Como inocular a levedura na refermentação (envase)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Julio Figueiredo

New Member
Joined
Aug 15, 2018
Messages
1
Reaction score
2
Location
Rio de Janeiro
Prezados Cervejeiros !

Assisti umas dicas on line e nela falava sobre uma receita da Belgian Strong Ale !
E se falava sobre inocular levedura no envase da cerveja e a dosagem era de
1 milhão de células / ml !
Alguém poderia me explicar como se faz este procedimento ?
 
Caro amigo,

Um milhão por ml é um bilhão por litro. Veja quantas células tem garantidas no pacote de leveduras que vc usou (as da fermentis, por exemplo, garantem 6 bilhões por grama em média) então seria colocar, neste caso, um grama de levedura para cada 6 litros de cerveja para carbonatação. (Ideal é hidratar e baixar a temperatura antes de misturar)


Eu estou mais ou menos com a mesma dúvida. Explicar não posso pq nunca fiz, mas o que estou planejando e pensando é o seguinte:

Em uma aproximação que infiro, no meu processo, eu acrescento algo em torno de 10% de açúcar fermentável à Cerva que vou carbonatar hora do priming para atingir os volumes de CO2 que desejo na carbonatação.

Partindo disso, usando levedura seca, eu seguiria na proporção em gramas de leveduras que usei na inoculação/pich rate inicial.

Seca pq (é a que eu uso) tem lá os nutrientes que são necessários sem que se precise oxigenar, o que não é possível nesta fase.

Ou seja, se usei em 20 litros um pacote de levedura (após hidratar), adicionando uns 2g de leveduras na hora do envase junto ao priming seriam suficientes.

Mas, como falei, nunca fiz isso, tem que conferir esses cálculos aí, olhando a quantidade de células que o fabricante garante por gramas ou, se for o caso na levedura líquida, ou a estimativa em algo reutilizado (lama após lavagem), ou se vc tiver algum krausen disponível, pesquisar quanto de células vem por colher de sopa que vc colher (top croping) para inocular… Efim… sei lá se ajudei.
 
Last edited:
Back
Top