Coloracao da Weiss

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

General

Well-Known Member
Joined
Jul 9, 2015
Messages
94
Reaction score
11
Galera, eu sempre faço Weiss e sempre a coloração dela é amarelo turvo porem eu vejo algumas cervejas ( Erdinger por exemplo ) que tem uma cor quase laranjada. Como eu faço pra obter essa cor se eu só uso malte pilsen e trigo alemão???
 
Galera, eu sempre faço Weiss e sempre a coloração dela é amarelo turvo porem eu vejo algumas cervejas ( Erdinger por exemplo ) que tem uma cor quase laranjada. Como eu faço pra obter essa cor se eu só uso malte pilsen e trigo alemão???

É muito tradicional fazer-se decocção em weiss,essa técnica desenvolve uma cor mais profunda e sabores mais complexos remetendo a caramelo,biscoito,etc.Que eu acho ser o caso nessas weiss alemãs.
É possível simular o efeito com malte melanoidina em quantidades pequenas (<100g para 20L).
 
Ah sim... vou procurar saber mais sobre isso, ja que decoccao nao faz parte das minhas brassagens ainda...
 
Galera, eu sempre faço Weiss e sempre a coloração dela é amarelo turvo porem eu vejo algumas cervejas ( Erdinger por exemplo ) que tem uma cor quase laranjada. Como eu faço pra obter essa cor se eu só uso malte pilsen e trigo alemão???

Eu não sei se a Erdinger faz decocção, mas é verdade que ela escurece levemente a cerveja. Se achar muito trabalhoso, pode "simular" a decocção usando de 1 a 2% de malte melanoidina.

Uma alternativa diferente é substituir todo ou parte do malte pilsen por malte vienna. Fica legal também. A cor fica mais escura do que o amarelo-claro normal e o sabor maltado fica um pouco mais intenso.

Abraço
 
Back
Top