Congelou

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AlexCorsato

Well-Known Member
Joined
Feb 10, 2014
Messages
105
Reaction score
20
pessoal, aconteceu o seguinte...

Nosso termostato estava instalado num freezer e a gente usou para maturar dois lotes de blond ale.. funcionou perfeito..
O freezer está numa chácara e alguém tirou o sensor do freezer e deixou ele funcionar normal.. resultado: congelou 20 litros de uma weizen que estava maturando.. eu fui lá para envasar e agora tenho um balde com uma pedra de weizen... totalmente congelada..

Pergunta: Se descongelar ainda posso tentar envasar ou perdi a cerveja?
 
Nunca passei por algo do tipo. Respondo com o que eu faria: descongelaria e engarrafaria.
Se vai dar certo é outra história. Depois conte o que fez.
 
Eu acho que o fermento morreu com a baixa temperatura e por isso o primming não vai acontecer...
Talvez seria interessante colocar mais fermento, esperar um pouco e só então envasar... Mas eu teria que comprar mais fermento e até chegar e tudo mais... Dureza..........
 
Eu acho que o fermento morreu com a baixa temperatura e por isso o primming não vai acontecer...
Talvez seria interessante colocar mais fermento, esperar um pouco e só então envasar... Mas eu teria que comprar mais fermento e até chegar e tudo mais... Dureza..........

O fermento não morreu, ele só vai ficar adormecido e a medida que chegar a temperatura ambiente ele sai do sono profundo hehehe.

Em relação ao sabor que vai ficar a cerveja dai já é outra história, mas creio que você não perdeu sua leva, deixa ela descongelar e faz o priming normal e vê no que da.
 
Depois caiu minha ficha, minha vó congela fermento de pão e iogurte...

Eu envasei, mas tinha muita diferença das outras, toda a matéria que decantou estava em flocos, as outras era mais um liquido viçoso.. e esses flocos ocupavam muito espaço no fundo, tive que jogar fora uns 4 litros pois estava tomado com esses flocos estranhos...

enfim, daqui uns 15 dias eu vejo o que virou e mando aqui.
 
Fala, AlexCorsato.
Tivemos a mesma experiência que você, e curiosamente com um Weizen tbm.
Só que no nosso caso o desvio padrão do termostato que estava mal regulado e a temperatura variava dos -3 até 3ºC. Quando tiramos do freezer para ver estava tudo congelado.
A solução foi aguardar descongelar e engarrafar. No final das contas tínhamos uma boa cerveja, com bastante flavor de Weizen, bem característica do estilo.
Logo, fica tranquilo que eu acho que vai funcionar a sua também.
Luck:rockin:
Abçs
 
quem nunca congelou cerveja?
hahahah
pra mim congelaram algumas garrafas.. e por incrivel que parecça, teve gente que achou as congeladas melhor do que a nao congelada
 
hahahaha... dalhe picolé...

Na verdade a história dessa cerveja foi um desastre total...

Eu fiz 2 lotes blond ale e a terceira brassagem foi a weizen.. as blondes ficaram ótimas.. acertamos de primeira com total inexperiência e com sorte tbm...

Nós íamos fazer uma brassagem dupla então moemos tudo na sexta a noite para fazer no sábado, quando terminamos a lavagem e filtragem da primeira e liberou a panela eu comecei a preparar a weizen e no meio tempo meu amigo teve um problema e precisou ir embora, eu já tinha colocado os grãos na água mas não tinha começado a aquecer... ficou na água até o dia seguinte...
Bom, no domingo fui lá pra fazer a weizen e ela não passou no teste de iodo... prolonguei a brassagem em quase 1h e ainda não passou... resolvi lavar e filtrar mesmo assim... entupiu a bazoka, foi um parto fazer a filtragem, e o fogão não tava lá essas coisas, então a fervura não foi intensa...
Nas duas primeiras eu preparei o fermento e ele tava reagindo legal antes de misturar, esse não reagiu muito.. mas eu não sei se tava normal, pois era outro tipo de fermento... enfim foi tudo pro balde de fermentação.. demorou uns 4 dias para começar a borbulhar.. deixei nessa temperatura umas 2 semanas e depois subi um pouco por mais 1 semana.. depois baixei para 7C°, até o freezer liberar, acho que foi 1 semana, e mais 1 semana que deveria ter ficado em 1C°, mas o pessoal que tava na chácara mexeu e tirou o sensor, então virou picolé...

1 semana depois eu fui engarrafar e achei o picolé... isso foi na sexta a noite.. sábado a noite ainda não tinha descongelado tudo.. só envasei no domingo a tarde... mas a cerveja ainda tava melada, sabe como o mostro é melado antes de fermentar.. tava assim ainda... mas eu envasei mesmo assim, só diminui o primming...

Semana passada eu tentei abrir uma garrafa e tinha bastante borra de flocos no fundo da garrafa e o sabor não tava legal, mas já tinha começado a carbonatar... hoje faz 12 dias, vou abrir 1 pra ver e posto uma foto...

Mas acho que essa não deu certo...

E já faz tanto tempo desde minha última brassagem que eu to ficando impaciente já, mas não vou fazer antes de comprar um freezer, aqui é muito quente.. inverno é 15C°.. hoje tá em 32C° e já estamos no começo do outono..
 
Estou surpreso... Ficou boa..!! ImageUploadedByTapatalk1397299026.867930.jpg
ImageUploadedByTapatalk1397299044.216927.jpg
 
Back
Top