Chocolate Oatmeal Stout

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafaelrick

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
265
Reaction score
43
Pessoal, fiz uma "Chocolate Oatmeal Stout" neste último final de semana, para presentear alguns clientes do meu escritório na páscoa.

Utilizei 8,6% de malte tostado na receita, 8,6% de aveia e o restante era malte base (Pale Ale e Viena). Lúpulo apenas de amargor para 30IBU.

Ainda foi adicionar cacau no final da fermentação.

Mas acontece que obtive uma eficiência e evaporação maior que a planejada, subindo a OG de 1062 para 1071, "saindo" do estilo pretendido.

Tive a ideia de adicionar um mosto de mel com OG mais baixa, para voltar a OG para a planejada e adicionar aromas de mel na cerveja.

O que acham? Vai ficar muito estranho uma Oatmeal Stout com adição de cacau e mel?
 
Já fermentou? Se já fermentou e adicionar água vai ficar aguada, só funciona antes de fermentar.

Sinceramente?

Toca para frente e faz desse jeito, tentar corrigir só vai piorar. Não é nenhuma variação tão grande assim.

1.009 de diferença não é quase nada.

Só acho que pegou leve na lupulagem... mas vai ficar boa.
 
Em relação a ficar mais seca, não vejo problema, já que a minha mosturação foi a 70ºC, deve ficar bem encorpada.

Já em relação ao amargor, é verdade, já não era muito, se eu adicionar mais mosto vai ficar ainda menos amarga...

A ideia era realmente fazer uma cerveja menos amarga, já que vou ter o amargor dos maltes torrados e é para um público que não está acostumado com cerveja amarga. Mas realmente iria ficar muito suave o amargor...
 
Back
Top