Clone Punk IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ronan1

Member
Joined
Jan 4, 2016
Messages
12
Reaction score
2
Boa tarde a todos!
Sou novo no fórum e tbm como cervejeiro caseiro. Com 6 levas de cerveja bem sucedidas e após degustar uma Punk IPA, resolvi tentar fazer um clone. Tenho uma grande duvida sobre como calcular a dosagem de lúpulos que eu ainda não conheço. Comprei os lúpulos como descreve na receita fornecida pela própria brewdog, o problema é que a receita é para 4 lts (1 gallon) e lá não fala a qtde que vem de cada lúpulo.

Os lúpulos são:
TNT (Nelson Sauvin)
Simcoe
Ahtanum
Chinook

As adições são:
Ahtanum: início da fervura
Ahtanum e Chinook: 15 min para o fim da fervura
Ahtanum, Simcoe, Chinook e TNT: 0 min

Alguém já usou algum desses lúpulos com exceção do Chinook? Pretendo fazer 20 lts.

Ronan Ferreira
 
Cara, a Punk IPA com certeza é uma cerveja excelente, porém a receita já mudou muito nos últimos anos. Por exemplo, a primeira versão tinha Nelson Sauvin e depois eles pararam de usar, principalmente pela dificuldade em encontrar o lúpulo, e recentemente incluiram na receita novamente. O tempo de adições dos lúpulos também mudou bastante.

Achei essa receita no HBT Americano, parece bem montada.

Type: All Grain
Batch Size: 6,60 gal
Boil Size: 8,58 gal
Boil Time: 60 min
End of Boil Vol: 7,39 gal
Final Bottling Vol: 5,81 gal
Fermentation: Punk IPA V 2.2
Date: 29 May 2014
Brewer:
Asst Brewer:
Equipment: The Pimping Station
Efficiency: 73,00 %
Est Mash Efficiency: 78,6 %
Taste Rating: 30,0
Taste Notes:
Ingredients
Amt Name Type # %/IBU
12,68 lb Pale Malt, Maris Otter (3,0 SRM) Grain 1 100,0 %
0,53 oz Chinook [13,00 %] - Boil 60,0 min Hop 2 19,3 IBUs
1,09 oz Ahtanum [6,00 %] - Boil 15,0 min Hop 3 9,1 IBUs
0,56 oz Nelson Sauvin [12,00 %] - Boil 15,0 min Hop 4 9,4 IBUs
0,33 tsp Irish Moss (Boil 10,0 mins) Fining 5 -
0,56 oz Simcoe [13,00 %] - Boil 10,0 min Hop 6 7,5 IBUs
0,56 oz Chinook [13,00 %] - Boil 0,0 min Hop 7 0,0 IBUs
0,56 oz Nelson Sauvin [12,00 %] - Boil 0,0 min Hop 8 0,0 IBUs
0,56 oz Simcoe [13,00 %] - Boil 0,0 min Hop 9 0,0 IBUs
1,0 pkg Dry English Ale (White Labs #WLP007) [35,49 ml] Yeast 10 -
0,99 oz Chinook [13,00 %] - Dry Hop 0,0 Days Hop 11 0,0 IBUs
0,99 oz Nelson Sauvin [12,00 %] - Dry Hop 0,0 Days Hop 12 0,0 IBUs
0,99 oz Simcoe [13,00 %] - Dry Hop 0,0 Days Hop 13 0,0 IBUs
Gravity, Alcohol Content and Color

Est Original Gravity: 1,053 SG
Est Final Gravity: 1,010 SG
Estimated Alcohol by Vol: 5,6 %
Bitterness: 45,4 IBUs
Est Color: 4,7 SRM
 
Ronan,

O M44 atenua bem. 2 pacotes para 20L é muito. Uso um dele para uma AIPA em 20L e tenho que tomar cuidado para não passar dos 6,8% ABV, que é o alvo. Já tive que acrescentar água para baixar o teor alcoólico. 1 dá tranquilo.
 
Ronan,

O M44 atenua bem. 2 pacotes para 20L é muito. Uso um dele para uma AIPA em 20L e tenho que tomar cuidado para não passar dos 6,8% ABV, que é o alvo. Já tive que acrescentar água para baixar o teor alcoólico. 1 dá tranquilo.

Somente 1 pkt???

Tem diversas calculadoras por aí....eu uso 3 pkts para ipas de 20 litros.
 
Uma saída não seria bassar em temperatura mais alta para produzir mais açúcar não fermentável? Pois colocar menos fermento pode gerar muitos Off Flavours. Me ocorreu essa ideia agora, para contornar a alta atenuação do fermento. Não sou muito experiente.
 
Uma saída não seria bassar em temperatura mais alta para produzir mais açúcar não fermentável? Pois colocar menos fermento pode gerar muitos Off Flavours. Me ocorreu essa ideia agora, para contornar a alta atenuação do fermento. Não sou muito experiente.
Açúcar não fermentável gera mais corpo na cerveja também, o que as vezes não é o foco da cerveja.
Fermentos que atenuam muito são complicados mesmo... Eu normalmente sempre coloco fermento a mais; Mas quando o fermento atenua muito uso 1 pacote só e faço um starter pequeno.
Esses dias usei um Belle Saison, 1 pacote, sem starter e em 25L. Atenuou de 1055 até 1006. Não sentir nenhum Off flavour na cerveja...
 
Ronan,

O M44 atenua bem. 2 pacotes para 20L é muito. Uso um dele para uma AIPA em 20L e tenho que tomar cuidado para não passar dos 6,8% ABV, que é o alvo. Já tive que acrescentar água para baixar o teor alcoólico. 1 dá tranquilo.

Cara, não tem necessariamente a ver com a atenuação, mas sim os possíveis off flavors de um underpitching.

Usaria dois pacotes.
 
Cara, não tem necessariamente a ver com a atenuação, mas sim os possíveis off flavors de um underpitching.

Usaria dois pacotes.


Ja usei 2 pacotes desse fermento em uma porter de 20 lts. Apesar de ter errado na adição do café, a cerveja ficou excelente.
 
Os lúpulos são:
TNT (Nelson Sauvin)
Simcoe
Ahtanum
Chinook

TNT não tem nada a ver com Nelson Sauvin, marketing do Lamas. Fui um dos primeiros a vender ele por aqui, uns 6 meses antes das outras lojas. É um lúpulo muito interessante, uma pegada suave de Maracujá doce, bem diferente dos lúpulos alemães convencionais. Mas de Nelson Sauvin, zero. Logo que o Lamas lançou essa propaganda eu resolvi fazer o teste e fiz uma mesma receita base simples single hop com TNT e outra com Nelson. Se ficassem pelo menos parecidas, eu usaria esse marketing na minha loja tbm, mas não ficou.

E ao redor do mundo já vi chamarem de substituto do Nelson: Pekko, Hallertau Blanc. Não rola, Nelson não tem substituto ainda.

Quanto a receita, a noite eu tento lembrar de postar aqui, eu tenho uma que vendia como kit clone tbm na loja, baseada na receita de 2010, quando usavam Amarillo. A galera aqui fez e curtiu demais.

Abraço!
 
Aqui, já serve de base . Foi nessa base que montei minha receita. A fonte está no final:

Punk IPA clone
(5.0 gallons/19 L, all-grain)
OG = 1.060 FG = 1.014
IBU = 62 SRM = 8 ABV = 6.0%

Ingredients
12.5 lbs. (5.7 kg)  Maris Otter pale malt
16 AAU Columbus hop pellets (90 mins)(1.5 oz./43 g at 11% alpha acids)
8.0 AAU Ahtanum hop pellets (0 mins)(1.0 oz./28 g at 8.0% alpha acids)
1.0 oz. (28 g) Amarillo hop pellets (dry hop)
White Labs WLP007 (Dry English Ale) yeast (1-qt./1-L yeast starter)
1 cup corn sugar (for priming)

Step by Step
Mash grains at 149 °F (65 °C) for 1 hour, and sparge to collect about 6.0 gallons (23 L) of wort. Boil for 90 minutes with Columbus hops at start and Ahtanum at knock-out. Cool, and add yeast as a 1-quart (1 L) starter prepared 2–3 days earlier. Oxygenate well and let ferment for 3–5 days. Rack into a secondary fermenter and add Amarillo hops in a sanitized muslin bag. Rack after one to two weeks, and bottle or keg as desired.

Fonte: http://byo.com/stories/issue/item/1970-brewing-with-brewdog

Nessa fonte tem a Hardcore IPA tbm

Abraço!
 
TNT não tem nada a ver com Nelson Sauvin, marketing do Lamas. Fui um dos primeiros a vender ele por aqui, uns 6 meses antes das outras lojas. É um lúpulo muito interessante, uma pegada suave de Maracujá doce, bem diferente dos lúpulos alemães convencionais. Mas de Nelson Sauvin, zero. Logo que o Lamas lançou essa propaganda eu resolvi fazer o teste e fiz uma mesma receita base simples single hop com TNT e outra com Nelson. Se ficassem pelo menos parecidas, eu usaria esse marketing na minha loja tbm, mas não ficou.

E ao redor do mundo já vi chamarem de substituto do Nelson: Pekko, Hallertau Blanc. Não rola, Nelson não tem substituto ainda.

Quanto a receita, a noite eu tento lembrar de postar aqui, eu tenho uma que vendia como kit clone tbm na loja, baseada na receita de 2010, quando usavam Amarillo. A galera aqui fez e curtiu demais.

Abraço!

Como ja comprei, vou usar e ver como fica. Depois falo como ficou!

Vlw!
 
Aqui, já serve de base . Foi nessa base que montei minha receita. A fonte está no final:

Punk IPA clone
(5.0 gallons/19 L, all-grain)
OG = 1.060 FG = 1.014
IBU = 62 SRM = 8 ABV = 6.0%

Ingredients
12.5 lbs. (5.7 kg)  Maris Otter pale malt
16 AAU Columbus hop pellets (90 mins)(1.5 oz./43 g at 11% alpha acids)
8.0 AAU Ahtanum hop pellets (0 mins)(1.0 oz./28 g at 8.0% alpha acids)
1.0 oz. (28 g) Amarillo hop pellets (dry hop)
White Labs WLP007 (Dry English Ale) yeast (1-qt./1-L yeast starter)
1 cup corn sugar (for priming)

Step by Step
Mash grains at 149 °F (65 °C) for 1 hour, and sparge to collect about 6.0 gallons (23 L) of wort. Boil for 90 minutes with Columbus hops at start and Ahtanum at knock-out. Cool, and add yeast as a 1-quart (1 L) starter prepared 2–3 days earlier. Oxygenate well and let ferment for 3–5 days. Rack into a secondary fermenter and add Amarillo hops in a sanitized muslin bag. Rack after one to two weeks, and bottle or keg as desired.

Fonte: http://byo.com/stories/issue/item/1970-brewing-with-brewdog

Nessa fonte tem a Hardcore IPA tbm

Abraço!

E fica parecida com a punk?
 
E fica parecida com a punk?

Com a atual não muito. Mas essa receita ai é de 2010. Fica bom pacas! Se você jpgar no google Punk IPA Clone vai aparacer algum site gringo com o clone oficial da Brewdog, para 5 litros. O ruim é que não fala a quantidade de insumos colocados, então vc tem que manjar um pouco de receita, pegar os parametros da Punk e tentar distribuir de forma a conseguir.

Abraço!
 
Back
Top