Como secar o fermento da borra da cerveja?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Feb 12, 2019
Messages
16
Reaction score
1
Location
Niterói/RJ
Caros amigos cervejeiros,

Gostaria de saber se como secar o fermenta da minha borra?

Sei que algumas cepas não aguentam ser secas, mas me refiro especialmente aos fermentos que se compra seco, como no meu caso, o w34-70.

Pois gostaria de aproveitar que a borra tem muitas células para que eu possa usar depois e guardar por mais tempo. Assim inoculando uma taxa alta de leveduras de uma vez, sem precisar comprar muitos pacotes de fermento de uma vez.
 
Não é muito sanitário e eu pessoalmente não faria, mas li relatos, principalmente para as kveik, de pegar a levedura lavada, espalhar em papel manteiga e deixar no forno (desligado), com a luz acesa até secar. O forno é um lugar relativamente estéril, e fácil de esterilizar, então achei a técnica até simples e pode dar resultado legal. Só o ato de espalhar em papel manteiga que achei meio arriscado. Mas tá aí, espero ter ajudado.
 
Caros amigos cervejeiros,

Gostaria de saber se como secar o fermenta da minha borra?

Sei que algumas cepas não aguentam ser secas, mas me refiro especialmente aos fermentos que se compra seco, como no meu caso, o w34-70.

Pois gostaria de aproveitar que a borra tem muitas células para que eu possa usar depois e guardar por mais tempo. Assim inoculando uma taxa alta de leveduras de uma vez, sem precisar comprar muitos pacotes de fermento de uma vez.

vc não precisa secar para reaproveitar, inclusive é mais recomendado guardar ela em solução mesmo.

Tem diversos video no youtube e tutorias na net, so pesquisar reaproveitamento de levedura... Jamal do BeerSchool tem uns videos sobre isso.
 

Latest posts

Back
Top