chiller de placas, como resfriar mais e mais rápido

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ZRoberto

Well-Known Member
Joined
Jul 30, 2015
Messages
113
Reaction score
38
pessoal, tenho usado um chiller de placas, faço leva de 10 litros
estou achando estranho pois com uma vazão minima, o mosto só chega a 24 graus, se aumentar um pouquinho a vazão, vai pra 28 graus, isso demora uns 25 minutos pra 10 litros

ligo a mangueira de agua bem forte e a torneira da panela caindo um fiozinho quase fechada

é isso mesmo ? ou tem alguma manha fora passar agua gelada no chiller, ou mergulhar o chiller num balde de gelo

não queria usar outro aparato
 
o segredo é passar tanto agua quanto mosto bem devagar, pra que possa haver o maximo de troca de calor.
Se vc fizer isso, vai diminuir bem a temperatura.
 
O mosto eu passo no mínimo possível, fica um fiozinho
Mas Passar a água devagar ?
Pensava que a água tinha que ser bem forte justamente pra ter maior volume e ela resfriar o mosto
 
Verifica se a entrada de cerveja e de agua estão no lugar correto.
O meu não tinha marcação e em uma brassagem usei do lado inverso e não resfriava bem, quando inverti funcionou normalmente.
A agua acho que pode ter uma vazão maior sim, apesar de você gastar mais água.

Abraço!
 
O mosto eu passo no mínimo possível, fica um fiozinho
Mas Passar a água devagar ?
Pensava que a água tinha que ser bem forte justamente pra ter maior volume e ela resfriar o mosto

Isso é fisica pura.
De que forma vc acha que o calor vai trocar melhor, passando a agua mais rapidamente ou mais lentamente?

Nao precisa nem responder né? HEheheheheheh
 
Isso é fisica pura.
De que forma vc acha que o calor vai trocar melhor, passando a agua mais rapidamente ou mais lentamente?

Nao precisa nem responder né? HEheheheheheh

Pra mim não faz muito sentido o fato de passar a água (temperatura mais baixa) mais devagar acelerar o resfriamento, justamente porque se você passa ela mais rápido a diferença de temperatura entre o mosto e a água será sempre maior e a troca de calor mais eficiente.

Por exemplo, coloque uma panela com mosto fervente em uma bacia com água, em pouco tempo a água esquenta e a troca de calor diminui drasticamente; agora pegue essa mesma panela com mosto e coloque em um rio com água corrente, a troca de água ocorrerá muito mais rápida e continuamente, pois a água que recebe o calor do mosto é substituída por outra com temperatura menor continuamente.

O mesmo aplico ao trocador, se você passa lentamente a água ela troca de calor até certo ponto, quando as temperaturas se equilibram fica sem trocar calor até que chegue mais água da torneira.

Essa é a física que enxergo.
 
Pra mim não faz muito sentido o fato de passar a água (temperatura mais baixa) mais devagar acelerar o resfriamento, justamente porque se você passa ela mais rápido a diferença de temperatura entre o mosto e a água será sempre maior e a troca de calor mais eficiente.

Por exemplo, coloque uma panela com mosto fervente em uma bacia com água, em pouco tempo a água esquenta e a troca de calor diminui drasticamente; agora pegue essa mesma panela com mosto e coloque em um rio com água corrente, a troca de água ocorrerá muito mais rápida e continuamente, pois a água que recebe o calor do mosto é substituída por outra com temperatura menor continuamente.

O mesmo aplico ao trocador, se você passa lentamente a água ela troca de calor até certo ponto, quando as temperaturas se equilibram fica sem trocar calor até que chegue mais água da torneira.

Essa é a física que enxergo.

Vc esta pensando em agua parada. eu disse agua mais devagar. Nao parada.
 
Vc esta pensando em agua parada. eu disse agua mais devagar. Nao parada.

Desculpe discordar Rins, mas me referi mesmo a um fluxo rápido e outro lento.

Não estou dizendo que o certo é aumentar o fluxo de água ao máximo, pois haverá desperdício de água. Mas manter o fluxo muito lento não vai melhorar a troca. O correto é um dimensionamento, onde você tem a área de contato de troca, fluxo do mosto e fluxo de água para que eles saiam, nos dois lados na mesma temperatura.

Por exemplo, quanto maior o fluxo de água, maior fluxo poderá ser dado ao mosto.

Segue algumas referências para leitura do assunto:

Deste artigo "http://byo.com/mead/item/1652-wort-chilling-techniques":

"Colder water temperatures, longer chiller lengths, more turbulence within the chiller and a slower flow rate of the wort increase the “chilling power” of the chiller. If you measure your wort temperature as it exits the chiller, you can change the wort flow rate with a tubing clamp to hit your target temperature. "

Um tópico que trata do assunto no HBT americano:

http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=464683

Mais outro tópico do HBT amercano:

http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=281976

Espero ter sido claro e ajudado. Abraço!
 
Desculpe discordar Rins, mas me referi mesmo a um fluxo rápido e outro lento.

Não estou dizendo que o certo é aumentar o fluxo de água ao máximo, pois haverá desperdício de água. Mas manter o fluxo muito lento não vai melhorar a troca. O correto é um dimensionamento, onde você tem a área de contato de troca, fluxo do mosto e fluxo de água para que eles saiam, nos dois lados na mesma temperatura.

Por exemplo, quanto maior o fluxo de água, maior fluxo poderá ser dado ao mosto.

Segue algumas referências para leitura do assunto:

Deste artigo "http://byo.com/mead/item/1652-wort-chilling-techniques":

"Colder water temperatures, longer chiller lengths, more turbulence within the chiller and a slower flow rate of the wort increase the “chilling power” of the chiller. If you measure your wort temperature as it exits the chiller, you can change the wort flow rate with a tubing clamp to hit your target temperature. "

Um tópico que trata do assunto no HBT americano:

http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=464683

Mais outro tópico do HBT amercano:

http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=281976

Espero ter sido claro e ajudado. Abraço!

Eu fiz o teste e sinceramente, fazendo fluxo rápido, eu tenho q passar umas 3 vezes o mosto até chegar a mesma temperatura da agua (em torno de 22 graus). Fazendo mais lento, passo apenas uma vez, e demora menos tempo. Pelo menos 10 min a menos.

Entao por empirismo, acho que passando os 2 mais lentos, a troca é maximizada.
 
O resultado q tive foi melhor. Faça um teste simples. Passe a agua rapido e meça a temp da agua. Depois passe devagar e meça a temperatura. Veja qual vai sair mais quente.
 
Fisicamente não faz o menor sentido passar a água devagar para aumentar a troca de calor.

Pegue um gelo e passe rapido em uma superficie quente.
depois passe devagar.
Veja qual vai derreter mais o gelo.
Isso é troca de calor ou não é?
 
Tirada da Wikipedia:

Equações (lei do resfriamento de Newton)[editar | editar código-fonte]
A convecção térmica é descrita pela lei do resfriamento de Newton, a qual estabelece que a taxa de perda de calor de um corpo é proporcional à diferença nas temperaturas entre o corpo e seus arredores. A taxa de transferência de calor convectiva é dada na forma da equação diferencial:[8]

\frac{d Q}{d t} = \dot{Q} = h \cdot A( T_{\text{env}}- T(t)) = - h \cdot A \Delta T(t)\quad
onde

Q é a energia térmica em joules
h é o coeficiente de transferência térmica
A é a área de superfície pela qual o calor está sendo transferido
T é a temperatura da superfície do objeto e interior (uma vez que estas são consideradas como tendo o mesmo valor nesta aproximação)
T_{\text{env}} é a temperatura do ambiente; i.e. a temperatura adequadamente distante da superfície
\Delta T(t)= T(t) - T_{\text{env}} é o gradiente térmico dependente do tempo entre o ambiente e o objeto.
O coeficiente de transferência térmica depende das propriedades físicas do fluido, tais como temperatura e da situação física em que ocorre convecção.

Portanto, o coeficiente de transferência de calor deve ser derivado ou encontrado experimentalmente para cada sistema analisado. Fórmulas e correlações estão disponíveis em muitas referências ao cálculo dos coeficientes de transferência de calor para configurações e fluidos típicos. Para fluxo laminar, o coeficiente de transferência térmica é bastante reduzido quando comparado com os fluxos turbulentos; isto é devido aos fluxos turbulentos com uma camada de película fina de fluido estagnada, sem a mobilidade necessária para a convecção, na superfície de transferência de calor.[3]

Em algumas circunstâncias, esta forma da lei pode não ser muito precisos, a formulação exata pode exigir uma análise baseada na equação de transferência de calor (transiente) em um meio não homogêneo, ou mal condutor.


Um análogo para gradientes contínuos é a lei de Fourier.

Ou seja, não existe uma formula unica para o coeficiente de calor, deve se levar em conta varias coisas.

Por isso que digo que passando os 2 liquidos devagar, a temp. do mosto diminui em bem menos tempo.
 
Pegue um gelo e passe rapido em uma superficie quente.
depois passe devagar.
Veja qual vai derreter mais o gelo.
Isso é troca de calor ou não é?

Rins, a troca de calor não depende da velocidade com que o fluxo mais frio vai passar, depende da diferença de temperatura dos meios e área de contato.

Esse seu exemplo não é o mesmo caso pois a diferença no caso foi o tempo de contato entre as superfícies (gelo e superfície quente).

Vamos tentar visualizar o caso de um trocador de calor nas duas situações:

Fluxo Lento:
O líquido frio entra no sistema, e à medida que passa por ele começa a esquentar, e vamos dizer que no meio do caminho ele já trocou todo o calor com o mosto, então o restante do caminho ele vai percorrer sem surtir efeito e ainda vai demorar para renovar essa água com aquela que vem da torneira fria.

Fluxo rápido:

O líquido frio entra no sistema e à medida que passa trocar calor. Se ele foi bem dimensionado vai sair com o máximo de troca permitida e rapidamente vai entrar mais líquido frio pra trocar calor. Se não foi bem dimensionado ele vai sair sem a troca máxima, mas ao mesmo tempo vai deixar entrar rapidamente mais líquido com um delta de temperatura maior, permitindo ainda troca de calor.

Então o correto é que o sistema seja bem dimensionado, e o fluxo deverá ser aquele que permita a água sair com a mesma temperatura que o mosto sai, para não haver desperdício de água.
 
Foi o q falei acima com base na convecçao de calor. E eh exatamente o que faço. Dimensiono bem para haver o minimo de perda de agua e tempo.
 
Pegue um gelo e passe rapido em uma superficie quente.
depois passe devagar.
Veja qual vai derreter mais o gelo.
Isso é troca de calor ou não é?

???

Não vamos ficar discutindo calorimetria nem equilíbrio térmico aqui.

Não estou duvidando de você, até porque você já fez das duas formas. Só estou questionando que você falou "Isso é fisica pura" e seguindo a física seu conceito está errado.

Mas enfim, se para você está funcionando e está mais eficiente assim, ótimo! Vamos beber cerveja! :D
 
Transferir a água mais devagar ou mais rápido? Me parece óbvio que quanto mais rápido a água gelada e mais lenta a água quente mais eficiente o resfriamento. O que se deve entender é que o interior do chillher estará cheio, inundado, metade com mosto quente e metade com agua fria. Se eu passo a agua devagar o conteúdo da mesma no interior do chiller vai ser renovado mais lentamente, fazendo com que o líquido perca frio pro calor do mosto. Ou seja eu vou aumentar a temperatura do líquido de resfriamento. Por isso a vazão deve ser maior, pra que essa renovação permita uma temperatura constante de agua fria em face de uma curva descendente da temperatura quente do mosto, até que ambas se igualem na temperatura da água utilizada. Não faz o menor sentido restringir o fluxo da água fria. Da mesma forma que menor sendo o fluxo do mosto mais eficiente a troca.
 

Latest posts

Back
Top