Como enrolar um chiller

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ramonmedeiros

Well-Known Member
Joined
Sep 22, 2014
Messages
137
Reaction score
24
Location
Campinas
E aí galera,

comprei recentemente a panqueca de alumínio 3/8 com 15m para fazer o chiller, porém estou em dúvida agora para monta-lo. Vi alguns modelos, desde o circular padrão até outro que tem "2 chillers", um de menor raio no meio e outro de raio maior fora:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=S94Lhp-bv8M[/ame]

Gostaria de saber se alguém fez algum teste com esses modelos, ou se tem alguma dica campeã para fazer o chiller. No momento, pretendo fazer esse modelo:

chiller_resfriamento_cerveja_10mt-800x800.png


Antes de mais nada, obrigado.
 
fugindo um pouco do assunto, esse chiller vai ser usado para mergulhar no mosto ou como pré-chiller.

Pelo que sei, o alumínio vendido nas lojas de ar condicionado não são de grau alimentíceo, não acho que seja seguro utilizá-los. Nem sei se existe tubo de alumínio para alimentos. Tem gente que usa, mas eu não acho confiável.
O ideal para resfriar mosto é o de inox. O de alumínio é bom para fazer pré-chiller e colocar em um balde com gelo, fazendo a água passar da seguinte forma:

torneira -> pré-chiller (em balde com água e gelo) -> chiller de resfriamento.
 
Cara, se vai fazer um simples, enrole por fora de um balde.

Pra fazer um duplo, podes enrolar primeiro a parte de dentro por fora de algo mais fino, como um post-mix, e depois vira tudo, coloca a parte já enrolada dentro de um balde maior, e termina de enrolar por fora do balde.

Podes usar tranquilo alumínio pra chiller, mesmo vendido em refrigeração. É essencialmente o mesmo alumínio da imensa maioria das panelas, que não são anodizadas.

Também podes usar cobre.

Abraço,
 
Bom dia Ramon.
Uma dica que alguns não conhecem, é recozer o cobre. Ele fica muito mais maleável e dobra com muita facilidade.
Para recozer o cobre você precisa de um maçarico capaz de avermelhar o cobre. Você vai aquecendo o tubo aos poucos e conforme for avermelhando você vai andando com o fogo. no final deixa ele resfriar normalmente. Depois disso ele vai ficar bem mais macio. É bom fazer isso com ele esticado porque vai ser necessário passar um bombril depois porque ele fica escurecido.
Outra coisa que vai ajudar são os dobradores de tubo.
São molas que a gente enfia o tubo dentro e pode dobrar sem ele vincar.
São esses:
http://produto.mercadolivre.com.br/...las-para-curvar-tubos-de-cobre-e-aluminio-_JM
Se as dicas não servirem porque você não tem maçarico, pelo menos fica a dica.

Abraço.
 
Pra quem tem dúvida sobre a liga de alumínio e cobre que se usa pra esses tubos flexíveis é só fazer uma busca rápida no google dos fornecedores de panquecas. Achei um PDF da Eluma, que produz tubo flexível de cobre, e tem todos os detalhes da composição da liga. É feita de 99,9 % de cobre e 0,01 % de fósforo (liga chamada de cobre fosforoso). Sobre o alumínio, encontrei um PDf geral bem bacana com os códigos das ligas regulamentadas pela ABNT, usos e as respectivas composições químicas. É basicamente 99,5% de alumínio, e outros componentes (depende da liga) tais como Si, Fe, Cu, Mn, Mg, Cr e Zn.

Só não sei se recebem algum tipo de tratamento especial. Mas creio que não!
 
hahahahahahaha

É o nome que tentei dar pro tubo quando ele vem enrolado e chato, mas pra ajudar não terminei a frase.

Mal a confusão, mas não é panqueca gourmet não é tubo de cobre ou alumínio!!!
 
Ola pessoal, o de alumínio e cobre é bem maleável, ja o de inox é difícil enrolar, comprei a serpentina de inox em um ferro velho e fui enrolar em casa, tentei na mão mas sem chance, ai bolei uma engenhoca pra enrolar que funcionou, seguem fotos:
 

Attachments

  • chiller 1.JPG
    chiller 1.JPG
    137.9 KB · Views: 924
  • chiller 2.JPG
    chiller 2.JPG
    132.6 KB · Views: 778
  • chiller 3.JPG
    chiller 3.JPG
    131.8 KB · Views: 738
hahahahahahaha

É o nome que tentei dar pro tubo quando ele vem enrolado e chato, mas pra ajudar não terminei a frase.

Mal a confusão, mas não é panqueca gourmet não é tubo de cobre ou alumínio!!!

Na loja onde comprei o tubo de cobre de um chiller que fiz, os vendedores chamavam de panqueca o tubo de 15m de cobre/aluminio.
 
Mas o cara do vídeo enrola com uma tremenda facilidade e fica muito bom pra caramba!

Essa panqueca/rolo de tubo de cobre/alumínio tem um comprimento padrão?

estou querendo fazer um de 15 metros de 1/2"...
 
15 metros.
Esse é o tamanho padrão.

EDIT: Aqui em Goiânia a panqueca de 15m com 1/2pol sai 45 reais. Compensa muito mais fazer em casa do que pagar R$100,00, R$150,00 como cobram na internet.
 
Comprei um rolo de alumínio 1/2" de 15 metros por R$65,00 e foi muito fácil fazer.
Dobre uma ponta e coloquei na buraco do registro de uma panela - assim eu pude enrolar mantendo espichado.

Para dobrar as pontas para cima fui em uma loja de refrigeração, com uma ferramenta que eles tem, da pra fazer as curvas acentuadas perfeitamente.
 

Attachments

  • IMG_1363.jpg
    IMG_1363.jpg
    184.8 KB · Views: 415
  • IMG_1372.jpg
    IMG_1372.jpg
    287.6 KB · Views: 410
  • IMG_1373.jpg
    IMG_1373.jpg
    273.4 KB · Views: 366
  • IMG_1374.jpg
    IMG_1374.jpg
    258.5 KB · Views: 383
  • IMG_1375.jpg
    IMG_1375.jpg
    313.3 KB · Views: 395
Vou reviver o tópico.

Que tipo de loja "física" vende essas panquecas?

Será que acho naquelas lojas de ar-condicionado?

Abcs
 
Vou reviver o tópico.

Que tipo de loja "física" vende essas panquecas?

Será que acho naquelas lojas de ar-condicionado?

Abcs

Aproveite e compre uma mola para fazer curvas em 90º, para dar acabamento.

Custa pouco (uns 10 reais) e é uma mão na roda, e você pode fazer um chiller com um diametro que quiseres.

Abraços.
 
Aproveite e compre uma mola para fazer curvas em 90º, para dar acabamento.

Custa pouco (uns 10 reais) e é uma mão na roda, e você pode fazer um chiller com um diametro que quiseres.

Abraços.

Vlw a dica, mas pesquisei aqui perto e achei melhor comprar o chiller já dobrado. Com o valor, comprei dois de 15m. Um uso de pré-chiller num cooler com gelo.

:mug:

Abcs
 
Vlw a dica, mas pesquisei aqui perto e achei melhor comprar o chiller já dobrado. Com o valor, comprei dois de 15m. Um uso de pré-chiller num cooler com gelo.

:mug:

Abcs


Não sei qual chiller e qual material você está procurando, mas eu fiz o meu, de imersão, 15m com alumínio flexível de 3/8" e saiu 50 reais a panqueca + 10 reais o encurvador manual de 3/8".

Abraços!!
 
Esse tamanho mesmo.

Não lembro quanto cobram aqui, mas a panqueca de 15m fica em R$115,00. O chiller que eu comprei foi esse preço e me reduziu o trampo de ter que ficar dobrando. Só dobrei as pontas pra cima e já era.

Como nossa idéia sempre foi fazer 2, compensou (já que eu estava dentro da loja) pegar pronto.
Aqui em Itu fica fácil fazer um sistema fechado com chiller e pré-chiller. Na época de falta de água, compramos caixa d'água para armazenar na garagem e bomba pra jogar a água pra caixa principal. Agora estamos utilizando esse sistema pra resfriar a cerveja e depois usamos a água para limpar o equipamento e o local onde fazemos.

Abcs
 
Esse tamanho mesmo.

Não lembro quanto cobram aqui, mas a panqueca de 15m fica em R$115,00. O chiller que eu comprei foi esse preço e me reduziu o trampo de ter que ficar dobrando. Só dobrei as pontas pra cima e já era.

Como nossa idéia sempre foi fazer 2, compensou (já que eu estava dentro da loja) pegar pronto.
Aqui em Itu fica fácil fazer um sistema fechado com chiller e pré-chiller. Na época de falta de água, compramos caixa d'água para armazenar na garagem e bomba pra jogar a água pra caixa principal. Agora estamos utilizando esse sistema pra resfriar a cerveja e depois usamos a água para limpar o equipamento e o local onde fazemos.

Abcs

Ok. Por esse preço, compensa mais pegar pronto mesmo.

Abraços!
 
Não sei qual chiller e qual material você está procurando, mas eu fiz o meu, de imersão, 15m com alumínio flexível de 3/8" e saiu 50 reais a panqueca + 10 reais o encurvador manual de 3/8".

Abraços!!

Jefferson

Onde vc comprou o encurvador manual?

abraço.
Kayo
 
Jefferson

Onde vc comprou o encurvador manual?

abraço.
Kayo



Você acha fácil no mercado livre ou em lojas de material para refrigeração.

Recentemente eu adquiri uma nova, 3/8" no mercado livre por 8 reais + frete.
 
Back
Top