Clarificação com Whirfloc e Biofine

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Matrix

New Member
Joined
Dec 1, 2016
Messages
3
Reaction score
0
Boa tarde pessoal,

Pelo que já li, o Whirfloc ajuda bastante na retirada do trub na hora da fervura, deixando assim uma cerveja mais límpida.. vou começar a usar nas minhas próximas brassagens, alguém que já usou aqui, recomenda ?

E o Biofine que é usado pra clarificação e aceleração da maturação, alguém utiliza ?

Att.

Renan Zancan
 
Boa tarde pessoal,

Pelo que já li, o Whirfloc ajuda bastante na retirada do trub na hora da fervura, deixando assim uma cerveja mais límpida.. vou começar a usar nas minhas próximas brassagens, alguém que já usou aqui, recomenda ?

E o Biofine que é usado pra clarificação e aceleração da maturação, alguém utiliza ?

Att.

Renan Zancan
Whirlfloc é um floculante, ajuda a flocular o trub, e isso gera um MOSTO mais límpido, não necessariamente uma cerveja mais límpida.

Biofine é um clarificante, e esse já não tem nada a ver com o mosto, e sim com a cerveja já pronta, assim como gelatina, então é um clarificante, e não acelera a "maturacão" biologica (que depende de reacões do fermento, como reabsorção de aceltaldeído).

Abraço,
 
Whirlfloc é um floculante, ajuda a flocular o trub, e isso gera um MOSTO mais límpido, não necessariamente uma cerveja mais límpida.

Biofine é um clarificante, e esse já não tem nada a ver com o mosto, e sim com a cerveja já pronta, assim como gelatina, então é um clarificante, e não acelera a "maturacão" biologica (que depende de reacões do fermento, como reabsorção de aceltaldeído).

Abraço,

Você já fez testes práticos do Biofine vs Gelatina?

Nunca usei o primeiro.

Já a gelatina para mim, é altamente satisfatório :)
 
Você já fez testes práticos do Biofine vs Gelatina?

Nunca usei o primeiro.

Já a gelatina para mim, é altamente satisfatório :)
Já usei, e até funciona... a questão é que o trabalho pra fazer ela, hidratar durante um tempão com água gelada, etc..... é simplesmente surreal pra ter o mesmo resultado que a gelatina, que vc prepara em 10 minutos. :)

Abraço,

Guenther
 
Já usei, e até funciona... a questão é que o trabalho pra fazer ela, hidratar durante um tempão com água gelada, etc..... é simplesmente surreal pra ter o mesmo resultado que a gelatina, que vc prepara em 10 minutos. :)

Abraço,

Guenther

Pois é, depois que perguntei pra ti, dei uma olhada no site da WE e precisa ficar de 1 a 2 horas agitando em baixas temperaturas...

Depois que eu passei a usar gelatina minha vida mudou...kkk

[ ]´s
 
por estas e por outras que o pessoal inventou as New England, deixa bem turva mesmo. :D

Brincadeiras a parte, a turbidez nunca me incomodou, mas separei 10 l da última brassagem para testar a gelatina. É uma Session IPA (ou APA com pouco álcool, como queiram). Como terei uma leva com gelatina e outra sem posso depois postar os resultados.
 
por estas e por outras que o pessoal inventou as New England, deixa bem turva mesmo. :D

Brincadeiras a parte, a turbidez nunca me incomodou, mas separei 10 l da última brassagem para testar a gelatina. É uma Session IPA (ou APA com pouco álcool, como queiram). Como terei uma leva com gelatina e outra sem posso depois postar os resultados.

Fala Jean, beleza?

Cara, revivendo esse topico aqui... eu to pra usar gelatina na minha IPA e queria saber o resultado desse teste que vc fez. Sobre como ficou a aparência das duas e, principalmente, se vc notou alguma perda de aroma/sabor de lúpulo com o uso da gelatina.

Abraço
 
Falando em Biofine, já usei em hidromel, esse em pó, que dá um certo trabalho mesmo para preparar. Recentemente comprei uma versão líquida que, segundo o fabricante, deve ser colocada diretamente sobre a cerveja no fim da fermentação e /ou começo da maturação. Alguém já usou essa versão líquida? Vou testar em um hidromel em breve.
 
Falando em Biofine, já usei em hidromel, esse em pó, que dá um certo trabalho mesmo para preparar. Recentemente comprei uma versão líquida que, segundo o fabricante, deve ser colocada diretamente sobre a cerveja no fim da fermentação e /ou começo da maturação. Alguém já usou essa versão líquida? Vou testar em um hidromel em breve.

Essa versão líquida é a Biofine CLEAR. Nada a ver com a versão em pó.

O uso é super simples.

Só não gostei do resultado e não utilizarei de novo.

Fiz duas levas com esse produto e, apesar de ter clarificado, o resíduo que ficou no fundo das garrafas se desprendia facilmente e ia para o copo. Então você fica com uma cerveja clarinha e uns bagulhos em suspensão.

Como a turbidez não me incomoda, parei de usar. E também não vou usar gelatina porque tem boi morto e fede (isso é um problema para mim).
 
Fala Jean, beleza?

Cara, revivendo esse topico aqui... eu to pra usar gelatina na minha IPA e queria saber o resultado desse teste que vc fez. Sobre como ficou a aparência das duas e, principalmente, se vc notou alguma perda de aroma/sabor de lúpulo com o uso da gelatina.

Abraço

Cara, como o lote com gelatina foi feito para ser tomada nas festas de final de ano, foram todas consumidas bem frescas. Não notei diferença no aroma e sabor, só na aparência. Como ia viajar no dia seguinte, engarrafei o lote todo em garrafas de heiniken para serem descartadas logo após.

Notei que como tirem a cerveja do fermentador pela torneira, algumas garrafas ficaram com pedaços de gelatina.
 
Essa versão líquida é a Biofine CLEAR. Nada a ver com a versão em pó.

O uso é super simples.

Só não gostei do resultado e não utilizarei de novo.

Fiz duas levas com esse produto e, apesar de ter clarificado, o resíduo que ficou no fundo das garrafas se desprendia facilmente e ia para o copo. Então você fica com uma cerveja clarinha e uns bagulhos em suspensão.

Como a turbidez não me incomoda, parei de usar. E também não vou usar gelatina porque tem boi morto e fede (isso é um problema para mim).

Marco, a versão em pó foi super eficiente mas também gerou esse "problema".

Quando utilizei no hidromel o resultado foi excelente, só que no simples movimento de mudar o fermentador de lugar para a última transfega, mesmo tomando o mesmo cuidado que tenho quando uso gelatina na cerveja (que fica bastante compactada no fundo) a borra no fundo do hidromel suspendeu muito facilmente.

Tanto que tive que esperar mais uns 3 dias (a frio) para tudo assentar de novo. Então posicionei o fermentador na geladeira de tal forma que pudesse extrair sem movê-lo, utilizei o auto-sifão com extremo cuidado e devo ter descartado quase 400ml para garantir. Claro que bebi esse "descarte" na hora. Mas não levei nada pra garrafa.

Também não sou encucado com turbidez na cerveja, tanto que nunca usei nenhum desses clarificantes como bentonita e biofine, e só usei a gelatina algumas vezes.
Mas no hidromel a limpidez é essencial.

Obrigado pelo relato, vai me ajudar a ter o mesmo cuidado que, depois de um erro, tive com a versão em pó.
Dos 65L de hidromel que estão fermentando atualmente, vou usar em apenas 5L. O exercício de paciência com o hidromel é enorme, e prefiro a decantação natural.

Acho que tanto o líquido e o pó devem exigir esse cuidado.
:mug:
 

Latest posts

Back
Top