Chopeira Caseira para Pilsens de Indústria Rola ajuda?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

VonHeineken

Member
Joined
Mar 6, 2016
Messages
5
Reaction score
0
Opa, galera, tudo bem? Sou novato no fórum, li o tópico de regras e creio não estar infringindo nenhuma. Bom, criei o tópico nessa sessão, pois, não se destina a fabricação de Cerveja ou Chopp Artesanal/Caseiro, (pretendo entrar nessa área ainda, mas só depois de muito estudo), e sim uma Chopeira pra essas cervejas que a gente compra em supermercado/adega mesmo.

Queria saber sobre a viabilidade desse processo, pesquisando sobre chopeiras achei 3 coisas, chopeiras para cervejas de produção artesanal, chopeiras beeeem caseiras mesmo, gambiarra brasileira, e chopeiras compradas. Achei, no máximo, as de gelo, mas, bem, dadas as quantidades que a galera aqui em casa costuma beber (20 Litrões no sábado e 20 no domingo), haja gelo e paciência pra fazer uma chopeira de gelo. Nesse processo, descobri as Kegerator, que, na verdade, são utilizadas em geral pra cervejas artesanais, vide a maioria das que achei, utilizarem postmix.

A Ideia é ser caseirão, mas ser um caseirão criativo, fazer algo diferente. Por isso, gostaria de uma opinião sobre o que penso em fazer...

Eu tinha pensado, em princípio em utilizar uma torneira americana a qual adquiriria no AliExpress, pelo fator custo, obviamente, a encontrei por R$ 76,83.

Mas ao que vi, as italianas e as belgas dão uma boa diferença, fui a pesquisa:

Italiana Dourada: R$ 135,00
Belga Padrão: R$ 165,34

Atualmente pendo para a Italiana, mas devido as diferenças de preço e minha não experiência na diferença da qualidade, não sei qual escolher.

Mas vamos a ideia da chopeira/kegerator:

Pensei em utilizar um Frigobar daqueles antigos, quadradinhos, os menores, com o motor de uma geladeira de 240L que é o que tenho aqui. Ele ficaria deitado, imitando um freezer horizontal, com a porta abrindo pra cima (o que me fará ter que adaptar o espaço do motor, para fazer cabê-lo de pé dentro do frigobar deitado.

Dentro dele, eu utilizaria barriletes de Heineken 5L. Eu retiraria o mecanismo injetor, faria um buraco no lugar, por onde iria passar, pacientemente, uma serpentina de 9 metros conectada com uma mangueira atóxica a um funil (com tampa de tupperware, pra vedar o funil depois). Faria um buraco, inseriria a ponta da serpentina e iria girando-a para que ela você entrando, semelhante ao processo de apertar um parafuso, até que ela passasse por completo.

A função da serpentina é: a Cerveja ao ser despejada no funil, percorrer por dentro da serpentina, sem atritar e chacoalhar (o que aconteceria se eu jogasse direto no fundo do barrilete), pois li que isso afeta a qualidade final do chopp.

Por que a serpentina no lugar da mangueira direto? Na minha cabeça amadora, o fato da serpentina ser de alumínio me diz que ela estará gelada e ao que pesquisei, quanto mais fria a temperatura, melhor o processo.

Basicamente a serpentina jogaria a cerveja dentro do mesmo barril de Heineken que elá está dentro. A função dela seria só ser uma mangueira geladinha, digamos assim. Essa seria a primeira parte.

Considerando que essa minha primeira ideia, ou mesmo que a ideia como um todo, o projeto da chopeira, sejam válidos, a segunda parte que lida com o segundo barrilete, seria o seguinte:

Furaria o primeiro barril, por onde entra a cerveja e faria uma conexão donde uma mangueira atóxica levaria do fundo do barrilete 1 a cerveja para o topo do barrilete 2. A mangueira que sairia do barril 1 (e não dá serpentina do barril 1, que joga a cerveja dentro do próprio barril), estaria conectada numa segunda serpentina dentro do barrilete 2, com a mesma função da serpentina do barrilete 1, evitar a agitação da cerveja e continuar o processo de refrigeração do liquido. Esta serpentina também ia jogar a cerveja para dentro do barrilete, que é o reservatório, ela é só a mangueira que enche esse reservatório.

Se ainda tão lendo e não querem me matar... A parte seguinte é furar o barrilete 2, com uma conexão para uma terceira serpentina (a última) dentro do frigobar, e não dentro de nenhum barrilete (que também estarão dentro do friobar) essa última serpentina conduziria o líquido sagrado do barrilete 2 para a torneira e enfim, sairia o chopp.

Pra efeitos de conhecimento e talvez frescura, compraria uns termostatos do aliexpress, aqueles de 8 reais, simples, pra apontar a temperatura dentro do frigobar, e também um para cada barrilete. Faria um furinho no topo do barrilete e fixaria ali o sensor.

A ideia é basicamente essa. Se até aqui, não falei nenhuma burrada astronômica, vamos a parte que achei a mais difícil até então:

Pressurizar!!!

Aqui, é onde eu francamente, to mais perdido do que tudo (ou ao menos acho que to mais perdido aqui to que to perdido no resto). Bombinha manual não rola, é chato, tira a vibe da curtição. Cilindro de Co2 descaracteriza a intenção de ser uma choppeira barata. Qual a ideia que tive?

Se a bomba manual, de certa forma, funciona, uma bomba de ar de aquário ou um inflador elétrico de piscina não poderiam fazer essa função? No caso, eu teria de usar algum limitador, regulador pra não sair fazendo porcaria? Só serviria um regulador de pressão de cilindro, ou um regulador de pressão de conexão pneumática ou de válvula de botijão de gás ajudaria? Que sugestão teriam para essa parte?

Essa minha ideia, iria criar mais espuma do que deveria? Congelaria a cerveja? Ela gelaria rápido e ficaria legal se eu a colocasse quente?


É isso pessoal, espero que não me odeiem pelo textão, as muitas dúvidas e a cabeça viajandona. Sei que a maioria aqui prefere falar de fabricação de cerveja artesanal, e que minha questão é bem mais singela do que essa arte que to começando a estudar aqui mesmo no fórum, e um dia vou tomar coragem pra iniciar, mas é o que eu gostaria de tentar fazer agora, pra dar uma melhorada nas reuniões de fim de semana. Se puderem me ajudar, ficarei imensamente grato.
 
Não é querendo te desanimar, mas a possibilidade desse frankenstein funcionar tende a zero.

Primeiro, pelo que entendi você quer servir litrões de cerveja de garrafa na chopeira? Isso não faz muito sentido, pensa só... você abre o litrão e despeja em qualquer vasilhame, em quanto tempo o CO2 foi todo embora? Colocar ar pressurizado não quer dizer que vai ter gás na cerveja, então la se vai todos seus 20 litrões, isso se você conseguir vedar.

Sobre a montagem do negócio confesso que ficou muito confuso de acompanhar todos os furos e ligações, mas não tem segredo... se quer fazer isso, compre/alugue uma chopeira pro final de semana e um barril de 20 litros... vai ter menos dor de cabeça e vai ter algo de melhor qualidade.

Só para você ter uma noção, isso que vc falou de deitar o frigobar, simplesmente não é possível devido ao fluxo do gás/liquido refrigerante dentro dele.

Talvez com um desenho deste equipamento possamos dar opiniões melhores, porém eu sinto que é um gasto muito grande para algo que provavelmente não dará certo.
 
Não é querendo te desanimar, mas a possibilidade desse frankenstein funcionar tende a zero.

Primeiro, pelo que entendi você quer servir litrões de cerveja de garrafa na chopeira? Isso não faz muito sentido, pensa só... você abre o litrão e despeja em qualquer vasilhame, em quanto tempo o CO2 foi todo embora? Colocar ar pressurizado não quer dizer que vai ter gás na cerveja, então la se vai todos seus 20 litrões, isso se você conseguir vedar.

Sobre a montagem do negócio confesso que ficou muito confuso de acompanhar todos os furos e ligações, mas não tem segredo... se quer fazer isso, compre/alugue uma chopeira pro final de semana e um barril de 20 litros... vai ter menos dor de cabeça e vai ter algo de melhor qualidade.

Só para você ter uma noção, isso que vc falou de deitar o frigobar, simplesmente não é possível devido ao fluxo do gás/liquido refrigerante dentro dele.

Talvez com um desenho deste equipamento possamos dar opiniões melhores, porém eu sinto que é um gasto muito grande para algo que provavelmente não dará certo.

Já vi uma geladeira pequena deitada, e deu certo. é preciso algumas adaptações. O problema, é que, pelo que você disse, toda essa ideia não serve pra nada.

Então, a ideia é assim maluca, justamente pensando em economizar.

Motor de geladeira já tenho, frigobar é 60,00 a carcaça dele, eu gastaria uma graninha lixando, passando massa e pintando, bota mais uns 100,00 no máximo estourando.

Motor 00,00
Carcaça Frigobar 60,00
Reforma: 100,00
2 Barriletes de Heineken: 00,00 (tenho aqui)
Mangueira atóxica ainda não sei quanto vou precisar, mas é barato.
3 Serpentinas 9m alumínio, 40,00 cada.
O resto é detalhe, funil, conexão, e etc. E claro, a parte da pressurização.

Mas se não dá certo =/ Eu tinha visto a Chopeira Krups da Heineken, mas achei muito caro, pois tem que ficar comprando o barrilete que é 60 pila, cada, de 5L, e ela nem gela o negócio, tem que deixar gelando na geladeira e depois colocar na chopeira. Achei pouco prático e com custo benefício ruim. Queria uma alternativa mais barata e mais efetiva que isso. =/
 
Eu acho que compensa mais você comprar o chopp no fim de semana nesses lugares onde vendem o barril e emprestam (ou alugam) a chopeira, talvez o preço por litro saia um pouco mais caro que o litrão mas, como você disse que pretende fazer sua cerveja no futuro, você terá tempo para projetar um Kegerator decente ou adquirir a chopeira. Ou até mesmo fazer uma chopeira elétrica, aqui no forum você vai encontrar aventureiros com essa intenção, não sei se alguém já o fez, agora Kegeretor muitos já o fizeram, se procurar vai encontrar fotos por aqui.
 
Opa, galera... É, pelo visto vai ser... O problema é que é 4 reais o Litro da Cerveja aqui. Ou seja, 80 reais 20L. Um barril de 20 litros de chopp, gira pra mais de 200,00. Ou seja, mais do que o dobro, 125% a mais fora a locação da Choppeira que tem taxa. Aí fica pesado, de 160,00 por fim de semana, vamos gastar 400 reais. De 640,00 o gasto mensal vai pra 1600,00. É muita diferença.

Não sei se vai ajudar, na minha situação, da ideia quase perdida já, mas, fiz um deseinho de mais ou menos como seria.
 

Attachments

  • ChoperratorFail.png
    ChoperratorFail.png
    28 KB · Views: 123
Eu juro que eu li umas 3 vezes para tentar entender, mas qual é a lógica de fazer tudo isso? Só pela graça de tirar cerveja pela torneira? Tirando pela torneira a cerveja vai continuar sendo ruim. Um conselho, investe uns R$800...R$1000 em um freezer horizontal usado e enche ele de cerveja de garrafa.
 
Cara, uma choppeira a gelo, leva 2 sacos de 10Kg pra encher.. da 15 reais em gelo e tira muito mais que 20L de chopp antes do gelo derreter..

em casa, quando uso, ela atende um barri lde 50kg facil. Não vejo vantagem não..

eu iria de choppeira a gelo sem duvida alguma, principalmente quanto a eficiencia da carcaça de refrigerador quando a demanda for de varios copos em sequencia, nao vai dar a minima conta de refrigerar.

compra um cooler comum, poe a serpentina dentro, e enche de gelo.. melhor coisa que você faz..

e se quiser economizar no gelo, coloca garrafa pet no freezer durante a semana.

Boa sorte ai


*** Mas de dica? serve o litrão no copo que alem de economizar que é o foco, vai ficar melhor.
 
1. Duvido que uma bomba de aquário tenha potência suficiente pra isso
2. Não vejo uma forma simples de vedar esses furos
3. Se você resolver os itens 1, e 2, ainda sim, tomará cerveja oxidada.
4. Mais fácil aprender a fazer cerveja e ter um kegerator.
 
Só pra tentar ajudar.

Se fosse para seguir mais ou menos oque você pretende eu faria igual as chopeiras para garrafa que já existem só que melhorada/caseira como a da foto.
Ideia seria dar uma pré gelada na cerveja na geladeira e depois joga ali(foto).

Na real mesmo eu vi que você gosta de construir as coisas. Então daria para você aproveitar esse motor de geladeira ai, o frigobar etc e fazer uma câmara de fermentação/ maturação para quando você iniciar nas cervejas artesanais e usar ela para gelar suas garrafas antes de colocar na choperinha.



abraço
 

Attachments

  • chopeira+art+chopp+4+garrafas+londrina+pr+brasil__2ED02D_1.jpg
    chopeira+art+chopp+4+garrafas+londrina+pr+brasil__2ED02D_1.jpg
    113.1 KB · Views: 118
A minha intenção era atingir, a mesma qualidade do Barril de Heineken utilizando a Heineken de garrafa, a exemplo. Mas pelo visto, não vai rolar.

Vou deixar pra lá então essa ideia. Eu queria algo que desse bastante trabalho no começo, mas pouca manutenção depois. Pelo visto, não rola. Vou ver sobre uma choppeira de gelo... Ou deixar pra lá e só fazer alguma coisa depois que eu tiver entendido e aprendido a fazer minha própria cerveja, pra fazer um Kegerator.


Valeu todo mundo aí. Uma pena minha ideia ser a maior furada. Hushausa

Bora estudar pra aprender a fazer cerveja,e aprender sobre o que preciso pra começar a produzir a cerveja e a fazer o Kegerator. Valeu!
 
Só pra tentar ajudar.

Se fosse para seguir mais ou menos oque você pretende eu faria igual as chopeiras para garrafa que já existem só que melhorada/caseira como a da foto.
Ideia seria dar uma pré gelada na cerveja na geladeira e depois joga ali(foto).

Na real mesmo eu vi que você gosta de construir as coisas. Então daria para você aproveitar esse motor de geladeira ai, o frigobar etc e fazer uma câmara de fermentação/ maturação para quando você iniciar nas cervejas artesanais e usar ela para gelar suas garrafas antes de colocar na choperinha.



abraço

Então... Minha ideia foi inspirada nessas chopeiras aí e na da Heineken, a Krups. Só que é 800 uma dessas e com meu projeto, eu ia gastar metade, e não precisaria do barril, poderia colocar qualquer cerveja. Era basicamente isso.

No caso de produzir a cerveja, já seria preferível direto o Kegerator né? Em vez de uma chopeira a gelo.
 
A minha intenção era atingir, a mesma qualidade do Barril de Heineken utilizando a Heineken de garrafa, a exemplo. Mas pelo visto, não vai rolar.

Não vai rolar mesmo... mas pelo fato de que a heineken do barril ainda é importada da Holanda, e bem diferente da garrafa de 600 e longneck que são feitas aqui. Se quiser fazer um comparativo, compra daquelas garrafinhas de 250 mL que tb é importada.

*em tempo, falei que ainda é importada considerando o estoque, mas se tu tiver comprando os barris feitos nos ultimos meses, eles já são produzidos no Brasil, segundo um amigo que trabalha na adm da heineken.
 

Latest posts

Back
Top