Como calcular a eficiência do equipamento?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Breno Bonioli

Well-Known Member
Joined
Aug 13, 2018
Messages
96
Reaction score
49
Location
Rio de Janeiro
Boa noite galera

Sou iniciante (tanto nas brassagens quanto aqui) e queria umas dicas de como calcular a eficiência do meu equipamento, pois pretendo começar no Beersmith em breve.

Eu utilizo duas panelas de 40 litros, mosturo com fundo falso e faço fly sparge na lavagem. Procurei algum topico de mesmo intuito e nao encontrei (só um questionando se a eficiência era um mito) , então desde já peço desculpas se violei alguma regra.

Agradeço qualquer ajuda
Valeu!
 
Faaala Breno! Eu também estive pesquisando sobre isso recentemente. Dica: assiste os 3 vídeos do Jamal, no canal Beer School (youtube). Ele explica muito bem e faz o cálculo idêntico ao beersmith no excel.
 
Amigo, seja benvindo!
Como por várias vezes (umas 6-7) o Beersmith acertou na mosca volume que eu teria e gravidade pré-fervura, faço o "cálculo" de forma indireta: Lanço lá os 70% de costume para 3 panelas. Se os resultados são idênticos ao que o programa previu, intuo que a eficiência tenha sido 70%. Se, no volume previsto, a gravidade for menor, a eficiência foi menor. As vezes o mosto está mais denso neste mesmo volume, aí infiro que a eficiência tenha sido maior.
Não sei exatamente também como se calcula.
Talvez não ajude muito, até pq vou meio no chute, mesmo com categoria, pra adequar o índice para a próxima brassagem... mas, por ora, para meus objetivos e resultados, eu também sendo iniciante, já me basta.
Grande abraço.
 
Back
Top