Cold crash e oxidação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

brunoblcintra

Active Member
Joined
Feb 10, 2020
Messages
42
Reaction score
19
Ola pessoal, tenho feito meu cold crash no postmix para evitar oxidação, que teoricamente poderia ocorrer caso seja feito no fermentador. Mas não sei se a oxidação durante o cold crash é mesmo algo que a maioria das pessoas costuma evitar. Gostaria de opiniões e experiências sobre oxidação durante cold crash no fermentador.
 
Ola pessoal, tenho feito meu cold crash no postmix para evitar oxidação, que teoricamente poderia ocorrer caso seja feito no fermentador. Mas não sei se a oxidação durante o cold crash é mesmo algo que a maioria das pessoas costuma evitar. Gostaria de opiniões e experiências sobre oxidação durante cold crash no fermentador.
Boa tarde! Cara, depois da fermentação, qualquer contato com oxigênio é danoso pra cerveja e deve ser evitado ao máximo. Isso não quer dizer que a entrada de um pouco de oxigênio no coldcrash vá estragar a cerveja. O tamanho do "dano" vai depender de vários fatores, e pode ser quase imperceptível. As cervejas mais lupuladas sofrem consideravelmente mais, por exemplo.
Se vc consegue ir da fermentação ao envase em um sistema fechado, é MUITO MELHOR.
 
Legal, valeu pela dica. Eu fazia muito no balde mesmo aí começei a ficar mais paranóico com isso e passei a fazer no postmix. Acho que vou continuar fazendo pois o cuidado com a oxidação nunca é pouco.
Daí entra outra questão. Dry hop no barril ou no postmix? Penso que no fermentador tem maior chance de oxidação de o dry hop for feito depois da fermentação, pois não tem como purgar o ar que entra depois. Já no postmix da pra purgar de boa...
 
Sobre a questao de entrar oxigenio no cold crash, estou pensando em montar alguma coisa pra solucionar isso..

A ideia seria colocar um balao para armazenar um pouco desse CO2 que gera na fermentacao (ligado a mangueira por um T) e uma maneira de fechar a linha totalmente antes do começo do cold (tipo uma torneira)..

Quando a pressao diminuir, o CO2 presente nesse balao preencheria a diferenca dentro do fermentador e nao teria oxigenio a mais entrando.. o que acham?
 
Em minhas bombonas de fermentação, tenho adaptado um orifício que uso um carbonator, onde plugo a mangueira do blow off durante a fermentação e quando passo ao cold crash, retiro o ball lock.... acompanho a bombona, caso ela esteja bem vedada, irá encolher. Neste momento adiciono CO2 bem lentamente, apenas para preencher a bombona.
Para trasfega, que faço fechado, uso o CO2 com 0,1 bar apenas para empurrar.... geralmente nem movimento o fermentador e extraio pela torneira mesmo... ainda penso em colocar outro ball lock para usar um sistema flutuante... mas da forma que faço me atende bem.
Abraços
 
Ola pessoal,

Muitas ideias boas, valeu!

Sobre os balões: acho que é uma ideia bem legal e inclusive tem uma discussão do brulosophy sobre isso (link no final do post). Acho que só um balão não é o suficiente, precisa de vários, o que da uma idéia de quanto ar pode entrar durante o cold crash. Não é só a redução do volume, é a absorção de gas pelo líquido que aumenta e faz o ar entrar.

Sobre a vedação: gostei, talvez eu tente isso, pois tenho um carbonatador sobrando aqui.

Uma outra ideia seria conectar uma mangueira do blowoff no postmix vazio. Assim conforme a cerveja fermenta o postmix vai enchendo de CO2, que seria reabsorvido no cold crash.

Pensei ainda em mais uma ideia: a fermentação deve encher a geladeira de CO2, ou pelo menos mater uma concentração de CO2 bem mais alta dentro dela do que no ar. Então talvez a entrada de oxigênio no cold crash possa ser evitada se a gente simplesmente mantiver a geladeira fechada durante toda a fermentação. O ruim dessa ideia é que não daria para ficar tirando amostras da cerveja pra ver se já terminou de fermentar. Mas se for uma receita que você conhece bem, vai saber quando é seguro começar o cold crash. No meu caso sei que 10 dias seriam mais do que o suficiente. O que acham?

Segue o link do brulosophy:

https://brulosophy.com/2018/05/10/7-methods-for-reducing-cold-side-oxidation-when-brewing-beer/
 

Latest posts

Back
Top