Começando do zero,do zero mesmo!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fernandomuzi

Member
Joined
Apr 5, 2016
Messages
9
Reaction score
0
Salve,salve confraria!
Meu nome é Fernando,sou do Niterói-RJ e há tempos estou estudando,lendo muita coisa sobre a nossa querida boa cerveja!
Mas eu só estou lendo mesmo,muita informação e diversas dúvidas...
A literatura eu tenho a internet,mas o fórum é sem comparação o melhor canal de aprendizado.
Bom,acho que o meu pontapé seria meter a mão na massa...Moro em, um apartamento,ou seja, falta espaço...Pesquisando muito sobre equipamentos vi que tem aqueles kits que vendem no Mercado Livre...Que observei algumas ressalvas em relação a espaço e falta de controle de processo...O que me fez fazer a primeira postagem foi a "Braumeister",um sistema automatizado e que me simpatiza por ter conhecimentos em montagem,automação,processo,enfim...
Em suma,para um iniciante...Vale um Kit do Mercado Livre ou é válido um aprofundamento em um projeto mais audacioso do Braumeister?
Forte abraço e até mais!!
 
Cara, morar em apartamento e alegar falta de espaço não vai colar nesse fórum... MUITA gente daqui faz tudo em AP (eu inclusive), e tem muitas engenhocas muito interessantes...

Eu acho um passo maior que a perna começar com uma braumeister, mas se tu tiver grana de sobra e não te importar em pagar essa pequena fortuna, vai fundo!

Particularmente, começaria (e comecei assim) com lotes pequenos, 1 panela, BIAB, comprando só o que tu vai conseguir utilizar com a evolução do teu equipamento. E ao invés de comprar kit's prontos, tente entender razoavelmente os processos e ver o que tu realmente precisa. Esses kit's muitas vezes são "engana iniciantes".

Se conhecer alguém que faça, acompanhe uma brassagem. Se não, procure um bom curso (mas tem que ser bom, procure bastante referências), é um ótimo início...
 
Alô Fernandomuzi, pura verdade, a gurizada aqui não se aperta, falta de espaço aqui é sinônimo de invenção e adaptação. Também moro em AP e utilizo três panelas em um fogareiro industrial para leva de 20 litros. continua forte e meu conselho é que pesquise bastante e monte teu próprio equipamento. valeu.
 
TAmbém morei em AP, fiz cerveja lá por um tempo.

BIAB, levas de 10 litros, fermentação em caixa térmica e maturação na geladeira da cozinha. Fazia tudo em cima da mesa do notebook usando um ebulidor como elemento de aquecimento e deixava fermentando na area de serviço. Não tenho a menor saudade, mas enfim...

Eu não faria uma braumeister clone agora, mas uma panela com resistência elétrica (nem precisa ser automática, só elétrica mesmo, pra aquecer a água da mostura e ferver depois) ajuda bastante e poupa a trabalheira de ter fogão/botijão em AP.

Abraços,
 
Galera,obrigado pelo feedback!
Fico feliz em saber que no AP dá pra se virar com a brassagem!
Uma Braumeister era por conta da precisão de controle do processo e o tamanho do equipamento...
Quem é casado sabe da treta que é invadir a cozinha da mulherada,mesmo eu sendo o que mais uso,aqui quem pilota fogão sou eu né... rs
O modelo citado acima realmente eu vi que passa brincando dos R$3000,investimento alto, ainda mais nos dias de hoje...
Mas desde o começo achei esses kits meio Mandrake saca e como tenho conhecimento em automação de processo, já ia partir pra algo definitivo...Entretando vou ouvir as vozes dos mestres!
Mais uma vez agradeço a atenção de vocês!!
Só uma coisa,no fogão comum da pra tirar um bom produto?


Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Galera,obrigado pelo feedback!
Fico feliz em saber que no AP dá pra se virar com a brassagem!
Uma Braumeister era por conta da precisão de controle do processo e o tamanho do equipamento...
Quem é casado sabe da treta que é invadir a cozinha da mulherada,mesmo eu sendo o que mais uso,aqui quem pilota fogão sou eu né... rs
O modelo citado acima realmente eu vi que passa brincando dos R$3000,investimento alto, ainda mais nos dias de hoje...
Mas desde o começo achei esses kits meio Mandrake saca e como tenho conhecimento em automação de processo, já ia partir pra algo definitivo...Entretando vou ouvir as vozes dos mestres!
Mais uma vez agradeço a atenção de vocês!!
Só uma coisa,no fogão comum da pra tirar um bom produto?


Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk


Acredito que com um fogão convencional a sua brassagem vai ser bem mais longa, pois aquecer 20..25 litros de água até 75 graus (por exemplo) vai ser bem demorado.

Eu moro em AP, e o que eu faço no dia da brassagem é tirar o fogão do lugar e colocar meu fogareiro..
 
Eu tb moro em apartamento e utilizo fogão + ebulidor 2.000 watts para ferver 20 litros, a fervura é muito intensa.

Enviado de meu SM-T560 usando Tapatalk
 
Faço 20 litros (BIAB) num fogão convencional em uma cozinha americana de 3,6 metros quadrados. Se eu consigo, qualquer um consegue :).
 
Faz em casa um BIAB de 5 a 10 litros, você vai curtir ter um pequeno pra depois dar um upscale nas receitas.

Vai que vc acaba nao curtindo fazer, tem gente que aprecia mais beber do que fazer mesmo.
 
fogão, panela em 2 bocas do fogão + ebulidor 2000W pra dar um gás no aquecimento da água e pré fervura... depois que a fervura começa, as 2 bocas dão uma fervura bem intensa geralmente.

É interessante limpar a tubulação do fogão, que várias vezes fica um pouco obstruida e a chama fica mais fraca
 
Galera,brigadão pela atenção!
Vou estudar mais a BIAB, vamos começar do começo!
Mais uma vez,valeu pela idéia!
 

Bacana seu resumo,bem prático!
Agora a dúvida é que no BIAB você tem um melhor aproveitamento quando é lavado o grão...
Na sua descrição,quando pede-se 25L de água,vc usa a principio 15 e te sobra 10...Enfim,precisa lavar os grãos ou não?
No caso da penela,na instalação da torneira, é necessário a utilização da "bazuca"?
Uma dúvida um pouco além,porque algumas penelas "vessel single biab"utiliza bombas?
To pesquisando e não achei uma resposta.É pra lavar o grão?
Abraços!!
 
Galera,obrigado pelo feedback!
Fico feliz em saber que no AP dá pra se virar com a brassagem!
Uma Braumeister era por conta da precisão de controle do processo e o tamanho do equipamento...
Quem é casado sabe da treta que é invadir a cozinha da mulherada,mesmo eu sendo o que mais uso,aqui quem pilota fogão sou eu né... rs
O modelo citado acima realmente eu vi que passa brincando dos R$3000,investimento alto, ainda mais nos dias de hoje...
Mas desde o começo achei esses kits meio Mandrake saca e como tenho conhecimento em automação de processo, já ia partir pra algo definitivo...Entretando vou ouvir as vozes dos mestres!
Mais uma vez agradeço a atenção de vocês!!
Só uma coisa,no fogão comum da pra tirar um bom produto?


Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Cara minha configuração/opinião.

Comecei com um kit basico da loja de um amigo aqui de São Bernardo, então eu acreditei e fiz sim um bom negocio.

Meu apartamento é de 50M² e minha cozinha é em formato de corredor de 1,80! ou seja, não tem lugar menor pra se fazer qualquer coisa, até bolo é complicado, mas mesmo assim, hoje estou na minha 15 leva e melhorando a cada dia sem grandes investimentos.

Meu primeiro SETUP era o seguinte
1x Panela de 15 Litros
1x Grain BAG
1x Densimetro
1x Balde alimenticio com arilock (Fermentador/maturador)
1x Chiller de imersão
1x Termometro
1x Pá
Aqui eu gastei uns 300 conto.

Como era o processo
Brassagem/fervura/resfriamento - tudo na mesma panela, num fogão de cozinha normal
. Sim, demora um pouco para se atingir as rampas, por exemplo, meia hora até atingir 70 graus e depois mais uns 15 minutos pra subir até a fervura.
. A fervura não é tão fervorosa, mas acontece em 95 graus e fica por aí, nunca tive sensação de DMS (e também não o reconheceria rs...) mas os contatos que eu tive com mestres cervejeiros dizem que não tem e só preciso de um detalhe, que vou falar mais abaixo.
. O resfriamento com Chiller para 10 Litrinhos é mel na chupeta, 20 a 30 minutos e ja estou na temperatura de inoculação.
. Para fermentação, eu tenho no meu AP um banheiro de "visitas" e neste tem um aparador de madeira maciça, que preserva a temperatura nesta caixa, sempre em 20 graus com pequenas variações... este foi meu controle (e ainda é) de temperatura para fermentação e maturação.
. A clarificação, vai pra geladeira da minha mulher mesmo... deixo la o tempo que preciso, mando gelatina pra clarear e segue a vida.
. Envase normal, 15 garrafas aproximadamente limpinhas e sanitizadas que voltam pro armario do banheiro para terminar a refermentação.

Até hoje pouca coisa mudou desde lá... o que eu senti falta logo de inicio:
. 1x ErlenMeyer pra hidratar fermento - Este carinha é milagroso, vc ferve a agua nele, resfria nele e hidrata o fermento nele muito mais facil.
. 1x Densimetro menor para as medições diarias (não faço pq gasta muito mosto) - Só 10 Litros lembra?
. 1x Geladeira com controle de temperatura e exclusiva pra cerveja - Aqui ta o pulo do gato... nós que moramos em AP, não temos como ter 2 geladeiras, então este é o unico ponto que impede que eu tenha uma cerveja de qualidade... a fermentação é o processo que exige maior controle e fazer isto deixando a deriva do clima brasileiro, voce ta fu******. Então dê seus pulos para pensar neste ponto primeiro - Como vou controlar, ou amenizar as alterações climaticas no processo de fermentação. o resto, muda muito pouco.

Depois o que eu mudei no meu processo
Incluí uma segunda panela pq preferi lavar - Com a segunda panela faço quase que um chá com o grain bag pra extrair mais açucar e aumentar um pouco o volume sem perder densidade.
Comprei mais um fermentador
Parei de guardar garrafas (isso é um inferno com as mulheres) - Hoje uso o sistema de Post Mix, ganhei uns 15 dias de processo.
Coloquei uma lampada e um cooler neste meu armario com um TIC17 para melhor "controle"

E o resto permanece o mesmo... fui so ajustando processo.
Hoje eu levanto todo sabado as 7 da matina, compro meus maltes (ja moidos) nesta mesma loja e me preparo para levantar domingo às 6 da manhã e fazer a brassagem, meu trabalho cervejeiro dura no maximo 6 horas incluindo lavagem do equipamento antes e depois... ou seja... meio dia da pra mulher ir pro fogão fazer almoço!

O que eu recomendo para iniciantes: - Faça sua primeira brassagem com um amigo que já faça para que ele te de os toques dos detalhes e voce saiba suas limitações e investimentos, depois disto, forum, lojas e relacionamento vao te ajudar mais que espaço ou uma BrauMeister.

Falando nela, sim todos somos apaixonados pela praticidade e padrão que elas entregam, mas são inviaveis financeiramente.

Então chega de medo, vai acompanhar algum cervejeiro e SAùde! :mug:
 
Last edited:
Bacana seu resumo,bem prático!
Agora a dúvida é que no BIAB você tem um melhor aproveitamento quando é lavado o grão...
Na sua descrição,quando pede-se 25L de água,vc usa a principio 15 e te sobra 10...Enfim,precisa lavar os grãos ou não?
No caso da penela,na instalação da torneira, é necessário a utilização da "bazuca"?
Uma dúvida um pouco além,porque algumas penelas "vessel single biab"utiliza bombas?
To pesquisando e não achei uma resposta.É pra lavar o grão?
Abraços!!

1. Uso direto 25l de água, sem lavar.

2. Sem bazooka.

3. Bomba tem basicamnete duas funções: recircular pra homogenizar a temperatura aí vc não precisa ficar mexendo manualmente e pra recircular
 
Cara minha configuração/opinião.

Comecei com um kit basico da loja de um amigo aqui de São Bernardo, então eu acreditei e fiz sim um bom negocio.

Meu apartamento é de 50M² e minha cozinha é em formato de corredor de 1,80! ou seja, não tem lugar menor pra se fazer qualquer coisa, até bolo é complicado, mas mesmo assim, hoje estou na minha 15 leva e melhorando a cada dia sem grandes investimentos.

Meu primeiro SETUP era o seguinte
1x Panela de 15 Litros
1x Grain BAG
1x Densimetro
1x Balde alimenticio com arilock (Fermentador/maturador)
1x Chiller de imersão
1x Termometro
1x Pá
Aqui eu gastei uns 300 conto.

Como era o processo
Brassagem/fervura/resfriamento - tudo na mesma panela, num fogão de cozinha normal
. Sim, demora um pouco para se atingir as rampas, por exemplo, meia hora até atingir 70 graus e depois mais uns 15 minutos pra subir até a fervura.
. A fervura não é tão fervorosa, mas acontece em 95 graus e fica por aí, nunca tive sensação de DMS (e também não o reconheceria rs...) mas os contatos que eu tive com mestres cervejeiros dizem que não tem e só preciso de um detalhe, que vou falar mais abaixo.
. O resfriamento com Chiller para 10 Litrinhos é mel na chupeta, 20 a 30 minutos e ja estou na temperatura de inoculação.
. Para fermentação, eu tenho no meu AP um banheiro de "visitas" e neste tem um aparador de madeira maciça, que preserva a temperatura nesta caixa, sempre em 20 graus com pequenas variações... este foi meu controle (e ainda é) de temperatura para fermentação e maturação.
. A clarificação, vai pra geladeira da minha mulher mesmo... deixo la o tempo que preciso, mando gelatina pra clarear e segue a vida.
. Envase normal, 15 garrafas aproximadamente limpinhas e sanitizadas que voltam pro armario do banheiro para terminar a refermentação.

Até hoje pouca coisa mudou desde lá... o que eu senti falta logo de inicio:
. 1x ErlenMeyer pra hidratar fermento - Este carinha é milagroso, vc ferve a agua nele, resfria nele e hidrata o fermento nele muito mais facil.
. 1x Densimetro menor para as medições diarias (não faço pq gasta muito mosto) - Só 10 Litros lembra?
. 1x Geladeira com controle de temperatura e exclusiva pra cerveja - Aqui ta o pulo do gato... nós que moramos em AP, não temos como ter 2 geladeiras, então este é o unico ponto que impede que eu tenha uma cerveja de qualidade... a fermentação é o processo que exige maior controle e fazer isto deixando a deriva do clima brasileiro, voce ta fu******. Então dê seus pulos para pensar neste ponto primeiro - Como vou controlar, ou amenizar as alterações climaticas no processo de fermentação. o resto, muda muito pouco.

Depois o que eu mudei no meu processo
Incluí uma segunda panela pq preferi lavar - Com a segunda panela faço quase que um chá com o grain bag pra extrair mais açucar e aumentar um pouco o volume sem perder densidade.
Comprei mais um fermentador
Parei de guardar garrafas (isso é um inferno com as mulheres) - Hoje uso o sistema de Post Mix, ganhei uns 15 dias de processo.
Coloquei uma lampada e um cooler neste meu armario com um TIC17 para melhor "controle"

E o resto permanece o mesmo... fui so ajustando processo.
Hoje eu levanto todo sabado as 7 da matina, compro meus maltes (ja moidos) nesta mesma loja e me preparo para levantar domingo às 6 da manhã e fazer a brassagem, meu trabalho cervejeiro dura no maximo 6 horas incluindo lavagem do equipamento antes e depois... ou seja... meio dia da pra mulher ir pro fogão fazer almoço!

O que eu recomendo para iniciantes: - Faça sua primeira brassagem com um amigo que já faça para que ele te de os toques dos detalhes e voce saiba suas limitações e investimentos, depois disto, forum, lojas e relacionamento vao te ajudar mais que espaço ou uma BrauMeister.

Falando nela, sim todos somos apaixonados pela praticidade e padrão que elas entregam, mas são inviaveis financeiramente.

Então chega de medo, vai acompanhar algum cervejeiro e SAùde! :mug:

Esse tutorial que vc deu agora,matou a pau,vou guardar ele pra me orientar!!
Brigadão mesmo!!

1. Uso direto 25l de água, sem lavar.

2. Sem bazooka.

3. Bomba tem basicamnete duas funções: recircular pra homogenizar a temperatura aí vc não precisa ficar mexendo manualmente e pra recircular

Mas a lavagem dos grãos vc não aproveita mais açúcares?
Tem algum problema em realizar essa ação?
Não é insistência não é apenas pra saber se posso aproveitar o máximo o meu sistema!!
Valeu!!
 
Mas a lavagem dos grãos vc não aproveita mais açúcares?
Tem algum problema em realizar essa ação?
Não é insistência não é apenas pra saber se posso aproveitar o máximo o meu sistema!!
Valeu!!

vai perder eficiência sem lavar. Mas é sua primeira, não vai fazer tanta diferença. Depois que fizer a primeira vai te abrir a cabeça e você vai entender melhor tudo.

abç
 
vai perder eficiência sem lavar. Mas é sua primeira, não vai fazer tanta diferença. Depois que fizer a primeira vai te abrir a cabeça e você vai entender melhor tudo.

abç

Maravilha!
Bom, agora já com a brasagem bem explanada aqui, eu sigo com a dúvida da maturação...
Neste caso o ideal seria um refrigerador dedicado para obter bons resultados não é?Porque estaria disposto a adquirir um frigobar para este processo e adaptá-lo pra ser controlado por um controlador externo.
Mas é um assunto que sei que é complexo e decisivo para o sucesso de seu processo em que uma de suas exigências seria o monitoramento dentro do fermentador, enfim...
Tô no pensamento certo ou tô escorregando?rs
Abraço galera e obrigado pela ajuda!!
 
Não pira !

Por que está se preocupando com temperatura de maturação se não não se preocupou com temperatura de fermentação ? Ela é mais importante que a de maturação.

Maturação significa deixar a cerveja envelhecer "com dignidade", deixar o fermento residual trabalhando quietinho e devagarinho, isto se faz em temperaturas ambiente (entre 18 a 20ºC em média), se falando de Ales.

Se estiver falando de CLARIFICAÇÃO, dai uma geladeira, a do AP mesmo serve, mas tua cerveja vai disputar espaço com salada de repolho, pepinos em conserva, aquela meia cebola,.... Nesta etapa, o bom é temperaturas o mais baixas possíveis sem congelar a cerveja.

Esta foto é uma brassagem com um perfil de ESB, com Pale Ale e Munich, BIAB, sem recirculação/clarificação, fermentada a temperatura ambiente (aqui no RS - a sala sempre em torno de 23ºC - pois não tinha espaço na geladeira), de depois de 18 dias no balde foi para a geladeira a 2ºC por 24h somente. Se ficasse mais uns dois dias estaria mais cristalina, ainda mais se colocasse gelatina (como queria aproveitar o fermento não usei, mas na próxima vai rolar a gelatina). A foto foi tirada do restinho que ficou no balde de envase.

então volto a primeira linha: Não pira! faz tua brassagem, faz pouco, aprende e ajusta o processo e com tempo vai aprimorando e investindo.

Maravilha!
Bom, agora já com a brasagem bem explanada aqui, eu sigo com a dúvida da maturação...
Neste caso o ideal seria um refrigerador dedicado para obter bons resultados não é?Porque estaria disposto a adquirir um frigobar para este processo e adaptá-lo pra ser controlado por um controlador externo.
Mas é um assunto que sei que é complexo e decisivo para o sucesso de seu processo em que uma de suas exigências seria o monitoramento dentro do fermentador, enfim...
Tô no pensamento certo ou tô escorregando?rs
Abraço galera e obrigado pela ajuda!!
 

Attachments

  • IMG-20161123-WA0022.jpg
    IMG-20161123-WA0022.jpg
    87.7 KB · Views: 30
Não pira !

Por que está se preocupando com temperatura de maturação se não não se preocupou com temperatura de fermentação ? Ela é mais importante que a de maturação.

Maturação significa deixar a cerveja envelhecer "com dignidade", deixar o fermento residual trabalhando quietinho e devagarinho, isto se faz em temperaturas ambiente (entre 18 a 20ºC em média), se falando de Ales.

Se estiver falando de CLARIFICAÇÃO, dai uma geladeira, a do AP mesmo serve, mas tua cerveja vai disputar espaço com salada de repolho, pepinos em conserva, aquela meia cebola,.... Nesta etapa, o bom é temperaturas o mais baixas possíveis sem congelar a cerveja.

Esta foto é uma brassagem com um perfil de ESB, com Pale Ale e Munich, BIAB, sem recirculação/clarificação, fermentada a temperatura ambiente (aqui no RS - a sala sempre em torno de 23ºC - pois não tinha espaço na geladeira), de depois de 18 dias no balde foi para a geladeira a 2ºC por 24h somente. Se ficasse mais uns dois dias estaria mais cristalina, ainda mais se colocasse gelatina (como queria aproveitar o fermento não usei, mas na próxima vai rolar a gelatina). A foto foi tirada do restinho que ficou no balde de envase.

então volto a primeira linha: Não pira! faz tua brassagem, faz pouco, aprende e ajusta o processo e com tempo vai aprimorando e investindo.

Desculpa cara,eu falei errado!
Fermentação e não maturação!
Eu sou do RJ,aqui é um calor escroto,a geladeira da casa é isso ai,um abre e fecha danado e já li mesmo que é a fase principal a fermentação!!
Essa temperatura que você cita aqui é em frentes frias e raramente,não vejo aqui no RJ vc fazer uma cerveja,mediante ao que tô lendo, uma cerveja minimamente aceitável...
Pois bem,o que falei foi da necessidade de fermentação dessa brasagem, aqui a temp ambiente gira em torno de seus 28°C...
Abraçooooo!
 
Não pira !

Por que está se preocupando com temperatura de maturação se não não se preocupou com temperatura de fermentação ? Ela é mais importante que a de maturação.

Maturação significa deixar a cerveja envelhecer "com dignidade", deixar o fermento residual trabalhando quietinho e devagarinho, isto se faz em temperaturas ambiente (entre 18 a 20ºC em média), se falando de Ales.

Se estiver falando de CLARIFICAÇÃO, dai uma geladeira, a do AP mesmo serve, mas tua cerveja vai disputar espaço com salada de repolho, pepinos em conserva, aquela meia cebola,.... Nesta etapa, o bom é temperaturas o mais baixas possíveis sem congelar a cerveja.

Esta foto é uma brassagem com um perfil de ESB, com Pale Ale e Munich, BIAB, sem recirculação/clarificação, fermentada a temperatura ambiente (aqui no RS - a sala sempre em torno de 23ºC - pois não tinha espaço na geladeira), de depois de 18 dias no balde foi para a geladeira a 2ºC por 24h somente. Se ficasse mais uns dois dias estaria mais cristalina, ainda mais se colocasse gelatina (como queria aproveitar o fermento não usei, mas na próxima vai rolar a gelatina). A foto foi tirada do restinho que ficou no balde de envase.

então volto a primeira linha: Não pira! faz tua brassagem, faz pouco, aprende e ajusta o processo e com tempo vai aprimorando e investindo.



Acho que ele quis dizer em todo o processo em relação ao controle de temperatura.

Como eu disse, controlar a temperatura é crucial para atingir um padrão de qualidade.

Veja um post que eu recomendo
Um fixo sobre fermentação do Gunther (passo o link mais tarde ou procure na sessão fermentação)

Vai clarear suas ideias.

Sobre a adaptação, procure sobre TIC17 em frigobar com lâmpada. Tem bons projetos no fórum


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Desculpa cara,eu falei errado!
Fermentação e não maturação!
Eu sou do RJ,aqui é um calor escroto,a geladeira da casa é isso ai,um abre e fecha danado e já li mesmo que é a fase principal a fermentação!!
Essa temperatura que você cita aqui é em frentes frias e raramente,não vejo aqui no RJ vc fazer uma cerveja,mediante ao que tô lendo, uma cerveja minimamente aceitável...
Pois bem,o que falei foi da necessidade de fermentação dessa brasagem, aqui a temp ambiente gira em torno de seus 28°C...
Abraçooooo!

Como está começando, foque em estilos que aceitem melhor os off-flavors de altas temperaturas (weiss, witbier e seus ésteres), use um fermento que trabalhe em temperaturas mais altas, como o MangroveJacks M29.

Uma caixa de isopor e garrafas Pets congeladas podem resolver muito no início.

Há muito "achismo" no que tu lê como minimamente aceitável.

Minha primeira brassagem foi uma weiss, mas usei o fermento S33. Foram 10l para o fermentador. Terminei a brassagem e já estava um calor infernal, só consegui resfriar o mosto para 35ºC, toquei o fermento assim mesmo. Toda a semana fez um calor infernal (dias com 39-40ºC e noites amenas de 34ºC). Não tinha uma caixa de isopor que coubesse meu balde, então ficou lá no fundo da minha área de serviço. Resultado: Uma cerveja boa (segundo o meu pai, a melhor que eu já fiz) muito aceitável.

Minha quinta brassagem foi exatamente ao contrário, ainda sem controle, foi uma semana de temperaturas baixíssimas (máximas de 12ºC), Colocava algumas garrafas de água quente em volta do balde. Atenuação dentro do normal, nenhum off-flavor perceptível e uma witbier redonda.

resumindo: Se não vai produzir para concurso (ainda como tu disse, é começando e do zero), não encana muito. Faça pouco (pois se errar será pouco) e aprenda.
 
@LucasCSP,

O que eu disse, eu disse para o caso dele. O título diz: "começando do Zero, do Zero mesmo!", então não me parece ainda o caso de TICs, mil processos e controles.

Sim, controle é tudo, mas sem experiência e conhecimento, não adianta de muita coisa.

É claro que controle traz repetibilidade.

Acho que ele quis dizer em todo o processo em relação ao controle de temperatura.

Como eu disse, controlar a temperatura é crucial para atingir um padrão de qualidade.

Veja um post que eu recomendo
Um fixo sobre fermentação do Gunther (passo o link mais tarde ou procure na sessão fermentação)

Vai clarear suas ideias.

Sobre a adaptação, procure sobre TIC17 em frigobar com lâmpada. Tem bons projetos no fórum


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Desculpa cara,eu falei errado!
Fermentação e não maturação!
Eu sou do RJ,aqui é um calor escroto,a geladeira da casa é isso ai,um abre e fecha danado e já li mesmo que é a fase principal a fermentação!!
Essa temperatura que você cita aqui é em frentes frias e raramente,não vejo aqui no RJ vc fazer uma cerveja,mediante ao que tô lendo, uma cerveja minimamente aceitável...
Pois bem,o que falei foi da necessidade de fermentação dessa brasagem, aqui a temp ambiente gira em torno de seus 28°C...
Abraçooooo!

faz uma saison e deixa ambiente
 
@LucasCSP,

O que eu disse, eu disse para o caso dele. O título diz: "começando do Zero, do Zero mesmo!", então não me parece ainda o caso de TICs, mil processos e controles.

Sim, controle é tudo, mas sem experiência e conhecimento, não adianta de muita coisa.

É claro que controle traz repetibilidade.

Mas brother,sem querer ser teimoso,sem mesmo!
Como eu conheço,eu trabalho com processos industriais,que na verdade o fascínio aqui está em produzir o seu próprio elixir,entra também a intenção de se propor a controlar o processo da forma correta, sendo o mais perfeito possível e é factível a necessidade de um processo muito bem arrumado na fermentação e é muito quente aqui em casa,não quero começar o lance e parar porque a leva ficou uma porcaria e que joguei materia prima fora...
Não tô querendo ser chato,insistente, cricri, já estou sendo né?rsrs
Pq quero começar certo,fazer o lance na moral sabe, o BIAB te oferece uma relação bem íntima com a manufatura da própria cerveja e já me adaptei ao método,tô animado e quero tirar um refresco bacana!!
 
Mas brother,sem querer ser teimoso,sem mesmo!
Como eu conheço,eu trabalho com processos industriais,que na verdade o fascínio aqui está em produzir o seu próprio elixir,entra também a intenção de se propor a controlar o processo da forma correta, sendo o mais perfeito possível e é factível a necessidade de um processo muito bem arrumado na fermentação e é muito quente aqui em casa,não quero começar o lance e parar porque a leva ficou uma porcaria e que joguei materia prima fora...
Não tô querendo ser chato,insistente, cricri, já estou sendo né?rsrs
Pq quero começar certo,fazer o lance na moral sabe, o BIAB te oferece uma relação bem íntima com a manufatura da própria cerveja e já me adaptei ao método,tô animado e quero tirar um refresco bacana!!

Eu falei com a experiencia que eu tive...
Nunca soube como começar nem pra onde eu poderia ir, então ja passei antes o como começar com uma panelinha e BIAB, mas também é legal dar a visão até onde ele pode (e deve se quiser qualidade) ir.

E outra coisa... forum é pra isto mesmo, nem sempre as ideias são compativeis e é isto que gera discussões saudáveis e possibilita que voce expanda sua mente!
 
Mas brother,sem querer ser teimoso,sem mesmo!
Como eu conheço,eu trabalho com processos industriais,que na verdade o fascínio aqui está em produzir o seu próprio elixir,entra também a intenção de se propor a controlar o processo da forma correta, sendo o mais perfeito possível e é factível a necessidade de um processo muito bem arrumado na fermentação e é muito quente aqui em casa,não quero começar o lance e parar porque a leva ficou uma porcaria e que joguei materia prima fora...
Não tô querendo ser chato,insistente, cricri, já estou sendo né?rsrs
Pq quero começar certo,fazer o lance na moral sabe, o BIAB te oferece uma relação bem íntima com a manufatura da própria cerveja e já me adaptei ao método,tô animado e quero tirar um refresco bacana!!

1 - Deixe o trabalho no trabalho. Estou a mais de um ano afinando meus controladores no tempo livre, mas nem por isso eu deixo de fazer cerveja.
2 - Saia da inércia e compre o que precisa. Se faltar algo, compre no próximo mês.
3 - Brasse e veja o que sai. Beba se ficar bom, jogue fora e faça outra se ficar ruim.
4 - Se não gostar, vende o equipamento aqui mesmo no fórum e cace outro hobby.
5 - ??


Lá no finalzinho de 2014 eu comecei a fazer cerveja, BIAB, 10 litrinhos, fermentando em caixa de isopor, sem controle de temperatura algum.
Nunca joguei nada fora.

Hoje, finalzinho de 2016, eu tenho 3 projetos de automação funcionando legal que eu pretendo abrir (open source) ano que vem (mostura, fermentação e painel de controle) , freezer dedicado, sistema de mostura automatizado para 15 litros esquema single vessel (no sparge), e no meu tempo livre eu estou trabalhando num projeto de fermentador pressurizado e esperando pintar uma grana para investir num sistema de carbonatação forçada.

A questão é... só faz cerveja boa quem faz cerveja, só automatiza processos quem tem processos para automatizar, e é preciso errar para aprender a fazer certo.

Simplifica, sai da inércia, faça cerveja.

Simples assim.
 
1 - Deixe o trabalho no trabalho. Estou a mais de um ano afinando meus controladores no tempo livre, mas nem por isso eu deixo de fazer cerveja.
2 - Saia da inércia e compre o que precisa. Se faltar algo, compre no próximo mês.
3 - Brasse e veja o que sai. Beba se ficar bom, jogue fora e faça outra se ficar ruim.
4 - Se não gostar, vende o equipamento aqui mesmo no fórum e cace outro hobby.
5 - ??


Lá no finalzinho de 2014 eu comecei a fazer cerveja, BIAB, 10 litrinhos, fermentando em caixa de isopor, sem controle de temperatura algum.
Nunca joguei nada fora.

Hoje, finalzinho de 2016, eu tenho 3 projetos de automação funcionando legal que eu pretendo abrir (open source) ano que vem (mostura, fermentação e painel de controle) , freezer dedicado, sistema de mostura automatizado para 15 litros esquema single vessel (no sparge), e no meu tempo livre eu estou trabalhando num projeto de fermentador pressurizado e esperando pintar uma grana para investir num sistema de carbonatação forçada.

A questão é... só faz cerveja boa quem faz cerveja, só automatiza processos quem tem processos para automatizar, e é preciso errar para aprender a fazer certo.

Simplifica, sai da inércia, faça cerveja.

Simples assim.

Certíssimo cara,vc tem razão!
Fermenta da forma que dá e vamos seguir!
Última coisa...
Qual receita adotar?
Esses aplicativos eles te dão as medidas dos ingredientes em relação a quantidade de água, correto?
Na fervura até os 74°C, eu jogo o malte, lúpulo, mexo e em seguida em desligo a panela e aguardo os 90 min?
Após os 90 min eu parto pra fervura...Mais ou menos isso?

Brigadão galera!!
 
@jalexandre sabe das coisas, manja dos paranaêus .... :)

é Bem por ai.

Comecei este ano a fazer cerveja, no começo com somente 1 panelinha de 20l, BIAB, e só depois da 4 brassagem consegui (junto com meu sócio do escritório) montar uma estrutura razoável para produzir e somente agora na décima leva comecei efetivamente a usar um controle rigoroso de temperatura de fermentação.

Das nove anteriores somente 1 não deu certo, a segunda, por conta de tentar inventar de mais (excesso de maltes especiais - mais de 60% do total de grãos), pouco fermento, muito adjuntos (cacau em pó). Virou uma sour Porter. tenho ainda uma garrafa para experimentar depois de uns 10 meses de guarda.

Fiz excelentes Dry Stouts, boas APAs.

Como diz o @Guenther, a receita é o de menos, o estilo também. São só referências. Para começar, sem controles, indico algo no estilo Belga, uma witbier, uma saison (o fermento da Magrove Jacks tem como temperatura de fermentação indicada de 26 a 30ºC) ou mesmo uma Weiss. São relativamente baratas (não são lá de levar muito lúpulo).
 
Certíssimo cara,vc tem razão!
Fermenta da forma que dá e vamos seguir!
Última coisa...
Qual receita adotar?
Esses aplicativos eles te dão as medidas dos ingredientes em relação a quantidade de água, correto?
Na fervura até os 74°C, eu jogo o malte, lúpulo, mexo e em seguida em desligo a panela e aguardo os 90 min?
Após os 90 min eu parto pra fervura...Mais ou menos isso?

Brigadão galera!!

Cara, aprenda a fazer boas APA´s.
A receita que eu uso sempre é 90% malte pale ale, 10% caramelo e lúpulo na casa dos 20 Ibus.
Eu gosto e uso muito o cascade. As vezes eu uso um malte diferente, mas só comecei essa prática após dominar o básico.

Agora, porque eu sugiro uma APA?

Porque cervejas mais amargas e lúpuladas disfarçam melhor alguns problemas de fermentação, principalmente enquanto estiver sem controle de temperatura.

Tu pode fermentar com US05 ou usar o Mangroove Workhorse. A medida que você for evoluindo teus processos, conhecimentos e equipamentos, tu vai aprimorando tuas receitas.

Abraço!!

PS: Se for fazer BIAB, usa cria o teu perfil inicial no beersmith com base na estimativa ( http://biabcalculator.com/ ) mesmo, e depois vai acertando.
Eu demorei umas 6 brassagens para ajustar o meu beersmith. NO começo eu até tentei fugir do BS, mas depois que tu entende ele, consegue perceber porque ele se
tornou o padrão de mercado para receitas.

Minha sugestão é mirar numa OG perto de 1.050 com uns 20 IBUS, e partir do resultado obtido, ajustar.
 
@jalexandre sabe das coisas, manja dos paranaêus .... :)

é Bem por ai.

Comecei este ano a fazer cerveja, no começo com somente 1 panelinha de 20l, BIAB, e só depois da 4 brassagem consegui (junto com meu sócio do escritório) montar uma estrutura razoável para produzir e somente agora na décima leva comecei efetivamente a usar um controle rigoroso de temperatura de fermentação.

Das nove anteriores somente 1 não deu certo, a segunda, por conta de tentar inventar de mais (excesso de maltes especiais - mais de 60% do total de grãos), pouco fermento, muito adjuntos (cacau em pó). Virou uma sour Porter. tenho ainda uma garrafa para experimentar depois de uns 10 meses de guarda.

Fiz excelentes Dry Stouts, boas APAs.

Como diz o @Guenther, a receita é o de menos, o estilo também. São só referências. Para começar, sem controles, indico algo no estilo Belga, uma witbier, uma saison (o fermento da Magrove Jacks tem como temperatura de fermentação indicada de 26 a 30ºC) ou mesmo uma Weiss. São relativamente baratas (não são lá de levar muito lúpulo).


Eu fugiria desses estilos, pelo menos enquanto não adquirir uma caixa de isopor ao menos. Eu acho estilos moderadamente amargos (30 ibus) com fermento neutro (Us-05, M-10) perdoam mais erros de fermentação que uma Weiss ou um S04, por exemplo. Tive experiências bem ruins com Weiss sem controle de temperatura no começo.

São leveduras __bem chatas__ de se trabalhar em temperatura ambiente como as que costumam fazer no Rio de Janeiro.

E sobre eu manjar dos paranauê, é nada.

Eu erro muito mais que acerto. :p

Abraço!!
 
Cara, aprenda a fazer boas APA´s.
A receita que eu uso sempre é 90% malte pale ale, 10% caramelo e lúpulo na casa dos 20 Ibus.
Eu gosto e uso muito o cascade. As vezes eu uso um malte diferente, mas só comecei essa prática após dominar o básico.

Agora, porque eu sugiro uma APA?

Porque cervejas mais amargas e lúpuladas disfarçam melhor alguns problemas de fermentação, principalmente enquanto estiver sem controle de temperatura.

Tu pode fermentar com US05 ou usar o Mangroove Workhorse. A medida que você for evoluindo teus processos, conhecimentos e equipamentos, tu vai aprimorando tuas receitas.

Abraço!!

APA com 20 IBUs ?
 
Minha ex
periência com witbier e S33 foram boas nos dois extremos: calor infernal e frio intenso. Citei elas pois ésteres, "a banana nossa de cada dia", surgem com fermentação em temperatura mais alta, e nestes estilos não são vistas como um defeito. Porém realmente fermentos neutros são uma opção. Miraria também entre 15 e 20 IBUs. Talvez um lúpulo frutado, como o Amarillo, para mais informações sensoriais

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Erro de digitação. Era pra ser 30 IBU´s.

Já corrigi. :p

:D
As minhas miro em 40 IBUs!
Limite entre APA e IPA.
Acho sensacional :)
Como AINDA não tenho controle de temp. de fermentação, é meu estilo preferido, pq o lúpulo toma conta.
Uso o US-05 e ficam muito boas (óbvio que poderiam ficar melhores, mas...)
 
Minha ex
periência com witbier e S33 foram boas nos dois extremos: calor infernal e frio intenso. Citei elas pois ésteres, "a banana nossa de cada dia", surgem com fermentação em temperatura mais alta, e nestes estilos não são vistas como um defeito. Porém realmente fermentos neutros são uma opção. Miraria também entre 15 e 20 IBUs. Talvez um lúpulo frutado, como o Amarillo, para mais informações sensoriais

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Sobre os IBU´s, eu digitei errado. Eu quis dizer 30 IBU´s.

Não tive tanta sorte. Minha cerveja ficou parecendo um pudim de solvente com banana. :/
 
Meu limite de amargor fica entre 30 e 40 IBUs, tanto que o que está na geladeira a 18°C é uma session IPA, em torno de 40 IBUs, com Cascade e Amarillo, em 6g/l, com uma OG baixinha , mas com algum corpo (eu espero) e baixo ABV.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top