual versão vcs estao usando?
Estou tendo problemas em todas, exceto a 2.2.
 

Attachments

  • Screenshot_2018-02-07-20-42-47.png
    Screenshot_2018-02-07-20-42-47.png
    122.3 KB · Views: 67
Muito bom, era isso msm que eu queria, realmente o problema do pid na bomba vai dar dor de cabeça. agora essa outra opçao, ToggleStep, nao vi muito utilidade, seria a msm coisa de ligar a bomba e deixar ela ligada o tempo todo, vamos supor que eu atingi a temperatura de 67 graus, a bomba vai desligar, se a temperatura cair, a resistencia vai armar e a bomba nao vai, se eu for partir pra outra temperatura, o mash out por exemplo, ai sim o Toggle seria util, ele iria ligar junto com a resistencia e ficar ligado ate acabar a rampa.

Aproveitando o topico, tem algum video ou manual em portugues que explica todos esse add da versao 3.0???

no momento soh conheço o do pid e esses 2 que vc me falou agora, gostaria de conhecer todos para quando eu precisar fazer alguma coisa eu ja saber qual vou usar.

desde ja obrigado.
mas nao vejo motivo pra vc ficar ligando e desligando a bomba...
a nao ser em um passo especifico...

o ToggleStep voce aciona qalquer ator ou desliga ele e continua o processo pro próximo passo...!! vc na hora de criar o ator pode usar um que tenha alguma regra especifica...

lembre-se que vc pode usar o Toggle quantas vezes voce quizer... ele vai executar uma ação que voce deseja com algum ator... ou ligar ou desligar ele... voce pode mandar um stepToggle pra ligar a bomba e um determinada rampa... e logo em seguida mandar um mashstep por exemplo... quando ele acabar esse step vc manda outro Toggle desligando a bomba.. por exemplo... ele desliga e continua... ai o proximo step entra... vc pode fazer muita coisa com ela... em um step group por exemplo pode ter seu ator da resistencia que cai na regra de PID e um ator da bomba que outra regra qualquer que nao seja PID... enquanto o step estiver executando com o grupo cada ator vai se portar de uma forma diferente de acordo com cada regra....

é bom fazer testes primeiro... mas eu acho que o group vai te atender... ao contrario do que eu falei pois a regra da resistencia ta na configuração do ator.. e nao do grupo...
 
mas nao vejo motivo pra vc ficar ligando e desligando a bomba...
a nao ser em um passo especifico...

o ToggleStep voce aciona qalquer ator ou desliga ele e continua o processo pro próximo passo...!! vc na hora de criar o ator pode usar um que tenha alguma regra especifica...

lembre-se que vc pode usar o Toggle quantas vezes voce quizer... ele vai executar uma ação que voce deseja com algum ator... ou ligar ou desligar ele... voce pode mandar um stepToggle pra ligar a bomba e um determinada rampa... e logo em seguida mandar um mashstep por exemplo... quando ele acabar esse step vc manda outro Toggle desligando a bomba.. por exemplo... ele desliga e continua... ai o proximo step entra... vc pode fazer muita coisa com ela... em um step group por exemplo pode ter seu ator da resistencia que cai na regra de PID e um ator da bomba que outra regra qualquer que nao seja PID... enquanto o step estiver executando com o grupo cada ator vai se portar de uma forma diferente de acordo com cada regra....

é bom fazer testes primeiro... mas eu acho que o group vai te atender... ao contrario do que eu falei pois a regra da resistencia ta na configuração do ator.. e nao do grupo...

eu nao consegui ligar a resistencia e a bomba no grupo sem ser por um unico controle, mas depois vou mexer mais pra ver se descubro.
vlw.
 
da uma olhada nesta pagina

https://github.com/Manuel83/craftbeerpi-plugins/blob/master/plugins.yaml

tem todos os plugins oficiais da versao 3.0

se voce me especificar direitinho qual o processo que voce quer montar eu as vezes consigo te explicar melhor como fazer ou construir algum plugin pra voce que te atenda.

opaaa, vlw por oferecer fazer um plugin, eu vou aceitar, rsrs.
Mas...
por enquanto eu ainda to mexendo nas opçoes la, estou aprendendo, talvez o que eu queira fazer ja tem os plugins, vou te mandar um mp com as minhas ideias.
desde ja obrigado.
 
Pessoal, qual marca de rele SSR vocês têm usado?

O meu não está armando com a corrente do raspberry, acende o LED mas não faz o barulho característico e não passa corrente.... Vi que um pessoal estava reclamando disso com alguns piratas da Fotek, o meu é de outra marca, mas agora quero comprar um que tenha certeza que funcione. Se tiverem link do mercado livre ou outra loja vai ser ótimo.

é bom proteger a gpio, mesmo com baixa tensão ha riscos de queimar alguma coisa...

tente usar um unl2003 ou unl2803 entre a gpio e o ssr... pode usar uma alimentação de 12v e usar um stepdown pra baixar pra 5v 3amp pra alimentar o raspberry via gpio... ai vc mantem uma unica fonte e alimenta tudo de forma segura...
 
da uma olhada nesta pagina

https://github.com/Manuel83/craftbeerpi-plugins/blob/master/plugins.yaml

tem todos os plugins oficiais da versao 3.0

se voce me especificar direitinho qual o processo que voce quer montar eu as vezes consigo te explicar melhor como fazer ou construir algum plugin pra voce que te atenda.

Estou tentando usar o plugin abaixo mas não estou conseguindo:

https://github.com/nanab/Flowmeter

Minha placa de interface usa a GPIO 4 para todos os sensores. Como os sensores tem endereço, não faz diferença usar a mesma. Nessa GPIO, a placa de interface tem várias conexões e cada uma tem 3 conectores. GND, 3V e data. Nas demais GPIOS, a placa só tem dois. O GND e o 3V. Eu liguei o sensor de efeito hall na conexão da GPIO 4 e setei, no raspberry, o sensor para essa GPIO mas o sensor não acusou leitura. Imagino que seja porque já uso dois outros sensores nessa GPIO. Alguém já tentou usar esse plugin? Tem ideia de como ligá-lo?
 

Latest posts

Back
Top