Coloração real vs receita

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guilherme_BR

Well-Known Member
Joined
Sep 12, 2017
Messages
155
Reaction score
72
Pessoal resolvi fazer uma cream ale. Com base na receita meu srm deu 5. Quando terminei a brassagem me surpreendi com a cor muito, mas muito mais escura q o esperado.
Tirando a possibilidade de terem me vendido o malte errado, oque poderia causar isso?
741779f2d994f336bbf981ee8d685060.jpg
4bb9ff480aca585bf2bcc34e27f91a73.jpg


Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk
 
Tirando a possibilidade de terem me vendido o malte errado, oque poderia causar isso?

Eu apostaria na reação de Maillard e caramelização do mosto durante a fervura, ou até mesmo se iniciando durante o sparge e se intensificando durante a fervura.

Se você terminou com uma quantidade menor de mosto e OG maior que o projetado (mosto mais concentrado), também haverá alteração na cor.

Como é o seu sistema?

Resistência, fogo, fundo falso, bazooka?
 
Eu apostaria na reação de Maillard e caramelização do mosto durante a fervura, ou até mesmo se iniciando durante o sparge e se intensificando durante a fervura.

Se você terminou com uma quantidade menor de mosto e OG maior que o projetado (mosto mais concentrado), também haverá alteração na cor.

Como é o seu sistema?

Resistência, fogo, fundo falso, bazooka?
Resistencia com bazooka. Panela de 36L.
Ja na brassagem apresentava essa coloracao. A eficiencia foi mais alta q o esperado e a og ficou um pouco acima mas a liyragem estava ok. Resistencia de baixa densidade 3500w


Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk
 
Pelo que vi, aquilo me parece ser uma jarra de mosto.
Aguarde a fermentação, faça a clarificação e envase.
Sirva um copo quando carbonatada. Vai diminuir muito esse escurecimento.
Outra coisa, para uma cream vc pode diminuir essa variedade de maltes. Só o pilsen de base é suficiente.
 
Pelo que vi, aquilo me parece ser uma jarra de mosto.
Aguarde a fermentação, faça a clarificação e envase.
Sirva um copo quando carbonatada. Vai diminuir muito esse escurecimento.
Outra coisa, para uma cream vc pode diminuir essa variedade de maltes. Só o pilsen de base é suficiente.
Obrigado Alex. Sim é do mosto e espero q clarifique um pouco mas pra SRM 5 acho impossivel chegar. Sobre os maltes, agradeco a dica mas pensei em misturar mesmo e a base foi de Pale [emoji6]

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk
 
Pela minha (muito pouca) experiencia, a cerveja muda um pouco a cor depois da fermentação mesmo!! posta o resultado final ai pra nós depois!!

Onde vc acha pra comprar esse Pale 2-row?? vejo q ele é a base pra varias receitas americanas mas não tem nas lojas aqui de BH!
 
Você já fez outras brejas com esse sistema?

Nunca vi utilizar resistência com bazooka. Se a resistência está em contato com os maltes, mesmo sendo de baixa intensidade pode caramelizá-los e dar essa cor. Por isso que geralmente se usa resistência embaixo do fundo falso.

Abraço!
 
Você já fez outras brejas com esse sistema?

Nunca vi utilizar resistência com bazooka. Se a resistência está em contato com os maltes, mesmo sendo de baixa intensidade pode caramelizá-los e dar essa cor. Por isso que geralmente se usa resistência embaixo do fundo falso.

Abraço!
Ja fiz outras sim. Nao carameliza nao.
A cor atenuou bastante. Quando for envasar posto foto pra mostrar. Ficou dentro do esperado mesmo. Nunca tinha visto mudanca tao grande de cor...

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk
 
A cor depende da espessura do liquido. Para comparar a cor da cerveja com aquela da paleta de cor, se a paleta for a mesma do BJCP, a espessura do liquido deve ser de 5 cm, e deve se olhar a cerveja contra um fundo branco. Além disso, a cerveja deve ser iluminada com luz solar ou luz artificial semelhante a luz solar.
O que importa, é a cor da cerveja pronta, não do mosto, nem logo após a fermentação, se ainda não houve tempo de decantar as leveduras ou se ela ainda estiver turva e essa turbidez não for própria do estilo produzido.
 
A cor depende da espessura do liquido. Para comparar a cor da cerveja com aquela da paleta de cor, se a paleta for a mesma do BJCP, a espessura do liquido deve ser de 5 cm.

Isso faz toda a diferença.
 
A foto não abriu aqui @Guilherme01, pelo menos pra mim..

Essa história me fez lembrar da golden que fiz recentemente: durante a fermentação parecia mais uma Witbier, na coloração, no aroma e no gosto. Me assustei bastante também, mas depois de clarificada e devidamente carbonatada, ficou autêntica strong golden ale!!

Como li num outro posto cervejeiro aqui: o problema é a nossa ejaculação precoce cervejeira kkkkk

Abraço!!!
 
A foto não abriu aqui @Guilherme01, pelo menos pra mim..

Essa história me fez lembrar da golden que fiz recentemente: durante a fermentação parecia mais uma Witbier, na coloração, no aroma e no gosto. Me assustei bastante também, mas depois de clarificada e devidamente carbonatada, ficou autêntica strong golden ale!!

Como li num outro posto cervejeiro aqui: o problema é a nossa ejaculação precoce cervejeira kkkkk

Abraço!!!
Tapatalk nao ta deixando anexar. Mas eh verdade rsrs. Ficou da cor certinha...
Abraços

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk
 
Back
Top