Construção Espaço Cervejeiro Paneleiro 30m² Sugestões

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

spoock

Well-Known Member
Joined
Jul 27, 2016
Messages
82
Reaction score
14
Amigos cervejeiros,

Surgiu uma oportunidade de construir um espaço para fazer minhas cervejas. Ainda não estou partindo para algo mais profissional, será um espaço dedicado a produção paneleira mais organizado que o local atual. Quero construir algo que facilite a produção, que seja facil de limpar, etc.

Vou ter cerca de 30m² de area total para construir nos fundos de um terreno. Será tipo uma edicula dividida em 3 espaços:
- um cervejeiro;
- outro para deposito da casa (bicicletas, maquinas de cortar grama, mesa marceneiro, ferramentas gerais, trombolhos que atrapalham dentro de casa, etc);
- e um lavabo pequeno para emergencias (aquela corridinha no banheiro).

Abaixo alguns prints de um esboço que fiz.
Olhando de frente no fundo esta o deposito, na frente a area "cervejeira", na esquerda um tanque largo e fundo para poder lavar panelas, bombonas e materiais.
O pé direito será de 2,80m fora o telhado, nao vou fazer forro deixando a armação e telhas a mostra, isso para ter um espaço maior para o calor circular e não esquentar tanto o ambiente enquanto estou brassando.

Tenho algumas dúvidas, mas vou deixar em aberto para o pessoal comentar ou dar suas opiniões, de repente tiro algumas respostas daí.

O que acham? Vale a empreitada?!

[ ] 's
 

Attachments

  • cima.png
    cima.png
    106.8 KB · Views: 377
  • lado1.png
    lado1.png
    92.3 KB · Views: 334
  • lado2.png
    lado2.png
    69.2 KB · Views: 304
  • Fundos.png
    Fundos.png
    117 KB · Views: 294
  • Cervejaria.png
    Cervejaria.png
    239.4 KB · Views: 311
vais entrar com máquina de cortar grama e bicicletas por dentro da cozinha ?

Eu não faria isto.
 
vais entrar com máquina de cortar grama e bicicletas por dentro da cozinha ?

Eu não faria isto.

Minha sugestão vai neste sentido também.

Se for possível, acredito que seria melhor colocar uma porta independente no quartinho das ferramentas.

E também colocaria forro.

Telha direto cai muita sujeira e insetos, vai te dar um trabalhinho manter tudo limpo.

Com estas janelas que estão no projeto abertas, acho que não deve esquentar muito não.
 
vais entrar com máquina de cortar grama e bicicletas por dentro da cozinha ?

Eu não faria isto.

Jean, hoje eu tenho duas cadelinhas dormindo na area de brassagem (quando nao to fazendo cerveja), tanque de lavar roupas, maquina de lavar roupa, etc etc... é na lavanderia da casa da minha mãe. Passar muito esporadicamente com uma maquina de cortar grama a uns 5m da area de brassagem acho que não seria tão problematico assim, mas tenho que avaliar essa situação. Ja havia pensado em isolar o "deposito" da "cervejaria" com uma porta.

Ou então a ideia do layout abaixo, neste caso ficará um pouco mais apertado e talvez a ventilação fique pior, mas pelo menos terei uma "sala fechada".
A questão da ventilação da pra resolver colocando um exaustor na parede frontal, aqueles com helices tipo de restaurante/panificadora. Talvez ajude...

[ ] 's
 

Attachments

  • layout2.png
    layout2.png
    69.3 KB · Views: 207
Minha sugestão vai neste sentido também.

Se for possível, acredito que seria melhor colocar uma porta independente no quartinho das ferramentas.

E também colocaria forro.

Telha direto cai muita sujeira e insetos, vai te dar um trabalhinho manter tudo limpo.

Com estas janelas que estão no projeto abertas, acho que não deve esquentar muito não.

Antonio, não tinha pensado nessa de entrar insetos e sujeira, mas pensei no fato de deixar a armação em madeira a mostra pudesse ser algum problema para a assepsia do local, então cheguei a cogitar a colocação de um forro em PVC, que me pareceu ser dos mais faceis de limpar.
Mas mesmo assim faria este forro acompanhando o caimento do telhado para manter um pé direito bem alto visando melhorar a circulação interna. (e por que não para dar conta da altura de um futuro fermentador conico auto refrigerado de uns 250L?)

Ah sim, a janela da uma boa ajuda.. e se colocar um exaustor acho que resolve por completo o problema da temperatura.
[ ] 's
 
Opa!

Mudei um pouco o layout e detalhei mais o projeto, acho que agora vai..

Vou deixar o espaço livre de paredes dentro da sala, se precisar fazer alguma parede farei em drywall no futuro.
Vou utilizar duas caixas d'agua, uma para agua normal da rede e outra filtrada para usar nas brassagens.
Tanto eletrica quanto hidraulica será tubulação aparente.
O piso sera em cimento queimado (opção barata) e se um dia achar ruim é só revestir com algo melhor.
A area de brassagem/fermentação vou usar ceramica e cercar com um ralo linear de fora a fora.
Adicionei uma pia em granito para lavar a coisarada menor.

A principio é isso.
 

Attachments

  • 1.png
    1.png
    530 KB · Views: 223
  • 2.png
    2.png
    417.8 KB · Views: 201
Aproveita e faz uma pia grande, pra lavar garrafas, balde, panela etc. mais fácil...
 
Opa!

A ideia é usar o canto ao lado do brewstand para lavar as coisas grandes...
Por isso tem dois pontos de agua ali, um deles é agua não filtrada para lavar e resfriamento, ja o outro ponto é agua filtrada para usar na brassagem.

[ ] 's
 

Attachments

  • 3.png
    3.png
    252.5 KB · Views: 175
Projeto maneiro!
Ótimo espaço também, estou fazendo o meu com apenas 9m².
Parabéns!
Um secador ai cai bem e não sei se existe essa possibilidade, mas eu me preocupei em colocar o stand de mosturação e fervura fora do caminho do vento direto e deixá lo embaixo da unica janela disponível no meu espaço!
 

Latest posts

Back
Top