Condicionamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

neudson

Well-Known Member
Joined
Dec 12, 2012
Messages
61
Reaction score
12
Fala, pessoal.

Eu estou agora indo pra minha quinta leva de cerveja, pretendendo tentar uma receita de IPA pra o concurso da Eisenbahn.

As últimas 4 que eu fiz não estavam ruins, mas também não posso dizer que estavam cervejas muito boas, pra mim ainda falta algo, e eu estou achando que meu problema é o tempo curto de fermentação/condicionamento da cerveja. Só fiz cervejas leves até agora, e achei que não ia ser tão definitivo assim para o sabor, mas acho que está sendo.

Por exemplo, as últimas duas que eu fiz ficaram no fermentador por duas semanas e depois foram envasadas, onde já estão com 4 semanas. As duas tiveram OG baixo, na faixa de 1.040-1.045 e FG próximo de 1.010.

O que vocês acham? Mais tempo de condicionamento no fermentador? Com a as leveduras ou com transferência para um secundário? Condicionamento a frio ou na temperatura normal de fermentação?
 
Olha, sinceramente eu acho que o problema não está, a princípio, nem com a fermentação nem com o condicionamento, mas sim com a receita mesmo pois essas OGs são bem baixas e vão gerar cervejas bem fracas, sem corpo, etc.

Tente fazer uma cerveja um pouco mais forte, na casa dos 1060.

Abraço!

Guenther
 
Olha, sinceramente eu acho que o problema não está, a princípio, nem com a fermentação nem com o condicionamento, mas sim com a receita mesmo pois essas OGs são bem baixas e vão gerar cervejas bem fracas, sem corpo, etc.

Tente fazer uma cerveja um pouco mais forte, na casa dos 1060.

Abraço!

Guenther

Pode ser também. Talvez ainda não tenha acertado o equilíbrio no amargor para cervejas tão leves. Vou realmente querendo fazer uma cerveja com um OG mais alto na próxima.

Mas no caso dessas duas citadas, duas semanas fermentando, só no primário, pra depois envasar, é um tempo razoável ou ainda curto?
 
Boa tarde.

Pelo que vi tu nao estas matutando no balde fermentador, acho este procedimento Bem interessante para arrendodar o sabor da mesma.
O meu procedimento para Ale é o seguinte:
1) 10 dias fermentando
2) 10 dias maturando, eu transfiro de fermentador para separar do trub, mas pode ser no mesmo. Temperatura de maturação em torno de 2C, sendo que uso gelatina incolor e sem sabor nesta etapa, sendo 1g por litro.
3) após este período de 10 dias de maturação eu engarrafo e so vou abrir após 20 dias no mínimo. As minhas cevas estão ficando muito boas após 45 dias de engarrafar, sempre deixo em temperatura controlada nao deixando subir acima de 25c.

Espero ter ajudado.

Anderson
 
Boa tarde.

Pelo que vi tu nao estas matutando no balde fermentador, acho este procedimento Bem interessante para arrendodar o sabor da mesma.
O meu procedimento para Ale é o seguinte:
1) 10 dias fermentando
2) 10 dias maturando, eu transfiro de fermentador para separar do trub, mas pode ser no mesmo. Temperatura de maturação em torno de 2C, sendo que uso gelatina incolor e sem sabor nesta etapa, sendo 1g por litro.
3) após este período de 10 dias de maturação eu engarrafo e so vou abrir após 20 dias no mínimo. As minhas cevas estão ficando muito boas após 45 dias de engarrafar, sempre deixo em temperatura controlada nao deixando subir acima de 25c.

Espero ter ajudado.

Anderson

É isso mesmo, praticamente não maturo no fermentador. Vou tentar assim, com mais tempo no fermentador, maturando à frio, e dar mais tempo realmente pra cerveja. Refazer uma das receitas que saiu agora...

Valeu!
 
Pode ser também. Talvez ainda não tenha acertado o equilíbrio no amargor para cervejas tão leves. Vou realmente querendo fazer uma cerveja com um OG mais alto na próxima.

Mas no caso dessas duas citadas, duas semanas fermentando, só no primário, pra depois envasar, é um tempo razoável ou ainda curto?
Tá ótimo esse tempo.

E a não ser que tu leve todo o trub pro fermentador, não tem necessidade de transferir pra outro balde pra maturar.

Abraço!
 
Bom dia, amigos.
Sou relativamente novo no ramo de produção de cerveja artesanal. Já fiz algumas levas, mas estou pra fazer a minha primeira completamente por minha conta e estou com algumas dúvidas quanto ao condicionamento.
Estou com a receita de uma honey ale e nela diz para fermentar a 18º (até aí tudo bem) e condicionar a 12º por 4 semanas.
Minha dúvida é a seguinte: Nas outras levas que fiz, deixei fermentar por 7 dias a 18º (era uma IPA) (falam que é bom de 7 a 10, mas sempre deixei uma semana certo) e maturar a 2º por duas semanas.
O condicionamento em si pega o tempo da maturação ou conta quando passa para a garrafa?
Se puderem me tirar essa dúvida, fico grato.
Desde já agradeço a atenção dispensada.
Valeu
 
Bom dia, amigos.
Sou relativamente novo no ramo de produção de cerveja artesanal. Já fiz algumas levas, mas estou pra fazer a minha primeira completamente por minha conta e estou com algumas dúvidas quanto ao condicionamento.
Estou com a receita de uma honey ale e nela diz para fermentar a 18º (até aí tudo bem) e condicionar a 12º por 4 semanas.
Minha dúvida é a seguinte: Nas outras levas que fiz, deixei fermentar por 7 dias a 18º (era uma IPA) (falam que é bom de 7 a 10, mas sempre deixei uma semana certo) e maturar a 2º por duas semanas.
O condicionamento em si pega o tempo da maturação ou conta quando passa para a garrafa?
Se puderem me tirar essa dúvida, fico grato.
Desde já agradeço a atenção dispensada.
Valeu

Suas dúvidas estão respondidas em um tópico fixo: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851
 
Back
Top