Cold Crash e Maturacao

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GuiSpin

Well-Known Member
Joined
May 18, 2020
Messages
100
Reaction score
51
Location
Sorocaba
Boa Tarde pessoal..

Aguem consegue me dar uma "aula" sobre cold crash e maturacao??
Minhas principais duvidas sao:

1- A maturacao deve ser feita em temperatura acima ou abaixo da termperatura de fermentacao??
2- O descanso de diacetil faz parte do processo de maturacao?
3- Devo fazer o cold crash antes ou depois da maturacao?
4- Existem algum tipo de processo padrao para esses passos, por exemplo:
- fermentacao -> descanso de diacetil (2º acima da temp de fermentacao) -> maturacao (5 a 10º C) - > cold crash (0 a 3º C)..

Estou basicamente no fim da fermentacao da minha primeira brassagem, FG esta em 1009 (nao medi a OG infelizmente) e estou um pouco em duvida em como proceder agora..


Obrigado!!
 
"- Temperatura de Fermentação, qual usar?

De forma geral:

> Ales: comece a fermentação a 18 graus. Quando ver as primeiras bolhas do air-lock, deixe mais 1 dia, e então suba a temperatura lentamente (de preferência deixar a temperatura subir sozinha) até os 20 graus. Uma vez nesse patamar, siga nessa temperatura até que a atividade do air-lock comece a ficar lenta, como por exemplo 1 bolha a cada 2 segundos, e então comece a subir a temperatura até 25 graus até terminar a fermentação primária. Tendo certeza que a fermentação primária acabou (parou de borbulhar, e você mediu a densidade durante pelo menos 2 dias seguidos e ela não baixou mais), mantenha essa temperatura conte mais 3 dias para que ocorra a fermentação secundária (período em que o fermento reabsorve boa parte dos compostos ruins que ele mesmo gerou durante a fermentação primária). Feito isso, proceda com a clarificação (baixar a temperatura do fermentador o mais baixo possível desde que não congele a cerveja) durante uns 7 dias, e depois vá para o envase. Eu gosto na técnica de clarificação pré-envase para evitar excesso de borra de fermento dentro da garrafa ou barril.

> Lagers: comece a 10 graus, suba pra 12, e depois pra 16, seguindo a mesma lógica acima.

Em ambos os casos, se você não tem como subir a temperatura para 25 (ales) e 16 (lagers), faça 7 dias de fermentação secundária para garantir a total reabsorção. Como a temperatura está mais baixa que o ideal para esse processo, é possível que leve mais tempo para que os compostos ruins sejam reabsorvidos."


"- Temperatura e tempo de maturação

Sempre quando você ver uma receita ou texto dizendo "fermente por X dias", e "mature por X dias"............ esqueça.

Primeiro, a velocidade da fermentação e quanto tempo total ela vai levar depende de 1 milhão de fatores, e as células não tem um gerente que fica ali dizendo "Vamo lá galera!!!! Só temos até quinta-feira pra fermentar essa ceva aê!!!".

Segundo, a maturação serve pra que? Ocorre quando?

Maturação não ocorre quando você quer, nem depende da temperatura que você coloca.

Vejo muitos dizerem coisas como "aí eu fermentei, depois maturei por 10 dias, e depois carbonatei, e então maturei por 5 dias, e aí comecei a beber!".

Maturação nada mais é que envelhecimento e amadurecimento. Nós por exemplo começamos a envelhecer assim que nascemos! A cerveja é a mesma coisa!

Depois que a cerveja fermentou, ela está em CONSTANTE processo de envelhecimento (maturação) para "o resto da vida dela".

Não interessa se ainda está no fermentador, na garrafa, ou no barril.

E nós? Nós também envelhecemos de qualquer jeito, não tem como parar o tempo........... mas........ a maneira como envelhecemos varia, e varia de acordo com a genética (tipo/estilo da cerveja), e das condições a que somos submetidos durante a vida (no caso da cerveja, temperatura). Além disso, nosso envelhecimento também é afetado por doenças (off-flavors oriundos da fermentação primária).

Ou seja, eu vejo por aí muitos dizerem "mature por 10 dias antes de tomar". Cara, se eu e você pegamos a MESMA receita, e você fermentou ela direito, super bem, e eu fermentei de forma porca, a tua cerveja com 10 dias vai estar melhor que a minha com 6 meses de maturação..... então como pode-se delimitar de forma antecipada o tempo de maturação? NÃO... TEM... COMO!

Qual é a minha recomendação? Carbonate a cerveja, e comece a beber para aprender quando ela vai alcançar o seu auge. Quem tem que saber quanto tempo cada cerveja que fizer vai levar pra ficar boa ou não, é você! Isso demanda treino e análise. Alguns estilos são bons com 1 semana, outros com 6 meses, e por aí vai.

Além disso, tem a questão do OBJETIVO para a cerveja. Se eu quero fazer uma Russian Imperial Stout pra tomar em casa, com 10 dias eu garanto que estou tomando ela bem feliz. Se eu quero fazer uma Russian Imperial Stout pra ganhar um campeonato, eu sei que ela vai precisar de uns 6 meses pra desenvolver os gostos e aromas complexos que tornam ela um exemplar espetacular.

Ou seja, é preciso entender que cerveja não é um 8 ou 80, uma coisa digital, matemática, que em X dias vai estar assim, assado.... sobretudo para nós homebrewers. Cervejarias de grande porte conseguem uma alta previsibilidade, mas só porque durante MUITO tempo vários caras ficaram analisando e reanalisando os padrões de quanto tempo era necessário pra cada coisa acontecer, utilizando uma técnica de produção sempre igual."


Acima dois trechos deste post aqui:

Se você é um iniciante, leia isso! E se não é, leia e contribua!! :)

Vale muito à pena ler ele todo.
 
O termo maturação é meio polêmico, em inglês vc quase não vê "maturation" eles usam o termo conditioning para referir a fermentação secundaria, enquanto que no brasil maturação é usado tanto para fermentação secundaria quanto para envelhecimento.

dai gera divergência, acho q de forma mais ampla maturação seria todo processo que ocorre paralelo a conversão de açucar em alcool, dai seria fermentaçao secundaria, cold crash e envelhecimento.

de qlqr forma prefiro não usar o termo pra evitar confusões.

Enfim, a fermentaçao secundaria geralmente usa-se alguns graus acima da temperatura de fermentaçao, 2-5 ºC, mas isso qdo se começa a fermentaçao primaria numa temperatura mais baixa.

o cold crash é apos a fermentaçao secundaria

qto a sua fermentação, aumenta um pouco a temperatura e ve se a SG altera, caso nao altere por 2 ou 3 dias, pode partir pro cold crash, recomendo descer fazendo rampa pra evitar congelamento caso tenha um freezer mto potente
 
Obrigado pelas respostas..

Vou dizer que fiz essas perguntas justamente por estar "acostumado" com o termo "maturacao" devido a receita que veio no kit que eu comprei utilizar esse termo. E tambem ela usa esses periodos de tempo bem definidos para fermentacao e maturacao que eu ja deixei de seguir (nao so pelo que eu li aqui no forum de que realmente nao existe um periodo especifico, mas tambem pq a receita veio errada).

Mas a duvida principal era entender o que seria a maturacao, pois a maioria dos lugares que leio diz pra fazer em temperatura menor... bom, aprendemos que nao e bem assim ne.. hahah


qto a sua fermentação, aumenta um pouco a temperatura e ve se a SG altera, caso nao altere por 2 ou 3 dias, pode partir pro cold crash, recomendo descer fazendo rampa pra evitar congelamento caso tenha um freezer mto potente

Vou fazer isso mesmo que voce falou.. ja estou aumentando a temperatura e pretendo deixar uns 3 dias pelo menos.. e depois baixar para proximo de zero..
 
Complicado esses termos mesmo, mas vou tentar simplificar algumas coisas que os amigos já disseram.

Dependendo da cerveja, os passos são os seguintes:
1- Fermentação que é feita entre 10° a 40°.*¹
2- Descanso Diacetil, que é elevar a temperatura no final da fermentação para poder consumir o Diacetil gerado por fermentação em temperaturas baixas.
3- Dry-Hopping. Eu faço a de 15° a 19°C, mas conheço pessoas que fazem de 5° a 10°C.
4- Cold Crash*², que é descer o mais rápido possível a temperatura até próximo a 0°C para poder clarificar a cerveja.

*1 - Leveduras Kveik fermentam acima de 30°C, portanto não é necessário descanso diacetil pois raramente elas geram esse off-flavor.
*2 - Cold Crash = "Colisão Fria", mas traduzindo corretamente seria o Frio Imediato. Quando mais rápido descer a temperatura, melhor será a clarificação. Não sei explicar agora o pq tem que ser assim, mas esses tempos teve uma discussão calorosa no grupo da Concerva Maringá e os Mestres Cervejeiros enfatizaram que o resfriamento deve ocorrer o mais rápido possível.
Sobre o congelamento ai vai depender da sua cerveja e do ambiente, pois se estiver pressurizado então é mais complicado congelar e o teor alcoólico tbm atrapalha o congelamento, sendo assim vc terá que testar seu sistema até encontrar o ponto ideal.
 
Obrigado pelas respostas..

Vou dizer que fiz essas perguntas justamente por estar "acostumado" com o termo "maturacao" devido a receita que veio no kit que eu comprei utilizar esse termo. E tambem ela usa esses periodos de tempo bem definidos para fermentacao e maturacao que eu ja deixei de seguir (nao so pelo que eu li aqui no forum de que realmente nao existe um periodo especifico, mas tambem pq a receita veio errada).

Mas a duvida principal era entender o que seria a maturacao, pois a maioria dos lugares que leio diz pra fazer em temperatura menor... bom, aprendemos que nao e bem assim ne.. hahah




Vou fazer isso mesmo que voce falou.. ja estou aumentando a temperatura e pretendo deixar uns 3 dias pelo menos.. e depois baixar para proximo de zero..

Amigo, esquece maturação. A parte mais crítica do processo inteiro é, de longe, a fermentação. Foco total nela, afinal quem faz a cerveja são as leveduras, nós só preparamos o mosto pra elas, e elas SÓ precisam do MÍNIMO POSSÍVEL DE STRESS pra fazerem uma excelente cerveja. Uma boa fermentação já te garante uma cerveja de qualidade sem que ela precise ficar lá esquecida no frio por dias (é claro que to sendo reducionista aqui, tirando de cena as cervejas de guarda, lagers e etc).

Pra uma fermentação saudável basta se atentar em apenas dois fatores:
1) Taxa de inoculação
2) Temperatura de inoculação/fermentação

Em outras palavras, como já mencionaram aí, a maturação que na verdade seria o "conditioning" que os americanos falam serve pra vc dar aquela arredondada na cerveja, ou seja: colocar as leveduras pra dormir, fazer o restante das impurezas precipitarem pro fundo do fermentador e consequentemente clarificar a breja, ajustar substâncias que se volatilizaram durante a fermentação (por isso se faz dry hopping nessa fase), adição de frutas... enfim.

Se você tá com "pressa" e sem tempo pra estudar todo o processo de forma geral, recomendo tirar alguns minutos pra ler os posts fixos do Guenther na sessão de Fermentação, garanto que já vai ajudar muito.

Eu particularmente gosto de jogar a cerveja pra zero grau logo após ter certeza de que a fermentação foi 100% finalizada, e isso só quem vai te dizer é o densímetro. A partir daí uns cinco dias já é o suficiente.

Abrax
 
Last edited:
Ja estou lendo bastante os posts daqui do blog e vendo outros materiais tambem que deram uma boa esclarecida nas duvidas..
Duvidas de iniciante sempre passa muita coisa pela cabeça.. hahah

Ja estou preparando para baixar a temperatura e clarificar e no fim de semana partir pro envase...

Valeu pelas respostas galera.
 
Ja estou lendo bastante os posts daqui do blog e vendo outros materiais tambem que deram uma boa esclarecida nas duvidas..
Duvidas de iniciante sempre passa muita coisa pela cabeça.. hahah

Ja estou preparando para baixar a temperatura e clarificar e no fim de semana partir pro envase...

Valeu pelas respostas galera.

E te digo mais, vou me meter de novo pq essa dica pra mim vale ouro: não há nada melhor pra clarificação que GELATINA.

Se a fermentação for filé e for uma breja simples, assim que ela atingir 0º vc taca gelatina e três dias serão o suficiente pra vc ter uma breja redonda, límpida e cristalina.
 
Vou falar por mim e de forma bem simples,

No caso de uma ALE faço uma boa fermentação a 16º 17º normalmente por 3 ou 4 dias, depois desse período
sua cerveja vai estar fermentada, então você pode subir a temperatura até 19º ou 20º e aguardar mais 3 ou 4 dias(maturação) que sua cerveja vai estar pronta para o cold crash.

Após isso comece a baixar a temperatura 5º por dia até atingir 0º ou algo próximo. Após baixar a temperatura
use a gelatina, mais 4 ou 5 dias já são suficientes para vc tirar uma cerveja cristalina.

Boa sorte, abraços.
 
Dessa vez nao vou usar a gelatina pra manter simples, mas na proxima com certeza tentarei...

No caso de uma ALE faço uma boa fermentação a 16º 17º normalmente por 3 ou 4 dias, depois desse período
sua cerveja vai estar fermentada, então você pode subir a temperatura até 19º ou 20º e aguardar mais 3 ou 4 dias(maturação) que sua cerveja vai estar pronta para o cold crash.

Após isso comece a baixar a temperatura 5º por dia até atingir 0º ou algo próximo. Após baixar a temperatura
E o mais padrao que eu vi em se tratando de temperaturas e tempo, mas ja da pra ter uma nocao de como prosseguir nas proximas.. :D
 
E te digo mais, vou me meter de novo pq essa dica pra mim vale ouro: não há nada melhor pra clarificação que GELATINA.

Se a fermentação for filé e for uma breja simples, assim que ela atingir 0º vc taca gelatina e três dias serão o suficiente pra vc ter uma breja redonda, límpida e cristalina.
Também uso gelatina pra clarificar e recomendo 100%. Dois ou três dias e a cerveja já está pronta para ir pra garrafa
 

Latest posts

Back
Top