Como medir a temperatura na mostura com fundo falso

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

juniorgeier

Member
Joined
Apr 11, 2017
Messages
6
Reaction score
2
Boa tarde,
Referente ao tópico criado pelo Guenther sobre a mostura ser feita na mesma panela do fundo falso, fiquei ainda com uma dúvida, por mais que tudo tenha sido mencionado no tópico.

Minha preocupação é com a medição da temperatura, como vou medir a temperatura de mostura, se o ideal é não mexer na cama de grãos?
E em que local devo medir a temperatura? no mosto abaixo do fundo falso ou entre os grãos? se for entre os grãos, como penso que seja, como medir? Visto que haverá uma diferença de temperatura entre a parte de cima da panela e a parte de baixo do fundo falso.

Desde já agradeço pela atenção e ajuda.
 
Boa tarde,
Referente ao tópico criado pelo Guenther sobre a mostura ser feita na mesma panela do fundo falso, fiquei ainda com uma dúvida, por mais que tudo tenha sido mencionado no tópico.

Minha preocupação é com a medição da temperatura, como vou medir a temperatura de mostura, se o ideal é não mexer na cama de grãos?
E em que local devo medir a temperatura? no mosto abaixo do fundo falso ou entre os grãos? se for entre os grãos, como penso que seja, como medir? Visto que haverá uma diferença de temperatura entre a parte de cima da panela e a parte de baixo do fundo falso.

Desde já agradeço pela atenção e ajuda.
Junior,

Você já leu o tópico "Preciso corrigir a temperatura durante a mosturação"? http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407203

Pergunto pq, pra te responder isso, eu preciso saber que sistema está usando.

Você pode mosturar na mesma panela:

A) Deixando tudo parado e não mexendo na panela durante os 60 ou 90 minutos, nem medindo nada, justamente como eu cito no tópico.
B) Você pode ficar corrigindo de 15 em 15 minutos - o que particularmente eu não vejo sentido algum - e nesse caso vai ter que recircular pra corrigir a temperatura, e isso homogeniza tudo.
C) Você pode estar usando um sistema com controle de temperatura de mosturação automatizado através de recirculação contínua.

Ou seja, levando em conta o tópico que citei ali no começo, e o sistema que está utilizando, eu pergunto........ sob que circunstância e pra que exatamente vc quer medir a temperatura?

No caso A não tem o que medir, que é como eu faço e recomendo na imensa maioria dos casos para equipamentos totalmente manuais.

No caso B, que pra mim não tem sentido, vc vai estar recirculando e homogeneizando tudo, logo, qualquer lugar serve.

No caso C, o ideal é medir normalmente no retorno do mosto.

Abraço,
 
Entendi, no meu caso seria o item B. kkk
Pois hoje faço a transferência para recirculação, e a meu sistema é tudo manual mesmo. mas como lido em vários tópicos aqui no fórum, vou fazer este processo de mostura e recirculação na mesma panela. Porém estava com medo de a temperatura baixar muito e ter que corrigir, mas como respondido, vou tentar utilizar a opção A, e se caso sentir a necessidade de corrigir ( o que pude perceber que provavelmente não precisará) eu faço a medição no retorno do mosto.

Obrigado Guenther e Antonio.
 
Eu faço a medição com poço termométrico um pouco abaixo do centro do caldeirão, utilizo resistência elétrica e recirculo o mosto para homogeneizá-lo através de toda a massa sempre que preciso aumentar a temperatura.
 
Back
Top