Configuração Single Vessel BeerSmith

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cucanunes

Well-Known Member
Joined
Jul 6, 2016
Messages
51
Reaction score
24
Alguém já teve experiência de configurar uma Single Vessel no BS2?
Tenho dúvidas em como configurar o equipamento (que pelo que li, basta configurar como BIAB), mas o que mais me deixa dúvidas é em relação a configuração do Mash, porque no BIAB você coloca o volume total de agua na panela, mas no Single Vessel rola lavagem dos grãos por "Fly Sparge" depois que o cesto é suspenso...

Enfim... Alguém com experiência para dar uma luz?

Equipamento:
Panela n36 com resistência de 2.0kW no fundo
Cesto feito com panela n.30 e tela de fundo falso
Bomba recirculando o tempo todo
 
Se você usa toda a água desde o começo da brassagem e não faz sparge, use BIAB mesmo. Eu tenho uma Beerbot e tem funcionado perfeitamente assim.

Abs
 
O programa não faz distinção com seu método de filtragem, seja usando bazooka, fundo falso ou esse sistema de single vessel..

No caso, se você setar no programa que vai fazer lavagem (fly ou batch), ele te dá as opções seguintes:

a proporção usada para seu mash levando alí em consideração a relação de água L/kg que vai pra panela (sem contar o espaço do volume morto) e seu volume final de leva (o quanto tem que lavar o malte)

pra isso, ele leva em consideração seu método de lavagem e faz automático o calculo do volume considerando seu: tamanho de leva, perda de evaporação, perda de volume morto (trub).. pode ver essas informações lá na parte de volumes dentro da receita e na configuração de seu equip.

O que eu acho mais prático no single vessel: usar uma proporção de água/malte que funcione bem pro seu mash e ir lavando até atingir o volume pretendido.

Não tem erro, uma vez que tu sabe em média sua eficiência fazendo dessa forma, basta ajustar quantidade de malte para uma maior ou menor SG, sempre acertando o volume, pois tanto taxa de evaporação e perda de volume morto acaba sendo fixas

abraço!
 
Back
Top