Chiller Contra-fluxo. Quero montar!

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Carlos, eu desconfio que seja para manter a distância dos elementos para garantir o flluxo regular durante a passagem dos líquidos, evitando que mangueira e metal encostem um no outro.
:mug:
 
Na verdade é para aumentar ainda mais a superfície de contato, ao passo que o arame faz com que a agua gire em torno do chiller. Pelo menos esse é o argumento que os caras dão no hbt americano...
 
em teoria é para não obstruir a passagem da água, entre as paredes do tubo de aluminio e a mangueira... totalmente desnecessário, mas cada um faz como quiser...
 
Pessoal, assim, não posso falar muito de contra fluxo ou placas pois nunca usei. Mas sempre leio a respeito e o que mais me preocupa é a dificuldade de limpeza e sanitização. Eu já pensei em fazer um pra mim, mas desisti quando descobri uma forma melhor de usar o de imersão. A grande dificuldade em resfriar com o imersão é a formação de gradientes de temperatura, depois de algum tempo, o mosto mais frio fica embaixo e o mais quente em cima e a troca de calor perde muita eficiencia. Podem testar isso quando estiverem esfriando com o imersão e a água parecer um pouco mais fria, agitem o chiller dentro do mosto e água esquenta significativamente.

Consegui acabar com isso quando automatizei meu whirpool colocando outra outra torneira a meia altura da panela com um cotovelo de na tangente. Ligo o whirpool tão logo que ligo a água do resfriamento, assim a movimentação constante e relativamente forte deixa a temperatura do mosto sempre homogenea. Eu consigo levar 80 litros de 100 a 30 graus em 30 minutos, com circulação o tempo todo, de brinde o trub fica lindo no fundo.

Abaixo de 30 graus, deixo minha geladeira fazer o trabalho, pois ai vira 80/20, gastaria muito tempo para baixar pouco (dá-lhe água e paciencia).

Meu chiller é de aluminio, 15 metros com diâmetro de 1/2".

Abraço.


Olá, amigo! Por favor, tire uma foto e explique melhor seu esquema. Eu sempre utilizo o chiller de imersão e vou mexendo com a pá para obter o efeito que você descreve. Gostaria de entender melhor seu método.
 
O arame tem 2 finalidades: uma ele elevar a área de troca térmica e a outra e aumentar a turbulência da água. Ambos favorecem a eficiência da troca térmica. Agora, para esse nosso nível, tenho minhas dúvidas se esses ganhos são significativos. Mas de fato, na teoria da troca térmica há sim esse componentes.

Sds,

Fabiano da Mata
 
para haver uma maior área de troca o arame tem que estar totalmente(soldado, brassado), ligado ao tubo, como isso não é feito.... sem efeito nenhum.... seriam aletas de dissipação, mas não faz diferença para um processo curto como os feito em casa. quanto a turbulência ela já existe naturalmente em um sistema em espiral. mas tudo é válido.. se a água contiver micro-organismos(lodo), só aumentara a sujidade com ele, já que esgotar totalmente é demorado demais.
 
Olá, amigo! Por favor, tire uma foto e explique melhor seu esquema. Eu sempre utilizo o chiller de imersão e vou mexendo com a pá para obter o efeito que você descreve. Gostaria de entender melhor seu método.

Amigo, não repare o preto no fundo, queimei açucar e não tem esponja que tire isso, kkkkk. Mas repare que tem duas valvulas, uma com um cano dobrado, essa é a captação. A outra, um espigão, é o retorno. A bitola do espigão é de 1/4", reduzindo da 1/2 da tubulação, com isso aumenta a velocidade e melhora o whirpool. Basta tem uma bomba pra isso. Mas de qqr forma, mexer com a colher tbm funciona, eu uso pra começar. Só que com esse sistema, mesmo quando paro a colher, o redemoinho continua.

Abraço!
 

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Camaradas, eu não vejo esse problema todo com o cdcf. Ta ai o meu que copiei de um amigo alemão, guardadas algumas alterações.

Sem nenhum problema, limpo como já falei.
 

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Amigo, não repare o preto no fundo, queimei açucar e não tem esponja que tire isso, kkkkk. Mas repare que tem duas valvulas, uma com um cano dobrado, essa é a captação. A outra, um espigão, é o retorno. A bitola do espigão é de 1/4", reduzindo da 1/2 da tubulação, com isso aumenta a velocidade e melhora o whirpool. Basta tem uma bomba pra isso. Mas de qqr forma, mexer com a colher tbm funciona, eu uso pra começar. Só que com esse sistema, mesmo quando paro a colher, o redemoinho continua.

Abraço!

Cara, bicarbonato de sodio nessa tua panela, coloca bastante, um dedo de agua e poe pra ferver. Só esperar o milagre da ciência acontecer. KKK
 
Para afastar o chiller da mangueira, protegendo que ela não derreta e melhora a eficiência
 
Eu montei um de 1/2 em inox (12 metros), tô testando ainda. Tá baixando 20 litros de 98 pra 55 graus em 5 minutos, isso circulando só esse galaozinho de água. Vou fazer o teste final com uma bombona de 60L e uma de 30L com água e álcool a -20 graus, vamos ver oq vai dar.
 
Eu montei um de 1/2 em inox (12 metros), tô testando ainda. Tá baixando 20 litros de 98 pra 55 graus em 5 minutos, isso circulando só esse galaozinho de água. Vou fazer o teste final com uma bombona de 60L e uma de 30L com água e álcool a -20 graus, vamos ver oq vai dar.

Na minha singela opinião, não faz muito sentido fazer o resfriamento com líquido a -20ºC em escala caseira, principalmente de 20L. A quantidade de energia que você vai gastar para colocar a -20ºC vai representar um gasto absurdo e arrisco dizer que vc vai congelar o mosto. De repente vale mais a pena guardar a água dos primeiros 5 min para lavar os equipamentos e a partir daí recircular e usar um saco de gelo, pra baixar a temperatura da aguá de resfriamento. Com isso você vai gastar mais uns 15-20 min, dando menos de meia hora pra resfriar, o que é excelente.
 
Eu montei um de 1/2 em inox (12 metros), tô testando ainda. Tá baixando 20 litros de 98 pra 55 graus em 5 minutos, isso circulando só esse galaozinho de água. Vou fazer o teste final com uma bombona de 60L e uma de 30L com água e álcool a -20 graus, vamos ver oq vai dar.

Nossa Marco, e esse RIMS tube ali? tá bonito ele, podia mostrar melhor pra gente :)
 
Na minha singela opinião, não faz muito sentido fazer o resfriamento com líquido a -20ºC em escala caseira, principalmente de 20L. A quantidade de energia que você vai gastar para colocar a -20ºC vai representar um gasto absurdo e arrisco dizer que vc vai congelar o mosto. De repente vale mais a pena guardar a água dos primeiros 5 min para lavar os equipamentos e a partir daí recircular e usar um saco de gelo, pra baixar a temperatura da aguá de resfriamento. Com isso você vai gastar mais uns 15-20 min, dando menos de meia hora pra resfriar, o que é excelente.

Não acho que iria gastar tanto assim, ja que o freezer fica ligado mesmo. Tudo depende de teste, se congelar, só por pra gelar a -10 e ir aumentando se ainda congelar. Pretendo fazer isso mais por causa das lager's. Gelo 1 saco nem faz cocegas, derrete em 5 min, é por aqui está 10 mangos o saco. Tem q por no ponta do lápis oq vale mais a pena.
 
Eu montei um de 1/2 em inox (12 metros), tô testando ainda. Tá baixando 20 litros de 98 pra 55 graus em 5 minutos, isso circulando só esse galaozinho de água. Vou fazer o teste final com uma bombona de 60L e uma de 30L com água e álcool a -20 graus, vamos ver oq vai dar.

Que tipo de álcool tu usa Marco? quantos litros? gela ele no congelador? por quantas horas?
 
Não uso nada ainda, vou fazer o primeiro teste esse sábado com ethanol do posto mesmo. Achei uma tabela na net da porcentagem de álcool na água, acho q com 35% de álcool da pra deixar a -25 sem congelar se não me engano.
 
Fiz os testes e o meu resfriamento ficou assim:

O mosto leva da fervura (98~97°C) para 35ºC com água+álcool do chiller a temperatura ambiente (25°C) sendo resfriada através de um radiador de carro (Gol G5), cerca de 15 minutos. Quantidade de liquido sendo circulado é somente a da mangueira do chiller e do radiador, aproximadamente 8L.

Após esse processo, fecho o registro para que os 15L de água+álcool gelados (-16 a -17ºC) não passe pelo radiador, somente no chiller com retorno no próprio balde de água+álcool gelados. O resultado é de 35ºC para 19°C em 10 minutos, com a água+álcool quase igualados com o mosto, 18,5°C.

Para Lager tenho que gelar uma quantidade de água+álcool maior, ainda não sei ao certo, mais creio q com 30L já consiga chegar nos 9°C.

Tudo isso para 20L de mosto.

Freezer já ligado e com gelo leva 5hrs para gelar 15L de água+álcool para -17°C, com ele totalmente desligado e sem gelo 14hrs.

Todo o processo sem gastar uma unica gota de água no resfriamento.








 
Pessoal, aproveitando o tópico para fazer uma pergunta besta:

Construi um chiller de contra fluxo com 15m de comprimento e vou usa-lo pela primeira vez na próxima brassagem. Como voces fazem para drenar todo o mosto de dentro do chiller depois que a panela já esvaziou?
 
Pessoal, aproveitando o tópico para fazer uma pergunta besta:

Construi um chiller de contra fluxo com 15m de comprimento e vou usa-lo pela primeira vez na próxima brassagem. Como voces fazem para drenar todo o mosto de dentro do chiller depois que a panela já esvaziou?

Veja quanto de líquido vc vai perder no chiller e contabiliza como volume morto nos seus cálculos de volumes.
 
Bom dia Robson!
primeiro quero dizer que meu objetivo é contribuir para a cultura cervejeira caseira, não tenho a intenção de ser intrometido.
Primeiro quero dizer que preservo a natureza então qualquer desperdício deve ser evitado; assim calcular o volume da serpentina para descartá-lo depois além de causar um erro na receita, que de deve ser compensado com mais malte, lúpulo, energia,etc... vamos descartar recursos preciosos nos dias de hoje. Então vamos a uma possível solução: pode colocar o chiller de contra fluxo acima da panela de fervura de forma que a saída do mosto refrigerado fique abaixo abaixo do chiller e acima da entrada do mosto na panela assim quando o bombeamento for cessado o mosto escoara, pela ação da gravidade, para dentro da panela de fervura de volta desta forma sem desperdício de recursos naturais.
 
Veja quanto de líquido vc vai perder no chiller e contabiliza como volume morto nos seus cálculos de volumes.

Bom dia Robson!
Primeiro quero dizer que meu objetivo é contribuir para a cultura cervejeira caseira, não tenho a intenção de ser intrometido.
Agora quero dizer que preservo a natureza então qualquer desperdício deve ser evitado; assim calcular o volume da serpentina para descartá-lo depois além de causar um erro na receita, que de deve ser compensado com mais malte, lúpulo, energia,etc... vamos descartar recursos preciosos nos dias de hoje. Então vamos a uma possível solução: pode colocar o chiller de contra fluxo acima do recipiente (panela de fervura) que ficará o mosto refrigerado de forma que a saída do chiller, para o mosto refrigerado, fique abaixo do chiller e acima do recipiente para o mosto refrigerado assim quando o bombeamento for cessado o mosto escoara, pela ação da gravidade, para dentro do recipiente (panela de fervura) de volta desta forma sem desperdício de recursos naturais.

Bem dito seja o produto do lúpulo.
Abraço.
 
Veja quanto de líquido vc vai perder no chiller e contabiliza como volume morto nos seus cálculos de volumes.

Bom dia Robson!
Primeiro quero dizer que meu objetivo é contribuir para a cultura cervejeira caseira, não tenho a intenção de ser intrometido.
Agora quero dizer que preservo a natureza então qualquer desperdício deve ser evitado; assim calcular o volume da serpentina para descartá-lo depois além de causar um erro na receita, que de deve ser compensado com mais malte, lúpulo, energia,etc... vamos descartar recursos preciosos nos dias de hoje. Então vamos a uma possível solução: pode colocar o chiller de contra fluxo acima do recipiente (panela de fervura) que ficará o mosto refrigerado de forma que a saída do chiller, para o mosto refrigerado, fique abaixo do chiller e acima do recipiente para o mosto refrigerado assim quando o bombeamento for cessado o mosto escoara, pela ação da gravidade, para dentro do recipiente (panela de fervura) de volta desta forma sem desperdício de recursos naturais.

Bem dito seja o produto do lúpulo. :tank:
Abraço.
Hominilupulos está online
 
Montei o meu, mas ainda tenho vazamento de água.
Testei diversas conexões já, mas sem sucesso.
Parece que os pedaços de mangueira/abraçadeiras e conexões que utilizei não suportam a pressão da água. Utilizei um Tê de PVC, como em algumas imagens no tópico, mas não consegui vedar bem o espaço entre o Tê e o tubo de alumínio (1/2").
Alguém tem informações detalhadas sobre as conexões a serem utilizadas pra não ter vazamento de água?
Obrigado.
 
Montei o meu, mas ainda tenho vazamento de água.
Testei diversas conexões já, mas sem sucesso.
Parece que os pedaços de mangueira/abraçadeiras e conexões que utilizei não suportam a pressão da água. Utilizei um Tê de PVC, como em algumas imagens no tópico, mas não consegui vedar bem o espaço entre o Tê e o tubo de alumínio (1/2").
Alguém tem informações detalhadas sobre as conexões a serem utilizadas pra não ter vazamento de água?
Obrigado.
Use um pedaço de mangueira por dentro e aperte a mangueira por fora com uma brassadeira.
 
Tiago,
Montei um contra fluxo no inicio do ano utilizando 15m de tubo de inox 3/8" e mangueira externa cristal de 1".
O rendimento vai depender bastante da vazão da entrada de água fria. Na minha casa a vazão é por volta de 5 litros/minutos e, mesmo no verão, consigo colocar o mosto a 23-25C no fermentador com apenas uma passada.
O problema era o tempo, só por gravidade demorava quase 1h pra resfriar 45 litros de mosto. Hoje uso uma march, não leva 30 minutos e ainda faço a recirculação na panela pro whirlpool.

Comprei o inox com o pessoal da Eltz e recomendo tanto pelo preço, quanto pelo atendimento!
Minha sugestão, como vc é de NH, é comprar a mangueira e levar pra eles enrolarem o tubo já com a mangueira passada.

Abraço.

gibikoski

Estou para montar um chiller de contra fluxo com 20 metros de serpentina de 1/2" inox, parede 1mm. Preciso resfriar uns 60 litros de cerveja para o mínimo possível. Vou utilizar uma bomba chugger para bombear o mosto dentro dele e voltar para a panela e outra bomba para bombear água a temperatura ambiente. Pretendo no final, utilizar um pre chiller imerso em agua com gelo para ajudar ajudar a abaixa mais a temperatura.

Pela sua experiencia com esse chiler, o que você acha, quais os tempos e temperaturas que vc ja chegou?
 
Pessoal, embora a última mensagem do tópico seja antiga não creio que o esteja infringindo a regra de desenterrar tópicos antigos porque este em específico não é de dúvidas, mas de dicas sobre como fazer um chiller.

Enfim, achei esses adaptadores para vender em duas lojas. Embora o preço não seja muito atrativo ele substitui a combinação de vários adaptadores de plástico que vimos aqui. Funciona igual, nem melhor nem pior, mas é esteticamente mais apresentável.

images


Links:
http://www.emporiodolupulo.com.br/cachimbo-com-espig-o.html
http://loja.lamasbrewshop.com.br/eq...tador-para-chiller-de-contra-fluxo-lamas.html


Acredito que tem acesso a um torno/máquina de solda também consegue fazer isso brincando.
 
Cara,

A não ser que você queira fazer em inox, não faz sentido comprar esses adaptadores. Essas lojas são mesmo malucas (pra não dizer outra coisa): o preço de dois deles fica mais caro que o chiller de contrafluxo de 15 metros de alumínio....
 
Falei besteira. Entrei num dos links do Lamas mas não reparei que teria de selecionar mais coisas do chiller. O preço vai pruns 350 conto....
 
Segue um exemplo de terminação que fiz com prensa cabo em tubo de alumínio de 1/2" e mangueira de 1". No tubo coloquei im pedacinho de mangueira para ajustar no diametro do prensa cabo.
04cfa58eedc79a68e021a932530f9a19.jpg


Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
Sei que o post é antigo, mas tive um chiller de placas que houve corrosão.

olá,

fiz exatamente como o do Ercobr, resfriava 100 lt em menos de 20 min, com água gelada em 1 passagem(passagem forçada por bombeamento), direto para o fermentador, porém estou terminando um de placas. resolvi construir baseado no modelo visto no link https://plus.google.com/photos/100733281297339005603/albums/5309022901021023361
os da duda diesel, como outros vendidos para homebrew, não são soldados como afirmado em post's anteriores, são realmente ''brassados'', quer dizer:
na solda há fusão térmica dos materiais, e na brassagem, simplificando, são apenas ''colados'' termicamente, então existe sim a possibilidade de corrosão nessas áreas, mas no processo de solda tmb há, principalmente ser não tiver sido soldada em atmosfera apropriada, motivo pelo qual eu não gosto desses modelos, mas cada um usa o que pode, prefiro os desmontáveis em inox puro. ae pelo brasil é possível construir um com performance equivalente a uns 3 therminator por menos de mil reais. na minha cidade, o fiofó do mundo estou gastando uns 40% a mais(frete caro para tudo).
se precisarem de ajuda é só dizer.
 
Amigo, não repare o preto no fundo, queimei açucar e não tem esponja que tire isso, kkkkk. Mas repare que tem duas valvulas, uma com um cano dobrado, essa é a captação. A outra, um espigão, é o retorno. A bitola do espigão é de 1/4", reduzindo da 1/2 da tubulação, com isso aumenta a velocidade e melhora o whirpool. Basta tem uma bomba pra isso. Mas de qqr forma, mexer com a colher tbm funciona, eu uso pra começar. Só que com esse sistema, mesmo quando paro a colher, o redemoinho continua.

Abraço!
Boa tarde, vc acha que eu tivesse uma resistência abaixo da captação do mosto, o whirpool seria formado numa boa? Outra questão é o modelo de bomba que usa, poderia postar?
 
Possuo um com 15 metros feito por mim. Como estou alterando todo o meu sistema de produção estou querendo vendê-lo. É feito com tubo de cobre e mangueira cristal. Estou em Porto Alegre e meu contato é 21-987562979
 
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