Como obter uma boa lavagem dos grãos?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jrrocha

Well-Known Member
Joined
Mar 30, 2015
Messages
93
Reaction score
6
Olá cervejeiros, tudo bem?

Estou com algumas dúvidas em relação a lavagem, por exemplo:
- Como saber que a lavagem já extraiu todos os açucares possíveis?
- Quanto tempo pode durar uma lavagem?

Ouvi falar que se a densidade do mosto que chegar a 1.010 é porque todos os açucares possíveis já foram extraídos. Isto procede?

Desde já, obrigado pela colaboração.
 
Sobre a lavagem, vi aqui em alguns posts que se for continua com baixa vazão do mosto pode levar ate 1 hora.
 
Olá cervejeiros, tudo bem?

Estou com algumas dúvidas em relação a lavagem, por exemplo:
- Como saber que a lavagem já extraiu todos os açucares possíveis?
- Quanto tempo pode durar uma lavagem?

Ouvi falar que se a densidade do mosto que chegar a 1.010 é porque todos os açucares possíveis já foram extraídos. Isto procede?

Desde já, obrigado pela colaboração.
O normal não é ficar lavando até tirar a última gota de açúcar...... é lavar até você atingir o volume pré-fervura panejado, ou a densidade pré-fervura planejada.

Técnica de lavar até a densidade chegar a 1008 é coisa de cervejaria grande... onde os caras só querem saber de eficiência acima de tudo, em detrimento de gosto, adstringência, etc.

Abraço,
 
Uma coisa que eu aprendi errando na minha primeira lavagem com fundo falso é que a velocidade de lavagem é muito importante. Minha eficiência ficou mais baixa do que o esperado pois lavei muito rápido.
 
Uma coisa que eu aprendi errando na minha primeira lavagem com fundo falso é que a velocidade de lavagem é muito importante. Minha eficiência ficou mais baixa do que o esperado pois lavei muito rápido.

Concordo.

A velocidade de lavagem influencia bastante. Sempre dedico bastante tempo para esta etapa.

Outra observação.
Eu uso bazooka e primeiramente fazia batch sparge por achar que teria maior eficiência.
Porém, após tentar fazer o Fly sparge estou tendo melhores resultados e sempre faço o fly a partir de então.
Não sei se é assim com todos, mas pra mim está funcionando beleza.

Abs
 
Concordo.

A velocidade de lavagem influencia bastante. Sempre dedico bastante tempo para esta etapa.

Outra observação.
Eu uso bazooka e primeiramente fazia batch sparge por achar que teria maior eficiência.
Porém, após tentar fazer o Fly sparge estou tendo melhores resultados e sempre faço o fly a partir de então.
Não sei se é assim com todos, mas pra mim está funcionando beleza.

Abs

Já comigo foi ao contrário...usava bazooka e fazia fly sparge e, posteriormente, ao trocar para batch sparge, minha eficiência aumentou!
 
Já comigo foi ao contrário...usava bazooka e fazia fly sparge e, posteriormente, ao trocar para batch sparge, minha eficiência aumentou!

Isso que acho estranho.
O normal, para quem usa bazooka, é fazer o batch sparge. Dizem que é mais eficiente.
Acho que eu não fazia direito e por isso o fly deve estar dando melhor resultado para mim do que o batch.
 
Isso que acho estranho.
O normal, para quem usa bazooka, é fazer o batch sparge. Dizem que é mais eficiente.
Acho que eu não fazia direito e por isso o fly deve estar dando melhor resultado para mim do que o batch.

Não sei...o que eu faço realmente é clarificar, extrair todo o mosto possível, jogar a água de lavagem, mexer os grãos e deixar estabilizar por uns 15 minutos, depois clarificar e extrair o mosto.

Ao fazer o fly-sparge no filtro bazooka, vc não garante estar extraindo os açúcares residuais como um todo. Pelo fato do filtro estar localizado em uma saída, o líquido tenderá a seguir aquele caminho preferencial forçando a extração de açúcares somente dos grãos que estão neste caminho e não em todos, como é o objetivo.

O descanso é de suma importância para que a cama de grãos possa ser refeita.

Espero ter ajudado
 
Não sei...o que eu faço realmente é clarificar, extrair todo o mosto possível, jogar a água de lavagem, mexer os grãos e deixar estabilizar por uns 15 minutos, depois clarificar e extrair o mosto.

Ao fazer o fly-sparge no filtro bazooka, vc não garante estar extraindo os açúcares residuais como um todo. Pelo fato do filtro estar localizado em uma saída, o líquido tenderá a seguir aquele caminho preferencial forçando a extração de açúcares somente dos grãos que estão neste caminho e não em todos, como é o objetivo.

O descanso é de suma importância para que a cama de grãos possa ser refeita.

Espero ter ajudado

Realmente,
Quando fazia batch, não deixava o mosto descansar esses 15 min.
Apenas esvaziava após a clarificação e depois adicionava a água da lavagem, recirculava e logo retirava o novo mosto.
Deve ser isso o erro.

Abs
 
Realmente,
Quando fazia batch, não deixava o mosto descansar esses 15 min.
Apenas esvaziava após a clarificação e depois adicionava a água da lavagem, recirculava e logo retirava o novo mosto.
Deve ser isso o erro.

Abs

Não sei, mas realmente é necessário deixar a cama de grãos ser formada novamente.
 
Back
Top