Chiller de Placas DudaDiesel

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Estou querendo comprar esse chiller de placa e queria a ajuda de vcs, minhas levas é somente 20 litros, sera que compensa comprar, ou juntar mais uma grana e pegar um maior?
http://loja.lamasbrewshop.com.br/equipamentos/brassagem/chiller-de-placas-dudadiesel-economico.html

sera que com bomba simples de circulação eu consigo joga pro fermentador?
pq esta demorando muito com o chiller de alumínio

já tentou utilizar um pré chiller e passar ele por um banco de água com gelo? acho que pra 20 litros, chiller é pré chiller já é mais que o suficiente. Conforme o relato abaixo, em 25 minutos passou para menos de 25ºC.

http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5094556&postcount=6
 
Cara, se atenta ao fluxo de agua por mosto dos chillers de placas.

Esse por exemplo tem:

Fluxo de água fria de entrada : 20L de água fria por minuto.
Fluxo de mosto quente na entrada: 1,4L de mosto por minuto (regule este fluxo fechando a torneira da panela de fervura)

Ou seja, pra passar sua leva de 20L vc vai precisar de 14,5 minutos.
São 15 minutos passando agua a 20L/minuto.

Que resulta em 286 litros de agua pra resfriar um lote de apenas 20L.

Eu acho um desperdício absurdo.. não recomendo esse chiller de forma alguma. mesmo custando menos de 300 reais.. a nao ser que vc tenha uma caixa d'agua exclusiva pra reaproveitar esses 286 litros de agua... que mesmo assim, a meu ver é um completo desperdício.

abs
 
Ah.. o lamas anuncia como modelo "economico".. não sei onde.. pq sua conta de agua vai vir lá em cima..
 
Não digo nem que a conta de água vai lá em cima porque água é barata... mas ambientalmente é um desperdício absurdo sim. A relação 20 L água pra 1,4 L de mosto é ridícula.

Eu sempre tento utilizar a água que uso para resfriamento ou para limpeza de equipamento ou então na máquina de lavar roupa....
 
Realmente esta fora da realidade esse chiller, vou montar um desse que o tiefensee indicou :)
 
Cara, para 20L não tem necessidade alguma de pré chiller, eu uso uma bombona de 50L, com 30L de agua, e na parte de baixo dela uma bombinha de maquina de lavar, que liga-se ao chiller.
Ligo a bomba, que manda essa agua direto para o chiller que fica no mosto. Quando o mosto chega em uns 50 graus, coloco um saco de 10kg de gelo nessa bombona e o mosto vai para 20 graus.
Tudo isso demora no max 30 minutos e gasto 40L de água (+ 10kg de gelo).
 
Faço algo bem similar ao @renatomiani.. Porém eu descarto os primeiros litros de agua muito quente na panela de mostura pra limpeza dela, e depois passo a devolver a agua pro "tanque" de agua fria.. quando ela meio que estabiliza a uns 50 graus eu adiciono gelo pra baixar novamente e terminar o resfriamento.

no fim, guardo a agua pra resfriar a proxima leva.
 
com certeza essa é uma técnica talvez até melhor que o pré chiller. Só é preciso um reservatório com torneira, o que é bem fácil de fazer. Pode ser qualquer bacia, bombona, fermentador, e nem precisa se preocupar se é ou não alimentício, pois a água não entra em contato com o mosto
Qual é / qual a potência da bomba que vocês usam?

o pré-chiller é interessante quando não se usa bomba, daí se usa água da própria rede, e faz ela passar pelo pré-chiller mergulhado num tanque com gelo, mas assim se joga mais água fora...
 
@tiefensee, eu uso essa aqui.
Suporta até 100º.

http://www.aliexpress.com/snapshot/6276651372.html?orderId=64074208208966

Os dados são:

Inlet/Outlet: 1/2" male thead
Voltage: 12V -24V DC can't more than 24V ,so if you use 24v power

Supply pls test it first
Maximum Rated Current: 1000MA
Max Flow Rate: 900 L/H
Max Water Head: 5.5 metre
Max circulating water temperature: 100°C

Tem até um grafico no link, mas nao entendo muito bem mandarim haha


*EDIT: NÃO É FOOD GRADE!
 
Boa ideia Lucas, voltar a água quente inicial pra panela de mostura, que é horrível para lavar com água fria aquilo... farei isso mesmo...
Quanto à bomba, uso dessas de maquina de lavar msm, bem sem vergonha, 20 reais.

Uma dica pra bombona, eu compro elas em alguns ferro-velho, preço é no max 30 reais, e são para alimentos ainda... ai para colocar a torneira eu compro em qualquer loja de construção um adaptador para torneira que é utilizado em caixas dagua, são bem fáceis para instalar e muito baratos (vem completo, com aneis de vedação e tudo, por uns 5 reais)...
 
Alguém já usou esse tipo de bomba aqui? Vi isso em outro tópico por aqui no fórum e queria saber se é meio exagero ou se dá conta.

http://www.extra.com.br/Ferramentas...achine-Centrifuga-BC-500-½-HP-60Hz-83366.html

No outro tópico, o cara falou que estava utilizando uma de 1/6 HP para o sistema com 2 chillers. Essa aí é bem mais potente.
Eu acho que o que pode valer a pena é comprar uma alimentícia e utilizar tanto para a recirculação do mosto quanto para resfriamento.
Se for comprar para resfriamento, acho que pode ser menos potente e de material mais simples...
 
90 reais foi o que eu gastei com a panqueca de aluminio (20m, 1/2), bombona de azeitona, bomba de maquina de lavar e torneiras...

1/2HP é muita coisa, pega qualquer bombinha sem vergonha pra isso...
 
POis é.. Tenho uma bomba de maquina de lavar louça para recirculação. Tentei usar ela para resfriamento mas não deu conta. A vazão era muito fraca. Uso dois chillers (um no mosto e um num balde de de água com gelo. Uso a saída desse balde ligada na bomba, que bombeia para o chiller do mosto e retorna para dentro do balde.

Será que se fizer um circuito fechado seria melhor?
 
POis é.. Tenho uma bomba de maquina de lavar louça para recirculação. Tentei usar ela para resfriamento mas não deu conta. A vazão era muito fraca. Uso dois chillers (um no mosto e um num balde de de água com gelo. Uso a saída desse balde ligada na bomba, que bombeia para o chiller do mosto e retorna para dentro do balde.

Será que se fizer um circuito fechado seria melhor?

Cara, a primeira coisa é que bomba de máquina de lavar louça não é uma boa pra recirculação, mas acredito que tu já saiba disso, certo? Não é grau alimentício. Neste caso, acho até que uma recirculação manual seria melhor...

tenta colocar uma torneira no balde e circular a água direto balde -> chiller resfriamento, sem o pré chiller. A perda de carga em um chiller com certeza é considerável.

E outra, acredito que bomba de máquina de lavar roupa deve ser mais potente que de lavar louça. Não sei se é ou não, teria que pesquisar...
 
Cara, a primeira coisa é que bomba de máquina de lavar louça não é uma boa pra recirculação, mas acredito que tu já saiba disso, certo? Não é grau alimentício. Neste caso, acho até que uma recirculação manual seria melhor...

Já mandei vir da aliexpress uma de grau alimentício para fazer essa recirculação. Mas tenho feito com ela e não tenho tido problema. que tipo de problema eu poderia ter?

Obrigado!
 
Haha, por isso mesmo Renato.. tirar aquele açucar grudado é um saco.

@nandopavao, a questão é que não se sabe quais compostos quimicos estas bombas podem soltar no mosto nas temperaturas que utilizamos. Não tem nenhuma analise do plastico destas bombas.
Então, por não ser food grade, não são recomendadas.

abs
 
@tiefensee, eu uso essa aqui.
Suporta até 100º.

http://www.aliexpress.com/snapshot/6276651372.html?orderId=64074208208966

Os dados são:

Inlet/Outlet: 1/2" male thead
Voltage: 12V -24V DC can't more than 24V ,so if you use 24v power

Supply pls test it first
Maximum Rated Current: 1000MA
Max Flow Rate: 900 L/H
Max Water Head: 5.5 metre
Max circulating water temperature: 100°C

Tem até um grafico no link, mas nao entendo muito bem mandarim haha


*EDIT: NÃO É FOOD GRADE!

Curti essa bombinha, vou procurar loja no Brasil, demora muito pra import..
 
achei que o tópico era sobre o chiller de placas da Duda Diesel... rsrs
Mas eu resfrio 40 litros e ainda não tenho um de placas, uso apenas um de inox 3/8" de 9,5 metros e da conta. Acho melhor considerar a opção de resfriar até uns 40 graus mesmo (o que se faz super rápido) e inocular o fermento quando atingir a temperatura adequada, dentro da geladeira, algumas horas depois.
 
Estou querendo comprar esse chiller de placa e queria a ajuda de vcs, minhas levas é somente 20 litros, sera que compensa comprar, ou juntar mais uma grana e pegar um maior?
http://loja.lamasbrewshop.com.br/equipamentos/brassagem/chiller-de-placas-dudadiesel-economico.html

sera que com bomba simples de circulação eu consigo joga pro fermentador?
pq esta demorando muito com o chiller de alumínio

Boa tarde.. Sou novo aqui e nesse mundo cervejeiro, mas pelas pesquisas que andei fazendo, não seria melhor um chiller de contra fluxo? Pelo que vi são muito eficientes e nao parece ser complicado em montar um.
no youtube tem alguns videos desse conterflow chiller que vale a pena ver.

Bom, desculpa invadir o post assim ;)
Abraços
 
Chiller simples com bomba para reaproveitar água funciona muito bem para levas de até uns 40L, então pra que ficar inventando moda?
 

Latest posts

Back
Top