Compactação dos Grãos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Manjabosco

Active Member
Joined
Feb 10, 2016
Messages
28
Reaction score
2
Location
cruz alta
Senhores Cervejeiros, boa tarde.

Estou nesse momento fazendo a minha 21 brassagem, e tenho uma dúvida.

As vezes, posso dizer umas 3 vezes durante a recirculação e lavagem do mosto, noto que a cama de grãos fica bem compactada, dificultando até mesmo a saída pela torneira para uma boa recirculação e uma boa lavagem.

Estou fazendo uma weiss, mas já me aconteceu com outros dois tipos de cerveja, minha dúvida é.

É normal acontecer isso?
Se não é, porque acontece? onde estou errando?
Tem algo que posso fazer para não acontecer mais?
Quando acontece, teria algum procedimento a fazer para melhor isso?

Normalmente anoto tudo que acontece durante uma brassagem, é a terceira vez que faço a mesma receita de weiss, mas a primeira que acontece, já me aconteceu em uma stout, e em uma red Ale.


Obrigado
 
Senhores Cervejeiros, boa tarde.

Estou nesse momento fazendo a minha 21 brassagem, e tenho uma dúvida.

As vezes, posso dizer umas 3 vezes durante a recirculação e lavagem do mosto, noto que a cama de grãos fica bem compactada, dificultando até mesmo a saída pela torneira para uma boa recirculação e uma boa lavagem.

Estou fazendo uma weiss, mas já me aconteceu com outros dois tipos de cerveja, minha dúvida é.

É normal acontecer isso?
Se não é, porque acontece? onde estou errando?
Tem algo que posso fazer para não acontecer mais?
Quando acontece, teria algum procedimento a fazer para melhor isso?

Normalmente anoto tudo que acontece durante uma brassagem, é a terceira vez que faço a mesma receita de weiss, mas a primeira que acontece, já me aconteceu em uma stout, e em uma red Ale.


Obrigado

Normalmente esse tipo de coisa acontece quando a moagem é muito fina. Quando usa outros grãos além de cevada esse problema tende a ser ainda maior. A cevada tem casca individual no grão, que faz a cama de grãos, o trigo não.

Cuidado pro fluxo de saída não ser muito forte, as vezes uma drenagem muito rápida faz com que os grãos se compactem.

O sistema de filtragem também faz diferença nesse caso, fundo falso tende a entupir menos do que bazooka e manifold, pelo que tenho observado.

Uma forma simples de evitar isso seria moendo mais grosso, mas é possível que a eficiência de extração reduza um pouco. Entupimento também reduz a eficiência, então o ideal é chegar na moagem mais fina que não cause entupimento, no seu caso talvez possa ter passado desse limite.

Abraço
 
Normalmente esse tipo de coisa acontece quando a moagem é muito fina. Quando usa outros grãos além de cevada esse problema tende a ser ainda maior. A cevada tem casca individual no grão, que faz a cama de grãos, o trigo não.

Cuidado pro fluxo de saída não ser muito forte, as vezes uma drenagem muito rápida faz com que os grãos se compactem.

O sistema de filtragem também faz diferença nesse caso, fundo falso tende a entupir menos do que bazooka e manifold, pelo que tenho observado.

Uma forma simples de evitar isso seria moendo mais grosso, mas é possível que a eficiência de extração reduza um pouco. Entupimento também reduz a eficiência, então o ideal é chegar na moagem mais fina que não cause entupimento, no seu caso talvez possa ter passado desse limite.

Abraço

Beleza, vou tomar mais cuidado da próxima vez, acabo de colocar para a fervura, pelo menos a densidade ficou como o esperado, acho que o trigo foi moído muito fino mesmo, mas muito obrigado pela ajuda!!! espero que fique tão boa quanto as outras. :mug:

Abraço
 
Senhores Cervejeiros, boa tarde.

Estou nesse momento fazendo a minha 21 brassagem, e tenho uma dúvida.

As vezes, posso dizer umas 3 vezes durante a recirculação e lavagem do mosto, noto que a cama de grãos fica bem compactada, dificultando até mesmo a saída pela torneira para uma boa recirculação e uma boa lavagem.

Estou fazendo uma weiss, mas já me aconteceu com outros dois tipos de cerveja, minha dúvida é.

É normal acontecer isso?
Se não é, porque acontece? onde estou errando?
Tem algo que posso fazer para não acontecer mais?
Quando acontece, teria algum procedimento a fazer para melhor isso?

Normalmente anoto tudo que acontece durante uma brassagem, é a terceira vez que faço a mesma receita de weiss, mas a primeira que acontece, já me aconteceu em uma stout, e em uma red Ale.


Obrigado

Você usa bomba?

Se usar, antes de moer os grãos mais grosso, eu mudaria a configuração da bomba.

Normalmente esta compactação e até entupimentos ocorrem porque a bomba está puxando o mosto com muita pressão, o que causa a compactação e eventual entupimento.

Na próxima vez, tente regular a vazão da bomba, restringindo a saída do mosto. Sempre restrinja a saída da bomba, nunca a entrada.
 
Você usa bomba?



Se usar, antes de moer os grãos mais grosso, eu mudaria a configuração da bomba.



Normalmente esta compactação e até entupimentos ocorrem porque a bomba está puxando o mosto com muita pressão, o que causa a compactação e eventual entupimento.



Na próxima vez, tente regular a vazão da bomba, restringindo a saída do mosto. Sempre restrinja a saída da bomba, nunca a entrada.


Sim, uso bomba, não sabia desse detalhe, vou diminuir a vazão de saída!! Devo fazer outra brassagem no final de semana, e então posto os resultados!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Sim, uso bomba, não sabia desse detalhe, vou diminuir a vazão de saída!! Devo fazer outra brassagem no final de semana, e então posto os resultados!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Provavelmente vai resolver só fazendo isso.

Todo o cervejeiro que usa bomba precisa descobrir qual a vazão máxima que seu equipamento e moagem preferida suporta. Ou seja, sempre comece devagar, e vá aumentando aos poucos. Toda a vez que aumentar um pouco a vazão da bomba, aguarde pelo menos uns 10 minutos naquela vazão e observe se a vazão vai diminuindo com o tempo. Se não diminuir, já sabe que aquela vazão está ok. Se diminuir, aquela vazão é muito alta para o seu equipamento ou moagem.

Abraço,

Guenther
 
Quando eu uso muitos grãos sem casca como trigo, aveia e cento, uso cascas de arroz para diminuir um pouco essa dificuldade na recirculação/lavagem...
 
Além de tudo isso que os amigos mencionaram, deixe sempre ao menos uns 3 dedos de água acima da cama, pois se ficar com pouca água, tende a compactar...
 
Quando eu uso muitos grãos sem casca como trigo, aveia e cento, uso cascas de arroz para diminuir um pouco essa dificuldade na recirculação/lavagem...
Onde se.consegue casca de arroz?
Isso pra mim eh igual cabeca de bacalhau nunca acho....

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
Back
Top