contaminações recorrentes :(

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Para fermentador recomendo algum detergente alcalino, o Celon é ácido, recomendado para incrustações inorgânicas. Desses aí iria de Removil.

Abraço!

Pode explicar melhor a diferença? Embora química não faça parte do meu set de habilidades principais, eu consigo acompanhar uma explicação básica...

Eu acho...

PS -> Achei um link sobre o assunto e consegui entender a sua sugestão. Valeu.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA9VMAH/detergentes-acidos
 
Last edited:
Pode explicar melhor a diferença? Embora química não faça parte do meu set de habilidades principais, eu consigo acompanhar uma explicação básica...

Eu acho...

PS -> Achei um link sobre o assunto e consegui entender a sua sugestão. Valeu.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA9VMAH/detergentes-acidos

jalexandre, eu uso Removil e gosto muito, ganhei um galao de um amigo, e uso muito pouco. Se você quiser pegar 1 litro para fazer um teste no seu equipamento me avise e combinamos.
 
jalexandre, eu uso Removil e gosto muito, ganhei um galao de um amigo, e uso muito pouco. Se você quiser pegar 1 litro para fazer um teste no seu equipamento me avise e combinamos.

Quero sim, cara. Vou te mandar uma MP.

Abraços!
 
Boa tarde pessoal.

Tenho uma dúvida referente à contaminação.

Quando concluo a maturação no balde, noto uma espécie de gordura (chamei assim, mas é alguma substância que não homogeniza com a cerveja) na superfície do líquido. Não é nada excessivo, mas dá pra notar alguns acúmulos de uma substância que parece uma gordura. Após engarrafar, ao servir no copo, não percebo mais. É normal? O que pode ser?
 
Também estou com problemas recorrentes de contaminação.

Umas 4 levas atrás fiz uma saison que ficou bem acida é bem carbonatada e desde então tenho cervejas que ficaram super parecidas com essa.

A primeira foi uma ipa com dry hop de hull melon, o aroma simplesmente sumiu depois de engarrafado e ficou bem parecida com a saison.

Desmontei todo o equipamento, limpei com vanish branco e esponja e fiz uma stout, essa ficou legal.

Agora fiz mais uma ipa e o mesmo problema apareceu de novo, sem aquele aroma do lúpulo e um cheiro de álcool e uma acidez combinada com amargor... Tem gente que não nota, mas eu estou muito incomodado.

E detalhe, eu comprei um fermentador novo e um sifão pra não ter problema com as torneiras! Minha desconfiança agora está em alguma coisa nos baldes de envase (que não troquei), colher, ou mesmo na torneira da panela (que nunca desmontei, só recirculo água bem quente com iodo com bomba antes e depois de usar)...

Onde será que esta meu erro?
As garrafas tb, guardo todas elas limpas (lavo assim que termino de beber) mas abertas. Lavo e sanitizo com iodofor 1g/l usando vinator antes de engarrafar.

A última leva tinha uma massa branca no colar do krausen que eu nunca tinha visto nas minhas levas...

31cd834373eeaf17f3125696c4c0e2ec.jpg


Pode ser que tenha pingado água da condensação do freezer dentro do fermentador em alguma ocasião tb, numa retirada de amostra ou no dry hop... Sei lá

Só sei que dá muita raiva...[emoji35][emoji35][emoji35]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Também estou com problemas recorrentes de contaminação.

Umas 4 levas atrás fiz uma saison que ficou bem acida é bem carbonatada e desde então tenho cervejas que ficaram super parecidas com essa.

A primeira foi uma ipa com dry hop de hull melon, o aroma simplesmente sumiu depois de engarrafado e ficou bem parecida com a saison.

Desmontei todo o equipamento, limpei com vanish branco e esponja e fiz uma stout, essa ficou legal.

Agora fiz mais uma ipa e o mesmo problema apareceu de novo, sem aquele aroma do lúpulo e um cheiro de álcool e uma acidez combinada com amargor... Tem gente que não nota, mas eu estou muito incomodado.

E detalhe, eu comprei um fermentador novo e um sifão pra não ter problema com as torneiras! Minha desconfiança agora está em alguma coisa nos baldes de envase (que não troquei), colher, ou mesmo na torneira da panela (que nunca desmontei, só recirculo água bem quente com iodo com bomba antes e depois de usar)...

Onde será que esta meu erro?
As garrafas tb, guardo todas elas limpas (lavo assim que termino de beber) mas abertas. Lavo e sanitizo com iodofor 1g/l usando vinator antes de engarrafar.

A última leva tinha uma massa branca no colar do krausen que eu nunca tinha visto nas minhas levas...

Pode ser que tenha pingado água da condensação do freezer dentro do fermentador em alguma ocasião tb, numa retirada de amostra ou no dry hop... Sei lá

Só sei que dá muita raiva...[emoji35][emoji35][emoji35]

Quando for trocar equipamento por problema de contaminação, troque tudo que toca o mosto frio e a cerveja pronta: sifão, fermentador, torneiras, mangueiras de silicone, baldes, etc...

Tudo que for de plástico tem chance de estar condenado. Vidro dá pra limpar, mas pro segurança, não use as mesmas garrafas também.

O que toca o mosto quente, panela, mash tun, etc... não tem problema.

Outra possibilidade, sabendo que vc trocou a maioria dos equipametos, é que vc tem algum erro sistemático de sanitização ou prática incorreta no manejo do mosto frio/cerveja.

Coisas como por ex. resfriar o mosto depois da fervura com a tampa da panela aberta em lugares abertos, fazer transferências de fermentador pra balde de priming com tudo muito aberto em lugares com corrente de ar... esse tipo de coisa pode trazer contaminações pra sua cerveja.

Outra possibilidade ainda, é de que vc nem sequer esteja tendo contaminação. Vc relatou leve acidez e excesso de carbonatação, mas nenhuma mudança visual de fato. Contaminação costuma criar película, biofilmes, turvar a cerveja, etc... Só leve acidez e supercarbonatação não fecham um diagnóstico com 100% de certeza de ser contaminação.

Abraço
 
Pois é Tiago, tenho que ver bem direitinho...

Faço mesmo as coisas em ambiente aberto e, pelo tamanho do chiller, resfrio o mosto com a panela aberta, mal consigo fechar.

Só fecho ela depois de feito o whirlpool e durante a transferência para o fermentador.

O sifão foi utilizado pela primeira vez nessa leva... O que eu posso usar pra limpeza?

O que mais me encuca realmente é essa acidez (não é nada exagerado mas eu noto) e a falta de aroma de lúpulo... ela até tem aroma, mas não é nada do que eu imaginava, ainda mais pela quantidade de lúpulo usado no dry hop.

Eu desconfio de contaminação mas não posso afirmar...

Realmente fora aquela massa branca mostrada na foto, não vi nenhuma película ou massas estranhas se formando...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Não contente fui atrás de mais informações do que pode estar acontecendo e achei esse review sobre o fermento:

BRY-97 doesn't really like it at those temps and will take a little longer to get going, as well as finish the job. If it's sluggish, I'd up the temp a bit.

I've used it a fair bit, and it's a good yeast, just lags a bit, ferments clean and fast, and takes forever for the krausen and yeast to drop in the primary. I give it a decent week long crash, and then rack to the keg to cold condition and dry hop. Comes out clearer and cleaner than US05.

It will mute your bitterness, so if you are using it in a beer that needs the bitterness to support/balance a malt backbone, be warned. When it does crash, it takes some of the hops with it.

Em resumo, aparentemente o nosso amigo tem uma certa tendência a levar um pouco do lúpulo junto no cold-crash.

It worked, that's for sure. Took my 1.051 Brown down to 1.011 in about a week. It's been kegged and cold conditioning for about a week now, just tasted it yesterday--- very clean, not terribly different than 001, but feels just a tad more dry. I'll update once I start drinking it regularly. At this point... meh, I still prefer other yeasts- WLP090 in particular.

Aparentemente a cerveja fica tb mais seca, o que bate com o que eu estou sentido tb...

O lag time dele tb é mais longo que o US 05 e outros fermentos American ale o que pode talvez contribuir pra que aumente um pouco da acidez do mosto ou to falando bobagem?

Mas enfim, encuquei com isso pq as minhas duas IPAs que deram problema foram fermentadas com essa cepa. Ambas com pacotes fechados e reidratados. Não foi reaproveitamento...

E no meio dessa leva teve uma leva de stout sem problemas... O ponto de ligação foi além do cervejeiro, o fermento...

Posso estar tb fazendo alguma cagada mas por via das duvidas minha próxima ipa vou usar o us05 que sempre me ajudou a fazer boas IPAs e APAs e ver qual o comportamento.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Interessante @Frkleal pois bate exatamente com minha experiência, a carbonatação acima do esperado e aumentando com o tempo de armazenamento em temperatura ambiente e acidez não-acética que muitos nem percebem. No meu caso aconteceu com US-05.

Estranho que troquei apenas uma torneira e mangueira e fiz uma limpeza química pesada no fermentador e depois saiu uma blonde bem limpa! Usei soda, hipoclorito e peracético, um por vez claro, com água quente, deixando de molho... o mesmo com todas outras torneiras e vedações e a pá. Acho que a pá que usa no whirlpool pode ser crítico se usar ela com malte antes da fervura, pelo que li se formar qualquer tipo de biofilme pode agregar bactérias comuns no malte, como as que produzem ácido lático, que pelo meu paladar foi o caso. É isso mesmo @Tiago ?

Mesmo assim não tenho certeza que a contaminação foi embora, gostaria de uma evidência mais "científica", exames laboratoriais, ensaios, análise no microscópio, sei lá... capaz de eu não sentir nada sensorialmente mas se ficar lá tempo suficiente o bichinho acaba se manifestando ;)

@Frkleal as garrafas eu faço o mesmo procedimento, mas guardo em pé cobrindo com um copinho descartável de café, é bem barato e evita cair qualquer coisa dentro. Acho importante escorrer até secar bem antes de guardar em pé. Essa massa branca nunca me apareceu não.
 
Pois então @valert, eu achei estranho pq a minha contaminação "pulou" uma leva... Ou pelo menos não notei nada de anormal na minha stout, por isso estou meio que deixando os equipamentos de lado e desconfiando do processo de limpeza no envase ou do fermento mas se vc teve sensações semelhantes com o us05 fiquei meio encucado.

Quanto ao aumento da carbonatação com o tempo, não percebi mais. Ao menos a garrafa do manômetro está estável em 3,5 bar a mais de uma semana em temperatura ambiente (no caso 17 a 21 graus aqui em Jlle)


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Perdoem o off-tópic!!!

@Valtert e @Frkleal:

Eu percebo um gosto estranho na finalização do US-05, que eu não sei explicar bem o que é. Os gringos chamam de 'tartness', mas isso é bem controverso por lá também. (http://brewnosers.org/forums/viewtopic.php?t=6439&p=94371).

Depois de pesquisar e testar bastante, acabei colocando o US05 ao lado do WB06 na lista de 'incompráveis'.
Eles não são ruins, mas não servem pro meu paladar. Talvez seja o caso do BRY-97 (que nunca usei, e não pretendo).

E novamente, perdoem o off-topic.
 
Então @jalexandre, dei uma lida nas threads que você mandou e vi que muitos dos que reclamaram tinham problemas que não estavam ligados ao fermento como falta de controle de temperatura e uso de água de torneira...

O US05 nunca me deu problema achei ele bem mais limpo que o bry97... Aliás, tenho um amigo que é dono de cervejaria e ele usa o us05 na ipa dele e a cerveja é animal...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
@Valter,

Não entendi direito o que vc quis dizer com "qualquer tipo de biofilme pode agregar bactérias". A questão é que se vc notar biofilme sobre a cerveja, seja no fermentador ou no mosto, isso é indicativo de contaminação, porque as leveduras de cerveja normais não formam biofilme.

@Frkleal,

Lag time grande pode dar oportunidade pra contaminação se desenvolver sim, mas ainda assim, se isso está ocorrendo sistematicamente, o problema não é da cepa de levedura, mas algo na sua prática ou equipamento.

Caso contrário, seria praticamente impossível aguardar 8~12h pro mosto resfriar no fermentador antes de inocular a levedura, prática que alguns tem (inclusive eu, no verão) para auxiliar o resfriamento, ou quando ele é insuficiente após a fervura.

Abraço
 
Tenho um grupo de amigos cervejeiros e fequentemente nos encontramos para provar as cervejas e discutir processos. Por incrível que pareça eu sou o único que nunca tive uma contaminação ainda (aparente pelo menos) e sou o único que usa Brettanomyces, isso que deixo os meus fermentadores todos no mesmo lugar.

Um desses meus amigos teve uma contaminação bem feia, trocou todo o equipamento "frio" e resolveu o problema. Um outro teve 3 contaminações sendo que a última foi depois de uma troca de equipamentos (ele trocou, fez 2 brassagens sem problemas e na 3ª contaminou). Os métodos de sanitização dele são iguais a média, sem paranóia mas tudo feito com cuidado, porém ele faz a brassagem no quintal de casa, em ambiente aberto....

Como você faz sua brassagem? Com janelas abertas? Tem muito vento? Se sim, pode ser que a contaminação aconteça enquanto você resfria o mosto, que é o que achamos que acontece com esse amigo.

Dependendo de onde você mora acho que pode ser uma probabilidade, as vezes tem muito pólen, etc.
 
Então @Ipera, eu mudei o meu local de brassagem e é realmente em ambiente aberto com muita planta em volta.

Tenho um sistema single vessel com circulação constante e resfrio com chiller de imersão e a panela aberta, não consigo fechar com o chiller dentro. Vou tentar mexer pra deixar o mais fechada possível.

Como vou me mudar vou tentar fazer em ambiente fechado da próxima vez, pelo menos protegido do vento.. Vamos ver qq dá...

Abraços!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Adicionando pro pessoal uma causa de contaminação.
Descobri que não, não era toda minha fermentação que estava com problema. Então qual o problema?

A geladeira!

A geladeira está com vazamento de gás e gera muito gelo no congelador, este com o liga desliga condensava e caia dentro do balde pela tampa no encaixe da rolha. Descobri isso fazendo um 5 porquês de porque o balde inferior só contaminou quando coloquei pra cima.

Cheguei a essa conclusão.
 
A minha geladeira tem o mesmo problema, mas uso uma bombona de 30 litros e o buraco do airlock é BEEEM justo então não vejo como entrar por ali.

O que pode acontecer é numa dessas de eu abrir a tampa pra tirar amostra (não tenho torneira, uso sifão e agora vou passar a usar pipeta) pode ter caído alguma gota dentro...

De qualquer forma, vou começar a tirar o fermentador de dentro do freezer quando tirar as amostras.

Abs!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
@Tiago pelo que entendi uma bactéria qualquer ou até outros microorganismos podem se agregar ou aderir a um biofilme já existente, era sobre essa afirmação que pedi confirmação, porque se assim for qualquer biofilme é bem perigoso pois pode "fixar" outros contaminantes e tornar a sanitização ineficiente.

No meu caso é cerveja de apartamento e a brassagem é na sacada, mas às vezes venta muito, ainda pretendo fechar tudo com vidro. Pra piorar tenho um cachorro que solta toneladas de pêlos por dia... Como depois de uma limpeza química forte "resolvi" o problema acredito que não era biofilme, mas morro de medo desse negócio hahaha
 
@Tiago pelo que entendi uma bactéria qualquer ou até outros microorganismos podem se agregar ou aderir a um biofilme já existente, era sobre essa afirmação que pedi confirmação, porque se assim for qualquer biofilme é bem perigoso pois pode "fixar" outros contaminantes e tornar a sanitização ineficiente.

No meu caso é cerveja de apartamento e a brassagem é na sacada, mas às vezes venta muito, ainda pretendo fechar tudo com vidro. Pra piorar tenho um cachorro que solta toneladas de pêlos por dia... Como depois de uma limpeza química forte "resolvi" o problema acredito que não era biofilme, mas morro de medo desse negócio hahaha

Também faço em apartamento e tenho animais em casa. Nunca me preocupei muito com isso, porque qualquer coisa que cair antes do fim da fervura não tem problema. Quando a fervura acaba, eu tampo imediatamente a panela, acho uma boa medida de segurança... o resfriamento todo é feito com tampa fechada.

Sobre o biofilme, cara... de certa forma é irrelevante no nosso caso se ele irá ou não agregar outros microorganismos. Se formou biofilme, já era... ele só se forma quando tem algum contaminante em forte atividade. O biofilme é formado justamente pra proteger o meio de outros contaminantes, do ambiente externo, ar, ou mesmo ações mecânicas. Pode ser um pesadelo removê-los.

Abraço
 
Perguntas de leigo que fez uma cerva que ficou ótima e partiu pra fazer a segunda apenas sanitizando com iodofor e álcool 70 o fermentador:

1) Como identifico um biofilme? Alguém tem alguma foto?

2) Como identifico se contaminou. Cor da amostra após a fermentação primária? Cheiro?

3) Mesmo contaminada dá pra beber ou é lixo?

4) Desmontei as torneiras do meu fermentador e fervi ela por um tempo e depois sapequei álcool 70, quando joguei a solução de iodofor deixei a torneirinhas aberta um tempo pra solução passar por ali também. Já a torneira da panela nem mexi nela. Até pq essa é foda de desmontar. Mas como nela vai fervura já não sanitizaria a mesma?
 
Perguntas de leigo que fez uma cerva que ficou ótima e partiu pra fazer a segunda apenas sanitizando com iodofor e álcool 70 o fermentador:

1) Como identifico um biofilme? Alguém tem alguma foto?

2) Como identifico se contaminou. Cor da amostra após a fermentação primária? Cheiro?

3) Mesmo contaminada dá pra beber ou é lixo?

4) Desmontei as torneiras do meu fermentador e fervi ela por um tempo e depois sapequei álcool 70, quando joguei a solução de iodofor deixei a torneirinhas aberta um tempo pra solução passar por ali também. Já a torneira da panela nem mexi nela. Até pq essa é foda de desmontar. Mas como nela vai fervura já não sanitizaria a mesma?

1) Bio Filme sao bactérias que excrementam SPE que é uma substância pegajosa e grudenta que pode fixar em vários materiais como plastico e metais.

é uma película que fica normalmente em cima de líquidos.

fotos que achei no google. Por que nao tive nem pretendo ter problemas com isso. :D
microbial-biofilms-bacteria_biofilm-compressed.jpg

Mature%2BMycobacterium%2Bsmegmatis%2Bbiofilm%2Blabeled.jpg


Bem provável que em um mosto fermentando essa película vai se romper devido a os gases formados.

2) Normalmente se detecta pelo cheiro e gosto.


3)dependendo da contaminação e o grau dele. Já ouvi relatos de prática em que se ao ver que ta contaminada beba o mais rápido possível. (cada louco com sua mania)

4)fervura ja sanitiza.

Eu desmonto a torneira do fermentados após utilizar. limpo o balde e a torneira com água e sabão guardo ambos secos e desmontados.

No dia da utilização eu pego a torneira e o balde e lavo novamente com água e sabão. seco, monto no fermentador. coloco água e iodophor dentro do fermentador, para sanitizar e já verificar se não tem nenhum vazamento na montagem da torneira. tiro a agua com o ioodophor pela torneira. Antes de transferir o mosto eu borrifo alcool70 com iodophor dentro do balde e deixo sair pela torneira.
 
Interessante, grato pelas explicações.

Então o cara se propõe a fazer cerveja e acaba produzindo plástico sintético de cevada.

:D:fro:;):p:tank:
 
Galera, tô suspeitando que tive uma contaminação no meu balde fermentador. Eu havia feito uma cerveja no balde reutilizando uma levedura US-05 e, ao lavor balde, apareceu uma mancha mais ou menos na altura do krausen. Não consegui remover a tal mancha utilizando esponja e detergente, nem mesmo água fervente ajudou. Mas achei que não seria nada demais. Resolvi fazer outra leva nesse balde, utilizando o fermento S-04. Quando engarrafei a cerveja, vi que o fermento que sobrou tinha uma aparência estranha lembrando umas ventosas. As fotos que seguem mostram a tal mancha no balde (está meio difícil de identificar) e o aspecto do S-04 após a fermentação. A cerveja desta leva já tem mais de dez dias de engarrafada e não percebi nenhum odor desagradável, nem algum aspecto estranho em sua formação (carbonatação e limpidez dentro do esperado). Gostaria da ajuda de vocês para saber se é só paranoia minha, devo reutilizar o balde, ou é muito arriscado a partir de agora utilizá-lo

Abçs.
 

Attachments

  • 20160614_145022.jpg
    20160614_145022.jpg
    63.3 KB · Views: 148
  • 20160614_145024.jpg
    20160614_145024.jpg
    66 KB · Views: 141
  • IMG-20160608-WA0003.jpg
    IMG-20160608-WA0003.jpg
    75.8 KB · Views: 167
  • IMG-20160608-WA0004.jpg
    IMG-20160608-WA0004.jpg
    83.3 KB · Views: 154
OLA PREZADOS ..
Apos muitas levas aconteceu! Fiz uma IPA. E geralmente IPA tem muita manipulaçao como por exemplo dray hope. Uso schiller de placas, mas outras cervejas nao acontecem.
Nesta aconteceu! Aquele indesejado filme ou pelicula que fica sobrenadante na superficie. Eu tomei uma garrafa e nao senti nenhum aroma, cheiro ou gosto diferente.
Vai matar quem beber?
 
Back
Top