Colheita de fermento em cervejas comerciais

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Tiago, eu também autoclavo dentro do Petri, pelos mesmos motivos. Já sofri bastante com condensação, mas agora cheguei a um método estável para lidar com ela (eu uso uma panela de pressão daquelas de fazer conservas como autoclave):

1) Após autoclavar as placas, deixo a panela (fechada) esfriar naturalmente, porque são as variações de temperatura que causam condensação;
2) Quando a panela estiver fria, removo a tampa e cubro com papel toalha;
3) Depois de 1 ou 2 dias, praticamente toda a condensação já desepareceu, então embrulho com plástico filme e guardo de cabeça pra baixo na geladeira. A partir daí, as placas devem ficar sempre de cabeça pra baixo.
4) Se ainda assim acumular água na tampa, dá pra jogá-la fora no momento da inoculação e usar a chama do bico de Bunsen pra tirar a umidade

Eae Paulo, tranquilo?

Gostei da tua explicação, sou novo nessa parte de armazenamento de levedura, plaqueamento, etc...poderia me tirar umas duvidas quanto ao seu processo? uma vez tentei fazer um slant, mas como o Tiago ja comentou, condensa, e acabou contaminando, entao no caso eu faria o que:

preparo o agar, coloco nas placas, adiciono uma fina camada de agua na panela pro auto-clave e coloco a tampa por cima da placa? logo depois de resfriar ja posso plaquear? Apos plaquear, ja lacro com o filme ou devo esperar criar as colonias?
 
Eae Paulo, tranquilo?

Gostei da tua explicação, sou novo nessa parte de armazenamento de levedura, plaqueamento, etc...poderia me tirar umas duvidas quanto ao seu processo? uma vez tentei fazer um slant, mas como o Tiago ja comentou, condensa, e acabou contaminando, entao no caso eu faria o que:

preparo o agar, coloco nas placas, adiciono uma fina camada de agua na panela pro auto-clave e coloco a tampa por cima da placa? logo depois de resfriar ja posso plaquear? Apos plaquear, ja lacro com o filme ou devo esperar criar as colonias?

As placas não podem ficar em contato com a água no fundo da panela, é necessário colocar alguma coisa para suspendê-las. Antes de eu comprar uma panela de pressão com fundo falso, eu tinha feito um suporte com uma grelha de ralo e alguns parafusos (foto abaixo).

Eu recomendo você deixar as placas de cabeça pra baixo por 1 ou 2 dias antes de utilizá-las, para que a água condensade se acumule na tampa. Depois de plaquear, já pode colocar o filme plástico.
 

Attachments

  • petri_pressao.jpg
    petri_pressao.jpg
    121.2 KB · Views: 157
As placas não podem ficar em contato com a água no fundo da panela, é necessário colocar alguma coisa para suspendê-las. Antes de eu comprar uma panela de pressão com fundo falso, eu tinha feito um suporte com uma grelha de ralo e alguns parafusos (foto abaixo).

Eu recomendo você deixar as placas de cabeça pra baixo por 1 ou 2 dias antes de utilizá-las, para que a água condensade se acumule na tampa. Depois de plaquear, já pode colocar o filme plástico.

Hum, entendi...então no caso faço esse esquema tampado de cabeça pra baixo, depois deixo uns 1 ou 2 dias antes de abrir a panela, e faço o agar. agora, assim que eu colocar o agar, deixo firmar em temperatura ambiente, e já colonizo?
 
Hum, entendi...então no caso faço esse esquema tampado de cabeça pra baixo, depois deixo uns 1 ou 2 dias antes de abrir a panela, e faço o agar. agora, assim que eu colocar o agar, deixo firmar em temperatura ambiente, e já colonizo?

Não sei se entendi direito o que você quis dizer. O método que eu havia descrito era para esterilizar as placas já com o ágar dentro, não sei se ficou claro. Depois de esterilizar, você espera esfriar e, só então, vira as placas de cabeça pra baixo para a água condensada se acumular na tampa.

Esse não é um método ideal, mas uma forma subótima de preparar placas de ágar quando não se tem um ambiente adequado para o manuseio de material estéril.

Sobre a sua pergunta: você pode colonizar o ágar assim que ele solidificar e estiver em temperatura ambiente, mas, se houver água condensada na superfície, as colônias não vão ficar separadas e não vai dar pra isolar nada.

A ideia de deixar as placas de cabeça pra baixo é fazer a água condensada ir para a tampa e deixar a superfície do ágar seca.
 
Back
Top