Chopp Carbonatando

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jeffersonw078

New Member
Joined
Jan 28, 2017
Messages
4
Reaction score
0
Boa noite galera, meu primeiro post aqui no fórum, estou iniciando no homebrew, aprendendo e fazendo algumas cervejas com um amigo que já possui um conhecimento um pouco maior e também os equipamentos, a dúvida de hoje no entanto é sobre o local onde trabalho, trabalhamos com duas marcas de chopp pilsen os quais estão carbonatando e com o passar dos dias acabam se tornando impossíveis de serem extraídos, alguém já passou por esse tipo de problema? A pressão que deixo para extração é de 2.5kg e acredito que durante o funcionamento é que o chopp carbonata, pois todo final de noite eu retiro as válvulas e fecho o cilindro de cO2.

Sei que pode parecer offtopic até pelo assunto do forum, mas não achei nada relacionado na internet

Agraço a todos pela atenção desde já! :mug:


EDIT: fatos a serem considerados:

Os barris ficam armazenados em uma câmera fria o que acredito que acelera o processo de carbonatação.
Já foi sugerido realizar extração de todo CO2 dentro de cada barril, mas acredito que isso causa um gasto excessivo de CO2 o qual também tem um custo.



Jefferson Willian
 
Fechar o CO2 e desconectar não faz a cerveja do barril parar de carbonatar.

Vai existir uma quantidade de CO2 dissolvido na cerveja e outra no headspace. A tensão de CO2 desse headspace tende a entrar em equilibrio em certo momento com o líquido, aumentando ou diminuindo a carbonatação. Essa dissolução é dependente da pressão e também é facilitada por temp baixa

O que é me parece mais simples é: use a pressão para extrair a cerveja como vem fazendo, e ao guardar, deixe a pressão interna correspondente aos volumes de CO2 em que ela estava originalmente carbonatada, aliviando a pressão.
Se não souber qual era, deixe em ~1,2bar, considerando que se perde um pouco com a extração também.

abraços
 
Obrigado pelo retorno Rodrigo!
Então o ideal é manter a pressão de extração em 2.5kg? ou durante a própria extração já usar 1,2 bar?

Obrigado pela atenção! :D

Se mais alguém tiver sugestões será bem vindo!
 
Obrigado pelo retorno Rodrigo!
Então o ideal é manter a pressão de extração em 2.5kg? ou durante a própria extração já usar 1,2 bar?

Obrigado pela atenção! :D

Se mais alguém tiver sugestões será bem vindo!

Mantenha a pressão acima da carbonatação pra sevir, pode ser até menos, dependendo do tamanho da sua linha.. 2kg

Uma dúvida: Você usa torneiras com controle de vasão ou linhas mais extensas?
abraços
 
Eu utilizo torneiras com controle de vasão, dessas tipo italiana, não sei se é isso ao que se refere, a nossa linha de chopp não é muito extensa, acredito que seja algo em torno de 2.5m
 
Eu utilizo torneiras com controle de vasão, dessas tipo italiana, não sei se é isso ao que se refere, a nossa linha de chopp não é muito extensa, acredito que seja algo em torno de 2.5m

Tranquilo então.. teste fazer como disse e ve se resolve seu problema
abraços
 
Boa noite galera, meu primeiro post aqui no fórum, estou iniciando no homebrew, aprendendo e fazendo algumas cervejas com um amigo que já possui um conhecimento um pouco maior e também os equipamentos, a dúvida de hoje no entanto é sobre o local onde trabalho, trabalhamos com duas marcas de chopp pilsen os quais estão carbonatando e com o passar dos dias acabam se tornando impossíveis de serem extraídos, alguém já passou por esse tipo de problema? A pressão que deixo para extração é de 2.5kg e acredito que durante o funcionamento é que o chopp carbonata, pois todo final de noite eu retiro as válvulas e fecho o cilindro de cO2.

Sei que pode parecer offtopic até pelo assunto do forum, mas não achei nada relacionado na internet

Agraço a todos pela atenção desde já! :mug:


EDIT: fatos a serem considerados:

Os barris ficam armazenados em uma câmera fria o que acredito que acelera o processo de carbonatação.
Já foi sugerido realizar extração de todo CO2 dentro de cada barril, mas acredito que isso causa um gasto excessivo de CO2 o qual também tem um custo.



Jefferson Willian

Seu bar é climatizado? Qual a temperatura ambiente?

Meu keg eu extraio a 0,9 kfg/cm2 por que ele fica em uma temperatura de 1C mais ou menos, se o seu bar ficar a uns 20C, eu colocaria uma pressão de 1.9kgf/cm2 que me daria uma carbonatação de 2.5 volumes de CO2.
Dá uma olhada nessa calculadora:
http://www.brewersfriend.com/keg-carbonation-calculator/ .
Essa pressão que você usa funcionaria bem para um ambiente em que a temperatura ficasse em torno de 28C a 30 e tantos graus, por isso imaginei que o local de extração é climatizado, então se a sua temperatura for menor que isso, seu chopp ficaria muito carbonatado e dificultaria a extração.
Outro fato, quando vc coloca na camara fria, o chopp absorve o CO2 e sua pressão que antes era 2.5cm2 cai para 0.5cm2, exemplo, e no dia seguinte vc turbina o chopp com mais CO2, então, para que isso não acontecesse, eu esperaria o chopp voltar a temperatura ambiente para só depois abrir o gás.
 
Rodrigo, obrigado pelas suas sugestões, aparentemente esta resolvendo os problemas de carbonatação de nosso chopp! :D
MilRob, obrigado pela "luz", anteriormente como disse a nossa extração era feita com 2.5kgf/cm2 em média. Nossos barris ficam armazenados em uma câmera fria com temperatura que fica em uma temperatura que varia entre 0 até 2º, agora depois da sugestão do Rodrigo estamos extraindo chopp entre 1.2kgf/cm2 até 2kgf/cm2, acho que talvez seja esse o caminho...
MilRob, você usa só 0.9 kgf/cm2? sua linha é pequena?

Abraço!
 
Rodrigo, obrigado pelas suas sugestões, aparentemente esta resolvendo os problemas de carbonatação de nosso chopp! :D
MilRob, obrigado pela "luz", anteriormente como disse a nossa extração era feita com 2.5kgf/cm2 em média. Nossos barris ficam armazenados em uma câmera fria com temperatura que fica em uma temperatura que varia entre 0 até 2º, agora depois da sugestão do Rodrigo estamos extraindo chopp entre 1.2kgf/cm2 até 2kgf/cm2, acho que talvez seja esse o caminho...
MilRob, você usa só 0.9 kgf/cm2? sua linha é pequena?

Abraço!

Eles ficam sempre refrigerados, então se colocar mais pressão ficaria muito carbonatado.
De nada!:mug:
 
Boa Tarde Pessoal!
Sou novo aqui..e achei esse fórum tentando resolver um problema.

Sei que o posto é antigo...mas quem sabe me ajudem.

Trabalho com Beer Truck.
E estou tendo problemas de espuma excessiva (possivelmente carbonatação) já que troquei as torneiras,inverti as tubulações,enfim...fiz vários testes com os equipamentos.

Vi alguns vídeos do Jamal que postaram aqui,e me ajudou muito,porém ainda tô com muita dúvida em relação a temperatura barril x pressão manômetro x tamanho da tubulação para compensar carga...enfim...e complexo.

Geralmente meu barril é tirado da câmara fria de manhã,e utilizo ele a tarde (17h)...ou seja...ele já está quase na temperatura ambiente.

Antes de começar com esse problema,retirava a 2/2.3 BAR...mas baixei seguindo sugestão de algumas pessoas.

Segundo fabricante,o chopp dele carbonata com 1 / 1,2 BAR.

Enfim..não sei mais o que fazer.

O engraçado que no início não tinha esse problema,e depois de uns 3 meses começou.

Não sei se coincidiu com a chegada do inverno,ou se eu fiz algo na linha que possa ter alterado o fluxo.

Hj vou utilizar a linha e inverti as torneiras e aumentei a tubulação..vamos ver.


Obrigado.
 
Boa Tarde Pessoal!
Sou novo aqui..e achei esse fórum tentando resolver um problema.

Sei que o posto é antigo...mas quem sabe me ajudem.

Trabalho com Beer Truck.
E estou tendo problemas de espuma excessiva (possivelmente carbonatação) já que troquei as torneiras,inverti as tubulações,enfim...fiz vários testes com os equipamentos.

Vi alguns vídeos do Jamal que postaram aqui,e me ajudou muito,porém ainda tô com muita dúvida em relação a temperatura barril x pressão manômetro x tamanho da tubulação para compensar carga...enfim...e complexo.

Geralmente meu barril é tirado da câmara fria de manhã,e utilizo ele a tarde (17h)...ou seja...ele já está quase na temperatura ambiente.

Antes de começar com esse problema,retirava a 2/2.3 BAR...mas baixei seguindo sugestão de algumas pessoas.

Segundo fabricante,o chopp dele carbonata com 1 / 1,2 BAR.

Enfim..não sei mais o que fazer.

O engraçado que no início não tinha esse problema,e depois de uns 3 meses começou.

Não sei se coincidiu com a chegada do inverno,ou se eu fiz algo na linha que possa ter alterado o fluxo.

Hj vou utilizar a linha e inverti as torneiras e aumentei a tubulação..vamos ver.


Obrigado.


Pode ser sujeira nas paredes da tubulação que da turbulência ou até mesmo dentro da torneira.
 

Latest posts

Back
Top