Contaminação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gabrielbecalli

Active Member
Joined
Aug 6, 2015
Messages
43
Reaction score
2
Boa Tarde, tentei fazer uma leva de 10L de uma Belgian Blond Ale (quarta ja vou engarrafa-la) , como sou iniciante e foi minha primeira leva tive alguns erros que já identifique (falta de controle na temperatura de mostura e principalmente na pequena quantidade de fermento que inoculei) , hoje tirei uma pequena amostra para ver como está , no aroma nada de presença de lúpulo nem malte evidentes, eu sei que é impossível eu definir o cheiro por aqui mas senti um cheiro adocicado lembrando mel mas em seguida um cheiro um pouco Azedo que também se fez presente no gosto, fiquei na dúvida se está ou não contaminada.

como eu disse pela internet não da para definir cheiro nem gosto que se fazem presente, no entanto gostaria de saber como que se define se uma cerveja está contaminada (procurei aqui no fórum não encontrei nada sobre o assunto, me perdoem se já tiver), quais são as características mais evidentes de uma leva que sofreu contaminação.


Obrigado e desculpem se minha pergunta foi ignorante.
 
Provar durante a fermentação é foda, o gosto e aroma muda muito, no começo tb achei que tinha estragado algumas, ainda mais se for nos primeiros 4 dias de fermentação que o negócio tá horrível
Depois vc pega a manha de ver se tá bom durante, por enquanto aconselho vc a terminar todo processo e engarrafar pra depois ver como ficou
 
Desculpa, mas acabei não dando a informação completa , eu ja fermentei durante 10 dias (19ºC) , e hoje ja tem 7 dias maturando ( nos primeiros 5 dias a 6ºC depois baixei para 0ºC), Provei ela hoje com 7 dias de maturação.

Obrigado
att
 
Desculpa, mas acabei não dando a informação completa , eu ja fermentei durante 10 dias (19ºC) , e hoje ja tem 7 dias maturando ( nos primeiros 5 dias a 6ºC depois baixei para 0ºC), Provei ela hoje com 7 dias de maturação.

Obrigado
att
Pra quem tá iniciando a melhor forma de detectar contaminação é verificar o visual do topo do mosto dentro do fermentador. Muitas vezes, forma uma película estranha, algumas vezes parecendo uma teia.

Contaminação no geral te dá gosto ácido, azedo, ou muito frutado, ou lácteo como iogurte.... mas sinceramente, não deves analisar isso antes da cerveja engarrafada e carbonatada depois de semanas. Ela muda de gosto completamente e já perdi a conta de quantas vezes respondi a clássica pergunta de iniciantes achando que a cerveja está com problema por tê-la provado durante a fermentação/clarificação.

Abração,
 
Pra quem tá iniciando a melhor forma de detectar contaminação é verificar o visual do topo do mosto dentro do fermentador. Muitas vezes, forma uma película estranha, algumas vezes parecendo uma teia.

Contaminação no geral te dá gosto ácido, azedo, ou muito frutado, ou lácteo como iogurte.... mas sinceramente, não deves analisar isso antes da cerveja engarrafada e carbonatada depois de semanas. Ela muda de gosto completamente e já perdi a conta de quantas vezes respondi a clássica pergunta de iniciantes achando que a cerveja está com problema por tê-la provado durante a fermentação/clarificação.

Abração,



Obrigado Guenther , vou continuar com o procedimento de engarrafar então e vamos ver no que dá.
abraço.
 
Back
Top