Contaminação ? Com fotos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

brunolinsalves

Well-Known Member
Joined
Nov 4, 2015
Messages
48
Reaction score
9
Boa noite,

Sei que é um aspecto difícil de analisar apenas visualmente, mas o gosto e o cheiro da cerveja estão normais. No entanto, ao abrir o balde fermentador para aplicar a gelatina, tive uma surpresa na aparência, que não acontecia nas levas passadas.

Notei uma leve camada por cima do líquido, que tem aspecto de óleo. Até aí tudo bem, pois pode ser dos lúpulos, visto que se trata de uma IPA. Mas, o que me chamou atenção foi a camada estranha por cima das paredes laterais (formada pelo krausen). Achei bem estranho e é completamente diferente das minhas outras levas.

Meu freezer é daqueles verticais, com as prateleiras fixas (de alumínio com a serpentina embaixo). Por isso, eu coloco uma camada de isopor entre o balde e a prateleira do freezer. No entanto, estou postando uma foto do isopor que ficou com aspecto de contaminação. Cabe ressaltar que o balde estava lacrado durante toda fermentação, com o blowoff tube dentro de um erlenmeyer com iodofor.

Diante disso, tenho três dúvidas:

1- Acham que contaminou ?

2- Não pretendo mais utilizar o isopor entre o balde e a prateleira do freezer. Acham que isso pode dar problema, pois a parte de baixo do balde pode ficar em contato com a serpentina em temperaturas muito baixas ?

3- Mesmo que tenha contaminado, se o gosto estiver bom, essa cerveja pode vir a causar algum problema de saúde ?

Obrigado
 

Attachments

  • rsz_foto_1.jpg
    rsz_foto_1.jpg
    181.7 KB · Views: 264
  • rsz_foto_2.jpg
    rsz_foto_2.jpg
    139 KB · Views: 229
  • rsz_foto_3.jpg
    rsz_foto_3.jpg
    171.2 KB · Views: 219
Tudo normal, óleos de lupulo com fermento em cima, e nas laterais fermento o krausen com fermento a mais tempo nas laterais (mais escuro) e também mais claro. Sua fermentação acabou recentemente não foi?

Acho dificil dar algum problema de temp durante sua fermentação sem esse isopor.. desde que pense em como vai ser sua medição da temp. Eu colocaria o sensor no meio do balde pra tentar um meio termo (se fosse me preocupar com isso).
 
Boa noite,

Sei que é um aspecto difícil de analisar apenas visualmente, mas o gosto e o cheiro da cerveja estão normais. No entanto, ao abrir o balde fermentador para aplicar a gelatina, tive uma surpresa na aparência, que não acontecia nas levas passadas.

Notei uma leve camada por cima do líquido, que tem aspecto de óleo. Até aí tudo bem, pois pode ser dos lúpulos, visto que se trata de uma IPA. Mas, o que me chamou atenção foi a camada estranha por cima das paredes laterais (formada pelo krausen). Achei bem estranho e é completamente diferente das minhas outras levas.

Meu freezer é daqueles verticais, com as prateleiras fixas (de alumínio com a serpentina embaixo). Por isso, eu coloco uma camada de isopor entre o balde e a prateleira do freezer. No entanto, estou postando uma foto do isopor que ficou com aspecto de contaminação. Cabe ressaltar que o balde estava lacrado durante toda fermentação, com o blowoff tube dentro de um erlenmeyer com iodofor.

Diante disso, tenho três dúvidas:

1- Acham que contaminou ?

2- Não pretendo mais utilizar o isopor entre o balde e a prateleira do freezer. Acham que isso pode dar problema, pois a parte de baixo do balde pode ficar em contato com a serpentina em temperaturas muito baixas ?

3- Mesmo que tenha contaminado, se o gosto estiver bom, essa cerveja pode vir a causar algum problema de saúde ?

Obrigado

Nenhum problema de contaminacao...sugiro reduzir o deadspace, pois a bagunça do krausen foi alto.
 
Nenhum problema de contaminacao...sugiro reduzir o deadspace, pois a bagunça do krausen foi alto.

Acho que não Daniel. O espaço me pareceu bom. Talvez a fermentação que tenha sido mais vigorosa.

Ah, minha resposta é pensando que você trocou o "reduzir", querendo dizer aumentar... Acertei?
 
Fala pessoal,

Vim aqui dar um feedback sobre a cerveja. Não contaminou mesmo.
A cerveja ficou muito boa. Estou postando algumas fotos do resultado.

Valeu!
 

Attachments

  • IPA - 01.jpeg
    IPA - 01.jpeg
    96.5 KB · Views: 166
  • IPA - 02.jpeg
    IPA - 02.jpeg
    72.4 KB · Views: 143
  • IPA - 03.jpeg
    IPA - 03.jpeg
    83.3 KB · Views: 111
Back
Top