Como clarificar durante a maturação ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

aronsanfelice

Member
Joined
Aug 12, 2016
Messages
12
Reaction score
3
Bom dia amigos, acabo de medir minha Amber Lager com 15 dias de fermentação a 10º, OG de 1066, e a medição de agora em 1010, o abv dela ficou bem mais alto do que eu esperava, só que não é isso que me preocupa. A coloração dela ficou muito turva, talvez por erro na lavagem excessiva dos grãos, agora eu pergunto, o que posso fazer pra corrigir e deixar a coloração mais límpida ?
Lembrando que estou começando a maturação hoje, pretendo deixar de 21 a 30 dias em 2º antes do envase.
 
Escura ou turva? Cara acho que deve aceitar e na próxima usar menos malte escuro. Porém avalie só no final quando estiver no copo pois a percepção da cor pode ser diferente dentro do fermentador

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
 
Espera o tempo de cold crash pra ver o resultado, e baixe pro mínimo que conseguir (clarifica muito essa fase) e vai tirando o sedimento.
Se quiser acrescentar a gelatina é uma opção, mas eu não faria pois da margem a contaminação ficar abrindo o fermentador, prefiro o whirfloc, irish moss, ou somente baixar a temperatura.
 
Espera o tempo de cold crash pra ver o resultado, e baixe pro mínimo que conseguir (clarifica muito essa fase) e vai tirando o sedimento.
Se quiser acrescentar a gelatina é uma opção, mas eu não faria pois da margem a contaminação ficar abrindo o fermentador, prefiro o whirfloc, irish moss, ou somente baixar a temperatura.

Se ferver direitinho a água de 10 a 15 minutos, resfriar para 65, dissolver a gelatina e colocar na cerveja, devido ao álcool já presente, os riscos de contaminação são baixíssimos...

Eu sempre uso a clarificação com gelatina, nunca tive problema e os resultados são espetaculares...Cerveja cristalina!
 
Como sou novato, tenho muito medo de abrir o fermentador, a não ser que seja para envasar. sempre faço fermentação/maturação em apenas um estagio, trabalhando só com temperaturas. inclusive, mesmo com as ótimas dicas dos amigos com a gelatina, não tive coragem de fazer. Eu consigo maturar ela a 0º, mas estou deixando entre 2 e 3, já está a 14 dias e pretendo deixar mais 14 antes do envase. O que queria arriscar, era um dry hop. Obrigado pelas dicas.
 
Como nossos amigos falaram, tem muita gente que faz com gelatina e não tem nenhum problema. Eu já fiz com gelatina mas não vi diferença do whirfloc em transparência (inclusive já fiz algumas sem whirfloc que ficaram como se tivesse usado devido a um ótimo cold crash), por isso prefiro não usar pois posso dar bobeira na sanitização e contaminar ou até mesmo oxidar por algum motivo (deixar alguma abertura no fermentador). Enfim, é questão pessoal e de personalidade de cada um (pra quem é desatento como eu, eu não recomendo) , mas você pode fazer um teste depois em alguma leva e caso goste passar a usar.

Tem um tópico do Guenther aqui muito bom ensinando o passo a passo de como fazer:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403833


PS: Meu maturador é cônico o que me possibilita a purga e consequentemente a clarificação sem nenhum adjunto. Se o seu for balde, teste a gelatina!!

Abs
 
Valeu pelas dicas, eu tenho o cônico, mas essa brassagem eu coloquei em dois baldes, pois o cônico já estava em uso. Com a maturação chegando a metade do que pretendo deixar, já estou vendo resultado. Realmente é questão de paciência.
 

Latest posts

Back
Top