Como começar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mnmendonca

Member
Joined
Jan 23, 2014
Messages
20
Reaction score
3
Boa tarde pessoal. Estou apenas começando nesse mundo de fazer a própria cerveja, porém sou muito fã de cerveja artesanal. E e mais uns amigos estamos com um projeto de começar a fazer, porém dessa área não conhecemos muita coisa. Já pesquisamos kits, receitas mas sempre fica aquela dúvida se estou comprando o kit certo, se é melhor montar o kit sozinho, qual receita fazer, etc.

Resumindo um pouco, queria a ajuda de vocês se realmente compensa comprar o kit ou montar por conta própria?

Vi o kit que o cervejando vende, o que ele chama de top de linha semi automatizado. Compensa? o preço foi discutido entre nós aqui e achamos o preço acessível para todos.


agradeço desde já a atenção de todos.
 
Seja bem vindo, esse kit de automatizado não tem nada, so a bomba rs

Existem no mercado diversos kits, Cervejando, Lamas, ArteBrew veja o que, lhe agrada mais!

E claro que é totalmente possível voce montar o seu kit, com um pouco de pesquisa, habilidade manuais e com ferramentas, voce monta tranquilamente, não é um bicho de 7 cabeças!

EU, eu recomendaria voce participar de alguma brassagem coletiva, ou de alguém ai proximo de onde voce mora, para ter uma visão geral do processo, depois disso pode montar seu kit e ser feliz!
 
Na época que comprei meu kit fiz pesquisa de tudo que era jeito e sem dúvida alguma o que mais compensa é o da alquimia da cerveja, comprei de lá e eles foram bem atenciosos comigo.
 
bom saber! estamos fazendo umas contas e pesquisando o que mais precisa pra começar a produzir... alguém me diria, além da materia prima e o chiller, o que mais eu precisaria comprar nesse kit da alquimia da cerveja? e com relação ao chiler, quantos metros no minimo, e qual material é melhor, cobre mesmo?
 
deu uma pesquisada no site da lamas?
Se tiver facebook procure por Confraria do Marquês. É um grupo de cervejeiros cariocas que entendem muito do assunto, eles vendem kit.
 
bom saber! estamos fazendo umas contas e pesquisando o que mais precisa pra começar a produzir... alguém me diria, além da materia prima e o chiller, o que mais eu precisaria comprar nesse kit da alquimia da cerveja? e com relação ao chiler, quantos metros no minimo, e qual material é melhor, cobre mesmo?

Uma dica, na alquimia se tu somar o valor do kit e valor de cada produto que tem no kit, da no mesmo, então faz que nem eu fiz, monta teu próprio kit. Eu por exemplo tirei aqueles bag, coador e coloquei um chiller de aluminio de 5 metros (pras minhas levar de 20 litros é bem satisfatório), adicionei também um termostato tic-17, que é uma das coisas mais importantes (fermentação sem controle não tem condição).
 
Além desses itens fornecidos no kit da Alquimia, seria interessante investir num fogareiro de alta pressão para agilizar seu processo de mostura e também um termostato, pois como nosso amigo disse "fermentação sem controle não tem condição". Ele vem com moinho?? Pois não achei na lista do link, mas é outro item que influencia bastante.
Quanto ao chiller o ideal seria algo em torno de 15 metros, eu uso de cobre sem problemas.
 
muito obrigado pelas dicas! nós possuímos um fogão industrial de alta pressão de 5 bocas, acredito que esse é muito mais que suficiente. Compramos já o termostato, o tic-17 e também o chiller exatamente de 15m e de cobre.
o moinho nós também já possuímos. estamos só aguardando os equipamentos do alquimia chegarem pra podermos começar a cozinhar.
como moro no interior de são paulo e está um calor muito forte, voces recomendam algum periodo pra cozinhar, tipo de noite, ou não influencia?

obrigado a todos
 
Brassagem em dia quente é até melhor, pois, você terá uma perda de temperatura entre uma parada e outra bem menor que em dias frios.
 
Bom dia.
Ontem fizemos nossa primeira brassagem!
Parece que tudo ocorreu bem. Tudo certo desde a moagem até o teste de iodo.
Fizemos a recirculação, lavagem e fervura, sempre com um otimo controle de temperatura( achei que seria o mais dificil). Resfriamos até 28 graus (ontem estava muito quente, nao conseguimos baixar mais), fizemos a areação depois da fervura, tiramos o residuo do lupulo e passamos para o fermentador. Agora aparenta estar indo muito bem, está borbulhando muito o airlock, nao sei se é bom ou mal sinal.
minha duvida é a seguinte. até a separação do mosto e o malte foi tudo certo, porém nao sei se fiz a separação corretamente, usei o grain bag e retiramos ele para tirar junto o malte e sobrou muito mosto na panelam que foi passado depois para a panela de fervura.
hoje acabei de ver, as bolhas ainda estao ininterruptas.
espero que esteja dando certo!
 
Olá, sou o "sócio" do mnmendonça.. hehehe
outra dúvida é que ficou bastante borra(um pó cinza) misturada no mostro, mesmo com o grain bag esse pó se juntou ao mostro, coamos bastante durante a aeração após a fervura, mas ainda sobrou borra.
Vamos tentar remover essa borra quando formos trocar o fermentador ou no envase.
Isso aconteceu por causa da moeção ou é do lúpulo?

E está fazendo muito calor na nossa cidade, o balde fermentador está num ambiente que fica em média 28°C. O borbulhador começou a soltar bolhas ininterruptamente umas 5 horas após lacrarmos.
Devemos colocar na geladeira?
 
Olá, sou o "sócio" do mnmendonça.. hehehe
outra dúvida é que ficou bastante borra(um pó cinza) misturada no mostro, mesmo com o grain bag esse pó se juntou ao mostro, coamos bastante durante a aeração após a fervura, mas ainda sobrou borra.
Vamos tentar remover essa borra quando formos trocar o fermentador ou no envase.
Isso aconteceu por causa da moeção ou é do lúpulo?

E está fazendo muito calor na nossa cidade, o balde fermentador está num ambiente que fica em média 28°C. O borbulhador começou a soltar bolhas ininterruptamente umas 5 horas após lacrarmos.
Devemos colocar na geladeira?


Provavelmente agora o maior problema de vocês é esta temperaura de 28º. Sou iniciante mas já aprendi na prática que fermentar sem controle de temperatura não tem condições, e pelo que li vocês até já compraram um TIC17, recomendo fortemente instalar ele em um freezer/geladeira e começar a controlar. Mesmo começando a controlar agora, provavelmente já gerou alguns sabores indesejáveis na cerveja com essa temperatura alta. Se ainda não tiverem um freezer coloque o balde em um isopor com garrafa com gelo para tentar reduzir a temperatura do ambiente do fermentador. Não li que estilo de cerveja vocês fizeram, mas provavelmente é alguma ALE e em geral podemos dizer que a temperatura de fermentação é em torno de 18ºC.
 
Bom dia pessoal.
Bom, a Golden Ale ficou no balde de fermentação a 18ºC por duas semanas e fazem 2 dias que subimos a temperatura dela para 23ºC. A intenção agora é fazer a clarificação e logo na sequencia envasar.
Experimentei a cerveja antes de subir a temperatura e senti um sabor levemente amargo e com um final azedo, mas não muito.
As dúvidas são:
- Até aqui alguma falha?
- A clarificação, para golden ale, qual a temperatura ideal?
- O priming é feito em qual temperatura?

Obrigado
 
Mendonça, eu sempre faço a clarificação em temperaturas bem baixas (por volta de 2 °C).
Quanto ao trub, é importante fazer um bom whirlpool (rodamoinho) ao final da fervura e aguardar alguns minutos. Assim o trub acumula no fundo. Não fica muito preocupado. Com a clarificação a maior parte dele vai parar no fundo do fermentador.
Se houve alguma falha, provavelmente agora já não tem muita coisa pra fazer. Deixa a coisa rolar que vai dar certo.
Quanto ao priming, normalmente eu tiro o fermentador da geladeira, misturo o priming (em outra vasilha) e engarrafo com a cerveja ainda gelada. Depois, deixo ela em temperatura ambiente. Normalmente em 7 dias já dá para abrir uma garrafa de prova (as vezes até já está pronta).
 
Zé Rosa, vc engarrafa com ela gelada, mas quantos g/l você usa? Faz compensação da temperatura? Aprendi da pior forma que isso é real. Sempre usei 8g/l em TODAS minhas cervejas, nunca me liguei em carbonatação por estilo. Mas nunca tinha engarrafado com a breja gelada e não me ligava em compensar, embora já tivesse lido a respeito. Resultado? Pelo menos umas 10 explosões. Hoje eu desligo a geladeira um dia antes de engarrafar ou faço a carbonatação menor.
 
Muito bom saber!
perguntei sobre alguma falha pois nas proximas pretendo corrigir.
outra coisa, esses sabores que senti apos 15 dias de fermentação, é normal ou eles vão prevalecer até o final do processo?

hoje já vamos baixar a temperatura e pretendo na próxima terça-feira(carnaval) envasar tudo!

muito obrigado a todos pela ajuda, tem sido uma descoberta e tanto este forum!!!
 
Andre, mas se vc engarrafar com ela gelada, depois ela vai ficar em temperatura ambiente pra refermentar, vai dar na mesma.. a quantidade de açúcar deveria ser a mesma.
será que vc nao tirou cedo demais da fermentação, e ainda tinha muitos fermentáveis? me parece mais provável.
 
Andre, mas se vc engarrafar com ela gelada, depois ela vai ficar em temperatura ambiente pra refermentar, vai dar na mesma.. a quantidade de açúcar deveria ser a mesma.
será que vc nao tirou cedo demais da fermentação, e ainda tinha muitos fermentáveis? me parece mais provável.

Não dá na mesma não, o CO2 fica dissolvido no liquido em baixas temperaturas, e a coisa é grave mesmo. Pra vc ter uma idéia da diferença, a 0 graus uma breja antes de envasar tem aproximadamente 1,7 volumes de CO2 enquanto a 20 graus isso cai para 0,88. Cervejas inglesas de baixa carbonatação variam de 1,3 e 1,8 volumes de CO2!!!

Dá uma lida aqui neste post do Breda, muito bom mesmo: http://brejadobreda.blogspot.com.br/2010/11/desmistificando-o-medo-do-priming.html


Abraço!
 
André,

O CO2 residual pode ser responsável por isto...
Eu sempre usava 7 g/l e tudo ocorria normalmente. Depois que passei a fazer a fermentação com temperatura totalmente controlada, as cervejas ficavam muito carbonatadas.
Existe uma tabela (http://brejadobreda.blogspot.com.br/2010/11/desmistificando-o-medo-do-priming.html) que informa o volume de CO2 dissolvido conforme a temperatura. Mas esta temperatura não é a temperatura de engarrafamento nem a de fermentação. É a temperatura mais alta em que a cerveja esteve após o termino da fermentação. Por exemplo: Uma lager, fermentada a 9°C, na qual foi feito um repouso do diacetil há 19 ºC, e foi engarrafada a 2 °C, vai ter um volume de CO2 residual correspondente a temperatura de 19°C e não 9 ou 2 °C.
 
Muito legal o post mesmo! valeu pela dica!
mas baseado nisto que o Zerosa falou... o maximo de CO2 residual que teremos em uma Ale seria de 0.92 volumes (fermentacao controlada a 18C)... e o fato de engarrafar com a cerveja gelada ou na temperatura ambiente, daria na mesma... ou nao? (a não ser que subisse acima dos 18C antes de engarrafar)
Eu ainda acho que uma chance maior de explosão é por maturar sem ter terminado a fermentação, pois vai sobrar muito açúcar fermentável que vai se somar ao açúcar do primming...
 
O começo de tudo, eu optei pelos extratos lupulados.. Eu acho interessante para começar porque é menos informação e vc não joga tudo fora quando começar a cozinhar o malte... Então, já que faz parte, eu fiz essa opção!
 
estamos sim.
usamos uma geladeira comum exclusivamente para o balde de fermentação para manter entre 18 e 20 graus e depois um freezer para a clarificação, mantendo de 2 a 4 graus.
ontem envasamos nossa primeira receita. Fizemos o priming com 7 g/l de açúcar invertido, adicionamos ao líquido logo após o retirarmos do balde de fermentação e envasamos. Acredito que está uma boa cerveja, daqui umas 2 semanas saberemos.
 
Bom dia pessoal!
Fizemos o engarrafamento à exatos 7 dias e no geral parece estar correndo tudo muito bem, até ja abrimos uma há 2 dias atrás, que nao tinha completado a garrafa para ver como estava. Estava começando a carbonatar, fazendo aquele tipico barulho de quando abre a garrafa, um bom sabor, aparentemente sem off-flavors porém com um cheiro acentuado de alcool e fermento, acredito eu por realmente ainda não está pronta.
porém vimos que hoje, uma garrafa das 30 que envasamos está com isso, o que não faço ideia do que é. Alguém já possou por isso?
segue foto
 

Attachments

  • cerveja.jpg
    cerveja.jpg
    20.9 KB · Views: 196
Bom dia pessoal!
Fizemos o engarrafamento à exatos 7 dias e no geral parece estar correndo tudo muito bem, até ja abrimos uma há 2 dias atrás, que nao tinha completado a garrafa para ver como estava. Estava começando a carbonatar, fazendo aquele tipico barulho de quando abre a garrafa, um bom sabor, aparentemente sem off-flavors porém com um cheiro acentuado de alcool e fermento, acredito eu por realmente ainda não está pronta.
porém vimos que hoje, uma garrafa das 30 que envasamos está com isso, o que não faço ideia do que é. Alguém já possou por isso?
segue foto
Não dá pra ver direito, mas se formou uma película no líquido, marcando um "anel" na garrafa, bem provável que seja contaminação nela.

Abraço,
 
Acabei de olha o restante das garrafas e estão todas normais..
Só uma tinha um pouco de sedimento flutuando, mas era no meio do liquido, não formava anel. Como todas as garrafas tem uma borra decantada, acredito que seja parte do fermento trabalhando no primming.
 
Ontem abri outra garrafa para checar o primming, estava com 8 dias desde o envase e a carbonatação está boa, formou uma espuma bem encorpada e bonita... Acho que está quase pronta..

Só uma coisa que me cismou.. Está com um sabor meio azedinho no final, característico de fermento... Fiquei cheirando um bom tempo e não tem cheiro de fermento... Sinto aroma do lúpulo, está com cheiro normal de cerveja.. E com cor boa também.. Só esse azedo estranho..
Minha conclusão é que isso é algum off-flavour de algum erro nosso durante o processo...
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    24.8 KB · Views: 159
Back
Top