Como instalar o controlador Coel TLZ10

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Renan

Well-Known Member
Joined
Jun 12, 2013
Messages
97
Reaction score
23
Ontem finalmente consegui uma geladeira para fermentação e então lá fui eu montar o controlador de temperatura...

...o manual dele só serve para você entender (mais ou menos) os menus dele, agora na hora de instalar ele não vale nada, não há um exemplo de como instalar o controlador e a legenda das conexões dele parece um código secreto. Mediante isto resolvi fazer este tutorial para ninguém passar o mesmo perrengue que eu passei. :rockin:

Coel TLZ10

controlador_temp_coel.jpg

Para que ele funcione com uma geladeira você vai precisar de dois cabos, um com um conector macho e outro com um conector fêmea. Para este exemplo o conetor macho, que é o cabo de alimentação, terá os fios A e B e o conector fêmea, que é o cabo de saída, terá os fios C e D. Para instalar o controlador siga o passo-a-passo abaixo:

- Ligue os dois fios da sonda/termômetro nos conectores 10 e 11, contando que seja um em cada conector não tem problema qual vai em qual;
- Tire capa das pontas dos fios A, B, C e D;
- Corte um fio de aproximadamente 4 cm também tirando a capa do fio nas duas pontas. Este fio servirá como um jumper;
- Ligue os fios A e C juntos no conector 1, você pode enrolar a ponta dos dois para facilitar o encaixe;
- Ligue o fio B junto com uma das pontas do jumper no conector 2;
- Ligue a outra ponta do jumper no conector 4;
- E por fim ligue o cabo D no conector 6.

A imagem abaixo ilustra os passos descritos acima:

Tut.png


Notei que mesmo o meu controlador vindo marcado na caixa como sendo o SPST-NO (que utiliza os conectores 4 e 6) o conector 5 também funciona junto com o 6, o que significa que daria para ligar mais um equipamento junto, como um cooler por exemplo (esse modelo é muito utilizado em chocadeiras que utilizam um cooler e uma lâmpada). Espero ter ajudado alguém que também esteja em dúvidas e se não entendeu algum detalhe é só perguntar que irei ajudar.
 
@Renan

Sabe como eu ligo uma lâmpada/Resistência para aquecer o interior da geladeira? Obrigado
 
@Trindade

Só podia ser Gaúcho ser esse @Trindade.

Obrigado!
 
@Trindade

Agora que fui ver e o esquema elétrico que mandou é do TIC-17e não do COEL TLZ10. @Renan teria o esquema correto. Mesmo assim obrigado pela boa vontade em ajudar @Trindade.:)
 
Olá @leonerd , eu vou fazer um teste lá em casa hoje, porquê eu acho que o TLZ10 não deve ter função de resfriamento e aquecimento juntos, porque pelo menos na configuração que eu fiz as saídas 5 e 6 funcionam simultaneamente.
 
Então vou ter que deixar uma lâmpada ligada lá dentro direto caso não seja possível? Valeu a força @Renan.
 
@Renan

Poderia me informar os parâmetros configurados no seu coel tlz10? Estive lendo sobre tempo de retardo do compressos e tal. Estou com dúvidas nas variáveis PSC e PTC. Se puder postar todas as suas variáveis configuradas eu ficaria agradecido!:mug:
 
@Renan

Poderia me informar os parâmetros configurados no seu coel tlz10? Estive lendo sobre tempo de retardo do compressos e tal. Estou com dúvidas nas variáveis PSC e PTC. Se puder postar todas as suas variáveis configuradas eu ficaria agradecido!:mug:

@leonerd

Pelo que eu pude entender aqui pelo manual deles estes parâmetros indicam o tipo e tempo de proteção que você vai aplicar quando ocorre a energização da linha que no caso alimenta, por exemplo, uma geladeira. Serve para não ocorrer o risco de o relê ficar ligando e desligando o motor da geladeira em intervalos muito curtos, o que pode acabar queimando o motor.

Utilizando um exemplo de uma geladeira com o controlador configurado para resfriar à 21º e com HSET em 1, de tal forma que quando a temperatura atingir 22º o controlador irá iniciar o resfriamento até chegar à 21º novamente.

O parâmetro PTC indica a quantidade de minutos que o controlador deve esperar antes de ligar a geladeira. Para aplicar este tempo em segundos basta escolher um valor decimal: 0,1 minuto por exemplo.

Já o parâmetro PSC indica em que momento que o controlador vai começar a contar esse tempo de pausa. No Tipo 1 ele vai começar a contar a pausa a partir do momento em que a temperatura atingir o teto (22º no exemplo citado). No Tipo 2 essa pausa passa a contar a partir do momento em que o controlador desliga a geladeira depois de atingir a temperatura mínima. E no Tipo 3 ele conta a partir do momento em que liga a geladeira para começar o resfriamento.

O meu controlador está configurado com os valores padrões, Tipo 1 para PSC e 0 minuto no PTC, mas analisando melhor aqui acho que vou trocar o PSC para o tipo 2 e por pelo menos 1 minuto no PTC.

Espero ter ajudado um pouco, isso foi mais ou menos o que consegui entender lendo o manual deles, que é bem complicadinho por sinal X_X, também fucei no meu controlador mas não consegui achar uma forma de ele funcionar junto com uma lâmpada, pelo visto ou funciona somente resfriando ou somente aquecendo.
 
@leonerd

Pelo que eu pude entender aqui pelo manual deles estes parâmetros indicam o tipo e tempo de proteção que você vai aplicar quando ocorre a energização da linha que no caso alimenta, por exemplo, uma geladeira. Serve para não ocorrer o risco de o relê ficar ligando e desligando o motor da geladeira em intervalos muito curtos, o que pode acabar queimando o motor.

Utilizando um exemplo de uma geladeira com o controlador configurado para resfriar à 21º e com HSET em 1, de tal forma que quando a temperatura atingir 22º o controlador irá iniciar o resfriamento até chegar à 21º novamente.

O parâmetro PTC indica a quantidade de minutos que o controlador deve esperar antes de ligar a geladeira. Para aplicar este tempo em segundos basta escolher um valor decimal: 0,1 minuto por exemplo.

Já o parâmetro PSC indica em que momento que o controlador vai começar a contar esse tempo de pausa. No Tipo 1 ele vai começar a contar a pausa a partir do momento em que a temperatura atingir o teto (22º no exemplo citado). No Tipo 2 essa pausa passa a contar a partir do momento em que o controlador desliga a geladeira depois de atingir a temperatura mínima. E no Tipo 3 ele conta a partir do momento em que liga a geladeira para começar o resfriamento.

O meu controlador está configurado com os valores padrões, Tipo 1 para PSC e 0 minuto no PTC, mas analisando melhor aqui acho que vou trocar o PSC para o tipo 2 e por pelo menos 1 minuto no PTC.

Espero ter ajudado um pouco, isso foi mais ou menos o que consegui entender lendo o manual deles, que é bem complicadinho por sinal X_X, também fucei no meu controlador mas não consegui achar uma forma de ele funcionar junto com uma lâmpada, pelo visto ou funciona somente resfriando ou somente aquecendo.

Exatamente @Renan. Pesquisando mais a fundo cheguei as mesma conclusões que você. PSC=2 e PTC=4mim. Um amigo meu que é engenheiro eletricista me falou que seria adequado configurar o PTC para 4 mim. Menos que isso seria prejudicial ao compressor. Em resumo. Esse termostato da COEL é bem mais chato de configurar e tem bem menos dados da internet para nos auxiliar. Certamente irei trocar por um TIC-17 ou outro melhor da família FullGauge.

Abraços:mug:
 
Alô pessoal. estou com grande dificuldades de configurar o meu controlador AGEON G101. O mesmo está ligado numa geladeira consul nova, de 280 litros. O sensor está dentro de um poço termométrico de inox. O set de temperatura em 16 graus e a histerese em 0,2ºc. Ocorre que quando a temperatura atinge o set o compressor liga e funciona por um tempo, jogando a temperatura prá uns 13 graus. Esta variação está atrapalhando demais a fermentação! Alguém tem alguma idéia sobre como resolver este problema?
 
Alô pessoal. estou com grande dificuldades de configurar o meu controlador AGEON G101. O mesmo está ligado numa geladeira consul nova, de 280 litros. O sensor está dentro de um poço termométrico de inox. O set de temperatura em 16 graus e a histerese em 0,2ºc. Ocorre que quando a temperatura atinge o set o compressor liga e funciona por um tempo, jogando a temperatura prá uns 13 graus. Esta variação está atrapalhando demais a fermentação! Alguém tem alguma idéia sobre como resolver este problema?
@Americo poste as suas configurações para termos uma ideia do que está acontecendo. Eu sugiro você a criar um tópico novo na parte de fermentação. Já vi em algum tópico um usuário que utiliza um termostato dessa marca. Um tópico novo chama a atenção.

Qual a temperatura que configurou como set point?
 
Opa, creio que vou abrir mesmo um tópico sobre este assunto. Vi algumas postagens sobre o AGEON aqui no forum, mas nenhum toca neste assunto de configuração especificamente.
O controlador está configurado com set = 16°c, histerese (diferencial) 0,2°c, C0 (retardo na energização do aparelho) = 0, C1 (retardo após acionamento do relé) = 0 e C2 (retardo após o desacionamento do relé) = 4 (parâmetros de fábrica). Já fiz alguns ajustes em C0, C1 e C2, tentando acertar a configuração, mas não consegui. Anexo o esquema de ligação elétrica sugerido pelo site do Lamas, que foi o que eu usei, mas sempre acontece de a temperatura abaixar demais.
 

Attachments

  • Esquema de ligação AGEON G (2).png
    Esquema de ligação AGEON G (2).png
    205.7 KB · Views: 91
Mas ela continua ligada mesmo depois de atingir o set point de 16°C? O que pode acontecer é que a inércia térmica da sua geladeira é boa. Eu configuraria o parâmetro C0=4 minutos e o resto deixaria como você citou antes. Uma pergunta idiota, mas pertinente. O seu termostato está configurado no modo refrigeração?
 
Sim. Configurado como refrigeração. Vou ajustar o C0 conforme sua sugestão e depois posto o resultado!
Valeu!
 
Essa configuração só serve para proteger o compressor. Evitar que ele ligue em seguida caso o set point seja atingido.
 
Ontem finalmente consegui uma geladeira para fermentação e então lá fui eu montar o controlador de temperatura...

...o manual dele só serve para você entender (mais ou menos) os menus dele, agora na hora de instalar ele não vale nada, não há um exemplo de como instalar o controlador e a legenda das conexões dele parece um código secreto. Mediante isto resolvi fazer este tutorial para ninguém passar o mesmo perrengue que eu passei. :rockin:

Coel TLZ10

View attachment 114146

Para que ele funcione com uma geladeira você vai precisar de dois cabos, um com um conector macho e outro com um conector fêmea. Para este exemplo o conetor macho, que é o cabo de alimentação, terá os fios A e B e o conector fêmea, que é o cabo de saída, terá os fios C e D. Para instalar o controlador siga o passo-a-passo abaixo:

- Ligue os dois fios da sonda/termômetro nos conectores 10 e 11, contando que seja um em cada conector não tem problema qual vai em qual;
- Tire capa das pontas dos fios A, B, C e D;
- Corte um fio de aproximadamente 4 cm também tirando a capa do fio nas duas pontas. Este fio servirá como um jumper;
- Ligue os fios A e C juntos no conector 1, você pode enrolar a ponta dos dois para facilitar o encaixe;
- Ligue o fio B junto com uma das pontas do jumper no conector 2;
- Ligue a outra ponta do jumper no conector 4;
- E por fim ligue o cabo D no conector 6.

A imagem abaixo ilustra os passos descritos acima:

View attachment 114147


Notei que mesmo o meu controlador vindo marcado na caixa como sendo o SPST-NO (que utiliza os conectores 4 e 6) o conector 5 também funciona junto com o 6, o que significa que daria para ligar mais um equipamento junto, como um cooler por exemplo (esse modelo é muito utilizado em chocadeiras que utilizam um cooler e uma lâmpada). Espero ter ajudado alguém que também esteja em dúvidas e se não entendeu algum detalhe é só perguntar que irei ajudar.
voce poderia mostrar o esquema para ligar o cooler juntamente com a lâmpada? Pelo que entendi o cooler ficaria ligado em 5 e 6?O cooler é de 12v ..... Tenho que usar um transformador ou ligo o cooler direto
 
Olá, também estou com dúvidas em relação a ligação de ventoinhas. Estou pensando em ligar uma régua ou extensão com 3 saídas na saída do termostato, assim posso acoplar ventoinhas ou outros. Meu TLZ10 chegou hoje e estou arrependido, devia ter comprado um termostato mais popular. O manual desse é bem ruim mesmo.
 
Prezado Renan, qual seria o parâmetro determinante antes de o termostato religar a corrente entre o "PSC 2 + PTC" e o "od"? Exemplo: se eu configurar PSC 2 e PTC 30', e o od 40', quanto tempo a corrente que sai do termostato fica desligada? 30 minutos ou 40?
 
Olá @lourencolima me desculpe pela demora =D

Eu precisei fazer uns testes hoje para entender esse parâmetro od. No que vi o PTC é predominante sobre o od, não deu tempo de testar com o PTC off e somente o od ativo.

Em um dos testes que fiz, coloquei o PTC com 1' e o od com 2', o termostato religou a saída com 1' que era configuração do PTC, portanto no cenário que você descreveu antes o termostato iria religar com 30' a contar a partir do último desligamento.

Mais a tarde eu vou testar com o PTC off e também alterando o PSC com o od ativo.

Update: com relação à ventoinha, se ela for funcionar junto com o resfriamento (ou aquecimento caso seja esta a configuração) acho que o mais prático mesmo seria utilizar uma régua com N tomadas na saída do termostato, só precisa tomar cuidado para não ligar muita coisa junta, pois isso vai sobrecarregar o termostato. Neste caso seria mais correto utilizar um rele mais potente e o termostato iria ativar/desativar este rele que por sua vez está ligado à fios com bitola adequada.

Update2: @andresrdomingos no caso do cooler vai precisar mesmo de um transformador, você poderia utilizar por exemplo uma fonte usada de computador, ela vai ter a saída na voltagem do cooler.
 
Poxa, muito obrigado, não precisava ficar testando!

Quanto as ventoinhas, vou usar de computador mesmo, mas ligadas a um desses carregadores de celular ou parecido, de 12V.
Ligados à régua que liguei na saída do termostato.

E eu achei que o "od", que serve pra "proteger o compressor" seria o dominante.

O ruim do manual é que ele varia demais os termos, fala em ligar compressor, energizar as saídas, ativação da saída OUT.
Devia ser um termo só pra facilitar.
 
O manual serviu só para me deixar mais confuso do que nunca kkkkkkk

Mas consegui descobrir para que serve o od. O tempo do od conta quando você liga o termostato na tomada. Fui descobrir isso hoje sem querer, ontem depois dos testes eu tirei tudo da tomada e hoje quando liguei o termostato na tomada ele começou a contar o tempo do od e só depois ligou a saída para a geladeira.
 
Back
Top