Chiller Contra-fluxo. Quero montar!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Tiago

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
3,043
Reaction score
1,327
Olá pessoal,

Estou querendo montar um chiller de contra-fluxo para poder abaixar mais minhas temperaturas de inoculação.
Porém tenho algumas dúvidas quanto aos materiais:

1 - Tubo interno, qual melhor diametro, 1/2 ou 3/8??
2 - Tipo de material e tamanho da mangueira externa

Se alguem tiver algumas dicas ou talvez até imagens do seu CFC ajudarão
 
Tiago,
Montei um contra fluxo no inicio do ano utilizando 15m de tubo de inox 3/8" e mangueira externa cristal de 1".
O rendimento vai depender bastante da vazão da entrada de água fria. Na minha casa a vazão é por volta de 5 litros/minutos e, mesmo no verão, consigo colocar o mosto a 23-25C no fermentador com apenas uma passada.
O problema era o tempo, só por gravidade demorava quase 1h pra resfriar 45 litros de mosto. Hoje uso uma march, não leva 30 minutos e ainda faço a recirculação na panela pro whirlpool.

Comprei o inox com o pessoal da Eltz e recomendo tanto pelo preço, quanto pelo atendimento!
Minha sugestão, como vc é de NH, é comprar a mangueira e levar pra eles enrolarem o tubo já com a mangueira passada.

Abraço.
 
Tiago, fiz o meu com tubo de cobre 3/8 e mangueira preta para alta temperatura de 1pol. São 8 metros de cobre e o mosto sai pronto para inocular o fermento. O único receio que tenho é quanto à sanitizaçao. Como não é aço como a do Gibikoski eu não uso soda caustica para limpar. O que eu faço é passar agua fervendo em recirculaçao com detergente industrial ( kaliclean -tem na WE) por uns 5-10 min fervendo e depois passar mais agua fervendo para tirar o detergente. O cobre troca muito mais o calor do que o aço, entretanto o aço é muito mais confiável no quesito limpeza / sanitização.
 
Opa,

Valeu pelas dicas pessoal!

Inox é sempre o material pra nós, pena que seu preço é normalmente inacessivel aos estagiarios (eu).

Eu to com a ideia de fazer com alumínio, que me parece ser um meio termo entre o inox e o cobre tanto na questão de troca de calor quanto sanitização.
Não troca tão bem o calor quanto o cobre, mas não cria aquele zinabre, imagino que isso torne sua limpeza mais fácil, mesmo que não de pra usar soda. E o preço dele é o menor dos 3.

Há alguma ressalva quanto ao alumínio?

Abraço!
 
Gibikoski,

este seu contra-fluxo parece ter ficado bem legal, você comprou o tubo já curvado na Eltz? quanto custou? qual o raio da curvatura? é feito com uma vara única ou tem solda?
Obrigado

Rafael
 
rafaelpiovesan,
Comprei ele já enrolado. O diâmetro é uns 18-20cm e o preço, se não me engano, foi R$15,00/metro (3/8") e em uma peça única, sem solda. E ainda entregaram na minha casa por transportadora.

Abraço.
 
Srs, usando somente a torneira da panela, é possível "empurrar" o mostro por dentro de um chiller de cobre de 15m? Ou precisa de uma bomba?

Estou montando um de contra-fluxo e meu receio é exatamente que a força da coluna do líquido não seja suficiente para empurrar a futura cerveja

O que acham?
 
Funcionar vai, só que acho que o tempo que você vai gastar é considerável...
Eu fazia por gravidade com o contra fluxo antigo, que era menor, demorava BEM mais (em torno de 1h)! A bancada onde ficava a panela com o mosto quente tinha uns 60-70cm de altura, o contra fluxo ficava em cima de um banco, a entrada do mosto uns 10-15cm abaixo da panela e o fermentador no chão.
 
Pensei em montar, mas vou pegar um pronto na Lamas mesmo.

As peças sozinhas sairiam em torno de 200 pratas e eles vendem por 280...
 
Fala galera,

O que me atraiu muito no hobby cervejeiro foi exatamente o de fabricar as engenhocas para produzi-la.

O chiller foi minha primeira engenhoca.

Eu gastei 150,00, mas fiz um chiller de contra-fluxo com 8 metros, e + 1 chiller normal de 7 metros, que uso dentro de um balde com gelo, assim é bem mais eficiente.

Veja, vale a pena fazer sim!

Vamos lá, vou colocar as peças que usei, e quanto paguei.

T de rosca 3/4 R$ 2,70 (Unidade)
T+rosca+3-4.jpg


Espigão 3/4 R$ 0,94 (Unidade)
Espig%C3%A3o+3-4.jpg



Espigão 3/4 x 1/2 R$ 0,56 (Unidade)
Espig%C3%A3o+3-4+x+1-2.jpg



Niple de redução 3/4 x 1/2 R$ 5,98 (Unidade)
Niple+redu%C3%A7%C3%A3o+3-4+x+1-2.jpg





Adaptador de aperto rápido 1/2 x 3/8 R$ 18,78 (Unidade)
Adaptador+aperto+r%C3%A1pido+1-2+x+3-8.jpg

Adaptador+aperto+r%C3%A1pido+1-2+x+3-8A.jpg

Adaptador+aperto+r%C3%A1pido+1-2+x+3-8B.jpg







Aqui não encontrei tubo de alumínio de 3/8 portante comprei pela internet neste site: R$ 48,00 já com o frete.

http://www.servlaronline.com.br/produto/tubo-de-aluminio-3-8-rolo-15m-migrare-cod-9877-766

tubo-de-aluminio-3-8-rolo-15m-migrare-cod-9877-766.jpg


Comprei também 8 metros de mangueira cristal 3x4 e 5 metros de mangueira normal 1/2

Pra completar comprei 4 abraçadeiras, e um engate rápido para ligar na torneira.



Custo total R$ 150,00


A princípio ele deve ficar desta maneira:
Pronto.jpg



1.jpg

2.jpg

3.jpg


Nas ultimas 3 fotos é possível perceber que eu acabei tirando os espigões de 1/2 e colocando uma união de 1/2 e um engate rápido, assim fica mais fácil ainda usa-lo.

Se for pra gastar R$ 300,00 em algo pronto, eu compraria então um chiller de placas direto da Duda Diesel dos EUA, por 80 dólares compra-se um muito bom lá.

Abraço.
 
Pessoal, assim, não posso falar muito de contra fluxo ou placas pois nunca usei. Mas sempre leio a respeito e o que mais me preocupa é a dificuldade de limpeza e sanitização. Eu já pensei em fazer um pra mim, mas desisti quando descobri uma forma melhor de usar o de imersão. A grande dificuldade em resfriar com o imersão é a formação de gradientes de temperatura, depois de algum tempo, o mosto mais frio fica embaixo e o mais quente em cima e a troca de calor perde muita eficiencia. Podem testar isso quando estiverem esfriando com o imersão e a água parecer um pouco mais fria, agitem o chiller dentro do mosto e água esquenta significativamente.

Consegui acabar com isso quando automatizei meu whirpool colocando outra outra torneira a meia altura da panela com um cotovelo de na tangente. Ligo o whirpool tão logo que ligo a água do resfriamento, assim a movimentação constante e relativamente forte deixa a temperatura do mosto sempre homogenea. Eu consigo levar 80 litros de 100 a 30 graus em 30 minutos, com circulação o tempo todo, de brinde o trub fica lindo no fundo.

Abaixo de 30 graus, deixo minha geladeira fazer o trabalho, pois ai vira 80/20, gastaria muito tempo para baixar pouco (dá-lhe água e paciencia).

Meu chiller é de aluminio, 15 metros com diâmetro de 1/2".

Abraço.
 
Pessoal, só cuidem com o alumínio no caso de contra-fluxo. Eu particularmente recomendo no máximo cobre (fora o inox, que é o melhor).

O alumínio tem uma baixa resistência à corrosão.

Pra vcs terem uma ideia, eu tinha uma chopeira com serpentina de alumínio, e esqueci ela com cerveja dentro por alguns dias. Quando fui usar novamente, a serpentina está toda furada em vários pontos.

Isso não acontece com cobre, nem inox.

Abraço,
 
Pessoal, só cuidem com o alumínio no caso de contra-fluxo. Eu particularmente recomendo no máximo cobre (fora o inox, que é o melhor).

O alumínio tem uma baixa resistência à corrosão.

Pra vcs terem uma ideia, eu tinha uma chopeira com serpentina de alumínio, e esqueci ela com cerveja dentro por alguns dias. Quando fui usar novamente, a serpentina está toda furada em vários pontos.

Isso não acontece com cobre, nem inox.

Abraço,

Eu sempre aqueço água e deixo circulando com a bomba que tenho.

Antes de usar, volto a repetir com água fervendo, já sanitizando antes de resfriar o mosto, até agora não tive problemas, mas eu quero muito ainda comprar o de placas.
 
Pessoal, estou achando o tubo em inox de 1/2" apenas com 6 m. Será que esse chiller de contrafluxo de apenas 6 m para resfriar 40 L é suficiente? Em quanto tempo resfriaria de 95 para 30 graus C?

Sds,

Fabiano da Mata
 
Fabiano, eu fiz exatamente isso. Pequei um tubo de 6m e fiz uma serpentina. Coloquei ele dentro de um tubo de 5" também de inox. Passo a cerveja por dentro da serpentina e a água por fora.

Funciona. Nos dias quentes de verão baixou 70 litros para 30 graus. O problema é que não tinha água gelada, então não consegui baixar mais a temperatura.

Se você baixar até 40 graus com água da rua, vai levar mais ou menos 45 minutos. Depois disso utilize água gelada.

Você também vai ver que existem tubos com costura e sem costura.

Embora teoricamente o tubo sem costura seja um material sanitário melhor, vi um estudo de que esta diferença não é significativa.

Portanto, utilize o tubo de 6 metros com costura porque é bem maus barato.

Você vai ter um pouco de dificuldade para mandar fazer a serpentina, porque tubo de inox não da para dobrar na mão e a maioria das empresas trabalha com grandes diâmetros.

Se você estiver em São Paulo e precisar de uma indicação, procuro os dados da empresa que fez a minha.

Até mais

Fábio
 
Prezado Adventure, primeiramente, obrigado! Esses 45 minutos que vc se referiu para baixar para 40°C são para 70 L ou para os meus 40 L?

SDS,

Fabiano
 
Pessoal, estou achando o tubo em inox de 1/2" apenas com 6 m. Será que esse chiller de contrafluxo de apenas 6 m para resfriar 40 L é suficiente? Em quanto tempo resfriaria de 95 para 30 graus C?

Sds,

Fabiano da Mata

Cara, faça com tubo de alumínio 3/8.

Sai R$ 60,00 15 metros, e com esses 15 metros vai ser fácil resfriar.

Se eu tivesse piscina em casa, usaria o de imersão mesmo, pois não teria desperdício de água.

Se for usar o de inox com 6 metros, da pra passar pelo chiller e retornar pra panela fazendo um whirpoll, assim quando chegar na temperatura que desejar coloca no fermentador, já fiz com chiller menor e deu certo.

O meu de alumínio eu após usar passo água por dentro dele, e retiro toda água, até agora não tive problemas.

Segue o link do Workshop da Acerva Paulista de Chiller de Contra fluxo.

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=rnKSVypU2yo&feature=youtu.be[/ame]

Abraço
 
olá,

fiz exatamente como o do Ercobr, resfriava 100 lt em menos de 20 min, com água gelada em 1 passagem(passagem forçada por bombeamento), direto para o fermentador, porém estou terminando um de placas. resolvi construir baseado no modelo visto no link https://plus.google.com/photos/100733281297339005603/albums/5309022901021023361
os da duda diesel, como outros vendidos para homebrew, não são soldados como afirmado em post's anteriores, são realmente ''brassados'', quer dizer:
na solda há fusão térmica dos materiais, e na brassagem, simplificando, são apenas ''colados'' termicamente, então existe sim a possibilidade de corrosão nessas áreas, mas no processo de solda tmb há, principalmente ser não tiver sido soldada em atmosfera apropriada, motivo pelo qual eu não gosto desses modelos, mas cada um usa o que pode, prefiro os desmontáveis em inox puro. ae pelo brasil é possível construir um com performance equivalente a uns 3 therminator por menos de mil reais. na minha cidade, o fiofó do mundo estou gastando uns 40% a mais(frete caro para tudo).
se precisarem de ajuda é só dizer.
 
Celio, tem como vc descrever o material usado por você, tem algum projeto que você mesmo está desenvolvendo....compartilho da tua opinião, o bicho tem que ser desmontável...comprei um made in china...o danado é bom.....ruim deve ser o que tá acumulando dentro, sei não, não confio.....apesar de assim que utilizo passo agua quente, depois sanitizante e por último guardo no freezer até nova utilização...abçs
 
OLÁ lcmpedrosa,

não tem mistério em nada para se construir, o meu só está faltando as 2 placas para fechamento(5 mm) e claro as soldas das conexões nela, como sempre comento em meus post's moro no fiofó do mundo, tudo é muito difícil... nem para remédio e salvar o mundo encontrei inox 304 com 5 mm, nem chapa inteira(uma fortuna, tem que conseguir compra só o que precisa).
comprei a manta de silicone em sampa, as placas internas eu desenhei no sketup e mandei cortar em uma cnc plasma, bom é corte laser e o ideal corta a jato de água, mas aki fiz no que tinha, comprei um chapa de inox 304 1 mm e levei para o corte, as conexões comprei em SC, como tenho uma gráfica mandei fazer uma faca de corte e vinco para cortar a manta em máquina, mas pode ser no estilete.
como o corte plasma tem limitações de corte mínimo, eu mesmo fiz a furação em furadeira de banca, caso o corte seja laser ou água, da pra mandar direto no desenho.
o custo:

01 chapa de inox 304 1 mm = 500,00 (fiz 45 placas de 15 x 30)
02 mts² de manta de silicone 2 mm = 250,00
01 faca de corte e vinco = 120,00
01 serviço de corte da chapa(plasma cnc)= 170,00
04 conexões de 3/4 inox 304 = 35,00 x 4 = 140,00
01 mt de tarugo 6 mm inox para os prisioneiros = 50,00
01 serviço de torno para fazer rosca dos prisioneiros = 8 x 20,00 = 160,00
01 disco de scotbrite para polir = 27,00
01 disco de feltro para acabamento do polimento = 35,00
pasta para polir = ufa:ban: essa eu ganhei no grito de cara onde faço as soldas tig.
??? falta as 2 placas de 5 mm...
01 frete de sedex de algumas peças = 100,00

como não tenho ninguém que possa ir a um fornecedor ae pelo brasil e tentar conseguir as benditas placas, vou esperar a oportunidade para frente e terminar o trocador.

como construo tudo sozinho, quase não registro nada, é um saco e meio engraçado tirar essas fotos, tenho da construção do fermentador, porém está no celular do luiz boi..
 
Célio, esta chapa de 5 mm você pode conseguir com quem trabalha com caldeiraria, tem um cara aqui em Salvador que vende pelo ML.
 
Pessoal, fiz algumas pesquisas mas não encontrei exatamente as respostas que procuro então lá vai.
A dúvida apareceu depois de papos com outros camaradas iniciantes como eu, que estão em dúvida se partem pra um chiller de contra-fluxo ou fazer um de imersão, mais em conta:

1 - Qual o melhor trocador de calor, inox (acho que seria o terceiro colocado), cobre ou alumínio? Independente de ser chiller de imersão ou contra-fluxo ou difere um do outro?
2 - E independente do metal, qual medida/bitola troca melhor, mais rapidamente a temperatura? 1/5 ou 3/8?

Agradeço a ajuda e peço desculpas se pergunto o óbvio :D
:mug:
 
meu primeiro chiller foi feito com tubo de alumínio 1/2 que conformei num postmix, era imersão e funcionava muito bem....
se eu fosse produzir tipo 1 vez por mês e até menos, eu usaria imersão mesmo, fiz isso por muito tempo sem problema algum....
uma pequeninha história para refletir...
.....
em 1986 eu sonhava com a computação gráfica, eu programava em basic e estava partindo para turbopascal, e a computação gráfica era mistificada ao máximo pelos poucos experts da época, inclusive hans donner, que não escrevia uma linha sequer em qualquer linguagem.... claro não vale português, inglês ou sueco... heheheh..

mas ae conheci e comprei um livro chamado ''Desmistificando a computação grafica(Tomas Venetianer)'', onde ele apontava para o que hoje temos como Computação Gráfica.

então caro Machado, não se preocupe se a troca térmica desse ou aquele material é melhor ou pior,,, afinal pequenas quantidades que fazemos pouco muda..

se vc está iniciando, leia, estude, pergunte..... mas relaxa e tente simplificar o máximo...

temos muitos hans doners.....
 
Celiougo, quando morava no RS usava um de alumínio de imersão que resolvia bem as pequenas levas de 10L que fazia. Agora moro num lugar quente, MS - menos que aí em RO - vou fazer uma leva de 20L mas acho que as próximas deverão ser de 50L, logo quero ver se "erro menos" pra não estragar a preciosa ceva, rs. Pra economizar agora, acho que vou comprar mais um de imersão pra mergulhar num balde com água e gelo, que será conectado no outro chiller no mosto pra melhorar o resfriamento, senão vai ser complicado deixar o caldo na temperatura ideal pro fermento. Vamos ver no que dá, valeu!
 
amigo, certamente o alumínio e cobre são melhores como trocador de calor que o aço inox, no entanto a vantagem do Inox esta na facilidade de igienização, na durabilidade, e no fato de ele não reagir com a sua cerva. Uso um contra fluxo e quando fui monta-lo optei por um mais fino e mais longo por entender que assim aumentaria a área de contato do mosto com a água.
 
Boa tarde Pessoal,

Também sou iniciante e tenho algumas dúvidas que acho que vcs tiram rápido...rsrs...

Minha idéia é fazer um chiller que resfrie o mosto em apenas uma passada e rapidamente, levando-o direto para o fermentador.

para isto, é necessário ter uma unidade condensadora ?
 
OLÁ lcmpedrosa,

não tem mistério em nada para se construir, o meu só está faltando as 2 placas para fechamento(5 mm) e claro as soldas das conexões nela, como sempre comento em meus post's moro no fiofó do mundo, tudo é muito difícil... nem para remédio e salvar o mundo encontrei inox 304 com 5 mm, nem chapa inteira(uma fortuna, tem que conseguir compra só o que precisa).
comprei a manta de silicone em sampa, as placas internas eu desenhei no sketup e mandei cortar em uma cnc plasma, bom é corte laser e o ideal corta a jato de água, mas aki fiz no que tinha, comprei um chapa de inox 304 1 mm e levei para o corte, as conexões comprei em SC, como tenho uma gráfica mandei fazer uma faca de corte e vinco para cortar a manta em máquina, mas pode ser no estilete.
como o corte plasma tem limitações de corte mínimo, eu mesmo fiz a furação em furadeira de banca, caso o corte seja laser ou água, da pra mandar direto no desenho.
o custo:

01 chapa de inox 304 1 mm = 500,00 (fiz 45 placas de 15 x 30)
02 mts² de manta de silicone 2 mm = 250,00
01 faca de corte e vinco = 120,00
01 serviço de corte da chapa(plasma cnc)= 170,00
04 conexões de 3/4 inox 304 = 35,00 x 4 = 140,00
01 mt de tarugo 6 mm inox para os prisioneiros = 50,00
01 serviço de torno para fazer rosca dos prisioneiros = 8 x 20,00 = 160,00
01 disco de scotbrite para polir = 27,00
01 disco de feltro para acabamento do polimento = 35,00
pasta para polir = ufa:ban: essa eu ganhei no grito de cara onde faço as soldas tig.
??? falta as 2 placas de 5 mm...
01 frete de sedex de algumas peças = 100,00

como não tenho ninguém que possa ir a um fornecedor ae pelo brasil e tentar conseguir as benditas placas, vou esperar a oportunidade para frente e terminar o trocador.

como construo tudo sozinho, quase não registro nada, é um saco e meio engraçado tirar essas fotos, tenho da construção do fermentador, porém está no celular do luiz boi..

Célio,
Você tem o projeto com as medidas?
Pode compartilhar?
 
Pessoal,

No video abaixo o cara diz que este chiller de placas resfria o mosto em apenas uma passada.

é um chiller de 50 placas.

pela experiência de vcs, isto seria realmente possível ? logo após a fervura resfriar em apenas uma passada ?

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=rhrLRA7aiZ8[/ame]
 
se ele usar um chiller(banco de frio) para esfriar a água, pode sim.... mas tem o tempo/vazão/quantidade de mosto.... eu levo 30 minutos para levar o mosto à 20º(100l), mas se levar mais tempo não esquento, claro que não quer dizer que vai levar 2 horas....
como faço sempre 3 brassagens de 100l, na última o líquido refrigerante(álcool+água-70x30) já não está tão frio... fiz um banco de frio com um conjunto condensador de ar split(12k btu) com uma evaporadora feita em espiral de tubo de alumínio dentro de um freezer horizontal pequeno(ele tmb alimenta o fermentador)... então não tem a potência para tal,,, mas pretendo melhorar esse desempenho no futuro.

ms tenho minhas restrições.. para esse italiano tudo é mas fácil que realmente é..... ele quer vender!!!!

como já comentei em outro post... esse trocadores de calor(brassados), não são para circular produtos alimentícios, foram adotados, com um bom sucesso, mas nunca usei um desses.
se eu tivesse que optar entre imersão(levas relativamente pequenas), contra-fluxo ou esse.... ficara com um dos dois primeiros de acordo com a minha necessidade. eu ainda uso o de imersão quando faço 20l nas antigas panelas.
 
é....ele é vendedor, por isso vim perguntar aqui..rsrs.
minha ideia é realmente fazer um banco frio.....e utilizar uma unidade condensadora que iria resfriar a água desde banco frio.....utilizando contra-fluxo....

e para resfriar o mosto, esta água já gelada seria utilizada também no contra-fluxo com o mosto....

acho que ficaria bem forte....na teoria rsrsrs
 
....minha ideia é realmente fazer um banco frio.....

isso sim da excelentes resultado....
tava eu lembrando, quando eu morava em rio do sul(sc), o problema era consegui calor..... frio para carai,,, mas aki 40º todos os dias.....manter as coisas fria da muito gasto....
 
Tiago,
Montei um contra fluxo no inicio do ano utilizando 15m de tubo de inox 3/8" e mangueira externa cristal de 1".
O rendimento vai depender bastante da vazão da entrada de água fria. Na minha casa a vazão é por volta de 5 litros/minutos e, mesmo no verão, consigo colocar o mosto a 23-25C no fermentador com apenas uma passada.
O problema era o tempo, só por gravidade demorava quase 1h pra resfriar 45 litros de mosto. Hoje uso uma march, não leva 30 minutos e ainda faço a recirculação na panela pro whirlpool.

Comprei o inox com o pessoal da Eltz e recomendo tanto pelo preço, quanto pelo atendimento!
Minha sugestão, como vc é de NH, é comprar a mangueira e levar pra eles enrolarem o tubo já com a mangueira passada.

Abraço.

Pode explicar melhor como o seu contra-fluxo acaba fazendo o whirpool??
 
Alguém sabe me dizer pra que serve esse fio ou arame enrolado ao redor do cano de alumínio? Já vi alguns chillers de contra fluxo assim mas não entendi direito a real serventia.

chiller_contra_fluxo.jpg
 

Latest posts

Back
Top