Consumo de cerveja/bebidas alcoólicas individual.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Adrianodfms

Well-Known Member
Joined
Jun 30, 2015
Messages
139
Reaction score
37
Pessoal, me bateu uma curiosidade e achei interessante postar por aqui.

Como é o consumo de cerveja de vocês quanto a quantidade e a frequência?

Vocês já ficaram preocupados alguma vez em diminuir esse consumo por achar que estavam exagerando? Fora a maravilhosa cerveja, alguém aqui gosta de beber outros tipos de variedades alcoólicas?

Eu só bebo cerveja (tanto a que fabrico quanto minhas marcas prediletas), habitualmente aos finais de semana (sexta e sábado) mas sempre estou preocupado com a quantidade que geralmente chega a no mínimo uns 4 litros por ocasião... Não frequentemente, pois consigo me policiar certas vezes mas quase sempre dou uma passada "do ponto" rsrsrs.

Enfim, queria ver como é o hábito de vocês...
 
O segredo é não consumir grande quantidade em um espaço curto de tempo.
Ir matando a vontade devagar, ao longo do dia. 4 litros é muito se for consumido em um período curto, mas ao longo de um dia talvez não.

Eu tenho um limite de uns 2 litros/ocasião ou dia. Mas eu sou fraco hahahahaha

Uma ou duas vezes por semana. Se não, ganho peso adoidado. E a glicose aumenta tbm! O açúcar que o fermento não dá conta é nosso hahahaha

O importante também é que essa nossa relação com a cerveja seja positiva, no sentido de não ficar se crucificando porque está exagerando, não ficar mudando muito o comportamento

Só minha visão!


abraço
 
A OMS sugere que a ingestão de até 30g de álcool/dia para homens e 20g para mulheres é considerada saudável.

Isso equivale a uns 600ml de uma cerveja de 6% ABV para homens e usn 400ml para mulheres.

Obviamente cada organismo tem suas particularidades, logo esses números não são absolutos.
 
A OMS sugere que a ingestão de até 30g de álcool/dia para homens e 20g para mulheres é considerada saudável.

Isso equivale a uns 600ml de uma cerveja de 6% ABV para homens e usn 400ml para mulheres.

Obviamente cada organismo tem suas particularidades, logo esses números não são absolutos.

Então Paulo, eu tenho conhecimento dessas orientações mas eu particularmente nunca adotei esse hábito de beber diariamente. Confesso que não faço o certo, em beber uma quantia de + ou - 4 litros de cerva aos fins de semana ao longo de algumas horas e pretendo diminuir esse valor, mas sinceramente das pessoas q conheço pelo menos com relação a cerveja nunca vi nenhuma seguir esse padrão da OMS... Para esse órgão seríamos "bebedores pesados"... Enfim, por isso fiquei curioso nessa postagem para saber se o pessoal produtor de cerveja caseira também possui essa mesma "tendência".
 
Essa é uma questão interessantíssima. Onde termina a apreciação e começa o alcoolismo? Eu tenho bastante receio pois tenho histórico grave na minha familía, tanto no lado do meu pai quanto da minha mãe (minhã mãe é alcoolatra que não bebe mais).

Eu não me policio quando estou bebendo, deixo a vontade ser satisfeita. Mas frequentemente fico um tempo relativamente longo (1 semana a 15 dias) sem beber nada pra notar qual a reação do meu corpo a essa "Absitinencia". Tenho esse hábito desde antes de conhecer as cervejas diferentes e algumas poucas vezes percebi irritação e ansiedade nos períodos de verificação. Quando isso ocorria, eu geralmente estendia o intervalo em 2 ou 3 meses. Depois que entrei para o mundo das artesanais, não ocorreu mais.

Mas é importante ficar ligado, álcool causa dependencia física e psicológica, o consumo consciente é indispensável.

Abraços!
 
Sexta a noite, Sábado e domingo no almoço... à tarde já não bebo.
sou fraco também... 2 litros já me deixa "cozido"...
 
Eu trabalho o dia inteiro, a noite faço uma janta pra esposa e bebo ceva, as vezes rola um churrasco depois do futebol e tomo minhas breja tbm. Faço isso quase todos os dias mas com sabedoria (conciliando as coisas). Agora vai nascer meu primeiro filho e estou freando um pouco no trago.

Mas é isso ai, cada um leva a vida como acha certo, o importante é ser feliz.
 
Essa é uma questão interessantíssima. Onde termina a apreciação e começa o alcoolismo? Eu tenho bastante receio pois tenho histórico grave na minha familía, tanto no lado do meu pai quanto da minha mãe (minhã mãe é alcoolatra que não bebe mais).

Eu não me policio quando estou bebendo, deixo a vontade ser satisfeita. Mas frequentemente fico um tempo relativamente longo (1 semana a 15 dias) sem beber nada pra notar qual a reação do meu corpo a essa "Absitinencia". Tenho esse hábito desde antes de conhecer as cervejas diferentes e algumas poucas vezes percebi irritação e ansiedade nos períodos de verificação. Quando isso ocorria, eu geralmente estendia o intervalo em 2 ou 3 meses. Depois que entrei para o mundo das artesanais, não ocorreu mais.

Mas é importante ficar ligado, álcool causa dependencia física e psicológica, o consumo consciente é indispensável.

Abraços!

Pois é André... Tenho histórico também, mas não de "alcoolismo grave" e sim com relação ao hábito de se beber muito. Minha mãe só tomou jeito quando nasceu o meu irmão, meu pai não tomou até hoje kkkkkkk mas eles nunca fizeram nada severo durante as farras deles...

Já me testei tb e consegui ficar 1 mês sem cerveja, mas depois disso ficou impossível numa cidade onde o maior atrativo é justamente a cerveja artesanal (temos a Cervejaria Uberbrau, a cervejaria Benedith e a Munchkin por aqui que não deixam a desejar!).

Antes de conhecer as artesanais/caseiras já bebi mais do que agora, mas depois que passei a fabricar a minha própria percebi que passei a me policiar com maior frequência. Acho q só de ter alguma consciência a respeito disso já é válido para evitarmos maiores problemas com relação ao exagero...
 
Tem um ponto interessante nesta discursão também... a não ser que eu queira dormir na sala, é melhor maneirar na breja senão a patroa pega mal.. hehehe.
 
@FernandoAugusto Caramba cara, 10 litros? Chego com muito custo a 5 litros se eu tiver bem empolgado... rsrsrsrs
 
Tem um ponto interessante nesta discursão também... a não ser que eu queira dormir na sala, é melhor maneirar na breja senão a patroa pega mal.. hehehe.

Xiii @ferorsan quanto a isso eu posso ficar tranquilo, pq a minha patroa me acompanha sossegadamente... kkkkkkk
 
Tento usar um parâmetro: bebo até que não consiga mais sentir o paladar ou aroma. Nessa hora paro e tomo água durante um tempo, depois volto pra cerveja. Isso me ajuda a não embebedar demais e a diminuir a ressaca.
Muitos foram os casos em que eu não distinguia o que estava bebendo e isso não faz sentido pra mim. Quero que o amargor, aroma e tudo faça alguma diferença.
 
Sempre gostei de tomar umas brejas nas sextas e sábados, tomava algo em torno de uns 5l por dia. Isso até descobrir o néctar artesanal, agora tomo bem menos, pois prefiro aproveitar o sabor e o cheiro delicioso que o malte e o lúpulo nos proporciona.
 
tecnica para beber menos litros: cervejas pesadas, tipo dipa 9%, quadruppel 11%
3 copinho já deu o grau
ultimamente tenho brassado altas graduações alcolicas

agora se for cerveja leve, vai nessa faixa de 2/3 litros por dia, sexta sabado e domingo
oque são 10 long necks num dia de sol
 
Bem interessante mesmo sua preocupação e acho muito válido. Também tenho esta preocupação frequentemente pois provo muitos tipos de cerveja (quase diariamente). Como tenho conhecimento técnico (sou médico) fui a fundo sobre as recomendações da OMS e as base de dados de artigos relacionados pra realmente avaliar a veracidade do consumo diário vs. alcoolismo.

Em linhas gerais o que posso afirmar é que cada organismo funciona de maneira diferente e existem muitos fatores associados que no fim definem o ato ser benéfico ou maléfico. É difícil definir uma quantidade X que é segura e faz bem para você, mas pode fazer mal para outra pessoa. Por isso (e pelo perfil do brasileiro), que não se recomenda de rotina o consumo de álcool diário.

Mas quem quiser saber mais a fundo sobre o assunto, ver alguns artigos de impacto ou conversar sobre isso estou à disposição.

Abs!!
 

Latest posts

Back
Top