Compra de Equipamentos - Iniciante

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Alberisjr

New Member
Joined
Apr 10, 2017
Messages
3
Reaction score
0
Boa tarde galera;

Estou iniciando no mundo dos cervejeiros caseiros, estou estudando, lendo alguns artigos e livros (em português, porque meu inglês de limita a "The book is on the table" - o que dificulta um pouco já que a maior parte da literatura que encontrei é um inglês) e tentado compreender o processos e fatos importantes para a produção de cerveja.

Todavia, estou parado em um ponto importante, que acredito não ser um impasse só meu, o custo para iniciar.

Encontrei kits que vão de R$ 1.100,00 à quase R$ 2.000,00, todavia não acredito ser uma boa opção, já que não vem tão completos para produzir a cerveja de uma forma satisfatória.

A melhor saída que encontrei foi comprar a partes independentemente, mas não abaixa muito os custos.

Com isso, bati em outro ponto, o mais grave de todas, a mulher não ficou muito satisfeita ao saber que iria gastar um valor desse em cerveja! (pelo menos é essa a ideia dela).

Com isso, tive que pensar em saída para que minhas pretensões cervejeiras não morressem.

Busquei até alguns usados (principalmente panelas que representam pelo menos 40% ou mais do valor dos equipamentos), mas não encontrei, nem na internet, nem na minha Cidade (que não é muito grande e não tem, até onde sei, muitas pessoas fazendo cerveja).

Então, gostaria de ajuda para encontrar o jeito mais barato de adquirir meus equipamentos, ou se alguém estiver trocando de equipamento e querendo vender suas estimadas panelas a valores mais em conta, me ajudaria nessa empreitada (peço desculpa de já existe algum tópico sobre negociação de equipamento, fiz buscas no fórum e não encontrei, se tiver, por favor, postem o link).

Desde já agradeço a todos, principalmente pelos outros tópicos que me ajudaram em muito nas minhas dúvidas.
 
Já tem muita discussão sobre isso no fórum, inclusive citando preços, prós e contras.

Mas, minha sugestão, de quem inclusive comprou inicialmente um "Kit Pronto".

Comece com um BIAB. Compre uma panela (uma 36-40L para levas de 20) e instale uma torneira, ou compre já instalado, não aumenta muito. (R$~150)
Compre um ou dois metros de tecido voal (R$20,00) e mande algum costureiro(a) fazer como se fosse um saco/sacola. (R$10)

Fora isso você vai precisar de um termômetro(~R$40), densímetro(~R$50) e um balde fermentador (~R$30).

Extras:
Sugiro fortemente adquirir uma geladeira/frigobar+termostato para controle da fermentação, embora existam também soluções caseiras (isopor + pet com gelo). (~ R$300 + R$100)

Chiller de Imersão (~R$100 um de alumínio). Dá pra começar colocando em balde com gelo ou mesmo nem fazendo o resfriamento, vai do seu amadurecimento e percepção.

Caso não tenha loja de insumos na sua cidade, talvez seja necessário comprar um moinho (R$150). Caso contrário dá pra comprar o malte já moído.

Pra começar eu partiria pelo BIAB, pois é muito mais barato e simples de fazer a cerveja. Caso pense em futuramente alterar para duas ou três panelas, só vai perder mesmo o tecido voal.

Mas já vou adiantar. Este "hobby" é sem limite$$$. Com o passar do tempo vai querer embarrilar, aumentar a produção, automatizar parte do processo e por aí vai... Boa sorte!
 
Buenas, vou dar meu 0,01 de contribuição.

Já faço cerveja há 1 ano e uso 3 panelas, comprei moedor, bomba, etc, tudo o que você possa imaginar, mas cheguei a conclusão depois de gastar bastante, o que realmente é necessário para começar.

Alguns itens para produção de 20L:

- 1 panela tamanho 40
- 1 saco de biab
- 1 termômetro médio
- 1 pá cervejeira
- 1 fogareiro alta pressão de pelo menos 12 caulins
- 1 refratômetro
- 1 densímetro míni
- 1 proveta mini
- 1 balde fermentador 32L completo (torneira, airlock e vedantes)
- 1 balde de 20L (so para o priming)
- 1 mangueira 3/8 1m ou 1,5m
- 1 chiller de cobre
- 1 transferido de mosto quente (bem opcional este)
- 1 tubo autosifao
- 1 tubo de enchimento (para engarrafar)
- garrafas de 600
- 1 arrolhador
- 1 geladeira usada
- 1 controlador de temperatura

Eu diria que isto é o mínimo do mínimo, mas desde que você saiba como usar tudo isto. Dá pra fazer cerveja com muito menos itens? Lógico que dá, mas preocupe-se bastante com a questão da fermentação, por isto os dois últimos itens, quanto mais preciso, melhor.

Não faço mais a moagem do malte em casa, compro ele na loja de insumos e o pessoal da própria loja moe na hora, pois não acho justificável a sujeira e trabalho para moer o malte, assim já economizo tempo.

Certamente o pessoal mais experiente poderá orientar melhor, mas se eu fosse indicar para um amigo, recomendaria a lista acima e algumas dicas de produção. A melhor coisa que você pode fazer é ir brassar com algum amigo que já faz cerveja, para ver melhor essa prática, sair um pouco da teoria, sem dúvida uma excelente forma de aprendizado concorrente ao seus estudos.

Abs
 
Concordo com o VMsouza, mas se quiser economizar ainda mais, é possível:

(pra leva de 10 a 15 litros)

- 1 panela pra 22 litros
- 1 saco de biab
- 1 termômetro médio
- 1 pá cervejeira / colher
- Use o fogão de casa
- 1 densímetro míni
- 1 proveta mini
- Pode usar galão de 10 litros pra fermentar leva de 8/9 litros/ ou galão de 20 litros pra fermentar uma leva de aprox.17/18l.
- 1 balde de 10L (so para o priming)
- 1 mangueira de silicone 3/8 1,5m
- Pode trocar o chiller por um balde cheio de gelo. (depois compre o chiller)
- Usa a mesma mangueira de silicone como sifão.
- 1 tubo de enchimento (para engarrafar)
- garrafas de 600
- 1 arrolhador
- 1 geladeira usada
- 1 controlador de temperatura
 
Obrigado a todos, tinha visto alguma coisa sobre o método BIAB mas não tem tanta informação quanto ao "tradicional", mas realmente, me ajudou bastante, principalmente pelo custo inicial mais baixo.
Vou ver mais alguma coisa sobre esse método e partir para compra dos equipamento.
Obrigado.
 
Back
Top