Chiller de imersão, qual diâmetro usar?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Partala

Well-Known Member
Joined
Apr 28, 2016
Messages
128
Reaction score
22
Ola camaradas cervejeiros, estou fazendo um pequeno UP para minha proxima brassagem, finalmente um chiller de imersão (chega de banho de gelo na panela...) (primeiro minhas desculpas , talvez eu deveria ter postado na aba DiY...)

as duvidas.

1- Como vou enrolar o tubo de 15 metros 3/8 de aluminio, gostaria de saber qual o diametro padrão ou mais usual para este?

2 - As entradas e saídas de água devo fazer circular primeiro por cima para baixo, ou o contrario fazendo a agua entrar e agir primeiro por baixo e por ultimo por cima?

3 - Leva de 20 litros por enquanto, futuramente ele servirá apenas de Pr-e chiller de um modelo de contrafluxo. Minha panela é a numero 36, de 32,5 litros.

4 - Qual o procedimento quanto ao Whirlpool para melhor eficiencia de trub... ?
Penso em imergir o chiller nos ultimos 15 minutos para sanitizar, retirar o mesmo, realizar a manobra whirlpool e devolver o mesmo para o mosto ainda na panela. Ou devo fazer a manobvra com ele imergido mesmo...??

o que me dizem. Toda ajuda e experiencias serão validas!! grande abraço!!:tank:
 
Eu faço o seguinte cálculo: quero que tenha o mesmo volume de cerveja de ambos os lados do chiller... Ou seja, por dentro dele quero que tenha metade do volume total.. Em uma panela de 36cm de diâmetro daria um chiller de 25cm..

Não tenho a menor ideia se isso faz sentido... kkkk.. Mas foi assim que eu fiz..

A entrada de água deve ser por cima.. assim resfria primeiro em cima, o líquido mais frio tende a afundar.. dai cria um ciclo..
 
Sobre o whirlpool, vai ter todo tipo de opinião... Tem quem faça com o mosto quente (sem chiller) e só depois resfria.. Tem quem resfria e faz whirpool com o mosto frio (eu faço assim e gosto bastante)..
 
Sobre o whirlpool, vai ter todo tipo de opinião... Tem quem faça com o mosto quente (sem chiller) e só depois resfria.. Tem quem resfria e faz whirpool com o mosto frio (eu faço assim e gosto bastante)..

Obrigado amigo Rafael!!

Com essa técnica do whirlpool com mosto frio, quanto tempo de redemoinho tu faz? e quanto tempo depois o trub esta formado em cone?

outra duvida, durante o resfriamento com o chiller tu deixas tampado o caldeirão apenas semiaberto?

Grande abraço e obrigado pela ajuda!
 
Tchê, vou te dizer a maneira que eu fiz e ai tu aproveita o que der.

Quando comecei a fazer cerveja, em 2013, eu também fiquei neste mesmo dilema de qual diâmetro e tamanho utilizar. Sempre quando tenho uma dúvida assim eu penso levando tudo para o macro, ou seja, penso exageradamente. Assim, dá para imaginar que se tu fizer um chiller de 15 metros com um diâmetro pequeno como, por exemplo, de 10 cm, tu teria um chiller com uma altura de cerca de 50 cm, que passaria da altura da tua panela. Porém, se tu fizesse um chiller com 40 cm de diâmetro, teoricamente não caberia na tua panela (nº 36). Então, faça o mais lógico, um chiller com um diâmetro que se encaixe na panela e que fique submerso no mosto (depende da quantidade da brassagem).

Caso queira fazer os cálculos, siga a seguinte fórmula:

Circunferência do chiller = 2.pi.r , onde pi: 3,14159 e r: raio (metade do diâmetro, em metros).

Assim, caso queira um chiller com uns 15 cm de altura (que cobre um mosto de 15 L na tua panela), terá que fazer 15 voltas com 30 cm de diâmetro, considerando que o tubo de alumínio de 3/8 tem 1 cm de diâmetro e que tu usará cerca de 80 cm de tubo para as conexões.

Este cálculo ta baseado nas equações abaixo:

15 m (tubo) - 0,8 m (conexões) = 14,2 m.

14,2 m/15 voltas = 2.pi.r , onde cada volta tem 1 cm de altura.

r = 0,15 m ou 30 cm de diâmetro.

Acho que utilizando estes cálculos tu pode descobrir as medidas que mais te agrada, pois estas foram apenas demonstrativas.

Ainda, é valido mencionar aqui o cálculo de volume da panela, que segue a fórmula abaixo:

Volume (L) = pi.r^2.h.1000 , onde pi: 3,14159; r: raio e h: altura (todas medidas em metros).

Sobre a escolha do tamanho de um chiller, acho que dá para pensar também da seguinte forma (exagerando): Nada adianta um chiller de 20, 30 ou 50 metros se tu tiver uma vazão de água pequena, ou seja, irá demorar muito o resfriamento com qualquer tamanho. No meu caso, eu uso um chiller de 5 metros de cobre com a vazão normal da torneira e resfria bem um mosto de 20 L (na minha opinião).

Espero que estes cálculo te ajudem a tomar uma decisão em relação as medidas do chiller. Caso não ajude, acho que para alguma coisa eles podem servir um dia.

Forte abraço.
 
@Portala,

Posso te ajudar em alguns pontos, falando o que utilizei e o resultado que obtive.

- Achei o resultado bem satisfatório para 3/8, mas acredito que de 1/2 tenha uma eficiência maior.

1- Como vou enrolar o tubo de 15 metros 3/8 de aluminio, gostaria de saber qual o diametro padrão ou mais usual para este?

Eu também não sabia que diametro deixar o chiller, mas dei a sorte do Balde fermentador ser menor que a panela que possuo (nº36). Então, enrolei o chiller ao redor do balde. Encaixou perfeitamente na panela.

Já vi videos enrolando ao redor de um barrilzinho de 5Litros, mas acho que ficaria com pouco diametro.

3 - Leva de 20 litros por enquanto, futuramente ele servirá apenas de Pr-e chiller de um modelo de contrafluxo. Minha panela é a numero 36, de 32,5 litros.

Com 15 metros, consegui fazer um pré-chiller, de 6m + chiller principal de 9m (um pouco mais na verdade). Resfriou 20L em 18 minutos (saindo da fervura até atingir 30ºC)

Espero ter ajudado.

Abraço
 
Ola camaradas cervejeiros, estou fazendo um pequeno UP para minha proxima brassagem, finalmente um chiller de imersão (chega de banho de gelo na panela...) (primeiro minhas desculpas , talvez eu deveria ter postado na aba DiY...)

as duvidas.

1- Como vou enrolar o tubo de 15 metros 3/8 de aluminio, gostaria de saber qual o diametro padrão ou mais usual para este?

2 - As entradas e saídas de água devo fazer circular primeiro por cima para baixo, ou o contrario fazendo a agua entrar e agir primeiro por baixo e por ultimo por cima?

3 - Leva de 20 litros por enquanto, futuramente ele servirá apenas de Pr-e chiller de um modelo de contrafluxo. Minha panela é a numero 36, de 32,5 litros.

4 - Qual o procedimento quanto ao Whirlpool para melhor eficiencia de trub... ?
Penso em imergir o chiller nos ultimos 15 minutos para sanitizar, retirar o mesmo, realizar a manobra whirlpool e devolver o mesmo para o mosto ainda na panela. Ou devo fazer a manobvra com ele imergido mesmo...??

o que me dizem. Toda ajuda e experiencias serão validas!! grande abraço!!:tank:
Cara, comecei a responder tua pergunta e a resposta ficou tão grande que decidi fazer um post fixo:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=409476

Abraço,
 
Meu BK é N45, tenho um chiller de 15m que fiz enrolando o tubo de alumínio num balde de 30L.
O chilller ficou largo, de modo que eu consigo fazer o whirlpool com ele dentro do BK.
Geralmente eu insiro o chiller no BK no último minuto de fervura, e quando termina a fervura eu ligo a água e começo a fazer um leve whirlpool.
Tento manter o mosto em movimento por uns 10-15min, mexendo a cada 1-2min, e então, depois que a temperatura já caiu bastante, eu faço o whirlpool definitivo e não mexo mais.

Ola camaradas cervejeiros, estou fazendo um pequeno UP para minha proxima brassagem, finalmente um chiller de imersão (chega de banho de gelo na panela...) (primeiro minhas desculpas , talvez eu deveria ter postado na aba DiY...)

as duvidas.

1- Como vou enrolar o tubo de 15 metros 3/8 de aluminio, gostaria de saber qual o diametro padrão ou mais usual para este?

2 - As entradas e saídas de água devo fazer circular primeiro por cima para baixo, ou o contrario fazendo a agua entrar e agir primeiro por baixo e por ultimo por cima?

3 - Leva de 20 litros por enquanto, futuramente ele servirá apenas de Pr-e chiller de um modelo de contrafluxo. Minha panela é a numero 36, de 32,5 litros.

4 - Qual o procedimento quanto ao Whirlpool para melhor eficiencia de trub... ?
Penso em imergir o chiller nos ultimos 15 minutos para sanitizar, retirar o mesmo, realizar a manobra whirlpool e devolver o mesmo para o mosto ainda na panela. Ou devo fazer a manobvra com ele imergido mesmo...??

o que me dizem. Toda ajuda e experiencias serão validas!! grande abraço!!:tank:
 
Cara, comecei a responder tua pergunta e a resposta ficou tão grande que decidi fazer um post fixo:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=409476

Abraço,


Obrigado pelas respostas Guenther!! Vai ser de grande ajuda para mim e para muitos que usam o fórum!! Muito melhor no calculo do que na tentativa!!


postarei o feedback sempre que possível com dados e detalhes... Grande abraço!
 

Latest posts

Back
Top