Complementar starter com açucar?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mjay1

Well-Known Member
Joined
Jan 4, 2017
Messages
146
Reaction score
59
Vou resumir, amanha vou fazer 55litros tenho que fazer um starter tenho apenas 200g de DME mas segundo o brewersfriend preciso de 400g no total, pergunta posso complementar com um pouco de açúcar? Quanto?
 
Vou resumir, amanha vou fazer 55litros tenho que fazer um starter tenho apenas 200g de DME mas segundo o brewersfriend preciso de 400g no total, pergunta posso complementar com um pouco de açúcar? Quanto?

Oi eu de minutos atrás, acho que pode nao ser uma boa ideia, achei aqui no forum.

"O açúcar no starter precisa de ser maltose, não açúcar simples. Isto ocorre porque a levedura que for obrigada a comer muito açucar simples, para de fazer a enzima que permite a quebra da maltose, que é o principal açúcar no mosto. A levedura rapidamente aprende a ser preguiçosa e a capacidade de atenuar totalmente um lote de cerveja."

Acho que vou ficar com o starter incompleto mesmo.

Edit, So fazer um mini mosto de pilsen, pronto resolvido. :D
 
Last edited:
Oi eu de minutos atrás, acho que pode nao ser uma boa ideia, achei aqui no forum.

"O açúcar no starter precisa de ser maltose, não açúcar simples. Isto ocorre porque a levedura que for obrigada a comer muito açucar simples, para de fazer a enzima que permite a quebra da maltose, que é o principal açúcar no mosto. A levedura rapidamente aprende a ser preguiçosa e a capacidade de atenuar totalmente um lote de cerveja."

Acho que vou ficar com o starter incompleto mesmo.

Edit, So fazer um mini mosto de pilsen, pronto resolvido. :D
É melhor mesmo, só complementando... Se for fazer um mini mosto de pilsen, faça uma boa parada protéica pra disponibilizar bastante aminoácidos (já que é pra starter), 60 graus na limite dextrinase também ajuda a ficar bem fermentável, dê mais ênfase pra beta que para a alfa amilase. Boa propagação!
 
Back
Top