Congelamento durante Cold Crash

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Tralhas

New Member
Joined
Aug 3, 2017
Messages
3
Reaction score
0
Fala pessoal.

Então, eu utilizo um freezer horizontal para fermentar e maturar minhas cervejas, com um controlador TIC 17.
já faço cerveja a mais de um ano e nunca tive problemas com isso, muito pelo contrário, tudo funcionou sempre muito bem.

Na minha atual leva, tudo correu bem na fermentação, maturação ,mas quando baixei a temperatura para o cold crash antes do envase, percebi que a temperatura do freezer não baixava para menos de 5 graus. Ficou assim durante um dia.

Quando chequei a temperatura com um outro termômetro levei um susto -4 graus... e tudo congelado. O termostato do TIC 17 estava com problema.
A cerveja não congelou totalmente, somente as bordas (baldes de 20 litros).

Vi num video no canal "concerveja" que isso não acarretaria muitos problemas, bastaria subir a temperatura, esperar descongelar e seguir o jogo.
Que foi o que eu fiz.

A cerveja já estava fermentada, atingiu a FG desejada. Já havia passado pela maturação, congelou no cold crash.

O que posso esperar dessa leva (uma IPA)? Vou ter problemas com a carbonatação (priming)?

Valeu.
 
Só vai ficar mais alcoólica se for retirado o "gelo", caso contrário irá derreter e misturar no líquido novamente, e mesmo assim, seria um acréscimo muito pequeno, a não ser que fosse uma quantidade grande de gelo...
 
Só para dar um feedbadk, a cerveja ficou ótima.
Nenhuma diferença para as outras levas da mesma receita que havia feito.

Valeu.
 
Bom dia galera,

Agora pela manhã fui envasar minha APA... Consegui envasar 6 garrafas... Daí percebi que a cerveja havia congelado no fermentador, motivo pelo qual, parou de sair... Eu estava no Cold...
O que eu faço??? Como deixo descongelar? Temperatura ambiente??? Ou controlada na geladeira ??? Será que dá para recuperar??? Obrigado
 
Don't panic!
Apenas sobbe 1-2 graus no termostato e deixa descongelar.
Se quiser fazer o degelo em temperatura ambiente também não vai gerar problemas. Só não vai abandonar a cerveja no sol e tirar no outro dia.
 
Don't panic!
Apenas sobbe 1-2 graus no termostato e deixa descongelar.
Se quiser fazer o degelo em temperatura ambiente também não vai gerar problemas. Só não vai abandonar a cerveja no sol e tirar no outro dia.
Valeu amigo !!! Fiz isso... Amanhã a noite vou dar uma olhada e se tiver descongelado vou reiniciar o envase... Ou vc acha que devo deixar mais algum tempo?
 
Back
Top