Chiller de Contra-Fluxo qual tamanho ideal?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Baratovysk

Well-Known Member
Joined
Nov 3, 2014
Messages
131
Reaction score
44
Boa noite Galera,

Estou montando meu chiller de contra fluxo e para tal gastei com os seguintes itens:

15 mt de aluminio 5/8 = 52,00 (com frete)
15 mt de mangueira transparente 3/4 = 75,00
Conexões de PVC = 13,00
Nipes de metal = 30,00

Total = 170,00

Como podem ver não ficou caro, mas agora vem a pergunta questão:

Achei que ele ficou grande demaissssss, minhas levas são de 30 litros, qual tamanho seria ideal para este volume.

Outra coisa, ainda não testei, mas será que a bomba vai empurrar todo liquido que vai estar dentro do cano de alumínio para fora?

Eu queria mesmo um chiller de placas, mas pelo que estudei aqui no forum, ele é muito dificil de sanitizar, então estou indo de contra-fluxo mesmo, mas acho que vai ser por pouco tempo. kkkkk
 

Attachments

  • 2014-11-18 20.43.57.jpg
    2014-11-18 20.43.57.jpg
    39.3 KB · Views: 562
  • 2014-11-18 20.44.06.jpg
    2014-11-18 20.44.06.jpg
    26.9 KB · Views: 509
  • 2014-11-18 20.44.21.jpg
    2014-11-18 20.44.21.jpg
    42.1 KB · Views: 552
Eu sempre pensei nesta pergunta também, mas acho que é mais fácil você errar pra mais do que pra menos, e se quer mesmo saber o tamanho ideal vai ter que dimensionar o trocador de calor, e isso é bem trabalhoso. Levando em conta uma série de fatores.

*Temperatura do mosto quente => (Normalmente 100°C quando sai da fervura)
*Temperatura do líquido refrigerante
*Área de troca térmica
*Condutividade do material (alumínio, cobre, inox...)
*Condutividade da mangueira
*Temperatura Ambiente
*Vazão volumétrica do líquido quente
*Vazão volumétrica do líquido refrigerante

Tudo isso para saber a Temperatura de saída do mosto (refrigerado), que deve já estar próprio para inoculação do fermento.

Sinceramente acho melhor ver com quem já tem de 15m se é o suficiente?, ou precisa maior?, e qual a temperatura que mosto sai? e se alguém tem experiencia com outros tamanhos (5m - 10m - 15m -20m- 25m...) que mostrem os resultados para compararmos.

Se alguém já dimensionou poderia passar os resultados, também tenho esta curiosidade.
 
Tem certeza que é de 5/8? Não seria de 3/8? Quanto mais comprido o chiller mais rápido será o resfriamento, isso claro, se o fluxo de água acompanhar o tamanho do chiller, se a água sair na mesma temp. em q o mosto entra é pq o fluxo de água está baixo em comparação ao de mosto. Ou mais água ou menos mosto. Pra bomba não tem problema não.

Comprei um de placas duda eco., pior aquisição que tive. 1000x meu contra fluxo da lamas. A não ser que seja um de 40 placas, creio que seja melhor.

Agora estou montando um com serpentina de inox de 1/2 com 12m. Vou usar ele recirculando um balde de 50L de água a temp. ambiente, fazendo whirpool, depois recirculo outro balde de 50L de água com anti congelante a -20, isso da pra ir de 35 pra 8ºc (lager) rapidinho sem desperdiçar água, já mandando o mosto pro fermentador. Levas de 25L!
 
@kovocore, errei o que escrevi, é 3/8 mesmo, ótima dica a respeito do de placas, quando olho para comprar fica assim, o que tem preço normal é poucas placas, o que tem muitas placas, tipo 50, é preço proibitivo.

Pensei no de placas pelo design e por não ocupar espaço, mas depois que li aqui no forum o trabalhão que da para limpar parti para o de contrafluxo.

Arrumei um tubo de cobre de 10 metros e vou fazer um pré chiller mergulhado em gelo, será que eu deixar este contrafluxo com uns 10 metros não resolve?

Gostaria da opnião dos mais experientes.

Baratovyk
 
Eu uso um de contra-fluxo exatamente nas mesmas dimensões que você, 15m de 3/8". Funciona muito bem, o mosto sai por volta dos 28º agora nos dias mais quentes, no inverno gaúcho chega a sair perto dos 18 / 20º. O problema é o tempo que leva pra passar, faço levas de 90l e mesmo usando bomba pra mandar o mosto leva uns 40 min no mínimo. Acredito que seja pelo diâmetro pequeno do tubo. Estou pensando em trocar pra 1/2" pra agilizar, mas provavelmente o mosto não resfriará tanto.
 
Fiz um teste agora na hora do almoço e minha bomba não empurrou todo liquido, quando chegou no fundo da panela o que estava dentro do chiller ficou nele, isto quer dizer que vou acabar perdendo este volume.

Tem alguma conta que faço que me diz que volume é este ou somente na pratica mesmo?

Pensei em deixar ele jogar dentro da panela novamente até conseguir a temperatura desejada, mas aí a cerveja vai se misturar no trub do WHIRLPOOL atrapalhando assim o mesmo.

O que fazer?
 
Quando a cerveja acabar na panela, a bomba vai puxar apenas ar. É normal que não consiga mais empurrar o que tem dentro do chiller. O que eu faço é tirar a bomba e levantar o chiller mais alto que o fermentador, aí o que ficou dentro do chiller sai por gravidade.

Tu até pode devolver a cerveja pra panela, mas aí acho que o certo seria fazer aqueles "braços" pra continuar fazendo o whirpool com a cerveja que volta.
 

Attachments

  • dsc029851.jpg
    dsc029851.jpg
    132.4 KB · Views: 483
Boa noite Galera,

Estou montando meu chiller de contra fluxo e para tal gastei com os seguintes itens:

15 mt de aluminio 5/8 = 52,00 (com frete)
15 mt de mangueira transparente 3/4 = 75,00
Conexões de PVC = 13,00
Nipes de metal = 30,00

Total = 170,00

Como podem ver não ficou caro, mas agora vem a pergunta questão:

Achei que ele ficou grande demaissssss, minhas levas são de 30 litros, qual tamanho seria ideal para este volume.

Outra coisa, ainda não testei, mas será que a bomba vai empurrar todo liquido que vai estar dentro do cano de alumínio para fora?

Eu queria mesmo um chiller de placas, mas pelo que estudei aqui no forum, ele é muito dificil de sanitizar, então estou indo de contra-fluxo mesmo, mas acho que vai ser por pouco tempo. kkkkk


Ola @Baratovysk,

Me conta onde achou esses conectores azuis ? comprou on-line ?
como chamam ?

Obrigado.
ABcs.
 
Show @davipetry, desta vez ainda não vou fazer este braço, vou brassar e medir a eficiência do chiller usando a técnica de levanta-lo, mas vou estudar para montar aqui, assim o chiller pode ser até menor e de quebra ganho o Whirlpool.

@Ortiz, comprei em loja de material hidraulico mesmo, é os mesmos espigões pretos, porém os azuis são de melhor qualidade.
 
Eu também estava com a mesma duvida, como tirar o que ficou dentro do chiller. Para tentar resolver isso, não sei se é o correto, se não for, por favor, me corrijam, assim que acaba o mosto eu utilizo água da panela que usei para fazer a lavagem do mosto (no momento que eu aqueço a água para lavagem eu acrescento um pouco mais para usar no resfriamento), ou seja, assim que o mosto termina e eu não consigo mandar mais para o fermentador, eu conecto a mangueira na panela com a água e observo até o momento em que a bomba está mandando só o mosto para o fermentador, quando começar a sair só água ou o mosto mais "claro" eu desligo a bomba. Pelo menos nas duas últimas levas consegui tirar todo o mosto do chiller. Espero que tenham entendido.
 
Galera,

Acabo de fazer os testes de vedação e volume do chiller, não é nada preocupante não, todo volume que ficou nele deu 600 ml.

Já perco 1,8 litros no fundo da panela, então vou fazer meus cálculos com 2,4 e pronto.
 
Tem certeza que é de 5/8? Não seria de 3/8? Quanto mais comprido o chiller mais rápido será o resfriamento, isso claro, se o fluxo de água acompanhar o tamanho do chiller, se a água sair na mesma temp. em q o mosto entra é pq o fluxo de água está baixo em comparação ao de mosto. Ou mais água ou menos mosto. Pra bomba não tem problema não.

Comprei um de placas duda eco., pior aquisição que tive. 1000x meu contra fluxo da lamas. A não ser que seja um de 40 placas, creio que seja melhor.

Agora estou montando um com serpentina de inox de 1/2 com 12m. Vou usar ele recirculando um balde de 50L de água a temp. ambiente, fazendo whirpool, depois recirculo outro balde de 50L de água com anti congelante a -20, isso da pra ir de 35 pra 8ºc (lager) rapidinho sem desperdiçar água, já mandando o mosto pro fermentador. Levas de 25L!

Cara, estou para monta um exatamente como este que vc esta propondo. O que vc pode nos contar? Funcionou bem?
 
Cara, estou para monta um exatamente como este que vc esta propondo. O que vc pode nos contar? Funcionou bem?

Funcionou tão bem que fiz um chiller de contra-fluxo permanente na minha parede. Entra la no tópico do meu setup e da uma olhada como era e como ficou: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405319

Até fiz 3 menores, um pra levar em viagens e os outros 2 estou vendendo, um de 6m e outro de 10m, aqui só anunciei o de 6m: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406383
 
Funcionou tão bem que fiz um chiller de contra-fluxo permanente na minha parede. Entra la no tópico do meu setup e da uma olhada como era e como ficou: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405319

Até fiz 3 menores, um pra levar em viagens e os outros 2 estou vendendo, um de 6m e outro de 10m, aqui só anunciei o de 6m: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406383

Cara, o de 6m consegue resfriar 30l pra 18 graus? vou usar água saindo torneira (27-30ºC) passando um pre-chiller com gelo.
Obrigado!
 
Eu também estava com a mesma duvida, como tirar o que ficou dentro do chiller. Para tentar resolver isso, não sei se é o correto, se não for, por favor, me corrijam, assim que acaba o mosto eu utilizo água da panela que usei para fazer a lavagem do mosto (no momento que eu aqueço a água para lavagem eu acrescento um pouco mais para usar no resfriamento), ou seja, assim que o mosto termina e eu não consigo mandar mais para o fermentador, eu conecto a mangueira na panela com a água e observo até o momento em que a bomba está mandando só o mosto para o fermentador, quando começar a sair só água ou o mosto mais "claro" eu desligo a bomba. Pelo menos nas duas últimas levas consegui tirar todo o mosto do chiller. Espero que tenham entendido.

Posso estar falando merda, mas um chiller de 3/8" por 15m da pouco mais de 1L, não?!... Vale a pena fazer isso?
 
Cara, o de 6m consegue resfriar 30l pra 18 graus? vou usar água saindo torneira (27-30ºC) passando um pre-chiller com gelo.
Obrigado!

Consegue sim, o melhor é passar a água da rua direto, sem pré chiller, até baixar para uns 40 graus. Depois sim, vc coloca o pré chiller. Vai precisar que essa água do pré chiller saia a uns 10 graus para que não demore muito para o mosto chegar nos 18 graus.
 
Consegue sim, o melhor é passar a água da rua direto, sem pré chiller, até baixar para uns 40 graus. Depois sim, vc coloca o pré chiller. Vai precisar que essa água do pré chiller saia a uns 10 graus para que não demore muito para o mosto chegar nos 18 graus.

Nesse caso, o mosto é recirculado? Achava que poderia passar 1 vez e ir direto pro fermentador.
 
Eu sempre pensei nesta pergunta também, mas acho que é mais fácil você errar pra mais do que pra menos, e se quer mesmo saber o tamanho ideal vai ter que dimensionar o trocador de calor, e isso é bem trabalhoso. Levando em conta uma série de fatores.

*Temperatura do mosto quente => (Normalmente 100°C quando sai da fervura)
*Temperatura do líquido refrigerante
*Área de troca térmica
*Condutividade do material (alumínio, cobre, inox...)
*Condutividade da mangueira
*Temperatura Ambiente
*Vazão volumétrica do líquido quente
*Vazão volumétrica do líquido refrigerante

Tudo isso para saber a Temperatura de saída do mosto (refrigerado), que deve já estar próprio para inoculação do fermento.

Sinceramente acho melhor ver com quem já tem de 15m se é o suficiente?, ou precisa maior?, e qual a temperatura que mosto sai? e se alguém tem experiencia com outros tamanhos (5m - 10m - 15m -20m- 25m...) que mostrem os resultados para compararmos.

Se alguém já dimensionou poderia passar os resultados, também tenho esta curiosidade.

Na verdade tu precisa da vazão mássica.

Caso alguém queira, eu posto aqui as equações necessárias para o dimensionamento.
 
Back
Top