Chuveirinho com cpvc?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

frkleal

Well-Known Member
Joined
Nov 20, 2013
Messages
439
Reaction score
74
Prezados, estou querendo montar um BIAB elétrico com a recirculacao por cima.

Pra não agitar muito o malte, pensei em fazer um chuveirinho acoplado na tampa da panela.

Como eu tenho um pouco de dificuldade em fazer soldas e etc, pensei que talvez fosse uma boa fazer com tubos de CPVC, é uma boa?
 
CPVC é tranquilo
Como o Tiago já disse, é tranquilo, mas é uma boa prática evitar o splash do mosto quando ele está quente (HSA - hot side aeration - não que isso vá necessariamente causar gosto ruim, mas é uma boa prática evitar), e também porque como o mosto vai cair em gotas, ele terá uma grande troca de calor com o ar, perdendo muita temperatura.

O que dá pra fazer é simplesmente largar uma mangueira se silicone submersa no mosto, mas deitada em cima da cama de grãos, devolvendo o mosto perto da parede da panela. Isso causa um suave whirlpool na camada de líquido acima da cama de grãos, homogeneizando tudo.

Abraço,
 
Na panelinha de 12l que eu estou montando, vou usar essa técnica que o Guenther citou. Mais prático e mais barato que ter o trabalho de montar um Chuveirinho, além de evitar o HSA e a perda de calor.
 
Ainda não estou bem confortável que só deixar a mangueira sobre o malte vá recircular como desejado...

E se eu fizer ao invés do Chuveirinho, tipo de uma sonda que fique junto com o malte na panela?

Pensei em algo assim:

ImageUploadedByTapatalk1393496345.737540.jpg
 
Eu tenho a impressão que nesse caso vc criará caminho preferenciais no seu leito, piorando a sua eficiência.
 
Huuuuummm, bom saber...
Enfim, vai então só com a mangueira mesmo...
 
em vez de deixar esse cano na vertical, coloca ele na horizionatal sobre a cama de graos. pronto.
 
Isso que o Tiago falou. Se você fizer como o chuveirinho, mas deixar o tubo mergulhado nos 2cm de mosto que fica acima do grão, não terá problema com oxidação nem perda de temperatura.

:)
 
Cara, use a mangueira, e depois sim tome a decisão.

Lembrando, eu já fiz estruturas de cobre e CPVC lindas que funcionavam perfeitamente, e abandonei tudo.... e isso tem um motivo simples..... funciona melhor, e é mais fácil. Aliás, em termos de técnicas em geral, normalmente o mais simples, é melhor.

Abraço,
 
Não.

Eu sou um grande defensor de não mexer na cama de grãos nunca. Se isso acontecesse a ponto de prejudicar, certamente eu não usaria a técnica e muito menos recomendaria.

Abraço,
 
Vou fazer umas perguntas sobre esse assunto para me ajudar a entender, ainda sou bem iniciante.

Vocês usam essa recirculação o tempo todo da brassagem, pois usam um fundo falso e isso serve para homogenizar a temperatura do mostro?

Entendi que gotejar acima do mostro é ruim.. colocar ao lado cria caminhos... mas mangueira depositada acima da cama de grãos não criaria o mesmo tipo de caminho?
 
Vou fazer umas perguntas sobre esse assunto para me ajudar a entender, ainda sou bem iniciante.

Vocês usam essa recirculação o tempo todo da brassagem, pois usam um fundo falso e isso serve para homogenizar a temperatura do mostro?

Entendi que gotejar acima do mostro é ruim.. colocar ao lado cria caminhos... mas mangueira depositada acima da cama de grãos não criaria o mesmo tipo de caminho?

Vamos Lá!

Da recirculação é isso mesmo!

Até o momento, sempre li que o melhor é colocar a mangueira de Silicone por cima da cama de grãos mesmo, como o fluxo é baixo e vc tem por volta de 2 dedos de liquido por cima da cama de grãos, ele não cria os caminhos preferenciais!
 
Mas teria problema fazer isso com esse tipo de chuveiro??
Que nada mais é que uma estrutura quadrada de canos com furinhos, pois já ficaria pronto para a lavagem dos grãos..
 
Segunda a explicação do Guenther, bom não é... Vai ter uma aeracao quente do mosto, que seria bom evitar... Confesso que ainda não entendi exatamente o por que mas estou confiando na voz da experiência...
 
Segunda a explicação do Guenther, bom não é... Vai ter uma aeracao quente do mosto, que seria bom evitar... Confesso que ainda não entendi exatamente o por que mas estou confiando na voz da experiência...

Não, não será um sparge, a estrutura de canos ficaria submersa no mostro acima da cama de grãos.
 
Repetindo o que o Guenther disse:



Cara, use a mangueira, e depois sim tome a decisão.

Lembrando, eu já fiz estruturas de cobre e CPVC lindas que funcionavam perfeitamente, e abandonei tudo.... e isso tem um motivo simples..... funciona melhor, e é mais fácil. Aliás, em termos de técnicas em geral, normalmente o mais simples, é melhor.

Abraço,
 
hahaha..
É que cabeça de administrador pensa nos tempo de set-up em cada etapa a fim de aumentar a eficiência em questão de tempo de produção.. hehehe..

depois eu teria que instalar o chuveirinho para a lavagem, se já fizer tudo no começo, ficaria mais fácil e rápido...

Mas a teoria do teste primeiro e depois decida é boa e muito praticada... o mais difícil é aguentar a ansiedade mesmo... :mug:
 
AlexCorsato, Não precisa de chuveirinho para lavagem tbem não!

Faz no mesmo eskema, como vc vai drenar e adicionar agua na mesma velocidade, vc coloca a mangueira de silicone da mesma maneira sobre a cama de grãos, e vai fazendo a lavagem lentamente (adicionando à agua e drenando o mosto, na mesma velocidade)...

Num sistema HERMS, voce simplesmente troca o Engate da mangueira, regula os registros e manda ver!
 
Eu fiz um chuveirinho de CPVC todo bacana, porém já o abandonei. Devo ter usado umas 3-4 vezes e mudei para HERMS com a mangueira sobre a cama de grãos.

SDS,

Fabiano da Mata
 
Eu ja usei tbm. Hoje faço o seguinte, faço a recirculação logo a pos a brassagem com mangueira. Quando vejo que tá tudo bem limpo tiro esse mosto (primario). depois jogo agua na panela mechendo a cama de graos e volto a recircular com a bomba, até ver que está saindo limpo.
Dessa forma eu aumentei bastante minha eficiencia. Antes era de 50 a 60% hoje é de 75 a 90 por cento dependendo do grist.
 

Latest posts

Back
Top